Intel NextG
FAIL (the browser should render some flash content, not this).
Intel NextG
Guia do PC Windows Linux Games Hardware Gadgets

09/02/08; 00:18

Octávio Augusto [ Octaiver Matt ]

Artigos
Windows

O Windows Vista não é um fracasso

Ainda rola uma onda de críticas sobre o Windows Vista, críticas do tipo: pesado, bugado, XP é melhor, fracasso, é o novo ME, enfim, reclamações variadas.
Mas será que essas críticas tem fundamento? Na minha opinião, não. Ei, espere! Antes de discordar de mim, peço que termine de ler o meu texto e depois poste sua opinião concordando ou não nos comentários.

A primeira pergunta que faço a quem diz que o Vista é um fracasso e critica ele quanto a ter sido lançado e ainda não ter feito sucesso que as pessoas acham que deveria fazer: Vocês já acompanharam o lançamento de outros S.O’s, principalmente da Microsoft? Quem acompanhou se lembra, mas farei questão de contar novamente mesmo para quem já sabe, para refrescar a memória, e também para quem não sabe, pois nem tinha contato com informática na época, ou não tinha computador quando o XP foi lançado.
O XP quando lançado recebeu enormes críticas assim como o Vista recebe hoje. Começaram as críticas por não rodar o DOS “nativamente”, mas sim “emulado” no CMD (Devido a ser baseado no 2000, isso era inevitável). Outra reclamação constante foi a de que o mesmo era muito pesado, exigindo novos Hardwares. Mas, o mais grave de tudo foi que o XP era uma verdadeira peneira. Simplesmente após o lançamento do XP, ocorreram diversas infestações dos vírus blaster e sasser, quebrando a imagem do sistema, e deixando usuários frustados. Mesmo após o SP1, outra ameaça persistia em irritar os usuários: ataques pelo serviço mensageiro do Windows, serviço que exibe mensagens na tela do sistema via rede, e que era usado por hackers e spammers para enviar ameaças ou mensagens indesejadas na tela. Buraco aqui, falha ali, e o XP só se tornou um S.O sólido e confiável mesmo no SP2, muito tempo após seu lançamento, já que o XP é de 2001 e o SP2 é de 2004.
Ah, mas nem tudo é mil maravilhas… Alguns usuários ao migrar para o SP2 tiveram um problema esquisito: O mouse andava sozinho! Sim, o mouse se fosse USB acabava andando sozinho, por problemas de drivers e não de vírus! Então, agora já deu para ver que o tão elogiado XP teve um lançamento e início bem conturbado.

Messenger service
Exploração do bug do serviço mensageiro

blaster
Tela do Worm Blaster desligando o XP.

Windows XP: 44 falhas de segurança mesmo após SP2, em 2005!
Windows Vista: 17 problemas de segurança em 2007 (mesmo ano de lançamento, SEM nenhum service pack)

Pois bem, agora que já sabem um pouco da história do XP, peço que comparem com a do Vista. O Vista não teve nenhuma falha grave de segurança, não frustrou seus usuários com falhas de programas, Msn Explorer e Windows Messenger instalados por default, não tem bugs graves e toscos como o XP tinha e não veio com um navegador fedido como era o I.E6. A única falha que o Vista apresentou foi a de cópia lenta de arquivos, corrigida com update logo após lançado. De resto, o Vista é só alegria! Rápido (em computadores novos, melhor desempenho que XP por conta do aproveitamento correto de multi-cores e maior uso da memória física ao invés da paginada graças ao superfetch), estável, seguro (bem seguro por sinal), enfim, o Windows Vista é um S.O novo muito, mas muito mais maduro do que era o XP quando lançado.
Então, por que raios tantas críticas? Em minha opinião, aposto no número de internautas ter aumentado muito de 2004 para cá e com isso não estarem acostumados com o lançamento de S.O’s.
Ah, é claro, sempre vai ter gente reclamando e falando: Eu testei o Vista, e foi horrível. Para essas pessoas, deixo três perguntas: 1-Seu S.O era original? 2-Você fez todos updates após instalar? 3-Você baixou os drivers mais recentes?

Isso pode mudar, e agora o Vista começar a vingar após o lançamento do SP1…mas só por questões de medo dos usuários mesmo, que optam por migrar de sistema só quando é lançado um Service Pack para ele. Mas, a verdade é que o Vista não precisava de um SP1 ainda. Ele está muito maduro, e o lançamento do SP1 deve ser muito mais por motivos de pressão do mercado do que de necessidade…aliás, eu mesmo testei o SP1 RC2 e não senti nenhuma melhora ou diferença a não ser em jogos, que melhoraram um pouco e agora estão bem mais rápidos que no XP.


Ei, você que tem Vista ou XP, quer ver uma coisa curiosa? Faça estes dois testes: Primeiro: Com um processador de 1 core só, arranje um jeito de um programa bugar, algo assim, e ficar com uso de 100% de CPU no XP, e tente matar o processo. O gerenciador de tarefas simplesmente fica lerdíssimo, inacessível, e você tem que recorrer ao reset. Agora faça isso no Vista. Você até consegue usar o PC como se nada tivesse ocorrendo mesmo com o programa em 100% de uso de CPU!
Segundo teste: Insira um disco riscado em sua unidade, para que seu leitor fique louco. No XP seu explorer vai travar até seu leitor se decidir ou você ejetar o disco. No Vista, nada disso ocorre!

Minha máquina atual é um Athlon 64 X2 4400+, 2GB DDR2, 160GB SATA2. Certo, pode até ser um bom pc, mas já usei o Vista em: Sempron 3000+ 896 ram 160gb sata2, e teve desempenho superior ao do XP. Meu amigo então, usou num Athlon XP 2000+, 512 de ram, 20gb de HD e disse que estava até mais rápido, com exceção em jogos. Dá para entender, no caso dele realmente sobrou pouca ram pros jogos…mas, no uso em geral estava até bom!Se você quer usar o Vista, verifique se o fabricante das peças do seu computador (VGA, chipset placa mãe) disponibiliza bons drivers das peças. Se disponibilizar, pode ter certeza que o desempenho do Vista desde que seja atualizado assim que instalar e seu hardware seja razoável, será muito bom. Faça o teste!
E por favor, aos que criticam o Vista, dêem uma chance e experimentem-o por algum tempo. Vocês verão que há sim muitas novidades nele…Como detecção automática de pendrive corrompido, superfetch, pesquisa rápida, diagnóstico de memória integrado, diagnóstico de problemas de rede muito melhor, enfim, é uma das versões em que mais houveram novidades em relação à anterior. Se compararmos 2000 com XP, ou mesmo XP com 98, não houveram tantas novidades assim, além da estabilidade melhorada devido a arquitetura NT, e visual novo. O Vista tem estabilidade ainda melhor, muitas alterações no kernel, segurança bem aprimorada em relação a todos os outros Windows, visual novo, e muitos outros pequenos detalhes que fazem a diferença mas só são percebidos no dia-a-dia. É questão de tempo para o Vista vingar. Eu já vi esse filme antes, e você?

Bom, agora já falei tudo que tinha que falar. Obrigado para quem leu até aqui, e postem nos comentários suas opiniões, experiência, concordem, discordem, fiquem à vontade!
Abraço!

, , , ,

Compartilhe: Ueba Rec6 diHitt Linkk del.icio.us Stumbleupon

Comentários

  1. Cleiton

    9/02/08, 00:46:06

    Cara. vc falou tudo ^^. ate eu fiz testes com o RC2 do vista num pc q era atlhon 2.0 Ghz, 512mb, 80gb. e posso te dizer… era Muito rapido, comparado com xp. eu ate nao acreditava. mais pra jogos nao dava, por causa da pouquissima memoria.
    Agora to com pc de althon x2 2.7ghz, 2gb ram. e Eu digo… Não troco Vista pelo Xp de forma alguma. Vista vem bem, Obrigado!


    Usando Internet Explorer Internet Explorer 6.0 no Windows Windows XP
  2. Luan

    9/02/08, 00:52:12

    Eu nunca experimentei o Vista e acho que tão cedo não vou experimentar!, “simplesmente” por causa dos altos requisitos minimos e por enquanto, eu não estou provido de recursos para fazer um upgrade no meu pc.


    Usando Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0.0.12 no Windows Windows XP
  3. George

    9/02/08, 00:53:24

    amigo vc joga no pc com o vista ou xp? então antes de falar mal do xp pense direito.


    Usando Internet Explorer Internet Explorer 7.0 no Windows Windows XP
  4. Felipe Bruni

    9/02/08, 01:05:25

    Aqui, numa configuração semelhante a comentada (Athlon XP 2000+ 512mb ram) ele era BEM lento no começo. Depois de mais ou menos uma semana parece que ele melhorou bastante. Mas ainda assim, nesse caso, achei melhor voltar para o XP. Fora isso, ele reconheceu o meu hardware (com excessão do de som, que o driver do XP resolveu). O problema era a lentidão mesmo. Pelo menos com a minha configuração, sofri bastante.


