Review: Windows 8 Consumer Preview

92 Comentários

Lançado esta semana, o Windows 8 Consumer Preview agradou e desagradou vários nichos de usuários por aí. Alguns não gostaram  da radical “reimaginação” do sistema e outros a aprovaram 100%. Para alguns, ele rodou lisinho e estável, para outros, congelamentos súbitos e desgosto. Veja o que nós achamos do novo sistema da Microsoft.

Interface Metro: amada e odiada

A interface Metro foi a mudança mais radical do Windows 7 para o Windows 8. Tudo ficou mais parecido com um smartphone com Windows Phone. Uma tela de bloqueio que permite acesso por senha, código de segurança e até por gestos feitos em uma imagem. Isso tudo pode ser mostrado ao empurrar a tela de bloqueio para cima com o dedo ou com o mouse. Ao fazer isso e desbloquear a tela, o Windows exibirá a famigerada Start Screen, que ganhou muitas mudanças desde o Developer Preview. No Consumer Preview, um novo recurso chamado de Semantic Zoom faz o trabalho de mostrar todos os apps da Start Screen na tela.

Start Screen do Windows 8 Consumer Preview.

Start Screen do Windows 8 Consumer Preview.

O menu Iniciar, no Windows 8, foi completamente extinto do modo desktop. No Developer Preview, o menu Iniciar ainda poderia ser recuperado por meio de uma gambiarra no registro do sistema. Agora, nem um acesso ao menu há mais, a barra de tarefas do sistema está mais vazia, o Windows perdeu algo clássico em nome da evolução. Tudo está disponível na Charm Bar e nos cantos de tela do sistema. Passando o mouse no canto inferior esquerdo da tela ou nos cantos da direita, o botão para acesso à Start Screen e o menu Charm aparece, e, se estiver na Start Screen, um atalho para o app aberto antes da ida para a Start Screen aparece. Passando o mouse no canto e depois deslizando o ponteiro para cima (sem clicar), os últimos apps abertos aparecem. Clicando com o botão direito no canto inferior esquerdo, no botão Start, um menu de contexto é aberto com diversas opções, como o Task Manager, Command Prompt e itens do Painel de Controle em geral.

Menu de contexto que aparece ao clicar no cantinho esquerdo do Windows 8.

Menu de contexto que aparece ao clicar no cantinho esquerdo do Windows 8.

Algo que eu achei bacana no Windows 8 é a possibilidade de rodar um app Metro ao lado do desktop clássico ou ao lado de outro aplicativo Metro. O sistema permite que você ajuste a largura do app que ficará como uma barra lateral ao lado de todas as outras coisas.

App Weather à esquerda rodando simultaneamente com o IE 10 no desktop.

App Weather à esquerda rodando simultaneamente com o IE 10 no desktop.

Integração é tudo!

O acesso à sua conta agora é feito usando sua Windows Live ID (futura Microsoft Account), integrando o sistema operacional, suas configurações e coisas do tipo com a nuvem. Durante a instalação, o sistema pede o e-mail atrelado à Live ID e recupera informações. Após isso, ele pede a senha e começa a configurar a sua conta no sistema operacional. Vale notar que ele recuperou algumas informações da minha instalação do Windows 8 Developer Preview, como os sites mais acessados do Internet Explorer 10. Ah, não tente removê-lo da Start Screen. :P

Sincronização do Windows 8 com a Live ID, futura Microsoft Account.

Sincronização do Windows 8 com a Live ID, futura Microsoft Account.

Segurança é ter três opções de login

No Windows 8 há nada mais, nada menos que três opções de login no sistema: senha comum, PIN e senha de imagem. A senha comum é aquela que os computadores em geral usam, fornecida pelo usuário durante a instalação do sistema. As novidades aqui são o PIN e a senha de imagem. O PIN consiste em digitar uma simples senha numérica de 4 dígitos. Como diz a Microsoft, é uma forma rápida e conveniente de login no sistema. É bem interessante quando se quer uma segurança básica para impedir que algum curioso entre na sua conta sem autorização.

Senha de imagem no Windows 8.

Senha de imagem no Windows 8.

Já a senha de imagem consiste em gestos desenhados em uma imagem escolhida pelo usuário que dão acesso ao sistema. Qualquer imagem pode ser usada. Escolha uma imagem qualquer, use pontos característicos dela e desenhe três traços que darão acesso ao sistema. É possível fazer retas, círculos, cliques, etc. Feito isso, repita os desenhos e tente não esquecer deles. É um item de segurança bem criativo, devo dizer.

A Windows Store

Com o lançamento do Windows 8 Consumer Preview, a Windows Store deu as caras pra nós. A nova loja no maior estilo Central de Programas do Ubuntu e/ou Mac App Store chegou para reunir os bons programas do Windows em um só lugar. Ela já está completamente acessível a partir da Start Screen.

Windows Store, por enquanto com tudo de graça.

Windows Store, por enquanto com tudo de graça.

Não sei por que, mas aqui alguns itens na Store apareceram em idioma alemão pra mim e pra alguns outros usuários do sistema, mesmo com este em inglês. Felizmente, há como relevar isso por enquanto, mas corrija isso, dona Microsoft. Entre os vários apps da Microsoft, acho que merecem destaque o Evernote, o WordPress.com, Photobucket… Mal foi lançada a lojinha do Windows 8 já tem boas opções. Se bem que já estavam encorajando desenvolvedores há tempos, né? Parece que deu certo.

Mais e mais edições

Parece que a Microsoft quer segmentar ainda mais as versões do Windows. Notícias recentes mostram que o sistema operacional provavelmente será distribuído em oito edições diferentes.

Versões do Windows 8, no registro do sistema.

Versões do Windows 8, no registro do sistema.

São elas:

- Windows Enterprise Edition;
- Windows Home Basic Edition;
- Windows Home Premium Edition;
- Windows ARM Edition;
- Windows Professional Edition;
- Windows Professional Plus Edition;
- Windows Starter Edition;
- Windows Ultimate Edition.

Em vez de diminuir, vão é aumentar o número de versões. Dona Microsoft não tá aprendendo…

Screenshots com mais facilidade

Screenshots: pressionou o atalho, o sistema faz a imagem e manda pra biblioteca de imagens.

Screenshots: pressionou o atalho, o sistema faz a imagem e manda pra biblioteca de imagens.

Até então era um mistério saber como as screenshots funcionariam no Windows 8, já que ele também será adaptado para tablets e eles não têm a tecla Print Screen no teclado. No Windows 7 ainda há todo aquele trabalho de pressionar a tal tecla, abrir um editor de imagem e salvá-la. Ou usar a Snipping Tool (Ferramenta de Captura). Mas no novo Windows isso não será necessário. Com a combinação de teclas WinKey + Print Screen, a imagem será capturada e salva automaticamente na biblioteca de imagens, no maior estilo Mac OS X, só que com mais facilidade, afinal, são menos teclas e malabarismos em relação ao sistema da Apple. Para o caso de imagens mais específicas, como a de uma janela, a Snipping Tool ainda está presente e funcional na lista de apps.

