Notícias

Novas informações e download do Internet Explorer 8 beta 1

É novidade que não acaba mais sobre a nova versão do navegador mais usado do mundo, o Internet Explorer.

Vamos por partes (desde as antigas): Meados de dezembro – O blog oficial do IE anuncia que a nova versão do navegador passou no Acid2, uma espécie de teste que define se o navegador está compatível com os padrões web, embora isso não signifique muita coisa, mas mesmo assim é um grande avanço em relação as versões anteriores (faça o teste no IE7 ou versão anterior aqui e compare).

Início dessa semana – Outro comunicado oficial vindo do blog do IE, onde a empresa afirma que o IE8 terá, por padrão, compatibilidade com os padrões web, tendo assim três modos de renderização: O novo, compatível com os padrões; O atual, presente no IE7; e o antigo do IE6, o qual foi muito criticado pelos web designers, chegando ao ponto deles precisarem fazer dois sites, um para o IE e outro para os demais navegadores.

Hoje – Alguns recursos revelados e download do Internet Explorer Beta 1 (link no final da matéria).

Os novos recursos apresentados:

Atividades

É uma espécie de integração com sites e serviços da internet. São “atalhos” para acessar rapidamente um serviço a partir de qualquer página da web.
Atividades são serviços que o usuário pode instalar e gerenciar a partir do Internet Explorer 8, ou através de qualquer site que promove atividades.
Atividades normalmente envolvem dois tipos de situações: “procurar” informação dentro de uma página ou “enviar” conteúdo da página para um aplicativo da web. Por exemplo, um usuário está interessado em um restaurante e quer ver a localização do mesmo. Esta é a forma de um “procurar” atividade onde o usuário seleciona o endereço e vistas numa perspectiva local do mapa usando seu favorito mapa serviço.

WebSlices

É um novo recurso onde os usuários podem descobrir WebSlices dentro de uma página web e adicioná-los à Barra de Favoritos (mais informações logo abaixo). Internet Explorer 8 subscreve a página da web, detecta mudanças no WebSlice, e notifica o usuário sobre atualizações. Os usuários podem visualizar essas atualizações diretamente da Barra de Favoritos, ou clicar para ir até o site para obter mais informações.

Barra de favoritos

É a evolução da velha barra Links. Sofreu uma reformulação completa no IE8, foi renomeada para Barra de Favoritos, e permite que o usuário adicionar atalhos de acesso rápido a páginas da web, links, WebSlices, feeds, e até mesmo documentos do Office.

Recuperação automática de guias

Esse é auto-explicativo. É nada mais nada menos que aquele recurso bacana que o Firefox e Opera já têm há algum tempo, uma ferramenta que recupera os sites abertos quando o navegador trava. Isso evitará que o usuário perca o trabalho numa eventual falha do IE, do Windows ou até mesmo uma falta de energia. Esperamos que não trave, mas é sempre bom prevenir do que remediar.

Filtro de phishing melhorado

Esse recurso foi adicionado no IE7, e agora melhorado no 8. O filtro continuará bloqueando sites conhecidos como phishing, a novidade é que agora também bloqueia sites conhecidos por conterem softwares maliciosos que podem prejudicar o usuário, o computador ou roubar informações. Além desta proteção melhorada, o filtro de phishing operará de forma mais rápida.

Download

A página de download é essa daqui (para várias versões do Windows).

Internet Explorer 8 pode ser instalado no Windows Vista Service Pack 1 (SP1), Windows Vista, Windows XP Service Pack 2 (SP2), Windows Server 2008 e Windows Server 2003 Service Pack 2 (SP2).

Informações detalhadas juntamente com algumas imagens do IE8 podem ser conferidas aqui.

Finalizando

Já era hora da Microsoft desfazer a má impressão que deixou nos usuários do IE (pelo menos nos mais entendidos do assunto). O IE7 melhorou bastante em relação ao IE6, mas ainda não considero um bom navegador. Já a versão 8 promete, está deixando todos repletos de ansiedade e pode fazer muita gente mudar seus conceitos sobre ele, inclusive eu. Só esperamos que a Microsoft não nos decepcionem.

Fonte: Neowin.

Tags: Microsoft

Você também vai gostar

Leia também!