    Usando Opera Opera 9.25 no Windows Windows XP
  5. Fausto

    9/02/08, 01:05:41

    Bom, a intenção deste post é criar polêmica? Pois é o que parece.

    Vou responder então. Primeiro, quando houve aquele problema bizarro de segurança com os vírus Blaster e Sasser o Windows XP já era estabelecido. Antes disso ninguém dizia que ele era pior que o Windows 98, muito pelo contrário, poder deixar seu computador ligado durante um dia inteiro sem travar era um alívio. O único porém era que o XP exigia mais hardware, por isso algumas pessoas preferiam manter o 98.

    Logo após aquele incidente de segurança a Microsoft lançou um patch, e então o SP2 veio com um firewall que resolveu o problema em definitivo.

    A situação do Vista hoje é completamente diferente. Você vê fabricantes de renome relutando em abandonar o XP, muitos usuários técnicos criticando bastante o sistema. A situação do Vista hoje se parece mais com a do lançamento do Me do que com o do XP.


    Usando Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0.0.1 no Linux Linux
  6. Octávio Augusto [ Octaiver Matt ]

    9/02/08, 01:34:06

    Jogo no Vista, pois atualmente tem melhor desempenho que o XP, pelo menos aqui, pois aproveita corretamente os dois cores.
    http://www.guiadopc.com.br/2008/01/31/saiba-se-seu-windows-esta-otimizado-para-multi-core/


    Usando Internet Explorer Internet Explorer 7.0 no Windows Windows Vista
  7. Bruno A. Silva

    9/02/08, 01:45:35

    Eu nunca me pronunciei a respeito Vista. Por dois motivos:
    1. Nunca instalei-o em uma máquina minha, sempre que uso é em computadores alheios e cheios de porcaria.
    2. É o primeiro lançamento de SO que “acompanho”.

    E eu, depois de ver esses fatos sobre o XP, concordo plenamente com o Octavier Matt. Mas é aquela coisa: cada um tem sua opinião, erroneamente ou não.


    Usando Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0.0.12 no Windows Windows XP
  8. Gustavo Xploder

    9/02/08, 01:47:21

    Concordo plenamente!

    Não vejo o Vista como um sistema ruim! Ele é muito bom! Até mais estável que o XP, pelo que eu testei. O problema do hardware é simplesmente questão de tempo, e é exatamente o mesmo processo que XP passou, como você bem lembrou!

    O problema maior, acho eu, é o mercado corporativo, já que o Vista não oferece nenhuma “vantagem” para eles (o aero não faz muito sentido para eles).

    Mas para o usuário doméstico, o Vista é um sistema totalmente “operacional”. =D


    Usando Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0.0.8 no Fedora Linux Fedora Linux
  9. @le

    9/02/08, 02:00:13

    Só discordo do lance do computador do seu amigo com 512mb.

    Vista com 512mb é um lixo, já pude testar e sei o que estou dizendo. Tanto é que fui obrigado a voltar para o XP quando perdi um pente de memória.
    Agora com 1Gb em diante, roda finíssimo. ;)
    Mesmo com um processador não tão potente.


    Usando NetNewsWire NetNewsWire 3.1.3 no Mac OS Mac OS X
  10. Danilo

    9/02/08, 02:32:47

    Logo que comecei a usar o XP, tive os dois problemas que você falou. O do reboot e das mensagens.

    Me lembro que era só eu conectar na internet (que era discada) e aparecei o maldito aviso de reboot.

    E as mensagens, derrepente, no nada, apareceu um “Nós estamos na real” na tela. Não entendi bulhufas, só fiquei com medo e desliguei o PC (tirei até o fio do telefone do modem, acho que eu pensava que iriam acessar o computador desligado) :P


    Usando Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0.0.11 no Windows Windows Vista
  11. marciel

    9/02/08, 03:59:41

    muito bom o seu texto sobre o windows vista, foi realmente tudo isso que voce falou para pior, na primeira vez que instalei o windows foi o home edition, travava muito mesmo, entao fui para o profissional, foi aonde melhorou, mas o windows passou por muitos obstaculos, e hoje esta bem melhor, eu ainda acredito muito no vista, o que ainda nao me acostumei no vista e que algumas coisas que eram faceis de acessar no xp no vista ficou um pouco mais complicado, mas nada impossivel, e tudo questao de costume, obrigado


    Usando Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0.0.11 no Windows Windows XP
  12. chrystoffer

    9/02/08, 08:50:03

    acho que 2007 nao foi um bom ano para OS
    muita gente reclamou do vista, do leopard e do ubuntu tb.. :P
    eu to com o xp mas to afim de começar usar o vista… mais cedo ou mais tarde o vista vai ser o xp.. todo mundo vai usar
    tb to afim de faze um hackintosh pra ver como eh com o leopard :D


    Usando Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0.0.11 no Windows Windows XP
  13. George

    9/02/08, 09:58:56

    minha configuração
    sempron 3000+ 754
    1g ram ddr 400
    hd 40
    fx5200

    no windows xp a memoria virtual e 300 mb com programa na inicialização.
    no windows vista a memoria virtual chega os 850 mb.

    porque esse consumo tão grande no vista sem nenhum programa na inicialização, nenhum programa instalado.


    Usando Internet Explorer Internet Explorer 7.0 no Windows Windows XP
  14. Flavio soares

    9/02/08, 10:58:47

    o vista precisa de muito recursos que pra quem ja comprou um computador a dois anos não vai rodar :( vejo o vista como um programa de rico para milionario que tem que ter um pc de 3500,00 ou mais minto 2500,00 melhor :) ai aqui no brasil onde vc ganha 300,00 e paga 350,00 de aluguel e vive de futebol !
    acho que não vou ver a cara do vista tão cedo !hehe….


    Usando Opera Opera 9.25 no Windows Windows XP
  15. Timóteo

    9/02/08, 11:28:28

    Eu usei o vista aqui nessa maquina - AMD ATLHON XP 3000, 1,8ghz, 512mb, FX5200 128mb - E rodo perfeitamente bem, inclusive com o aero rodando…

    Problema com o vista, é que por ser um sistema novo, ele deixou de ser compativel com alguns hardwares. No meio caso a impressora não ia funcionar…

    Isso é uma bela desvantagem pra um SO que é usado pela maioria das pessoas, os fabricantes tem que ta sempre em dia com o SO pra ter suporte aquele sistema. O vista chego e muitos ainda nem tinham drivers preparados pra ele…

    Só não continuei com o vista pq achei ele extremamente feio, tem uns efeitos bonitinhos, o preto e o azul claro é ridiculo =p


    Usando Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0.0.12 no Windows Windows XP
  16. Daniel

    9/02/08, 11:37:55

    Cara o texto ficou exeletnte!
    Mas não gosto de citar que o Vista é melhor que o XP,
    tenho só 16 anos! e sou um poko novato nesse ramo mas ja testei Kurumin 6.0, Kurumin 7.0, Ubuntu 6.06, ubuntu 7.10, Windows ME, Windows 2000, Windows XP(sem SP), windows XP SP1, windows xp SP2, e Windows vista!

    minha maquina é um AMD Sempron 2800+ 2.0GHZ
    768Mb RAM DDR400
    160gb HD ATA 133
    nVidia GeForce XFX 5200
    testei todos eles no meu PC
    o vista perto do xp rodou muito bem!
    os efeitos Aero são inuteis porem muito inovador e tals!
    Com todos os efeitos do vista ativo pude rodar apenas alguns jogos
    um deles era o GTA SA e o NFSC
    que no windows XP GTA SA roda com resolução 1280×1024-16bits
    com detalhes ao maximo!
    e no vista o maximo que chegava era a 1024×768-16 com
    pouca visão de distancia!
    o vista porem é muito estavel, não tranca por nada o
    gerenciador de tarefas é bem eficas e rapido.
    Já no Xp tranca bastante infelismente, bastante que eu diga é com muita coisa aberta! ja o vista fica lerdo
    mas naum tranca!
    porem entre todos os sistemas citados em cima o unico que eu aprovo sinceramente é o Ubuntu 6.06! que pra mim é perfeito em efeitos graficos e etc, roda muito bem em qualquer PC!!!
    fora a compatibilidade com outros programa win32, o resto eu gostei!
    e acho tambem que o windows XP tah exelente!
    Mas ainda tem o Windows Server 2003, que naum apareceu no seu texto mas é considerado o mais estavel pra jogos e programa, ja saiu no site da Microsoft o OS do Windows Server 2008, dizem que promete…

    abraços…


    Usando Internet Explorer Internet Explorer 7.0 no Windows Windows XP
  17. Neto Lima

    9/02/08, 11:43:30

    Octávio, salvou meu dia com esse texto.

    Vista, quem tem não troca.