Leitor de PDFs agora é real

Arquivo PDF aberto no Windows Reader.

Arquivo PDF aberto no Windows Reader.

Um problema do Windows até agora é o fato de que é necessário um programa de terceiros para ler PDFs, mas o Windows 8 finalmente mudará esse fato. O novo sistema virá com um app Metro chamado Windows Reader, que abre arquivos PDFs nativamente (e em tela inteira, graças à interface Metro). Com isso, não precisaremos mais instalar um Adobe Reader da vida.

Windows Explorer agora tem Ribbon e mais detalhes em operações de arquivos

Lixeira com Ribbon no Windows 8.

Lixeira com Ribbon no Windows 8.

Mais parecido com as versões mais recentes do Office, o Windows Explorer ganhou a interface Ribbon (Faixa de Opções), que dá um acesso fácil a várias opções que, porventura, entrariam num menu de contexto. A Ribbon adaptará menus e opções para determinados tipos de arquivos ou pastas, dando opções relacionadas a eles, facilitando o manuseio deles. Experimente inserir um disco removível, clicar nele e observar a Ribbon. Você verá atalhos para abrir, formatar, ejetar, etc..

Processo de cópia de arquivo no Windows 8: mais detalhado.

Processo de cópia de arquivo no Windows 8: mais detalhado.

Além disso, ao fazer operações com arquivos entre locais, uma janela com mais detalhes aparecerá na tela, substituindo aquela simples barrinha de progresso de arquivo. Informações como velocidade de cópia e um gráfico com a oscilação dela acompanham o processo. Quando duas ou mais operações são feitas ao mesmo tempo, elas são reunidas em uma janela só. É uma bela melhorada, na minha humilde opinião.

Internet Explorer 10: indeciso

Internet Explorer 10 versão Metro.

Internet Explorer 10 versão Metro.

O título pode confundir, mas isso meio que define o atual rumo do Internet Explorer 10 no Windows 8, separado em um app Metro e um pro desktop clássico. Um suporta plugins e o outro não. Diz a Microsoft que é por motivos de segurança e que o HTML5 já é bom o suficiente para a necessidade de plugins na interface Metro. Para os que — assim como eu –, não concordam com isso, ainda há a opção de usar o navegador da Microsoft no desktop. E mais, instalar outros navegadores ainda não vai causar uma explosão no sistema. Pode congelar, mas não vai explodir.

Instabilidades e coisas que toda versão de testes tem

É uma versão de testes, logo, ela tem seus problemas. E acredite, cada computador pode ter problemas bizarros e que talvez não cheguem nem perto do computador que está do lado do seu neste exato momento (?). Aqui, eu sofri com um festival de congelamentos inesperados do sistema que forçavam o pobre usuário a pressionar o botão Reset do gabinete, telas brancas e pretas aleatórias que tapavam o conteúdo na tela, Windows Explorer fechando e dando pane no sistema, entre outros.

Problemas e pioras

O Windows 8 é a reimaginação do Windows em si. É tudo novo, diferente, e demanda um tempo a mais para se acostumar. Mas isso talvez seja uma tarefa árdua para quem vem de versões mais antigas do sistema operacional. Um dos problemas da Metro UI em desktops é a alta exigência do botão direito do mouse. Usuários mais novatos ficarão perdidos com a infinidade que o botão direito proporciona no Windows 8. Algumas opções triviais de apps do sistema só podem ser vistas clicando com o botão direito. Isso, ao meu ver, derruba a produtividade terrivelmente.

Desligar nas Configurações do Windows 8? Não parece ser muito intuitivo.

Desligar nas Configurações do Windows 8? Não parece ser muito intuitivo.

Desde versões de décadas atrás, para desligar o computador era só entrar no menu Iniciar e clicar em Desligar. No Windows 8, infelizmente, o buraco é mais fundo: O acesso aos recursos de desligamento, reinício e coisas do tipo estão acessíveis apenas através do menu Charm > Settings, não importa o app em execução. Isso soa positivamente como uma centralização de tudo, mas não é muito cômodo aos usuários. O menu do usuário, localizado lá no canto direito da tela, permite trocar a imagem do usuário, desconectá-lo e travar o computador. Por que não colocar uma opção de desligar/reiniciar ali?

Outro problema: as configurações dos apps foram escondidas dentro do menu Charm, acessível pelas pontas do lado direito da tela. O problema aí é o fato de que não há algo que informe “Ei, cara, é ali que estão acessíveis as configurações do teu aplicativo!”; ok, ok, apenas um “Configurações do app” seria de bom tamanho. Mas só é exibido um botão “Configurações”, algo que, dentro do menu Charm, implicaria para a abertura do Control Panel (Painel de Controle).

Conclusão

O Windows 8 trouxe um pouco dos tablets para os desktops. Eu, particularmente, achei deveras exagerado usar um app Metro na minha tela de 19″, com resolução de 1440×900, mas não deixou de ser uma sensação boa. A essência passada é de que a produtividade aumenta quando apenas uma janela está em foco e ocupando todo o espaço disponível, impedindo que o usuário perca o foco da tarefa olhando para outro aplicativo na área de trabalho. Eu recomendo que você faça o download e experimente o que há de mais novo no mundo das janelas; mas não se esqueça de verificar se seu computador roda o sistema tranquilamente! Ele pode ter seus problemas, mas acho que vale a pena encarar. :D

sobre o autor
"18 anos, morador da grandiosa capital São Paulo, é estudante de Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela Fatec e, apesar de ter adquirido um MacBook Pro para explorar o mundo da maçã, também curte o Windows, assim como escrever sobre o sistema em si, a Microsoft em geral. Escreve também sobre uma coisa ou outra do cotidiano no seu blog pessoal."
  • fernando marques martini

    bacana a materia, realmente muito util e esclarecedor, partocularmente a minha opiniao é que o windows 8 parece ser um Windows 7 com Kernel mais limpo, visto que no meu micro modesto Core2Duo 2 GB de memoria Ram HD Sata de 120GB de 5400RPM em DualBootcom Windows 7 rodou sossegado, instalaçao Ok em 25 min, hardware identificado 100% operando, todos os programas comuns especialmente o FLASH que nao vem instalado por padrao, rodou, google chrome, msn versao 2011, vlc, office 2010 versao mais simples e gratuita a start, ainda baixei 7 atualizacoes que pede o sistema ao concluir um download de 20MB, e sim, a porotecao de seguranca tb foi instalsda e funcionou no caso uso o Avast 7 final, instalou normal.
    De bacana e diferencial alem do Metro, reparei que o “8″ ja tem leitos de PDF, e programa proprio para montar “Iso” bem como emulador de virtualizacaso, ou seja 3 programas ja embutidos que nao precisam instalar. ate aki de boa, na proxima escrevo mais sobre oque reparei

    Usando Google Chrome 19.0.1055.1 Google Chrome 19.0.1055.1 em Windows 7 Windows 7
  • Tiago Cesar

    Não gostei, to usando e pronto para voltar pro Windows 7. O app do Skydrive é legal mas faltou mais integração. O Reader de pdf é legal. A Interface metro é legal, Mas esse negócio de ficar trocando de interface toda vez que abre um aplicativo que não é compatível com o Metro enche o saco.
    No final temos 2 IE’s (um metro sem plugins e o convencional) 2 Interfaces do usuário, 2 Painéis de controle (um metro e o outro convencional), 2 “media players” e muitos muuuuuitos cliques a mais para fazer tarefas simples.

