Análises

Análise: Windows 8 Developer Preview

Ao iniciar o Windows 8, a primeira tela é a Start Screen

O Windows 8 finalmente chegou aos usuários, pelo menos legalmente… O primeiro release público do sistema foi disponibilizado ontem, às 21h. Nós analisamos o sistema operacional e você verá nossas impressões agora.

A instalação

Tela principal de instalação
Tela principal de instalação

A instalação, pelo menos no começo, é bem semelhante à do Windows 7. Apenas as cores das janelas de configuração são diferentes. Tudo no início continua a mesma coisa, menos os Termos de Uso, que eu tenho certeza de que você lê/lerá.

A instalação permite que você atualize sua máquina com Windows XP ou 7 automaticamente para o Windows 8, mantendo contas, arquivos e configurações para o Windows 7 e apenas contas e arquivos para o Windows XP, porém, isso não é possível para a versão com ferramentas de desenvolvedor (Windows Developer Preview with developer tools). Apesar de toda essa mordomia, é claro que o recomendado é fazer um backup antes para evitar qualquer acidente. Aqui a instalação durou incríveis 10 minutos, isso numa máquina virtual!

Preparando o Windows 8 Developer Preview...
Preparando o Windows 8 Developer Preview...

Após a instalação, aí as mudanças visuais começam a aparecer. O sistema começa a ser preparado para o funcionamento, configura todo o hardware do computador e, após alguns segundos, a interface Metro finalmente dará o ar da sua graça para o usuário.

Como no Windows 7, algumas informações sobre o usuário serão pedidas, como o nome do computador (para identificá-lo numa rede).

De uma maneira diferente, o sistema “recomendará” alguns ajustes pré-configurados, como instalar atualizações automaticamente via Windows Update, checar online por soluções de problemas que podem aparecer no sistema, ativar o compartilhamento e conexão com outros computadores na rede e uma novidade: permitir que aplicativos do sistema tenham acesso a algumas informações sobre o local, nome e imagem de exibição (?) do usuário.

Ajustes pré-configurados no Windows 8.
Ajustes pré-configurados no Windows 8.

Continuando o setup do sistema, mais uma novidade: ele pede seu Windows Live ID para que sua experiência no sistema melhore. Ele sincronizará algumas coisas do seu computador, como favoritos do navegador e histórico em PCs do seu uso. O sistema pedirá a senha e enviará um email de confirmação mostrando que você adicionou aquele computador como “confiável”. Feito tudo isso, o Windows fará o seu primeiro logon e a primeira tela a ser apresentada é a Start Screen.

Start Screen e a interface imersiva

A Start Screen do Windows Phone 7, digo, do Windows 8.
A Start Screen do Windows Phone 7, digo, do Windows 8.

Acho que umas das principais mudanças, se esta não for a principal, foi a introdução da interface imersiva, cortesia da Metro UI. Vamos concordar que, olhando “por cima”, a primeira coisa que vem à cabeça é o Windows Phone 7. Claro que a nova interface é claramente influenciada pelo Windows Phone 7 e troca o desktop, ícones e gadgets pelos “Live Tiles”: retângulos ou quadrados coloridos que podem conter tanto um atalho para um aplicativo quanto informações sobre o clima, ou notícias. Graças a ele, o menu Iniciar desapareceu, e todo o conteúdo dele agora está na Start Screen. É possível também personalizar a tela arrastando e soltando os “azulejos” para o local desejado e deixar a tela do jeito que você quiser. Graças a isso, os programas estão bem melhores e mais bonitos. Experimente abrir o Painel de Controle e veja a mudança.

Aplicativo de RSS com feed do Guia do PC.
Aplicativo de RSS com feed do Guia do PC.

O Windows 8 executa aplicativos ocupando toda a tela, como o Windows Phone, mas ele permite arrastar um aplicativo aberto e colocá-lo ao lado de outro, ocupando um determinado espaço na tela. Ele não tem barra de tarefas, os aplicativos podem ser abertos e esquecidos depois. O sistema coloca o aplicativo em um modo em que ele não consome poder de processamento, mas basta um clique em sua tile para que ele volte a funcionar do ponto onde o usuário parou. O Windows 8 vem com aplicativos feitos por estagiários da Microsoft em 10 dias, para a apresentação do sistema operacional ao público. Então, não espere muito do Tweet@rama, Socialite, Notespace e outros mais.

Se você instalar um aplicativo no sistema que não é compatível com a nova interface, ele é aberto no desktop convencional. O desktop convencional fica disponível para acesso na interface Metro, com a barra de tarefas e todo o clássico do Windows. Alguns programas do Windows abrem dependendo da interface em uso no momento. O Internet Explorer 10 funciona assim. Quando ele é aberto na Metro UI, ele assume a interface imersiva; e quando é aberto no desktop convencional, ele continua com o visual antigo.

Merece uma atenção especial

A nova Blue Screen Of Death

Blue Screen Of Death do Windows 8.
Blue Screen Of Death do Windows 8.

Os rumores e releases vazados do Windows 8 fizeram pensar que a tela da morte do novo sistema seria preta e minimalista. Minimalista ela continua, mas ela resolveu continuar azul, mas num tom mais claro e com uma carinha triste e a frase “Your PC ran into a problem that it couldn’t handle, and now it needs to restart”, seguido do erro.

Windows Store: ainda não disponível

Microsoft Store ainda não está disponível no Windows 8 Developer Preview
Microsoft Store ainda não está disponível no Windows 8 Developer Preview

A Microsoft já planejava abrir uma loja de aplicativos para o Windows. Vazamentos recentes mostraram a intenção da empresa em criar um lugar dedicado a apps para o sistema. Se você tentar abrir a Windows Store no Windows 8 Developer Preview, se deparará com uma mensagem nada animadora dizendo que ela ainda não está disponível no sistema. É até aceitável, visto que não existe nem aplicativos adaptados para o sistema. Enquanto isso, tudo o que teremos da Store será essa tela.

Novos jogos

Quiz sobre bandeiras de países.
Quiz sobre bandeiras de países.

O Windows 8 vem com novos jogos, para quem já cansou de jogar Paciência Spider e Campo Minado. Se você se encaixa nesse grupo, provavelmente vai gostar dos novos joguinhos, que foram criados por grupos de estagiários da Microsoft. Tem xadrez, quiz sobre bandeiras de países (veja imagem ao lado) e até um aplicativo que te ensina a ser o terror da escola criar avioeszinhos de papel! Devo dizer que ficaram muito legais, e merecem uma atenção maior.

Desempenho

A estabilidade variou ao longo do uso. Alguns aplicativos, apesar de abrirem instantaneamente, travaram. Em um momento vimos a interface inteira desaparecer por alguns minutos, deixando em seu lugar apenas uma tela verde e a setinha do mouse. Um reinício forçado foi necessário, mas isso é perdoável para uma versão tão crua do Windows.

Versão para processadores ARM

O novo sistema da Microsoft terá suporte aos processadores ARM, que dão vida aos smartphones. Ou seja, o sistema pode ser executado em tablets e ainda rodar aplicativos do Windows Phone 7.

O Windows 8 promete ser um sistema operacional inovador, diferente e longe do normal com todos seus novos recursos, programas e ajustes novos. A Microsoft está de parabéns por arriscar uma mudança radical no sistema mais usado do mundo.

Tags: Microsoft, Software, Windows 8

Você também vai gostar

Leia também!