    Usando Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0.0.11 no Windows Windows Vista
  18. Octávio Augusto

    9/02/08, 11:58:33

    George, vá no Painel de Controle do XP e do Vista, coloque no monitor de eventos e selecione para monitorar o arquivo da paginação. Aí sim você terá o verdadeiro uso de memória paginada, pois o que é mostrado no gerenciador de tarefas inclui tudo, além do uso de memória física redirecionado para a paginação. Explicando: Se você abrir um jogo, ele terá arquivos grandes. Esses arquivos geralmente NÃO vão para a física, vão para a paginação, mas estão sendo usados só às vezes (você vai em x lugar do jogo, daí ele lê x parte desse arquivo). Isto então não deve ser considerado paginação no sentido “memória do HD pois não coube na física”…

    É complicado explicar, mas se você for no monitor de performace, entenderá facilmente ;)

    Abraço!


    Usando Internet Explorer Internet Explorer 7.0 no Windows Windows Vista
  19. Octávio Augusto

    9/02/08, 12:16:06

    O Vista não exige hardware caro. Por exemplo, na minha cidade, o supermercado big está vendendo um Pentium Dual Core E2160, 1GB DDR2, 160GB DDR2, 2 anos de garantia, DVD/RW por R$699,00 ;)

    []’s


    Usando Internet Explorer Internet Explorer 7.0 no Windows Windows Vista
  20. loko XP

    9/02/08, 12:29:28

    eu axo q o Windows Vista pode ser ateh melhor que o windows xp
    primero pela idade muito mais novo etc.
    mas eu axo q as pessoas ainda estao vendo muito o lado estetico
    o windows vista tem aero tem live search tem seilaoq
    axo q ele exige muito hard ware ainda tudo que vooce fais kom
    ele vc pode muito bem fazer com xp ]
    ah
    e quem vai fikar enfiando cd riskado no drive pra ver
    se o explorer trava :)
    1GB memo + 256 video + lcd + XP = desempenho incrivel


    Usando Internet Explorer Internet Explorer 7.0 no Windows Windows XP
  21. ViniciusLuiz

    9/02/08, 12:59:47

    agora posso falar que tenho condições financeiras para pular pro vista
    tava vendo uns pcs aqui e tão tdo na base de 1.599,00
    o processador num sei bem mais é de 3Ghz 1GB de Ram
    HD de 160GB 512MB de video =O

    e esse vou comprar mesmo… roda liso o vista
    oq eu quero é home premium, ai qdo chegar desativo algumas coisas visuais dele e vai rodar lizim. não sou de jogo

    acho que o vista é belo nos olhos de quem ve pq a maioria de quem fala mal dele nem testou… eu usei um poko o home premium da minha vizinha e ele é perfeito

    antes disso eu so falava mal… e quem disse que testei? usava só o VistaMizer no XP, pura iguinorancia minha

    semana que vem to com o vista e falo ai qual foi minha esperiencia


    Usando Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0.0.12 no Windows Windows XP
  22. Felipe Bruni

    9/02/08, 13:03:03

    Eu até nem acho que os requerimentos do Vista sejam muito altos. O problema é que a gente ficou MUITO tempo no XP e acabou acostumando. A Microsoft precisa diminuir o tempo de lançamento de seus sistemas, caso contrário todo lançamento vai ser a mesma novela.


    Usando Opera Opera 9.25 no Windows Windows XP
  23. Eduardo

    9/02/08, 13:03:30

    Não sei se sou apenas eu, mas alguém concorda que um S.O deve consumir 4x mais recursos que seu anterior só para “ficar mais bonito” ?

    Fui a um cliente instalar um programa que desenvolvi em seu notebook novo, com 512 MB memória e placa de vídeo (não me lembro de detalhes da configuração). O notebook veio com o vista de fábrica, e qual não foi minha surpresa quando ele simplesmente não ligou. Isto mesmo, ao iniciar o Windows o notebook travou por mais de 15 minutos e não iniciou, tão pesado que estava. Tivemos que iniciar em modo seguro e eliminar todos os programas que iniciavam junto (msn …) para que fosse possível somente ligar o notebook.

    O UAC do vista, mais uma dor de cabeça. O usuário leigo simplesmente vai autorizar todos os programas a funcionarem sem nem ler as mensagens, já os experientes nem precisam delas para saber o que pode ou não ser executado. Resumindo, um caminhão para transportar 2KG de banana.

    Pessoalmente, eu prefiro que o S.O emagreça e consuma menos recursos, personalizando ao máximo sua instalação, de forma que possa ser a mais compacta possível ou com todos os recursos disponíveis, porque com certeza o vista vem com muitos novos recursos, mas não mais que 1 ou 2% deles são usados pela maioria dos usuários. E considerando que hoje os computadores não estão mais evoluindo na mesma velocidade em que estavam na época do XP, será que estou errado ?


    Usando Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0.0.12 no Windows Windows XP
  24. Virus

    9/02/08, 13:05:36

    Bom Cara tenho que te dar os parabéns pelos post, lembrou de vários fatos que aconteceram na era XP, que eu passei e não me lembrava mais. Realmente o XP teve um inicio conturbado mas hoje na minha opinião é o sistema mais estável que temos até agora, mesmo pq o Vista é um novato mas assim como o XP tenho certeza que logo logo ele vai ser melhor que o XP sem sombra de dúvidas. Bom vejo muito o pessoal reclamando de lentidão, bom se formos alisar no tempo do XP tinha esse mesmo problema pois o pessoal queria rodar o XP tudo no máximo com o mesmo hardware que utilizava o 98, bom ai não ia mesmo, com o tempo o hardware foi ficando mais barato e o XP mais confiável. Mas até ele chegar onde está não foi da noite pro dia. Bom eu atualmente não utilizo o Vista na minha maquina pessoal pelo fato que meu hardware não é apropriado para o sistema, mas já tive a oportunidade de testar em maquinas de grande poder de processamento e gostei. Apesar de usar uma versão que nunca me agrado “home basic”, ele funcionou muito bem. Alias até tenho uma dúvida já testei duas vezes essa versão e notei o seguinte, que quando vc desinstala um programa ela não remove o ícone da aplicação e também tive um problema com o drive de DVD, quando vc coloca um DVD ele lê normalmente mas quando tento ler outro sem chance ele não reconhece só dando um rebot, bom isso comigo e sim estava com todas as atualizações disponíveis até o momento. Bom se alguém teve o mesmo problema por favor posta ai. Obrigado a todos.


    Usando Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0.0.12 no Windows Windows XP
  25. osmano807

    9/02/08, 13:11:54

    olha, na dúvida, fiz um dual-boot, e ficou uma beleza os dois, com 256 de memória ainda. Tudo bem que não usava aero no vista, mas já tava muito bom.


    Usando Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0.0.12 no Windows Windows XP
  26. Luan

    9/02/08, 16:07:02

    Octávio Augusto, aqui na minha cidade não tem supermercado Big ;)


    Usando Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0.0.12 no Windows Windows XP
  27. Slowbro

    9/02/08, 16:09:20

    Sim, eu me lembro dessa época onde falar mal do XP era moda. Algum tempo depois, tava todo mundo com o “SO ruim” em seu computador. D:

    Eu adoro o XP, mas gostaria de testar o Vista. Pena que me falta dinheiro e um computador de verdade…


    Usando Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0.0.12 no Windows Windows XP
  28. João

    9/02/08, 17:23:31

    Realidade: http://www.microsplot.com/news/2007/12/anything_speechless_100_things_people_are_really_saying_about_windows_vista

    Antes de discordar de mim, peço que seja menos falacioso. Possuir o domínio http://fanboysdelinux.wordpress.com não é acaso.


    Usando Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0.0.12 no Ubuntu Linux Ubuntu Linux
  29. Marcelo

    9/02/08, 17:39:47

    Sou usuário do Windows Vista deste seu lançameto oficial. Simplismente maravilhoso! Recentemente comecei a usar anti-virus Kaspersky, pois antes não utilizava nada e nunca tive qualquer problema com vírus.
    O grande “problema” que vejo é a questão do hardware que todo mundo questiona. Não sei se é pq eu moro perto do PY, mas por aqui, digo lá, tudo é muito barato e vale o upgrade!


    Usando Opera Opera 9.25 no Windows Windows Vista
  30. Marcos

    9/02/08, 17:57:28

    Só algumas palavras, o Windows Vista veio para substituir o Windows XP e não concorrer com ele.
    Uma velha frase, softwares e Hardwares andam juntos, a Microsoft não gasta milhões para fazer um sistema operacional para que seja instalado em um pc de 2 anos.Quanto aos Hardwares, com a baixa de preço, logos computadores comuns, irão vir com precessadores com mais de 2 núcleos, memória ram com mais de 2 gigas e por aí vai.
    Então, com certeza, mais um ano o Windows Vista vai virar tão quanto popular como o Xp


    Usando Internet Explorer Internet Explorer 7.0 no Windows Windows Vista
  31. Fausto

    9/02/08, 18:09:50

    Essa página que o João postou era o que estava faltando neste post. A grande verdade é que o Vista tem mais pontos negativos do que positivos, que foram muito bem explicitados lá.