    Usando Google Chrome 17.0.963.56 Google Chrome 17.0.963.56 em Windows 8 Windows 8
  • Jessica

    Cadê o botão iniciar!? A MS misturou as bolas….deveria fazer um sistema para dispositivos portateis (aliás, ela já tem um) e outro para desktop. Ah! mas pra que ela vai se preocupar com isso..né mesmo.. Fracassando ou não…ela é gorda de dinheiro.

    Usando Google Chrome 17.0.963.56 Google Chrome 17.0.963.56 em Windows XP Windows XP
  • http://www.twitter.com/tadeutm TedTM

    Estou testando ele, ainda não tenho uma opinião completa mas acho que a Microsoft foi juntar a interface metro com o desktop e deixou o sistema um pouco complicado pra quem já era acostumado com o windows, também tem um lado prático que é a facilidade para os tablets, mas ainda sim acho que tirou a característica do sistema.

    Usando Google Chrome 17.0.963.56 Google Chrome 17.0.963.56 em Windows 8 Windows 8
  • Eden

    •Pra quem tem monitor grande, esses apps metro em tela cheia são um desperdício, ainda que se utilize aquela divisão. Claro que o SO visa tablets, mas uma versão adaptada para desk não seria má ideia.
    •O Messaging não mostra lista de contatos.
    •Procurar um programa está um pouco trabalhoso. (Deveria ter algo como “Mais utilizados” ou “Programas recentes”)

    Quem tá usando, mande feedback dos problemas e chatiações. :D

    Usando Firefox 10.0.2 Firefox 10.0.2 em Windows 8 x64 Edition Windows 8 x64 Edition
    • Jackson

      Ou seja, o sistema foi pensado/elaborado para dispositivos portateis…Viva Windows 7.

      Usando Google Chrome 17.0.963.56 Google Chrome 17.0.963.56 em Windows XP Windows XP
  • Alan

    Já me acostumei com o W8, sem dificuldades.
    Se ele não apresentar sérios problemas, não volto mais para o W7.
    Obs: Aqui não tive nenhuma instabilidade até o momento, tudo está perfeito como no W7.

    O problema do idioma alemão eu também tive aqui.

    Vá até
    Control Panel > Clock, Language, and Region > Language.
    Certifique-se de que ali está contido o idioma English (United States).
    Pode até ter o idioma Português (para a correção ortografica), mas não pode faltar o Inglês pois ele é responsável pelo “Windows display language” caso ela não esteja, algumas telas ficam com o idioma alemão.

    Para desligar o sistema, minha opção padrão agora é: CTRL + ALT + DEL.

    Já não consigo ficar sem o Hyper-V e File History
    http://www.baboo.com.br/conteudo/modelos/Hyper-V-no-Windows-8-Consumer-Preview_a44321_z327.aspx
    http://www.baboo.com.br/conteudo/modelos/File-History-no-Windows-8-Consumer-Preview_a44314_z0.aspx

    Estou usando intensamente os dois.

    Usando Internet Explorer 10.0 Internet Explorer 10.0 em Windows 8 x64 Edition Windows 8 x64 Edition
  • http://www.guiadopc.com.br/ Helito Bijora

    Como diria o Caio no Twitter, 1 apelo: Microsoft, desiste desse Windows enquanto dá tempo. :P

    Usando Google Chrome 17.0.963.56 Google Chrome 17.0.963.56 em Windows 7 x64 Edition Windows 7 x64 Edition
  • http://www.cobalto.net Cobalto

    Pra chamar o menu onde fica o botão desligar, reiniciar, gerenciador de conexões, volumes entre outro, basta:

    Windows Key + i

    Usando Firefox 10.0.1 Firefox 10.0.1 em Windows XP Windows XP
    • Claudemir Silva

      Boa dica, mas eu também estava usando o CTRL + ALT + DEL, como tenho lido em vários blogs.

      Usando Internet Explorer 10.0 Internet Explorer 10.0 em Windows 8 x64 Edition Windows 8 x64 Edition
      • http://www.guiadopc.com.br/ Helito Bijora

        Outra forma: WinKey + D (2x se tiver alguma janela aberta) e Alt + F4. Pronto.

        Usando Google Chrome 17.0.963.56 Google Chrome 17.0.963.56 em Windows 7 x64 Edition Windows 7 x64 Edition
    • Maurício

      Só por o mouse no lado direito da tela e ir em settings, não sei a dificuldade que as pessoas tem em achar o botão de desligar.

      Usando Google Chrome 18.0.1025.45 Google Chrome 18.0.1025.45 em Windows 8 x64 Edition Windows 8 x64 Edition
  • Claudemir Silva

    Nossa, as opiniões se dividem mesmo…
    Estou no grupo de quem está gostando, e muito.
    É uma mudança de paradigma, é uma aposta alta feita pela Microsoft, mas necessária para garantir uma hegemonia futura do seu sistema em qualquer device.
    Como toda aposta alta, o premio é altíssimo.
    Se perder, acho que não perde tanto pois todo mundo já se acostumou com uma versão boa e outra ruim do Windows, e as pessoas ainda estão pensando em ir para o W7 (ainda), que é um excelente SO.
    Então a MS tem muita gordura para queimar.
    Mas desta vez duvido que esse Windows seja um fracasso.
    Se a Microsoft acertar essa aposta e conquistar o gosto das pessoas e simpatia pelo sistema, vai conseguir facilmente popularizar todos os seus produtos.
    Dentre eles, Tablets, Smartphones, Xbox e outros que virão.
    Vai complicar para a concorrência se o público aprender a gostar do Metro.
    Apps muito melhores e muitas melhorias ainda virão.
    Estou duvidando que não dará certo.
    Uma coisa que mudou e ficou melhor do que o desktop clássico, foi o cliente RDP, no Developer Preview não estava pronto e estava horrível, confesso que fique assustado.
    Uso demais isso, e agora é só Metro, e ficou muito mais produtivo, demais mesmo.
    Gerencio vários servidores com extrema facilidade, sem dizer que o desempenho do cliente RDP está até melhor do que o do W7.
    Tem também as melhorias de Kernel em relação ao W7.
    Go Microsoft, Go!!!

    KKKK, acho que já estou virando um evangelista do W8.

    Sempre tem os haters que dizem que não se ganha nada para defender uma empresa.

