Análises

FastStone Image Viewer: um canivete suíço para visualizações de imagens

O Windows traz, por padrão, alguns programas instalados que permitem a realização de algumas tarefas básicas. Windows Media Player para execução de vídeo e música, WordPad para edição básica de texto, Paint como editor de imagens, além de outros softwares que a maioria dos usuários substitui por outros. Um deles é o Visualizador de Imagens, que como o nome deixa claro, serve para ver imagens. E só. Não tem nenhum recurso extra para agradar o usuário.

Caso você tenha muitas imagens/fotos em seu computador, ou mesmo queira um aplicativo com mais recursos para lidar com estes arquivos, a internet está cheia de alternativas bem competentes. E uma delas se chama FastStone Image Viewer. É um programa leve e que traz um leque bem extenso de opções, tais como editar a imagem, redimensionar, ajustar as cores, converter o formato e muitas outras. Podemos dizer que ele é um verdadeiro canivete suíço quando se trata de imagens. E é justamente sobre ele que discorrerei um pouco hoje.

Baixando e Instalando

O FastStone Image Viewer está atualmente na sua versão estável 4.6 e pode ser baixado gratuitamente do site da desenvolvedora. O executável é bem pequeno, de apenas 5,1 MB e o seu processo de instalação é o já típico Next/Next/Finish, conhecido por todos nós. Ele não apresenta nenhuma pegadinha e nem instala nenhuma maldita toolbar no seu navegador ou crapware no seu HD. Já começou bem daí. :)

Interface inicial

Ao se iniciar pela primeira vez o FastStone, ele faz uma análise do seu disco rígido e compila todas as imagens disponíveis nele. Todas! Ouviu? A tela inicial é um pouco estranha à primeira vista. Acima ficam as já tradicionais barras de menu e ferramenta, e por ela já podemos ter uma noção de como o programa é cheio de funções.

FastStone Image Viewer - Tela inicial
Tela inicial do FastStone Image Viewer

Na coluna do lado direito, no quadro de cima, fica a relação de nossas pastas, em formato de árvore, tal qual o Windows Explorer. Abaixo dele, uma parte de pré-visualização das imagens, e finalmente, na coluna da esquerda, as pastas por onde podemos navegar em busca das imagens.

Visualizando e editando imagens

Após navegar por suas pastas e selecionar uma que contenha imagens, as miniaturas aparecem no lado direito da janela, trazendo informações como nome, resolução e tipo da imagem. Na área destinada à pré-visualização dos arquivos, podemos ver a imagem um pouco maior. Caso você queira visualizá-la com mais detalhes, basta dar um clique duplo ou enter, que o programa entra em modo Full Screen.

FastStone Image Viewer - Visualizando as imagens
Visualizando as imagens

No modo Tela Cheia é que o FastStone reserva as maiores surpresas. Colocando o mouse para a direita, surge uma caixa com informações e atributos da imagem, tais como localização, tamanho, resolução, data da última modificação, etc. Arrastando o mouse para o canto esquerdo, uma janela similar, mas agora com opções de edição, surge. Podemos redimensionar, cortar, remover olhos vermelhos, clonar partes da imagem, enfim… uma série de opções para edição básica que vai agradar até aos usuários mais exigentes.

Se você colocar o mouse na parte debaixo da tela, no entanto, uma nova barra aparece, com as mesmas opções de edição. A diferença é que desta vez temos algumas opções para salvar, exportar, etc. Por fim, movendo o mouse para a parte superior, uma bonita barra com as demais imagens aparece, permitindo assim navegar por elas.

Galeria

Dê uma olhada nestas screenshots e tenha uma noção de como funciona o FastStone Image Viewer:

Considerações finais

O FastStone Image Viewer se mostrou um aplicativo bem versátil para visualização e edição básica de imagens. Ele conta com inúmeras opções, todas elas acessíveis em praticamente qualquer tela do programa, que aposentará não só o visualizador de imagens padrão do Windows, como outros softwares que realizam tarefas similares. Outro fator que joga a favor deste software, é que ele suporta uma infinidade de extensões de arquivo. .BMP, .JPEG, .GIF, .PNG, .TIFF, .WMF, .ICO e até arquivos gerados pelo Photoshop, com extensões .PSD são suportados por ele.

O lado negativo, na minha opinião, fica por conta da interface e organização dos ícones. Até certo ponto, o FastStone é feio, devido ao desenho dos seus ícones e ao seu esquema de cores. A organização das inúmeras opções também é meio bagunçada e até redundante, com as mesmas ferramentas sendo encontradas numa mesma janela. Mas isso com certeza não tira o brilho e eficiência do programa.

Eu não citei nem metade das coisas que ele é capaz de realizar, portanto, se um dia você precisar fazer alguma coisa mais específica em uma foto, pode recorrer ao FastStone Image Viewer, fuçar um pouco que com certeza ele lhe oferecerá essa possibilidade, sem você precisar apelar para programas mais pesados, como Photoshop ou até mesmo o GIMP. Portanto, ele é um aplicativo para se ter sempre à mão.

Tags: Downloads, Software

Você também vai gostar

Leia também!