    Usando Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0.0.12 no Windows Windows XP
  32. Magnun

    9/02/08, 18:21:17

    Eu tava com pé atrás para atualizar para o Vista, mas depois de ler seu texto to pensando seriamente em instalado. queria um pequena dica, com minha configuração sera que da pra jogar alguma coisa sem ter tanto problemas(lag)? (jogo Lineage 2 e NBA Live 08)

    AMD Athlon 64 3200+ 2.2GHz
    Asus K8V-VM Ultra
    1GB de RAM
    GeForce 7300 GS (512 MB)
    SAMSUNG SP1614C (160 GB, 7200 RPM, SATA)

    Muito obrigado, para quem responder minha duvida.


    Usando Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0.0.12 no Windows Windows XP
  33. Luis

    9/02/08, 19:26:07

    Acho que o Vista pecou apenas nos requisitos de Hardware:
    Por mais que 512MB de RAM não seja muito hoje, para quem - como eu - tem um PC básico, da época em que o “padrão” eram 256MB - ainda tirando 32MB pro vídeo onboard - se ferra. Por isso não vejo necessidade para migrar para o Vista, já que isso me exigiria um upgrade, para fazer o mesmo que já faço com o XP com meus modestos 224MB RAM. Claro que, com mais memória - a exigida pelo Vista - o que faço já com o XP ficaria mais rápido, mas, não tenho pressa… (e nem tenho condições para um upgrade agora) O Vista pode até ser bom pra quem tem $$$ para um PC “Razoável” (o que na Liguagem de muitos aqui significa C2D c/ 2GB - ou 4 - de RAM)No entanto, para mim, e para quase todos os meus amigos e familiares, que TAMBÉM tem 256MB de RAM e Vídeo on-board, não serve.


    Usando Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0.0.11 no Windows Windows XP
  34. Marcos

    9/02/08, 19:29:54

    O colega acima, com as configurações suas, vai rodar blz, se vc colocar mais um giga então, fica uma luva, mais com esta já fica muito bom


    Usando Internet Explorer Internet Explorer 7.0 no Windows Windows Vista
  35. Marcos

    9/02/08, 19:34:21

    Roda sim amigo, se vc colocar mais memória então, fica ótimo, perfeito.
    Marcos


    Usando Internet Explorer Internet Explorer 7.0 no Windows Windows Vista
  36. Felipe

    9/02/08, 20:07:04

    Realmente, o XP ficou bom depois de 4 anos. Será que a Microsoft deixa eu pagar o Vista só depois de 4 anos?


    Usando Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0.0.12 no Windows Windows XP
  37. Raul S.

    9/02/08, 20:34:18

    O Vista é melhor que XP sim, não pela aparência, ótimo artigo!

    []’s


    Usando Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0.0.12 no Windows Windows Server 2003
  38. Augusto

    9/02/08, 20:37:46

    Comentário moderado - Não iniciem brigas nos comentários!

    []’s

    Abel Alves


    Usando Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0.0.12 no Windows Windows Server 2003
  39. Você vai me desculpar mas SO bom é aquele que melhora o desempenho numa mesma máquina. Para quem é usuário do Linux pode atestar que para uma mesma máquina os novos Kernels tendem a ficar mais rápidos. Na minha experiência é assim. Outro dado, somente 3% das empresas vão migrar para o vista, principalmente aquelas que possuem hardware com mais de 2 anos. Uma pergunta: você já viu o 3D Desktop no Mandriva?


    Usando Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0.0.11 no Linux Linux
  40. Sergio

    10/02/08, 02:59:45

    Concordo com o Octavio! é o primeiro S.O que acompanho, mas já li sobre os problemas que o XP tinha quando foi lançado. O Vista é mais seguro, moderno e é natural que consuma mais hardware pois presta mais serviços! Daqui a algum tempo quando o mesmo for sendo atualizado, vai ficar mais rapido e melhor! Atualmente uso o vista e não volto mais para o XP! o vista é muito mais fácil de usar e me economiza tempo.


    Usando Internet Explorer Internet Explorer 7.0 no Windows Windows Vista
  41. Sergio

    10/02/08, 03:17:37

    Falam que o vista só tem beleza e que é o xp com outra roupagem, mas, que usa ou já usou o vista por algum tempo sabe que isso não é verdade! muitos reclamam do UAC que fica importunando e etc… Ele não me atrapalha em nada e me ajuda muito na segurança e controle do meu pc! Certamente quem critica nunca usou ou mesmo não ‘explorou os novos recursos’ do Windows Vista.


    Usando Internet Explorer Internet Explorer 7.0 no Windows Windows Vista
  42. Bill

    10/02/08, 04:53:04

    Mexo com computadores desde o tempo do CP200 (1980), passando por todas as gerações ate chegar nesses PCs atuais, gosto muito do Windows 2000/XP, gosto de varias distribuições do Linux e também gosto do Max OS X (único que usei por tempo considerável), sou extremamente exigente no que diz respeito ao desempenho e usabilidade do sistema, felizmente ou infelizmente, mas para mim é muita sorte, afirmar por experiência própria que um Pentium 3 733MHz com 512 Mb de memória pc133 já é mais que suficiente para rodar com imensa folga programas realmente sérios (é claro que uma configuração mais atual talvez pudesse rodar esses programas melhores, mas não faria muita diferença do resultado obtido com a configuração citada acima que é tão satisfatória a ponto da empresa xxx não querer gastar grana com micros superiores, usando um “canhao para matar uma mosca” há quem acredite que um PC melhor é matar moscas):

    1) CATIA V5
    2) Solid Works 2007
    3) Auto Cad 2004
    4) PCAD 2004
    5) Borland C Builder 6
    6) Borland Java Builder
    7) IDL 6.4
    8 ) Proteus
    9) entre outros programas relacionados a eletrônica, programação, simulações matemáticas, simulações de reações e liberação de energia geradas no interior do tokamak esférico ete (reator de fusão nuclear)

    Bom, quando o vista foi lançado, fiquei excitado com a idéia de um novo sistema operacional, e consegui uma copia pirata alguns dias depois do lançamento do mesmo, depois de instalado, muitos desses programas acima deixaram de funcionar perfeitamente ou não foram tão rápidos quanto no WinXP, outra coisa me desagradou profundamente foi o visual do vista, para mim é inconcebível o que fizeram, o ambiente parece fusão do KDE + Mac OS, o que tornou a interface poluída, cheio de “coisas” desnecessárias, no mais, não consegui me acostumar com o visual e por outro lado, não vi (mesmo fuçando muito no sistema) algo que fizesse valer a pena a troca do sistema operacional, mas eu tenho que dizer que sou bem careta e conservador, gosto do visual estilo win98, e se possível procuro deixar as coisas mais limpas e simples possíveis, achei legal a possibilidade de configuração da interface do vista (herdado do KDE) e os efeitos visuais herdados do Mac OS, mas isso para mim é argumento de um sistema não tão bom, quer dizer, um sistema que se gaba tanto da sua estabilidade, desempenho e segurança… onde o mesmo tenta fisgar o usuário pela aparência (que para uns é horrível, que é o meu caso, e para outros é linda..) chega a ser incoerente… não sou Linux maníaco, nem tão pouco garoto Windows… e este é um relato da minha experiência com o Windows Vista (doa a quem doer)


    Usando Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0.0.12 no Windows Windows XP
  43. Fernando N.

    10/02/08, 09:59:16

    Só tenho coisas boas a dizer do Vista. Estou rodando-o num Core 2 Duo 1,80GHz com um 1GB de RAM. Com relação ao aproveitamento dos dois núcleos do processador, para se ter uma idéia enquanto estou digitando esse comentário, estou convertendo um vídeo de 70MB, editando outro vídeo, com um programa de diagramação de páginas e com um editor de imagens aberto e apenas 70% do uso da CPU. A se eu fosse tentar fazer isso no XP…


    Usando Opera Opera 9.25 no Windows Windows Vista
  44. Fausto

    10/02/08, 10:05:51

    Tem outro ponto também. Com o XP bastava você aumentar a quantidade de memória. Até um Pentium II ficava rápido, desde que você colocasse 256MB de RAM. Com Vista, pra usufruir de todos os recursos, você precisa de 2GB de RAM (pra que o SuperFetch funcione) e uma placa 3D. Bolas, por que então os efeitos 3D do Compix no Linux rodam até em placas onboard, sendo que são bem mais poderosos?

    E outra coisa, se você procurar as diversas análises em sites internacionais conhecidos pela Internet, todas apontam que o XP é mais rápido que o Vista na maioria dos aplicativos, mesmo em hardwares atuais. Ou seja, você vai esperar mais quanto tempo pra usar um sistema que tenha o mesmo desempenho do anterior? Quando for lançada a nova versão do Windows, daqui a dois anos?


    Usando Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0.0.12 no Windows Windows XP
  45. FelipeBZ

    10/02/08, 11:25:07

    “Alguns usuários ao migrar para o SP2 tiveram um problema esquisito: O mouse andava sozinho! Sim, o mouse se fosse USB acabava andando sozinho, por problemas de drivers e não de vírus!”

    Meu mouse é PS/2 e anda sozinho! o.O


    Usando Mozilla Mozilla 1.9b3pre no Windows Windows XP
  46. Só mais um pequeno detalhe que não foi mencionado: O vista consome muito mais bateria nos notebooks do que o xp. Será que foi só esquecimento?