    Acho que ganhamos sim, já que ela está pondo no mercado o melhor, pelo menos para quem precisa, como eu.

    Usando Internet Explorer 10.0 Internet Explorer 10.0 em Windows 8 x64 Edition Windows 8 x64 Edition
    • Maurício

      Minha aposta é, Windows 8 não será um vista, mais também não será o sucessor do Windows 7. Simples assim.

      Usando Google Chrome 18.0.1025.45 Google Chrome 18.0.1025.45 em Windows 8 x64 Edition Windows 8 x64 Edition
  • Leandro de souza

    Alguem sabe se a store funciona no windows 8 developer preview. É que senti falta do socialite

    Usando Firefox 10.0.2 Firefox 10.0.2 em Windows 8 Windows 8
  • http://www.twitter.com/shewasmariana Mariana

    Só paro de usar o xp quando já tiver zerado todos os jogos disponíveis pra ele. Pelo menos pro desktop. No netbook e tals eu não ligo de usar o 7, mas os botões do 8 parecem assustadoramente grandes D: que medo

    Usando Google Chrome 17.0.963.56 Google Chrome 17.0.963.56 em Windows 7 Windows 7
    • http://twitter.com/kadugaspar_ Kadu Gaspar

      Sinceramente, hoje em dia NADA me faz preso ao Windows XP. Não tem nada que eu sinta falta nele agora que estou usando Windows 7 :)

      Usando Google Chrome 17.0.963.56 Google Chrome 17.0.963.56 em Windows 7 Windows 7
  • http://www.flaviosapatos.com.br Flavio Sapatos

    Vou usar em 2112 !

    Usando Firefox 10.0.2 Firefox 10.0.2 em Windows 7 x64 Edition Windows 7 x64 Edition
  • Fagner

    Pow galera. Eu não consigo acessar a internet pois o Windows 8 CP não reconheceu os drivers do meu modem ZTE. Possuo Vivo Internet 3G. E preciso ativar o Windows. Preciso de ajuda.

    Usando Google Chrome 17.0.963.56 Google Chrome 17.0.963.56 em Windows 7 Windows 7
  • Jonathan

    Hummm cara….Como que vc tem coragem de ser cobaia da Microsoft, instalando uma versão de Windows quem nem foi finalizada…Recomendo instalar numa máquina virtual, é mais seguro.

    Usando Google Chrome 17.0.963.56 Google Chrome 17.0.963.56 em Windows XP Windows XP
    • Luiz Flavio

      Por ser Beta até que está funcionando muito bem.
      Até melhor do que o Fedora Final que tenho em paralelo aqui.

      Usando Google Chrome 17.0.963.56 Google Chrome 17.0.963.56 em Windows 8 x64 Edition Windows 8 x64 Edition
    • Luiz Flavio

      A MS melhorou muito o processo de desenvolvimento dos seus produtos.

      Não que seja algo recomendado para ambientes de produção, mas usei o W7 desde os alphas vazados na internet e não vi grandes problemas em nenhum.

      Usando Google Chrome 17.0.963.56 Google Chrome 17.0.963.56 em Windows 8 x64 Edition Windows 8 x64 Edition
    • Maurício

      Como já foi dito o sistema esta bem estável, apesar de ser um beta, a questão é algumas funcionalidade que não estão refinadas para desktop o suficiente como o controle entre os apps.

      Usando Google Chrome 17.0.963.56 Google Chrome 17.0.963.56 em Windows 8 x64 Edition Windows 8 x64 Edition
  • JuaaO

    Tem muitas coisas que a Microsoft não mexe desde o Vista, porque será? [Time que está ganhando não se mexe?]

    Usando Google Chrome 19.0.1055.1 Google Chrome 19.0.1055.1 em Windows 8 x64 Edition Windows 8 x64 Edition
    • Luiz Flavio

      No que ela mexeu já deu o que falar…
      Por incrível que pareça as pessoas não gostam de mudanças.

      Usando Google Chrome 17.0.963.56 Google Chrome 17.0.963.56 em Windows 8 x64 Edition Windows 8 x64 Edition
    • Maurício

      Uma coisa que a Microsoft nunca mexeu, pare o mouse em cima do botão maximizar ou fechar, a janelinha que aparece com o nome, é desde os primórdios do win 95 :P detalhes mais que sempre estiveram ali.

      Usando Google Chrome 17.0.963.56 Google Chrome 17.0.963.56 em Windows 8 x64 Edition Windows 8 x64 Edition
  • Ramires

    Instalei, to usando e satisfeito.

    Concordo com alguns sobre o botão iniciar e o menu de programas, mas rapidamente me acostumei a apertar a tecla Windows e escrever o nome do programa que procuro.

    o gerenciamento de memoria, a velocidade de execução dos programas, e todos os demais benefícios são muiiiiiiiiiiiiiiito mais fortes do que a falta do botão Iniciar.

    Windows 8 Wins !

    Windows 7, Game over. Foi bom enquanto durou, e foi muito bom mesmo.

    Usando Internet Explorer 10.0 Internet Explorer 10.0 em Windows 8 x64 Edition Windows 8 x64 Edition
  • http://twitter.com/kadugaspar_ Kadu Gaspar

    O grande problema dessa versão dar errado é que ela dá inicio a uma nova era do Windows, e se este início der errado, toda esta era vai dar errada ou terá que ser revista.

    Ou seja, a partir daqui temos duas possibilidades se o Windows Metro não decolar: (1) a Microsoft ficar empurrando o metro versão após versão e a galera insistir e ficar no Windows 7, ou (2) a Microsoft vir na cara de pau anunciar que o Menu Iniciar está de volta no Windows 9 e que não precisa mais de pânico.

    Isto, claro, se o Windows 8 não for um sucesso.

    Este Windows não é “só” mais um Windows Vista, que se tornou mais pesado, com mais perfumarias e novos recuros mas basicamente era o Windows de sempre, com tudo nos mesmos lugares.

    Este Windows 8 é um Windows completamente novo! É como se fosse o Windows 1.0 da nova geração do sistema.

    Viajei.

    Usando Google Chrome 17.0.963.56 Google Chrome 17.0.963.56 em Windows 7 Windows 7
    • Maurício

      verdade , concordo contigo, o Windows 8 vem adotando um novo caminho, ainda tem que ser polido, mais para um beta ja sinto que as funcionalidades estão melhorando, e o sistema em sí é bem leve.

      Usando Google Chrome 18.0.1025.45 Google Chrome 18.0.1025.45 em Windows 7 x64 Edition Windows 7 x64 Edition
      • JuaaO

        E poem leve nisso, aqui ele reinicia 3x mas rápido até do que o Windows 7.

