Análises

Review: SnapCrab – Poderoso aplicativo para tirar screenshots

Certa vez falei aqui no Guia do PC sobre um aplicativo para tirar screenshots, chamado CloudShot. No post eu exaltei como pontos fortes do aplicativo sua praticidade e recurso de salvar a imagem diretamente no Dropbox, evitando abrir um editor de imagem só para colar a captura de tela e então salvá-la numa pasta qualquer. A importância destes programas especializados apenas em tirar screenshots se dá por que o Windows ainda não tem uma maneira nativa realmente prática de se fazer capturas de telas. Nem com o novíssimo Windows 8 esse panorama mudou, embora tenha melhorado. Assim, hoje iremos analisar mais um programa de captura de telas. O alvo da vez é o SnapCrab, da Fenrir Inc. Vamos ver do que ele é capaz.

Processo de Instalação

Como não podia deixar de ser em aplicativos deste tipo, o instalador é bem pequeno, pesando pouco menos de 2 MB. Você pode baixá-lo por este link. O processo de instalação não guarda maiores mistérios, é o famoso Next>Next>Finish. Porém, em determinado ponto, após concordar com o contrato de licença, que você deve ler cuidadosamente e aceitar, ele lhe pergunta se você quer a instalação padrão ou a customizada. Acredito que escolher a padrão não traga nenhum problema, mas como eu sou chato, escolhi a customizada. E eis que em uma das telas finais do processo de instalação, ele pergunta se quer instalar recursos adicionais, como iniciar o aplicativo junto com o sistema operacional e instalar uma toolbar no Internet Explorer. Eu não uso o IE, mas não gosto de toolbars, assim desmarquei esta opção. Desta forma, fica a sua escolha o que deixar marcado ou não.

Instalação do SnapCrab
Eu escolhi desmarcar essa opção, mas isso fica à seu critério

Tirando isso, o processo de instalação é bem tranquilo e rápido, transcorrendo sem nenhum problema.

Interface

O que podemos falar da interface do SnapCrab? Bom, ele não tem uma interface propriamente dita, como os demais programas. Diferentemente do CloudShot, que se resume a um ícone na área de notificação do Windows (perto do relógio), o SnapCrab se vale de uma pequena barra de ferramentas, que fica flutuando sobre a tela. Nela, temos algumas opções para realizarmos a screenshot. Falarei sobre elas mais à frente, mas já adianto quais são: Captura da janela, Captura da janela ativa, Captura de todo o desktop, Captura de área selecionada, Compartilhar a imagem na web, e Selecionar uma cor de fundo com o conta-gotas.

Interface do SnapCrab
Algumas opções do SnapCrab (Fonte: Fenrir Inc./Divulgação)

Outro ponto interessante que podemos destacar no SnapCrab, é que no canto inferior direito de nosso monitor aparece uma pequena janela, com uma pré-visualização de como ficará a imagem. Assim, já sabemos de antemão se ela ficará boa, ou não. Além disso, ao darmos o comando para que ele realize a screenshot, um contador de 3 segundos tem início. Se quisermos alterar alguma coisa, basta mexermos o mouse e fazermos as alterações. Excelente.

Desempenho

Por ser extremamente leve, o SnapCrab consome uma quantidade ínfima de memória quando está atuando apenas em 2º plano. Consome entre 0,5 e 1,0 MB de memória. Quando clicamos nele para fazer uso de sua barra de ferramentas, que falamos acima, o consumo da CPU fica entre 0,4% e 0,8%. Também monitorei o consumo quando usamos algumas de suas ferramentas de captura e ele também não aumenta muito. O uso de memória não ultrapassou os 5 MB e o consumo de CPU sempre ficou abaixo do limite dos 10%. Em outras palavras, não importa a máquina que você tenha, ele não pesará ao estar em uso ou mesmo atuando em background.

Funcionalidades

Aqui está o grande trunfo do SnapCrab. Apesar de ser um aplicativo leve e fácil, ele é cheio de recursos para quem precisa tirar screenshots. Como falamos no tópico Interface, ele tem apenas uma pequena barra, que concentra todas a suas funções. Vamos falar um pouco sobre cada uma delas. O primeiro botão da esquerda para direita é o Capture window. Ele é bem simples, apenas tira uma screenshot da janela que estiver selecionada. O segundo é o Capture top level window, ou seja, tira uma screenshot da janela que estiver rodando em primeiro plano. A terceira é a Capture whole desktop, que tira print de todo o seu desktop. O quarto botão eu acho particularmente útil. É o Capture selected area. Essa ferramenta permite selecionar uma área de nosso monitor para realizar a print. Em seguida temos a ferramenta Post, que envia a imagem tirada para o Facebook, Twitter ou Evernote. Para isso, temos que ter cadastrado nossas contas antes. O sexto botão é o Get color code under the cursor, que permite capturar a cor de fundo e usá-la nas capturas de tela. E para finalizar temos o botão Settings, com as configurações possíveis da ferramenta.

Exemplo de screenshot tirada com o SnapCrab
Exemplo de screenshot tirada com o SnapCrab

Ao acedermos à área de configurações, vemos que podemos personalizar o uso do aplicativo para que ele se adapte ainda mais às nossas necessidades. Podemos escolher se queremos que ele capture a transparência das janelas, a sombra, o cursor do mouse e até configurarmos teclas de atalho, para usarmos o SnapCrab LIKE A BOSS! Indo em Settings e depois em Details, temos uma gama de opções para escolher. Podemos definir onde ele salvará a imagem, o formato padrão, onde ela será aberta, qual nome que o aplicativo dará assim que terminar de tirar a print, bem como definir todas as teclas de atalhos que usaremos. De fato, o SnapCrab permite uma ampla customização de suas opções. O que não falta nele são recursos e opções!

Detalhes
Opções de configurações do SnapCrab

Custo-benefício

Alguns softwares que não contam com as funções ou a praticidade do SnapCrab são pagos, porém o que analisamos neste post não lhe custará um centavo. Vimos que ele é leve, não consome quase nada do seu computador, tem muitos recursos e é bem prático e funcional. Como se não bastasse, ele é totalmente gratuito e é suportado desde o Windows XP até o 8, que foi onde eu fiz os testes. Enfim, pra quê um custo-benefício melhor!?

Conclusão

A ferramenta de captura de tela nativa do Windows é bem  simples, sem nenhuma função quase. Isso não chega a ser um problema para quem não tira muitas screenshots, afinal, não é todo mundo que faz tutoriais de softwares. Mas para quem precisa fazer capturas de telas frequentemente, como blogueiros da área de tecnologia, programas do gênero são absolutamente indispensáveis. E neste ponto, o SnapCrab realiza o seu trabalho com louvor, se mostrando uma ferramenta leve e discreta, que estará sempre pronta para quando você precisar e que possui talvez mais recursos do que você realmente precise. A forma que as opções são apresentadas também não requer uma grande curva de aprendizado, basta instalar e rapidamente você já saberá usar a maioria de suas funções. Enfim, ele agradou bastante a equipe do Guia do PC e é um programa que pelo menos eu, particularmente, recomendaria caso alguém me perguntasse se eu conheço algum bom software para tirar screenshots.

Espero que tenha gostado deste review e que o SnapCrab seja útil para você. Gostaria de ver algum programa sendo analisado pela gente? Então mande a sua sugestão para contato@guiadopc.com.br. Você pode ainda entrar em contato conosco por meio desta página. Enquanto isso, veja outros reviews escritos por nós:

Tags: Downloads, Software

Você também vai gostar

Leia também!