    Usando Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0.0.12 no Windows Windows XP
  47. Michel

    10/02/08, 12:15:58

    É o seguinte. O Vista não veio para competir com o XP, e sim para substituí-lo.

    O que deve ser levado em consideração ao fazer o upgrade de SO? O valor agregado! Isto é: O quanto você paga a mais vale o benefício que você terá?

    Ok então… ao migrar do Win98 para o WinXP, o usuário ganhou em vários aspectos, como gerenciamento de rede decente, a segurança integrada do WinNT (gerenciamento de usuários, permissões de acesso etc), um sistema mais estável e mais um monte de outras coisas. Com tudo isso, um upgrade de hardware era justificável e aceitável. Havia valor agregado.
    Tudo bem que, ocorreram alguns problemas de segurança que foram corrigidos ao longo do tempo. O fato é que HOJE, o WinXP é um sistema operacional estável e maduro.

    Agora, o Windows Vista é um SO que, na minha opinião, não traz grandes novidades em relação ao WinXP.
    Ele é mais bonito que o XP, e para isso requer 4x mais recursos de hardware. Fora isso, não há grandes recursos que não possam ser utilizados com softwares de terceiros no WinXP. Assim: Não há valor agregado justificável.

    Não adianta comparar o WinXP quando ele foi lançado com o Windows Vista hoje (esse é o ponto do artigo). O cenário que temos hoje é que o WinXP é um SO estável e maduro (O SP3 ainda deve deixá-lo cerca de 10% mais performático). Havia benefício tangível ao migrar do Win98 para o WinXP. Migrar do XP para o Windows Vista não representa benefício algum em termos de evolução de SO. Ele basicamente tem efeitos visuais mais interessantes que o XP.

    Absolutamente tudo o que faço no Vista eu posso fazer no XP (com a vantagem de precisar de menos hardware). Essa relação não é a mesma entre o Win98 e WinXP.

    ATENÇÃO: Não estou dizendo que o Windows Vista é ruim! Apenas acho que não há valor agregado nesse upgrade!

    Achei o artigo apaixonado e sem fundamento. Repito: O principal ponto a ser levado em consideração é o valor agregado. Se os beneficios que um novo SO traz valem o custo do upgrade, vai nessa! Senão, não vale a pena.


    Usando Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0.0.12 no Windows Windows XP
  48. Giulio

    10/02/08, 13:05:09

    Concordo com o criador deste texto. Me lembro muito bem de minha relutância em sair do Windows 2000 para o XP justamente por conta destes problemas que hoje rodeiam o Vista.
    Na época, o 2000 rodava que era uma maravilha. Extremamente rápido, não tinha bugs expressivos e seus elementos de segurança o faziam um SO exemplar. O XP, por outro lado, era lento, compatível com quase nada e virava e mexia dava algum problema sério o bastante para convencer o usuário a picar a mula.
    Eu me recusei a usar o XP até sair o SP1 e, acreditem, até fazer um belo UPGRADE em minha máquina (soa familiar?). O XP hoje só roda bem em máquinas um tanto antigas graças aos seus pacotes de atualização, pois quando foi lançado, ele era o terror da velharada.
    Sim, concordo que o texto foi apaixonado, mas tem sim fundamento. Retrata perfeitamente a realidade do Vista e falta de memória de usuários antigos, ou o completo desconhecimento de usuários pós-SP2.
    Agora, vamos e convenhamos, que não dá pra entender como os efeitos “compiz-wannabe” do Vista conseguem ser bem mais pesados do que o próprio Compiz no Linux, que são indiscutivelmente superiores, tanto em beleza como em praticidade, isso só a Microsoft pode responder ***coff lobby de hardware coff coff ***.
    Vamos aguardar e ver para que o SP1 virá no Vista. Nos testes que eu fiz com o beta, posso dizer que a melhora é perceptível, tanto em velocidade como em compatibilidade. Meu scanner Gotec 6760 só funcionou depois do pacote.
    É isso. Para o Vista ser o XP é uma questão de tempo. Ou até que os usuários já tenham máquinas capazes de rodá-la, ou até que saiam novos pacotes de atualização, ou, como o que parece estar para acontecer, uma nova edição do Windows seja lançada.
    Enquanto isso, meus caros, se querem seus micros com um SO belo, rápido, prático e seguro, façam como eu: UBUNTU NELES!!!!


    Usando Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0.0.12 no Windows Windows XP
  49. Octávio Augusto [ Octaiver Matt ]

    10/02/08, 13:23:52

    Fausto o super fetch funciona com 768, 1GB de ram também. Eu já usei com Sempron 3000 e 1gb de ram e ele agilizou MUITO o carregamento.
    Nos fóruns da futuremark o superfetch agilizava em média 300% a abertura de programas. Vou procurar o link e trazer aqui depois;

    Sobre o valor agregado, Michel, até concordo com você para comércio, empresas. Mas para usuários domésticos, o Vista tem muitas novas funções que com certeza só usando você perceberá. Quer um exemplo? Plugue um iPod, celular, mp3 no Vista…ele já te avisa na hora se algum arquivo está corrompido e sugere o scandisk. É algo muito útil para o usuário doméstico.

    Para empresas, o principal motivo de usar seria segurança e estabilidade…e para tirar proveito da estabilidade faltam sofwares de produção, específicos para Vista serem escritos…

    Não acho certo compararmos 98 com XP, penso que seria 2000 vs XP. Mas, mesmo comparando…o que o XP tinha a mais que o 98? Nada mais nada menos que estabilidade, beleza. O que o Vista tem a mais que o XP? Estabilidade, beleza, e alguns novos recursos. Se você for ver friamente, este é o Windows que mais trouxe novidades dos últimos tempos. Tantas novidades assim antes só ocorreram do 3.11 para o 95. De resto, não houveram tantas novidades assim como dizem. Veja do 95 para 98, ME para 2000 para XP…em termos de recursos, bem semelhantes…só em estabilidade, etc que não.

    Abraço!


    Usando Internet Explorer Internet Explorer 7.0 no Windows Windows Vista
  50. Octávio Augusto [ Octaiver Matt ]

    10/02/08, 13:32:32

    Não concordo com o argumento do peso. O Sistema é 2007, não é? Por que tentam rodar com PC de 2004? É muita hipocrisia falar que Linux roda…Beleza, consigo rodar um Slackware com um 486, mas pelado, praticamente. O Núcleo de NT 5.1 do XP gasta 7MB, sabiam? Com 8mb de ram ja dá pra iniciar o XP (vai ficar leeeento). Agora me diga: Tente rodar um Ubuntu para você ver se fica bom. É tão pesado quanto o Vista. Teste o 7.10 com menos de 512 de ram…Ou então, de que adiantaria mesmo que o Linux abrisse certinho e rápido, se o que vai contar também são os pesos dos programas? De que adiantaria por exemplo um Pentium 233 rodar super rápido um linux ultima distro se ele não tem processamento pra rodar um vídeo no youtube?

    Mas, a discussão era XP vs Vista…então vou parando por aqui…

    Peguem computadores 2007 baratos, de R$700,00 e já rodam o Vista com MUITA folga. 2008 então…

    Com R$550,00 você monta em Sta.Ifigênia
    X2 3800+
    1gbram
    geforce 6100
    160gb sata2

    Ok, ok…quer de marca então?
    Nos supermercados daqui:

    Pentium Dual Core E2160
    1GB RAM
    Sata 2 160gb
    2 anos garantia
    R$699,00

    Aliás, devo lembrá-los, colegas, de que as peças apesar de estarem baratas já por causa do dólar, sofreram maior queda ainda depois do lançamento do Vista…que o diga o mercado de placas de vídeo. Isso ninguém vê vantagem?

    Testem o Vista e o XP com um computador recente e sintam a diferença de desempenho a favor do Vista ;)


    Usando Internet Explorer Internet Explorer 7.0 no Windows Windows Vista
  51. Octávio Augusto [ Octaiver Matt ]

    10/02/08, 13:35:04

    Marcus, isso do consumo é velho. Já foi corrigido com atualização da Microsoft há algum tempo.
    Pessoal, vamos argumentar igual o Michel fez. Ele comentou bem. Tem argumentos que notam-se claramente que são pessoas falando de um sistema que não testaram ;) Como esse de superfetch não funcionar com menos de 2gb de ram…


    Usando Internet Explorer Internet Explorer 7.0 no Windows Windows Vista
  52. Trocar de hardware por causa do vista, nem pensar. O meu pc é de 2005 e vou com ele até 2010 no mínimo. Computador montado nunca mais, estou fora. Quem conhece o Linux sabe que ele tem qualidades e defeitos mas o windows também. Rodo ambos.


    Usando Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0.0.11 no Linux Linux
  53. vivaoxp

    10/02/08, 16:34:40

    O Vista nasceu morto, dedicar quase um 1 Gb de ram apenas para o vista não faz sentido. Se for p/ fazer um upgrade na máquina e melhor ficar no XP.
    Sou feliz com o xp e o “vista mizer”.

    viva o XP.