        Usando Google Chrome 19.0.1055.1 Google Chrome 19.0.1055.1 em Windows 8 x64 Edition Windows 8 x64 Edition
        • Maurício

          Essa nova forma do sistema iniciar é muito boa, reduz o tempo de reinicio incontavelmente, a forma também como os apps em segundo plano são tratados é excelente, não a o menor consumo de memoria. Agora quanto ao fechamento dos apps espero que seja melhorado, ter que usar o botão direito na barra que aparece do lado esquerdo é um pouco Tablet, neste ponto a versão para desktop tem que ter uma melhor otimizada a meu ver. Mais tou começando a dar otimos pontos positivos para o sistema.

          Usando Google Chrome 17.0.963.56 Google Chrome 17.0.963.56 em Windows 8 x64 Edition Windows 8 x64 Edition
    • Luiz Flavio

      O pessoal está fazendo tempestade em copo d’água.
      Nossa, tudo por causa do menu iniciar…
      O menu iniciar existe, só que diferente.
      O desktop clássico ainda existe e praticamente não mudou.
      As melhorias de core que ele teve, são muito maiores do que a mudança do iniciar.

      Usando Google Chrome 17.0.963.56 Google Chrome 17.0.963.56 em Windows 8 x64 Edition Windows 8 x64 Edition
      • http://twitter.com/kadugaspar_ Kadu Gaspar

        Não é só o Menu Iniciar. O Windows 8 está quebrando vários conceitos que o sistema carrega há anos. Só pra citar dois: aplicativos em tela cheia e a extinção do Menu de Contexto (claro, tudo isto fora do desktop clássico).

        A ideia de ter aplicativos rodando ao lado do desktop, e não dentro dele, é completamente revolucionária dentro do Windows. Até aqui, o desktop era a base de tudo e tudo acontecia dentro dele. Agora não é mais assim.

        São diversas mudanças que, pra mim, abrem espaço para uma nova era do Windows sim. Torço para que dê certo!

        Usando Google Chrome 17.0.963.56 Google Chrome 17.0.963.56 em Windows 7 Windows 7
        • Luiz Flavio

          Realmente, o desktop virou só um aplicativo dentro do Windows 8, segundo a própria Microsoft.

          Usando Google Chrome 17.0.963.56 Google Chrome 17.0.963.56 em Windows 8 x64 Edition Windows 8 x64 Edition
      • Elton

        Concordo ! Não vi mudanças gigantes pra fazer essa tempestade toda. A versão desktop ta aí pra isso, pra quem não consegue lidar bem com grandes mudanças.

        Usando Google Chrome 17.0.963.78 Google Chrome 17.0.963.78 em Windows 7 Windows 7
    • Elton

      Não é tão diferente do Windows 7 assim. É apenas o W7 com uma mascara bonitinha e sem o menu iniciar.

      Usando Google Chrome 17.0.963.78 Google Chrome 17.0.963.78 em Windows 7 Windows 7
  • Maurício

    Para mim o Windows 8 teve boas melhorias principalmente funcionais, apesar de a interface metro ainda não me agradar a Start tela esta começando a ter boas funcionalidades, claro que para a versão desktop ainda tem que ser otimizada um pouco mais, a funções que ainda é meio chatas de se realizar como o fechar apps abertos.

    Usando Google Chrome 18.0.1025.45 Google Chrome 18.0.1025.45 em Windows 7 x64 Edition Windows 7 x64 Edition
    • Luiz Flavio

      Apps Metro podem ser fechados com facilidade, apontando o mouse no topo da tela, até aparecer a mãozinha com o dedo indicador, depois é só arrastar para baixo.

      Estou explorando o sistema ao máximo.

      Estou cada dia mais distante do W7.

      Usando Google Chrome 17.0.963.56 Google Chrome 17.0.963.56 em Windows 8 x64 Edition Windows 8 x64 Edition
      • Maurício

        Mais é isso mesmo que não achei tão simples assim, porque não o x no canto?

        Usando Google Chrome 17.0.963.56 Google Chrome 17.0.963.56 em Windows 8 x64 Edition Windows 8 x64 Edition
        • Luiz Flavio

          Ia ficar feio pra burro num tablet…
          Não achei difícil não, é até elegante.

          Usando Google Chrome 17.0.963.56 Google Chrome 17.0.963.56 em Windows 8 x64 Edition Windows 8 x64 Edition
        • http://twitter.com/kadugaspar_ Kadu Gaspar

          Achei a ideia de pegar o aplicativo e arrastar para baixo bem mais ienteressante que ter um ‘x’ do lado. É prático, para mim foi uma das boas ideias do Windows 8 até agora :D

          Usando Google Chrome 17.0.963.56 Google Chrome 17.0.963.56 em Windows 7 Windows 7
  • juliano

    eu não gostei desse windows 8
    para desktop não ficou legal
    seria muito melhor durante a instalação vc poder escolher se é uma instalação tablet ou desktop
    e se tipo vc escolhesse desktop então ele teria o iniciar e uma interface aero melhorada, tudo que tem o windows 8 só que melhor, menos consumo de memória e etc….seria muito melhor se fosse assim, algo parecido quando vc está instalando o linux e vc escolhe entre gnome e kde
    o windows 8 se tornou um meio a meio, nem uma coisa e nem outra !!

    Usando Google Chrome 19.0.1055.1 Google Chrome 19.0.1055.1 em Windows 7 x64 Edition Windows 7 x64 Edition
  • juliano

    correção: tudo que tem o windows 7, mas melhorado

    Usando Google Chrome 19.0.1055.1 Google Chrome 19.0.1055.1 em Windows 7 x64 Edition Windows 7 x64 Edition
  • Eden

    imaginem esses apps metro numa tela de 1920×1080, a emoção é muita. rs , Quando tiver finalizado vai ficar mto show.

    Usando Internet Explorer 10.0 Internet Explorer 10.0 em Windows 8 x64 Edition Windows 8 x64 Edition
    • Luiz Flavio

      Minha tela é Full HD, e ficam muito bons.
      Os apps ainda são simples, mas já são interessantes.
      Estou me divertindo com o Grantophone e Cut the Rope.
      O Metro tem futuro, apesar das críticas.

      Usando Google Chrome 17.0.963.56 Google Chrome 17.0.963.56 em Windows 8 x64 Edition Windows 8 x64 Edition
  • PR

    É deprimente o que a MS fez com o botao iniciar, agora ao inves de usar menos o mouse, tudo que se faz, é com o mouse, clica dali, clica de la, ate para achar a tal charm, e dificil, so aparece quando quer! ou melhor so se voce encosta no canto direito da tela. Instalei só para ver como ficou, no mais, eu ainda acho que VAI TER MUITA GENTE que vai ficar com o Windows 7 por muito tempo ainda, igual ao XP, quando lançou o VISTA teve uma resistencia das pessoas em usar,porque ele era pesado,incompativel com os drivers,quem comprava PC retrocedia, ao inves de usar uma coisa mais nova, usava-se uma mais velha! eu usei Vista por um bom tempo, não me incomodei de forma alguma. mas com o Windows 8
    Ahhh, SIM! esse vai dar trabalho!

