ArtigosDicas e tutoriais

Messengers para Linux

imHoje todo mundo usa messenger. Seja para lazer ou para trabalho, sempre estamos conectados. No Windows o mais conhecido e usado é o Windows Live Messenger, mas quem usa outras plataformas, faz o que?No Linux temos alguns aplicativos de mensagens instantâneas. Alguns melhores, outros piores, mas cada um com suas características. Abordarei alguns deles neste texto, apontando pontos positivos e negativos de cada um.

Emesene

O Emesene conecta somente a rede do MSN Messenger, e é bastante simples. Apesar de ser escrito originalmente pra interfaces GTK ele rodou muito bem no KDE. A interface é limpa, tanto na janela principal, como na janela de conversa. Apesar da simplicidade, ele dá suporte a emoticons personalizados, moda no IM da Microsoft, mas ausente em algumas alternativas livres. Entretanto, tanta simplicidade tem um preço: o Emesene não dá suporte a mensagens de voz e vídeo.

Emesene Principal Emesene Conversa

Download aqui

Pidgin

O Pidgin já é famoso. É um IM bastante conhecido tanto pelos usuários Linux quanto usuários Windows. Com ele é possível se conectar a várias redes: MSN, ICQ, Gtalk, Irc, Aim, Yahoo… Assim como o Emesene, o Pidgin é bastante simples. Ele também não dá suporte a vídeo e mensagens de voz, e ainda não permite adicionar emoticons personalizados, embora possa vê-los.

Pidgin Principal Pidgin Conversa

Download aqui

Kmess

Dos IMs testados o Kmess era o único que eu ainda não conhecia, e embora eu tenha optado por não continuar utilizando, ele tem algumas características interessantes. A janela principal é bem organizada e lembra de certa forma a do WLM. Ele também não dá suporte a voz e vídeo, mas, ao contrário do Pidgin, no Kmess é possível adicionar emoticons personalizados.

Kmess PrincipalKmess Conversa

Download aqui

aMSN

o aMSN é o messenger para Linux que reproduz com maior fidelidade as funções (e até a aparência) do WLM. Ele tem tudo o que o IM da Microsoft possui: Winks, Emoticons personalizados, suporte a webcam, mensagens de voz, suporte a celular… enfim, toda a parafernalha que existe no Live Messenger. Pra quem gosta é um prato cheio, apesar de eu achar que ele ainda é muito mal acabado, lento e bugado.

amsn principalamsn conversa

Download aqui

Kopete

O Kopete é o messenger padrão do KDE, e também se conecta a várias redes diferentes. O Kopete é bastante personalizável, sendo possível baixar temas para a janela de contatos e emoticons. É bastante leve e oferece suporte a webcam, mas assim como o Pidgin, não permite adicionar emoticons personalizados, apenas os vê.

Kopete principalKopete conversa

Download aqui

Veredicto

É complicado chegar a uma conclusão sobre qual é melhor por um motivo bastante simples. Embora tenham a mesma função, eles tem características específicas que podem não agradar gregos e troianos. Para o usuário acostumado com o Windows Live Messenger, o aMSN é o que contém o maior número de recursos, e é certamente o que requer o menor tempo de adaptação. Fora isso, podemos destacar também o Emesene, que apesar de bastante simples cumpre com bastante competência o que se propõe a fazer. Mas, na minha opinião, o melhor mesmo é o Kopete. Ele, assim como o Pidgin, não tenta se parecer com nenhum outro, além de ter integração total com o KDE. O Kmess não fede e nem cheira. Não é nem melhor, nem pior… é só mais um.

E você, qual IM prefere?

Tags: Internet, Linux, Microsoft

Você também vai gostar

Leia também!