    Usando Debian IceWeasel Debian IceWeasel 2.0.0.11 no Debian GNU/Linux Debian GNU/Linux
  54. Leonardo

    10/02/08, 16:40:27

    O problema dos sistemas operacionais hoje é que hoje qualquer Zé Mané tem acesso a internet e sai falando de coisas que nem entende. Quando o XP foi lançado foi exatamente como descrito na matéria. Os problemas que ele apresentava eram muito piores que os que o Vista apresenta.

    Acho que todo mundo está achando que o Vista fracassou pq a Microsoft já anunciou a nova versão do Windows. Para quem não está acostumado, o XP foi o único sistema que durou tanto, nós tivemos o Windows 3.1, 95, 98, Me, 2000… dá pra ver que as novas versões eram lançadas em intervalos bem menores do que os 8 anos que separam o XP e o Vista.


    Usando Internet Explorer Internet Explorer 7.0 no Windows Windows Vista
  55. khalil

    10/02/08, 18:21:56

    eu uso o vista e não tenho do que reclamar, só pelo fato de o meu pc não travar e aparecer aquela maldita tela azul já é um grande alívio!


    Usando Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0.0.12 no Windows Windows Vista
  56. João

    10/02/08, 19:08:59

    Comentários não construtivos serão removidos.


    Usando Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0.0.12 no Ubuntu Linux Ubuntu Linux
  57. Augusto

    10/02/08, 19:26:12

    @ João (Paulo Ricardo)
    Você já usou Windows Vista?


    Usando Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0.0.12 no Windows Windows Server 2003
  58. George

    10/02/08, 19:33:46

    Amigos dê uma lida neste endereço do site do baboo

    http://www.baboo.com.br/absolutenm/templates/content.asp?articleid=31369&zoneid=221&resumo=windows_vista_sp1_rtm

    O SP1 do Windows Vista demorou 32 minutos para ser instalado em um computador com processador quad-core, 4 GB RAM e 1 TB de disco.

    fala serio gente.


    Usando Internet Explorer Internet Explorer 7.0 no Windows Windows XP
  59. Na minha opinião, o autor falou algumas bobagens. Segue como EU teria escrito:

    -”O Vista não teve nenhuma falha grave de segurança”
    Eu diria “Até o momento, não foi descoberta nenhuma falha grave do sistema”

    -”Não tem bugs graves e toscos como o XP tinha”
    Eu diria: “Até o momento, não foram encontrados MUITOS bugs toscos como o XP TEM”

    -”não veio com um navegador fedido como era o I.E6.”
    Eu diria: “Mais uma vez, traz um navegador limitado e que não faz frente merecida a outros navegadores disponíveis no mercado”

    -”Seguro (bem seguro por sinal)”
    Eu diria: “”

    “Com um processador de 1 core só, arranje um jeito de um programa bugar, algo assim, e ficar com uso de 100% de CPU no XP, e tente matar o processo. O gerenciador de tarefas simplesmente fica lerdíssimo, inacessível, e você tem que recorrer ao reset.”
    Eu diria: “Meu computador tem um problema, ficando parecido como Win98, no qual se eu abrir o gerenciador de tarefas…”

    Acho que, pelo fato de ser um sistema novo, não devemos tomar como barema os problemas que o XP enfrentou. Estes, supõe-se que a Microsoft já tenha superado. Além disso, espera-se de um produto de alta qualidade, depois de tanto tempo de desenvolvimento. E além disso, não tenho interesse em usar um sistema que consome/exige tanto recurso como básico. É demais pra mim e pra maioria das pessoas.


    Usando Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0.0.12 no Windows Windows XP
  60. Michel

    10/02/08, 23:15:35

    Não concordo que o WinXP não trouxe vantagens em relação ao Win98. O XP tem simplesmente uma arquitetura diferente do 98.

    Ele é mais estável porque tem um gerenciamento de memória melhor que o 98. A coisa mais fácil era encontrar uma tela azul no 98 após instalar um driver. Hoje, no XP, isso não é tão simples de acontecer.
    É mais seguro porque tem um sistema de arquivos diferente. O NTFS não é só mais bonito que o FAT32. Ele possui segurança integrada.
    Possui um gerenciamento de grupos e usuários, com permissões e níveis de acesso, inexistente no 98.
    Existe gerenciamento de rede decente, que não existia no 98.

    Toda essa arquitetura foi herdada no Windows NT. E todas essas funcionalidades permaneceram praticamente iguais no Vista. Por isso digo que, ao migrar do 98 para o XP, o usuário ganha mais em termos de evolução do SO do que ao migrar do XP para o Vista.

    Não quero ser simplista e dizer que o Vista não trouxe novidades. O ponto é que essas novidades são basicamente novas aplicações, como um Sidebar, alguns Wizard’s para auxiliar em algumas operações (com mídia principalmente) ou um alt+tab 3D. As novidades são basicamente aplicações! O kernel do SO mudou pouco.

    Um fato importante é que o Vista não teve muito sucesso em seu desenvolvimento. Ele nasceu com o codinome Longhorn, com várias promessas de evolução em sua arquitetura. Seria implementado um novo subsistema para gerenciamento da interface gráfica. Teria um sistema de arquivos novo, mais robusto: o WinFS. Ainda teria outras evoluções mais.

    Entretanto, o projeto estava ficando muito caro, e, após sucessivos atrasos no cronograma e problemas no projeto, tudo foi varrido para baixo do tapete. Foi utilizado novamente o kernel no NT com uma roupagem nova e algumas aplicações. Então foi lançado o Windows Vista.

    Esse tempo todo entre o XP e o Vista não foi gasto no planejamento do Vista. Na verdade foi um projeto mal gerenciado, e após muita expectativa, alguma coisa tinha que sair. Saiu o Vista.

    Se as novidades são basicamente aplicações, eu posso continuar com o XP e instalar as aplicações que preciso ao invés de instalar o Vista.

    Acho que não vale a pena investir numa máquina que precisa de 4x mais hardware para aguentar um SO que é mais bonito e já vem com algumas aplicações instaladas. Esse é o valor agregado de que eu estava falando.


    Usando Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0.0.12 no Windows Windows XP
  61. Bueno

    10/02/08, 23:16:41

    O XP realmente teve um começo difícil, mas era necessário acontecer de novo no Vista? Tá certo, não foi tão ruim quanto o XP, mas erros de incompatibilidade ainda são comuns, e isso não precisava acontecer.. Cópia de arquivos lenta, será que não testaram essa função? É preciso atualizar o sistema pra que ela melhore.. Complicado. Erros de tradução? Acabam com a imagem do sistema.

    É um bom sistema, claro, superior ao XP, mais se compararmos 98/ME - XP e XP - Vista, XP inovou muito, e erros na época até deu pra compreender, agora, depois de 7 anos, lançarem um S.O com cópia de arquivos falha.. Vamos esperar e ver se o Vista passa o XP em número de usuários, ou se a próxima versão, Se7en, dexa ele pra trás, aí não tem desculpa, e teremos o ME2, falando em Windows ME, se bem atualizado (assim como acontece com o Vista agora), na minha opinião, era bem melhor que o 98, mais estável, mais bonito, programas atualizados, etc. Não sei se chegou a usar o ME, ou aconpanhou o lançamento dele, como aconteceu, mais foi bem parecido com o que acontece com o Vista.. Mesmo assim, não acredito que ele virará um ME, ele já é bem aceito, computadores novos vem com ele, em 1-2 anos Vista líder de mercado..


    Usando Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0.0.12 no Windows Windows XP
  62. Clever

    10/02/08, 23:30:49

    Parabéns pelo artigo.

    o Vista é muito bom.
    claro o Xp é realmente mais familiarizado, todos estão acostumados com ele.
    Mas o vista era bom e agora com o sp1 ta melhor ainda
    O vista vai fazer muito sucesso ainda!
    mas pra mim ele já é.


    Usando Safari Safari 525.7 no Mac OS Mac OS X
  63. Joana

    10/02/08, 23:34:47

    Interessante discussão.
    Ora bem, cada qual tem a sua opiniao e experiencias.
    Até agora o vista não me deu problemas nenhuns.
    É mais estável que o xp e + seguro.
    Acredito que o seja pois ainda é verdinho…pois os hackers ainda vão dar coça nele.
    os requisitos minimos sempre aumentaram e vai continuar por uns tempos…tanto no windows como tb no mac…!
    e assim as empresas ganham mais, memoria, grafica, processadores…
    assim o mercado rola…
    se o vista nao precisasse de uma maquina boa, pra onde ia a intel, amd, ati…q precisam de vender os seus produtos mais evoluídos e complexos? ;)

    o vista tá bom, bem maduro pra começo…!
    é claro q malta preferia q a microsoft tivesse ligado mais às funciondalidades, à retrocompatibilidade do que à segurança, mas isso é outro assunto…!
    é como tudo, cada qual tem a sua opinião.
    ;)

    abraço


    Usando Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0.0.12 no Windows Windows XP
  64. Edgard

    11/02/08, 00:45:41

    Parabéns pelo ótimo artigo! Eu concordo, o windows vista já nasceu maduro, ele ainda não pegou por causa dos requerimentos, e muitos nichos de mercado ainda não há necessidade dele, eu mesmo jogo bastange, e o directx 10 que só roda nele, quase nenhum jogo usa, mais no máximo até a metade do ano que vem, eu vó mudar pro Vista ^^


    Usando Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0 no Windows Windows XP
  65. Laffite

    11/02/08, 00:59:15

    Acompanhei de perto o lançamento do XP e do Vista, e posso dizer que o XP padecia dos mesmos problemas que o Vista padece agora. Exigência de Hardware e drivers. E é simplesmente por isso que eu não migrarei agora, por esta falta de maturidade do Vista.