    Usando Firefox 10.0.2 Firefox 10.0.2 em Windows 7 x64 Edition Windows 7 x64 Edition
    • Maurício

      Certamente muita gente não vai migrar principalmente as empresas e as pessoas que preferem mais a forma antiga de usar o windows. Agora para quem curte mudanças e gosta de brincar com o sistema e esta interessado não só na interface mais nas boas melhorias internas vale a pena a migração.

      Usando Google Chrome 17.0.963.56 Google Chrome 17.0.963.56 em Windows 8 x64 Edition Windows 8 x64 Edition
    • Márcio Henrique

      Meu amigo mas não tenha duvida!!! muita gente mesmo sem falar nos que vão desinstalar ou fazer downgrade para windows 7!! ( lembre-se que o W7 tb tem Directx 11, o que significa jogos por muitos e muitos anos!)

      Usando Firefox 3.6.13 Firefox 3.6.13 em Windows XP Windows XP
      • Maurício

        Tirando a interface, o Windows 8 trouxe melhorias como o boot, consumo de RAM qualidade na conexão (sim melhorou bastante a banda), um gerenciador de tarefas muito melhorado, controle de programas em segundo plano dentre outras coisas que deixaram o sistema mais agiu e intuitivo, meus pontos negativos, todos se resumem a Start, muitos cliques, interface tosca, achar programas agora esta mais difícil tudo fica muito escondido. E o painel de configurações dois o normal do desktop e o Metro, sendo que no metro é um básico com algumas funcionalidades escrotas. Esse windows 8 é o primórdio em uma nova era windows esperemos que o 9 venha mais maduro.

        Usando Google Chrome 18.0.1025.45 Google Chrome 18.0.1025.45 em Windows 8 x64 Edition Windows 8 x64 Edition
  • Luiz Flavio

    Estou usando o Hyper-V para máquinas virtuais, e digo que tem um desempenho muito melhor.
    Adeus Virtual Box e Vmware.

    Usando Google Chrome 17.0.963.56 Google Chrome 17.0.963.56 em Windows 8 x64 Edition Windows 8 x64 Edition
    • Jackson

      Será…

      Usando Google Chrome 17.0.963.56 Google Chrome 17.0.963.56 em Windows XP Windows XP
  • http://www.qualificato.com.br Marcelo

    Uso o Windowsa muito tempo, desde a versão 3.0, e não gostei desse Windows 8, na minha opinião piorou muito a usabilidade e aumentou muito o número de cliques do mouse. Acho que o tiro saiu pela culatra…

    Usando Android Webkit 4.0 Android Webkit 4.0 em Android 3.2 Android 3.2
  • Maurício

    Esses problemas de estabilidade não tive nenhum ate agora, quanto a isso o sistema esta rodando liso, a unica coisa que venho notando é alguns programas que não respondem como se devem, como o Firefox aqui a interface esta com a cor bugando. Quando eu pulo o plano de fundo umas pastas do sistemas são abertas e desaparecem (tipico de sistema e finalização).

    Usando Google Chrome 18.0.1025.45 Google Chrome 18.0.1025.45 em Windows 8 x64 Edition Windows 8 x64 Edition
  • Maurício

    Outra coisa que deve ser melhorada ate a versão final, fui instalar uns codecs aqui e advinha, a start encheu de aplicativos (os complementos dos codecs ganharam ícones kkkk) posso ate tirar da start mais la em all o eles todos la bagunçando usausa

    Usando Google Chrome 18.0.1025.45 Google Chrome 18.0.1025.45 em Windows 8 x64 Edition Windows 8 x64 Edition
  • Fagner

    Nossa ! Esse Windows 8 Consumer Preview, apesar de ser beta, está bem estável. E bem mais rápido que o Windows 7. O desligamento é quase instantâneo e o reinício idem. Creio que dessa vez a maldição será quebrada – um sistema operacional ruim e outro bom – dessa vez. Amém ! \o/

    Usando Google Chrome 17.0.963.56 Google Chrome 17.0.963.56 em Windows 7 Windows 7
  • Fagner

    Enquanto o Windows 7 ainda estava em desenvolvimento, Ballmer afirmou: “o Windows 7 é o Vista. Só que melhor !” Agora, podemos modificar um pouco essa afirmação: O Windows 8 é o 7. Só que melhor. Pode, Arnaldo ?

    Usando Google Chrome 17.0.963.56 Google Chrome 17.0.963.56 em Windows 7 Windows 7
    • Mauricio

      Em alguns quesitos Fagner inclusive nos internos eu diria que sim.

      Usando Firefox 11.0 Firefox 11.0 em Windows 7 x64 Edition Windows 7 x64 Edition
  • Fagner

    Perceberam que veio um antivírus nativo no Windows 8 Consumer Preview ? É chamado Windows Defender, mas na verdade é o Microsoft Security Essentials. Boa sacada, Microsoft.

    Usando Google Chrome 17.0.963.56 Google Chrome 17.0.963.56 em Windows 7 Windows 7
    • Will

      Verdade, tem muita gente achando que ele é só anti-spyware, igual o Defender do W7.
      Mas ele é substituto do MSE.
      É só observar as informações do sistema e verão que ele tem as mesmas definições do MSE.

      Usando Google Chrome 17.0.963.56 Google Chrome 17.0.963.56 em Windows 7 x64 Edition Windows 7 x64 Edition
  • Marcos

    Olha, podem dizer o que quiserem, mas esse Windows é, para dizer o mínimo, estranho. É uma SO só ou são dois? Até agora estou procurando resposta para isso. A Microsoft está agindo como esparta no século VII a.C… Enquanto todas as outras cidades gregas acabavam com a monarquia, Esparta inovava!!! Ao invés de um rei, passou a ter dois!!! E essa Interface Metro é o ó do borogodó. Os azulejos dão medo só de olhar para eles. Parecem estar mal assentados, temo que podem cair a qualquer momento, só de olhar para eles. Tudo muito cheio de segredos! Você tem que suar até aprender a lidar com tudo isso – e corre o risco de morrer sem aprender tudo!…Não…sinceramente não…Ainda prefiro o bom e velho ExPi!!! :)

    Usando Safari 5.2 Safari 5.2 em Mac OS X 10.7.3 Mac OS X 10.7.3
    • Mauricio

      Isso é um típico comentário de um usuário Mac, os donos da verdade e inovação, se vinhe-se a interface Metro da Apple e os blocos na tela inicial todos diriam que é uma maravilha, e que a Apple muda o conceito desktop, mais como veio da odiada Microsoft ae é outra historia né. As pessoas ainda não aceitam que mesmo com essa mudnça o sistema esta leve rápido e cheio de recursos legais.

      Usando Firefox 11.0 Firefox 11.0 em Windows 7 x64 Edition Windows 7 x64 Edition
  • Eden

    To passando apertos com o Windows Explorer, não dá pra reiniciar nem fechar o processo. rs Ptz

    Usando Firefox 10.0.2 Firefox 10.0.2 em Windows 8 x64 Edition Windows 8 x64 Edition
    • Mauricio

      Como não da? Da mesma forma, olhe se vc esta na aba certa de processos.

      Usando Firefox 11.0 Firefox 11.0 em Windows 7 x64 Edition Windows 7 x64 Edition
  • Marcos

    Nada a ver o que vc disse Mauricio…até porque eu disse que prefiro o XP, por exemplo ( Infelizmente não posso instalar no meu iMac que só roda a partir do Seven. Quanto a dizer que se fosse da Apple, também não é bem assim. Se a Apple tivesse desenvolvido algo assim eu não atualizaria.

    Usando Safari 5.2 Safari 5.2 em Mac OS X 10.7.3 Mac OS X 10.7.3
  • Lucas ^^

    Comecei a testar. De momento está melhor que o consumer preview, está mais trabalhado e os comandos do metro estão mais intuitivos, coisa que faltava CP. Isso de ficarem reclamando do fim do botão iniciar é birra de criança, tudo que tinha no iniciar tem no menu do metro, metro é como se fosse um iniciar em tela cheia, simples assim. Consumo de RAM está excelente, com o NIS instalado e usando o FF o windows 8 64 bits consome 700mb. o IE está bom, só não uso porque sou dependente do adblock. Agora o tempo de inicialização do CP acho que aumentou comparado ao DP. A interação com os serviços online está excelente, apensar eu ainda estar confuso com o messaging e msn. O que deixa confuso são essas duas interfaces do windows, pois há softwares que uso em metro e outros que uso em desk, então todo momento mudo de interface, mas creio que isso seja temporário até w8 se estabelecer e as desenvolvedoras voltarem as interfaces para metro.
    A tempos que é assim, todo SO novo boa parte das pessoas dizem que vão continuar com o antigo, mas depois se acostumam dizem que o novo SO foi o melhor fabricado e que nunca vão trocar por outro ^^

    Vou ficar 1 semana so usando o w8 para ter uma experiencia mais completa.

    Usando Firefox 11.0 Firefox 11.0 em Windows 8 x64 Edition Windows 8 x64 Edition
  • André

    Tô gostando demais do W8, só não instalei nessa máquina também porque alguns games não rodam nele ainda :(
    Assim que forem compatíveis já migro para o W8.
    Isso porque ainda é Beta, imaginem quando já estiver no SP2 :)

    Usando Internet Explorer 9.0 Internet Explorer 9.0 em Windows 7 x64 Edition Windows 7 x64 Edition
  • Sandro

    Estou testando em uma VM. Alguém sabe como fazer para ir direto à tela de desktop depois da tela de login? Essa interface metro é boa para tablets, mas para o PC tradicional não é pratica.

    Usando Google Chrome 15.0.874.121 Google Chrome 15.0.874.121 em Windows XP Windows XP
  • Leone

    Esse Windows 8 para quem usa ele em notebooks é mais improdutivo que o Windows 7, é preciso clicar muito com o botão direito e além disso clicar e arrastar. se usado com o mouse ainda dá um “jeitinho”.

    Usando Internet Explorer 10.0 Internet Explorer 10.0 em Windows 8 x64 Edition Windows 8 x64 Edition
    • Alan

      Quem for usar no desktop, deve usar ao máximo os apps para desktop e evitar os Metro, já que são para tablets.
      Mas apesar de tudo não me senti incomodado com eles no desktop não.

      Usando Internet Explorer 10.0 Internet Explorer 10.0 em Windows 8 x64 Edition Windows 8 x64 Edition
  • Emerson

    Olha, faz uns 50min. que estou usando o W8 e confesso. Nos primeiros 10 min. não sabia como ir pra lugar nenhum, mas depois a gente vai encontrando o que precisa e as coisas vão ficando mais rápidas. Pelo que li em inúmeros comentários negativos sobre o novo W8 me fez concluir que essas pessoas talvez queiram algo que já se pode ir usando a todo vapor! Usar o W8 na minha opinião é muito mais fácil do que nunca ter usado um computador na vida, muito menos saber o que é Windows. Imaginem as pessoas que só agora estão tendo oportunidades de trabalhar com computadores? Então, nessa 1 hora que estou usando o W8 pela primeira vez cheguei a conclusão que só basta aprender a lidar com o novo SO, tudo temos que aprender, não podemos nos acomodar, não podemos esperar por algo de mão beijada. Eu também estou sentindo muito a falta do botão iniciar, mas em vez de reclamar vou explorando tudo o que vejo nele e assim estou descobrindo que os programas, atalhos ,etc…, estão todos lá mas por caminhos diferentes de se chegar neles. Gostei da velocidade de abrir programas, navegar, ler programas em PDF sem precisar instalar o adobe reader. E tem mais, usando a interface desktop, dá sim pra acessar tudo o que está dentro do sistema, no meu caso deixei a opção “Address” ativa na barra de tarefas e por incrível que pareça, bastou algumas procuras pelos programas e pastas que já comecei a me acostumar sem o famoso botão “Iniciar”. Pra encerrar, digo que o W8 será pra aqueles que tem vontade de estar sempre aprendendo, mas sabemos que ainda virão muitas mudanças nesse novo SO e até lá devemos procurar compreender e aprender nessa versão Beta. Abraços.

    Usando Internet Explorer 10.0 Internet Explorer 10.0 em Windows 8 Windows 8
    • Yuri

      Você falou tudo.
      O W8 é realmente mais fácil, mas é preciso reconhecer que é “diferente” e é preciso obter algumas informações sobre ele antes de começar, como: onde estão as coisas agora, teclas de atalho, etc.
      O menu de contexto na parte inferior esquerda, em cima do Start que fica oculto foi espetacular, e muita gente que reclama nem sabe dele ainda.
      Ele dá acesso à um monte de funções que nas versões anteriores ficam bem escondidas em longos caminhos.

      Usando Google Chrome 17.0.963.56 Google Chrome 17.0.963.56 em Windows 8 x64 Edition Windows 8 x64 Edition
  • André Figueiredo

    Seria legal se desse pra instalar por cima do 7, e depois reverter… hehehe

    Usando Google Chrome 17.0.963.56 Google Chrome 17.0.963.56 em Windows 7 x64 Edition Windows 7 x64 Edition
  • Yuri

    Acabou a choradeira.
    Agora dá pra por de volta o Iniciar clássico no W8.
    http://www.theverge.com/2012/3/6/2848443/windows-8-start-button-start-menu-how-to

    Usando Google Chrome 17.0.963.56 Google Chrome 17.0.963.56 em Windows 8 x64 Edition Windows 8 x64 Edition
    • Maurício

      Na verdade ele ainda esta no sistema só foi retirado da barra, pois se não tiver aceitação a Microsoft pode traze-lo de forma rapida, mais se a ideia se concretizar certamente será retirado definitivamente do sistema.