    Usando Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0.0.12 no Ubuntu Linux Ubuntu Linux
  66. Davi

    11/02/08, 10:27:15

    Muito bom Octavio. Concordo com grande parte do que disse. Uso o Vista desde o seu lançamento, comecei usando a versao x64 e hoje uso a x86. E sabe pq eu mudei? Simplesmente por culpa dos softwares e drivers, que NAO sao desenvolvidos pela Microsoft. Todo OS leva um periodo para amadurecer, lembrem-se XP tem 7 anos de vida! Se o XP nao fosse estavel e seguro hoje em dia, a Microsoft ja teria sumido do mapa.

    Sobre a comparação do XP com o 98, está corretissimo, eu vivi isso pois trabalhava com informatica nessa epoca e so ouvia paulada pra cima do XP, é até engraçado, qdo o vista chegou eu pensei “la vem tudo de novo” é um ciclo nao adianta. Todo esse rebuliço frente ao vista, que os fabricantes nao querem instala-los nas maquinas é politica de mercado. O usuario final nao quer se preocupar em ter que esperar updates, Service Packs, etc. Ele quer ligar o PC e pronto.

    Finalizando, galera o Vista está aí, é o novo OS da Microsoft, ela investiu e vai investir cada vez mais recursos nele, aos que nao desejam migrar agora que sejam felizes. Mas deixem de lado as criticas. Eu sou um usuario do vista e estou satisfeito.

    A Microsoft dará suporte ao XP até 2009, quero ver se vc vai estar usando o ele até lá… hehe

    Grande abraço!


    Usando Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0.0.12 no Windows Windows XP
  67. Raul

    11/02/08, 10:56:23

    @ George

    Aqui, no meu PC com 1Gb de RAm, 80Gb de disco rígido e processador Pentium 4 HT Cedar Mill 631 demorou 20 minutos…


    Usando Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0.0.12 no Windows Windows Server 2003
  68. Bill

    11/02/08, 12:02:03

    O artigo é tendencioso, sem fundamentos sólidos e foi escrito baseado em experiências pessoais que também pelo bom senso, deveriam ser intransferíveis. O texto apresenta muitas falhas de ordem cronológica e total cegueira para os problemas resolvidos e para os problemas que estão ai…

    Mais seriedade nos “artigos”

    Ter todo mundo o direito de escrever é coisa que mutila o coração, aquele que escreve pelo leitor já não faz nada pelo leitor…


    Usando Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0.0.12 no Windows Windows XP
  69. Octávio Augusto [ Octaiver Matt ]

    11/02/08, 13:33:52

    Bill,
    Aponte os erros de ordem cronológica e cite o que seria correto então, explique por que não há argumentos sólidos e explique quais são os problemas que foram resolvidos e que há cegueira.

    []’s


    Usando Internet Explorer Internet Explorer 7.0 no Windows Windows Vista
  70. Giulio

    11/02/08, 15:14:48

    Bill,

    Por isso trata-se de um artigo. Reflete somente a visão do autor sobre um assunto onde ele é especialista, e para escrever sobre experiência de usuário, ser um usuário já o qualifica para escrever sobre isto.

    Todo artigo é tendencioso, pois seu objetivo é mostrar ao leitor um ponto de vista. Quanto aos erros cronológicos, creio que só você os encontrou.

    O artigo está sério e bem fundamentado.

    O leitor que tomá-lo por verdadeiro estará concordando com o autor, pois foram expostos fatos concretos sobre o tema, sendo usados de forma coerente para embasar as teses do articulista.

    Divergir, apontar e corrigir erros e contrapor argumentos é perfeitamente aceitável. Mas dizer que isto não é sério e que contém erros sem ao menos dizer quais, é falta de comprometimento ético.


    Usando Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0.0.12 no Windows Windows XP
  71. Davi

    11/02/08, 17:00:47

    Tendêncioso? Você já frenquentou o meiobit, um dos blogs mais respeitados e acessados do país?! Aponte qq defeito dos produtos da apple e vc será execrado. O autor tem total liberdade de apontar os pontos que acha relevantes a partir da sua experiencia pessoal. A ideia nao foi ser imparcial, foi mostrar a sua opiniao diante das criticas que o mercado tem feito em cima do Vista comparado ao XP.


    Usando Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0.0.12 no Windows Windows XP
  72. Eduardo

    11/02/08, 18:13:18

    Os comentários feitos sobre sistemas operacionais sempre são tendeciosos, pois cada um já formou sua opinião sobre ele e tentará defender seu ponto de vista.

    Nenhum sistema operacional é perfeito, todos possuem seus problemas. Creio que a melhor forma de avaliar seria ponderando através de uma tabela o que os usuários precisam do sistema e o que ele oferece, como oferece e o quanto custa para oferecer.

    Já sendo tendencioso, minha visão particular de um SO é que ele seja realmente OPERACIONAL, ou seja, sem frescuras ou penduricalhos. Acho que nem mesmo um PAINT ou BLOCO DE NOTAS deveria ser instalado sem a opção do usuário, o XP tem até um Firewall e o vista ainda tem o UAC.

    A maioria dos recursos que fazem hoje a atualização de um SO, no meu ver, nem precisariam existir, salvo em alguns detalhes. Creio que a beleza e os recursos agregados são bem vindos, mas deveriam ser opcionais.

    Da forma que as coisas evoluem, em 30 anos, teremos computadores com processadores de 10000 núcleos, memorias DDR20 de 40TB, HDS SATA15 de 120 EB, placas de vídeo capazes de gerar efeitos holográficos em 4D, e um SO que precisa de no mínimo 6000 processos rodando, para o qual as configurações de máquina acima são insuficientes. Tudo isso para fazer exatamente a mesma coisa que faz hoje, 30 anos no passado.

    Alguém me corrija se estiver errado, mas isso traz a tona aquela premissa: “os computadores foram criados para resolverem problemas que antes não existiam”. Até lá você gastará uma pequena fortuna em equipamentos e atualizações de SO. E com certeza esta “pequena fortuna” será mais que suficiente para zerar o resultado positivo que um computador deveria dar para sua pequena empresa neste período, com a agilização de alguns processos que antes eram manuais. Bem vindo ao mundo novo.


    Usando Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0.0.12 no Windows Windows XP
  73. Leno

    11/02/08, 18:13:20

    Se a Microsoft não tivesse parado o Longhorn, mesmo com os problemas e tantado resolve-lo, agora ele ja podia ter sido lançado, e seria o suçesso do momento!!!

    Eu não sou muito com a cara do vista e por inquanto eu fico com o XP, pois eu quero migra pro sismema Mac.


    Usando Opera Opera 9.22 no Windows Windows XP
  74. William

    11/02/08, 18:40:28

    eu só tenho uma critica ao vista, o tempo de cópia, recorte de arquivos, pois mesmo com a atualizaçao só diminui 20 segundo num arquivo que sem a atualizaçao demora 300 segundos, isso muito pouco.

    eu vou pegar o vista só em agosto do ano que vem, pois terei que modificar o hardware e to sem grana pra isso


    Usando Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0.0.11 no Windows Windows XP
  75. vinicius

    11/02/08, 19:16:46

    Gente vcs estão mirrando 1GB de memória lembren-se que o
    server 2008 vai ser o ultimo S.O. DE 32bits
    ow seja daqui pra frente só com 4GB pra mais… um dia isso ia acontecer
    e se tem que ser agora que seja migrem os quanto puderem para o vista

    PS: estou migrando com apenas 1GB de memória, vamos hj em dia se vc pega na promoção sai até por 1.500,00, tdo bem parece bastante entaum aguardemos os 64bits daqui pra frente
    sem falar que os gigas de memória só tendem aumentar

    quem discorda faça frente por favor mais nada de brigas verbais ;)


    Usando Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0.0.12 no Windows Windows XP
  76. vinicius

    11/02/08, 19:18:20

    sei que mirrando pareceu esquisito, mais eu tbm tava assim
    entaum se não for migrar pro vista ótimo continuem com o XP
    como estou agora []’s


    Usando Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0.0.12 no Windows Windows XP
  77. victor

    11/02/08, 19:29:47

    Gente tava vendo no baxaki e simplesmente quem ja está com um pouco amis de condições para comprar um PC bom que rode o vista liso

    vale a pena pesquisei tdos os arquivos mais acessados e todos eles jah são compativeis com o vista(os ecenciais =O)

    acho que vale sim a pena quem deseja a migração


    Usando Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0.0.12 no Windows Windows XP
  78. Hugo Senna

    11/02/08, 20:29:55

    Logo quando lançou o windows vista , instalei feliz da vida, mas quando fui querer instalar os programas que uso ae ferrou tudo.jogos tambem que nao rodavam, mp4 players que nao reconheciam, ect…. de lá pra cá nunca mais usei ele. tava esperando lançar o sp1 para ver o que o pessoal iria achar e caso positivo, migrar aos poucos para ele.
    nada contra apenas nao uso :D


    Usando Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0.0.12 no Windows Windows XP
  79. Veg

    11/02/08, 21:16:37

    Cara, a única coisa que me impedia de usar o Vista porque meus drives não funcionava corretamente, mas agora o drive funciona mais ou menos e eu sou um usuário super feliz do Vista!