      Usando Firefox 3.6 Firefox 3.6 em Windows XP Windows XP
  • Jessica

    testando,,

    Usando Google Chrome 17.0.940.0 Google Chrome 17.0.940.0 em Windows 7 x64 Edition Windows 7 x64 Edition
  • Larissa

    Ele não é totalmente para dispositivos portáteis, instalei no meu netbook com resolução 1024×600 e o metro não funciona, só porque minha resolução é um pouco menos de 1024×768 não posso usar o metro ? Afinal ele foi feito ou não para portáteis ? Sempre que tento abrir um app ele pede pra aumentar minha resolução, sendo que ela está no máximo.. Eu adorei o w8 mas acabei com o meu netbook instalando nele, afinal não se tem programas pra instalar no w8, o que se tem são os apps e é algo que eu não posso usar.

    Usando Google Chrome 17.0.963.56 Google Chrome 17.0.963.56 em Windows XP Windows XP
    • Maurício

      É para portáteis de ponta e não de fim de estoque.

      Usando Firefox 3.6 Firefox 3.6 em Windows XP Windows XP
  • Jessica

    boas

    Usando Google Chrome 17.0.963.56 Google Chrome 17.0.963.56 em Windows 7 x64 Edition Windows 7 x64 Edition
  • PR

    Eu instalei aqui para testar um pouco, e pude perceber que pra usar, vai ser SOFRIVEL! porque eles tiraram o menu iniciar, e ainda para instalar em netbooks, não é uma boa, ainda tem que alterar o registro para poder rodar os apps do metro no netbook. porque não fazem versoes diferentes, uma para Tablet e outra para desktops? seria mais justo e facil de lidar. não sei onde que a MS quer chegar. agora quem comprar um PC com o Windows 8 instalado, vai perder um bom tempo procurando o menu iniciar ou pelo menos tentando usar ne?

    Usando Firefox 10.0.2 Firefox 10.0.2 em Windows 7 x64 Edition Windows 7 x64 Edition
  • Fagner

    Ô beleza… Esse Windows 8 Consumer Preview tá uma maravilha aqui no meu notebook. E ainda com o Google Chrome Dev… Vai pipocar tudo !

    Usando Google Chrome 19.0.1055.1 Google Chrome 19.0.1055.1 em Windows 8 Windows 8
  • Fagner

    Alguém sabe como deixar esse Windows 8 CP em pt-BR ?

    Usando Google Chrome 17.0.963.66 Google Chrome 17.0.963.66 em Windows 8 Windows 8
  • Joiner

    Se não fosse o Metro esse Windows seria ótimo.

    Usando Firefox 8.0 Firefox 8.0 em Windows 7 Windows 7
  • Joiner

    Por mim o W8 será um fracasso com o metro.

    Usando Firefox 8.0 Firefox 8.0 em Windows 7 Windows 7
  • Gérson Wálter

    Continuo achando que esse Metro só funciona bem em tablets, como todo mundo talvez. Sério, FORÇAR o uso de mouse gestures para fazer coisas básicas? Até aquelas extensões do Firefox ou coisas do Opera são opcionais e bem mais simples e intuitivas. Mouses não foram feitos pra isso.

    Usando Firefox 10.0.2 Firefox 10.0.2 em Windows XP Windows XP
  • Robinson Pavez

    Testei essa versão e a minha opinião – assim como a de muitos – é que a interface apesar de limpa e bonita, é pouco prática se utilizado apenas com mouse e teclado. Claro que o sistema foi desenvolvido especialmente para finalidades touch, mas a “extinção” do menu iniciar não foi uma boa idéia. Ja que são dois desktops, então que mantenham o iniciar na versão semelhante ao Windows 7.
    A experiência com o sistema é boa, muitas novidades disponíveis e a integração com redes sociais, e-mail e semelhantes, também agradou (claro que isso é melhor para quem usa constantemente).
    O que senti falta, foi do botão fechar nos aplicativos metro. Sendo necessário arrastar para baixo desde a borda superior, ou ir na lista de aplicativos em espera e fecha-los por la.
    Como ja dito, o uso do botão direito pode cansar um pouco, ou confundir algumas pessoas.
    Em geral o sistema esta leve a rápido, não foi necessário a instalação de nenhum driver, ainda tem algumas coisas para melhorar na versão final. Mas creio que estão no rumo certo. Testei alguns aplicativos e jogos e todos funcionaram sem problemas. Claro que foi necessário instalar os pacotes do directx e framework que poderiam estar inclusos no sistema (sei que é versão de testes). A experiência é boa, mas pode cansar um pouco ao utilizar varias coisas ao mesmo tempo.

    Usando Firefox 10.0.1 Firefox 10.0.1 em Windows 7 Windows 7
  • Antonio

    eu to usando o vista start menu, quando entra na metro eu clico no desktop e tenho desktop normal e menu iniciar normal com tudo que tinha no antigo.

    Usando Firefox 7.0.1 Firefox 7.0.1 em Windows 8 Windows 8
  • Antonio

    è só dar pin e ele fixa na barra de tarefas.

    Usando Firefox 7.0.1 Firefox 7.0.1 em Windows 8 Windows 8
  • JUSCELINO

    windows 8 e bonito dizem que não usa muito recurso do sistema mais pra mim nada que windows 7 ou xp nao seja certo que inicialização e rápida mais pra processador de varios núcleos um simples Pentium 4 ficaria na mesma hoje uso windows server 2008 r2
    e melhor ainda que o windows 7 tem varias opçao desativada nao tenho problema com nada
    lan house FJBS.INFORMATICA

    Usando Google Chrome 11.0.696.12 Google Chrome 11.0.696.12 em Windows 7 x64 Edition Windows 7 x64 Edition
  • Andre

    Gostei muito da interface, mas como eu faço para rodar meus programas do windows 7, sumiram todos.

    Usando Android Webkit 4.0 Android Webkit 4.0 em Android 2.3.3 Android 2.3.3
  • Xico

    Nao consigo colocar os apps lado a lado. Quando arrasto eles tomam a tela toda. Aleum pode dar ma dica?

    Usando Google Chrome 17.0.963.79 Google Chrome 17.0.963.79 em Windows 8 Windows 8
  • Halison

    Pessoal, gostei muito do w8, ele apresentou pequenos problemas mais não me impede de rodar, um é a imagem de usuario que não consigo inserir de geito nenhum, o outro é quando abro o jogo pimbal, fica cheio de falhas, mais no mais instalei todos os programas que utilizava no 7 e estão rodando perfeitamente, office, corel, photo scape, photo shop, entre outros.

    Usando Google Chrome 17.0.963.79 Google Chrome 17.0.963.79 em Windows 7 Windows 7
  • Paulo Victor

    Oi gente , eu fiz o download e gostei bastante , só tem 1 problema : eu não consigo fazer com que os app da tela iniciar funcionem ; nem o email , nem as fotos , sempre aparece app preview , isso é normal ?

    Usando Google Chrome 19.0.1084.52 Google Chrome 19.0.1084.52 em Windows 8 Windows 8