    Quem usa ele por 2 semanas usando tudo no 100% adora!!!


    Usando Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0.0.11 no Windows Windows XP
  80. Ramissés Scheffer

    12/02/08, 01:00:19

    O Grande erro.

    O Grande erro da Microsoft com o Vista foi o “peso” do Sistema.
    As maquinas domesticas(positivo), que o povão compra nas casas bahia da vida, não supatam o Vista, mesmo o Starter edition. Mas mesmo assim eles vem com o Vista instalado, fazendo com que a imagem do mesmo seja manchada.
    Acredito que o vista seja Muito Bom, mas para as maquinas Boas!!!
    Eu mesmo, gostria de comprar 2GB de memoria de baixa latencia, mas por causa do vista, terei que colocar 4Gb generica…. Muito triste isso…


    Usando Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0.0.12 no Windows Windows 2000
  81. Eduardo Ribeiro

    12/02/08, 09:20:19

    Você disse o seguinte: “Meu amigo então, usou num Athlon XP 2000+, 512 de ram, 20gb de HD e disse que estava até mais rápido, com exceção em jogos.” Bom, gostaria de receber uma cópia do Vista desse seu amigo porque no meu caso ficou uma carroça em todos os sentidos…


    Usando Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0.0.11 no Windows Windows XP
  82. Davi

    12/02/08, 09:55:44

    A discussão está boa. Posso resumir essa historia como sendo EXATEMENTE a mesma da transição do Windows 98 pro XP. Impressionante, as críticas sao as mesmas:

    - O.S. Pesado
    - Programas nao rodam direito
    - Drivers imaturos

    E tenham 100% de certeza, isso vai acontecer SEMPRE!!! Vamos a um caso recente, quando o Crysis saiu, todo mundo “Nossa, vou precisar de uma sub-estação da NASA pra rodar isso”. E foi o mesmo qdo lançaram DOOM 3, que fazia as Geforce FX5900 gritarem sem sucesso. Espere daqui a 1-2 anos pra ver… é claro que vc nao pode esperar que um PC das Casas Bahia rode, o cara precisa de VGA e CPU fortes, é fato. Mas tudo isso é evolução natural, a Microsoft nao está preocupado se no Brasil uma tal de Positivo faz PC’s populares que sao incapazes de rodar o OS novo dela. Ela sabe que ate os PC’s mais rapidos terao dificuldades para rodar, mas e dai? Daqui a 1-2 anos TODOS os PC’s novos serão capazes de rodar ele brincando, as vgas onboard já rodam o Aero bem, o preço da memoria está ABSURDAMENTE BAIXO. So para se dar uma ideia montei um PC semana passada, Athlon x2 4000+ com 2gb de RAM, Mobo chipset ATi e VGA 8500GT e custou (sem monitor) R$950,00, rodou o Vista muito bem. Roda mais rapido que o XP? Claro que nao! Mas a intenção é que nao rode mesmo, tudo é evolutivo.

    O proprio Leopard da Apple é mais pesado que o Tiger e todos estao morrendo de amores por ele, alias, o que a apple nao faz que todo o “fanboys” nao amam?! É o famoso campo de distorção da realidade do tio Jobs!

    Aguardemos o Windows 7… ah, mas nao se iludam, o ciclo vai voltar novamente.. hehe

    Abraço!


    Usando Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0.0.12 no Windows Windows XP
  83. Windows Vista User

    12/02/08, 17:29:05

    Meu computador é um pc popular do governo veio com Pentium 4 3GHz e 256ram, após colocar mais 1Giga de ram e uma geforce 256 mb o Vista rodou com um desempenho legal e não penso em voltar para o XP.


    Usando Internet Explorer Internet Explorer 7.0 no Windows Windows Vista
  84. Luan

    12/02/08, 18:15:31

    O problema é que computadores que foram comprados antes de 2006 eram mais caros e com uma configuração minima (como o meu que tem apenas 256mb e HD de 80 GB e foi carissimo).

    Já hoje, você encontra computadores de 512 mb, 1 gb por pouco mais de 1.000 reais com o Windows Vista instalado.

    A maior dificuldade, é quem ja tem um computador, pagou caro por ele e precisa pagar ainda mais pra fazer um upgrade para o Windows Vista.


    Usando Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0.0.12 no Windows Windows XP
  85. Pablo

    12/02/08, 19:14:34

    O windows vista nao é um fracasso, assim como a fusao winajauda e guia do pc tmb nao foi um fracasso… e tudo questao de costume…


    Usando Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0.0.12 no Windows Windows XP
  86. Robinson

    12/02/08, 20:38:34

    Bom… em partes concordo com vc que o vista não é um ME…

    Bom mas vc esqueceu de levar em consideração que naquele tempo não existia muita “tecnologia” como hj em dia… o xp começou ruim mesmo muitas falhas e etc que só o tempo corrigiu… e o vista esta começando igual, como havia mencionado… Mas ele foi cotado a grande decepção por estar em anos em desenvolvimento e ter mudado completamente a forma de uso do directx, e sem contar que o povo teria que ter um hardware que não cabe no bolso das pessoas… sem contar as inumeras versões lançadas do Vista… sem necessidade… ele é um sistema seguro, bonito e com muita funcionalidade, porém ainda incompativel para o maioria do povo… os bugs que da nele de vez em quando da raiva, sem mencionar ter que ficar caçando fix pra resolver problemas com drivers tanto de hardware como de games por exemplo… mas assim como vc vamos dar tempo ao vista, para que ele possa ter a chance de mostrar tudo que faz, e até para a microsoft mostrar que o sistema não é errado…

    É isso… mas é fato que no momento o XP é bem melhor que o vista.


    Usando Internet Explorer Internet Explorer 6.0 no Windows Windows ME
  87. SHDW

    13/02/08, 09:14:52

    Sinceramente, nunca vi um comentario tao estranho ?

    Vista eh melhor que XP ?

    Tecnicamente pode ateh ser, mas veja a quantidade de pessoas que usam vista por ele ser “tecnicamente melhor”.

    Mais de 50% eu garanto sau usuarios que compram ele OEM, ou seja, jah com o PC, e pra quem tem pouca experiencia, ele eh chato demais, mas espere, viva a isso, eu sou tecnico e adoro quando tem chamado de usuarios Vista, pq eles nao sabem mexer, ou desbloquear pra instalar um programa, hehe

    Mas como usuario, eu tambem acho o XP o melhor sistema da MS, e nao eh culpa do sistema, e sim de instalações mal feitas por “tecnicos” de 8 a 60 anos, pois sim, eh muito facil instalar qualquer sistema MS, mas o dificil eh configura-lo corretamente.
    Uso XP, e nao pretendo migrar ao Vista tao cedo,mas essa eh claro, eh “minha visao” das coisas.
    :P


    Usando Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0.0.11 no Windows Windows XP
  88. George

    13/02/08, 12:35:23

    Pablo o windows vista é um fracasso assim como a fusao winajauda e guia do pc tmb.


    Usando Internet Explorer Internet Explorer 7.0 no Windows Windows XP
  89. Lucas

    13/02/08, 15:06:52

    @George

    Porque ele é um fracasso? Explique-se.


    Usando Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0.0.12 no Windows Windows Vista
  90. Octávio Augusto [ Octaiver Matt ]

    13/02/08, 15:21:51

    George, argumente! É muito fácil dizer algo sem sustentar a afirmação


    Usando Internet Explorer Internet Explorer 7.0 no Windows Windows Vista
  91. SAMMISS

    14/02/08, 16:01:47

    è isso ai! Eu uso o vista desde o seu lançamento e concordo que com tudo atualizado ele é bem mais estável que o xp.

    Parabéns oa vista!!

    Samm..


    Usando Internet Explorer Internet Explorer 7.0 no Windows Windows Vista
  92. George

    15/02/08, 12:26:24

    pra mim o windows vista é um fracasso.
    como a placa de tv PixelView playtv pro ultra ñ funcinar no vista e a PixelView MPEG 8000GT funcinar, as duas usa o mesmo chip conexant 2388x, tem o mesmo controle remoto, o mesmo programa de tv honestechTVR2.5. como pode uma coisa dessa. pq a microsoft ñ lancou o directX 10 para winXP. para usa vista eu tenho que mudar totalmente meu pc só pra ficar com vista. meus jogos tenho que quebra todos e compra novos por causa do vista, por que o MotoG