Análises

Review: Saiba tudo que existe no seu HD com o FilePro

Você sabe exatamente tudo que está salvo no seu HD? Sabe o que mais está ocupando espaço nele? Não é nenhuma surpresa que a sua resposta provavelmente seja “não”, até porque o Windows não traz nenhuma ferramenta nativa que lhe permita ver essas informações de forma mais detalhada. Mas para nossa sorte, existem alguns programas por aí que se propõem a fazer isso. E um deles é o FilePro, que te mostra esses dados de uma maneira bem completa, trazendo ferramentas que te dão uma visão geral dos seus arquivos, além de recursos adicionais que te dão um maior controle sobre o que tem no seu disco rígido. É sobre tudo isso que o Guia do PC fala no review de hoje. Vamos lá?

Instalação

Instalando o FilePro
É assim que você começa a usá-lo.

O FilePro tem uma instalação que, por padrão, é bem simples. Clique em Install, Yes e Exit (ou Launch Program, se você preferir), e então já é possível usar o programa. Se você teme não gostar dele, não se preocupe, pois a desinstalação é tão simples quanto a instalação, apesar de não estar disponível na tela de Adicionar/Remover Programas, apenas no menu Iniciar.

E se você é fã de programas portáteis ou simplesmente não quer instalar o FilePro no seu computador, uma boa notícia: clique em Manual Installation, arraste o ícone dele para uma pasta e pronto, ele não precisará de mais nada além deste arquivo para rodar. É excelente para você que, como eu, acha que quanto menos programas estiverem instalados no sistema, melhor.

Instalação manual do FilePro
É só arrastar o ícone para uma pasta e começar a usar.

Interface

Interface do FilePro
Essa é a primeira coisa que você vê após abri-lo.

Visualmente falando, o FilePro não é dos aplicativos mais bonitos de se ver. O esquema de cores do modo “mapa” no programa e alguns ícones herdados do Windows XP podem não ser agradáveis a algumas pessoas. Principalmente agora, que a maioria já está acostumada com o visual do Windows 7. Mas na parte das cores até que a gente perdoa, afinal, é difícil achar um jeito de representar tantas pastas de maneira fácil de se reconhecer e com cores mais bonitinhas.

Em compensação, a interface do FilePro é eficiente quando falamos sobre a facilidade para acessar suas diferentes opções. Os quatro modos de visualizar o que tem no seu disco (falaremos sobre eles já, já) são facilmente acessíveis pelos botões logo acima do campo de visualização e pelo menu File. O controle do que você vê e até uma busca entre os arquivos estão disponíveis nas outras opções, e a barra do topo oferece as opções adicionais para você mexer nas configurações do FilePro e usar algumas ferramentas adicionais.

Funcionalidades

Abra o programa, clique em Scan, e o FilePro fará sua principal função do: mostrar exatamente a você o que existe no seu disco. Por ser tão importante, ele não poderia fazer isso de uma maneira muito simples. Então, há cinco maneiras diferentes de ter o controle sobre todos os arquivos que habitam o HD do seu querido computador.

O primeiro modo é o TreeMap, o de “mapa” que mostramos lá em cima. Ele funciona como uma excelente maneira de ter uma boa percepção visual do espaço que cada arquivo e pasta ocupa no seu disco. Através dele é possível comparar facilmente com outras pastas e definir quais são os arquivos que mais estão pesando e, se necessário, que você deve excluir. Mas só não remova aqueles arquivos “.sys” que aparecem. Eles são gigantes, mas fundamentais para o funcionamento do seu sistema. Quanto aos outros arquivos, você até pode clicar com o botão direito sobre eles e excluir, renomear, mover, e fazer outras tantas coisas.

Usando o FilePro
Olha quanto espaço esses jogos ocupam!

Outra coisa que também parece confusa à primeira vista no modo TreeMap é a navegação, mas você deve conseguir dominá-la em pouco tempo. Basicamente, você só precisa saber que pode dar zoom clicando duas vezes numa pasta ou com o scroll, e que é possível controlar em diferentes direções com a barra de rolagem, as setas do seu teclado ou arrastando a tela. Os botões de controle no topo da tela também podem ser bem úteis.

Os gráficos dos modos TreeSize e Folder Statistics do FilePro
Os gráficos dos modos TreeSize e Folder Statistics

De longe, os modos TreeSize e Folder Statistics para ver o seu disco parecem bem semelhantes, mas tem as suas diferenças, apesar dos dois mostrarem o tamanho das pastas que você tem aí. O primeiro modo mostra quanto espaço ocupam as pastas que estão dentro de uma pasta selecionada no menu ao lado (ou da raiz do disco, se você não tiver selecionado nenhuma). O segundo – Folder Statistics – já mostra o tamanho de todas as pastas e das subpastas até um determinado nível que você pode configurar. Com essas duas ferramentas, não há desculpa para não ver quais pastas são as maiores aí e saber por onde começar a limpeza no seu HD. Mas se você quer saber exatamente quais são os maiores arquivos…

Modo File Statistics do FilePro
O File Statistics denuncia quais são os seus arquivos gigantes.

O modo File Statistics mostra uma lista com os seus arquivos, já pré-organizados para dar prioridade aos que ocupam mais espaço. Assim, não restam dúvidas de quais são os arquivos que mais andam comendo espaço do seu HD. E se você procura por arquivos específicos, é possível filtrar a lista por nome, pasta, tamanho do arquivo e data de modificação. São ótimas opções para nenhum arquivo fugir dos seus olhos. E por último, de maneira bem básica, o modo Overview mostra a hora do seu registro, a unidade e o tamanho ocupado do seu disco, além do número de pastas e arquivos existentes nele. São números bem grandinhos.

Vê um ícone como o de um disquete igual esse aí ao lado no FilePro? Ele serve para você salvar snapshots, ou seja, arquivos que são como um relatório completo do seu disco rígido no momento em que você os salva. “E como eu uso esses snapshots?”, você deve estar se perguntando. A resposta está no botão ao lado, que abre uma ferramenta para comparar estes arquivos com outros que você tenha salvado em outro momento. Assim, é possível ver todas as mudanças que ocorreram no tempo entre um snapshot e outro, incluindo uma lista com os arquivos e pastas que foram adicionados, removidos ou renomeados. Excelente ferramenta para você que gosta de saber tudo que acontece com seus arquivos.

Eliminando arquivos duplicados no FilePro
Só aqui já foram 2 GB de espaço gasto com arquivos duplicados.

Para terminar, tem o menu Tools, no topo da tela, que mostra, além da ferramenta para comparação de snapshots, outras opções que funcionam para comparar pastas e procurar por arquivos duplicados em um determinado local. Ambas as ferramentas contam com boas opções de filtros para você que não deseja fazê-las funcionar com todos os arquivos do seu disco. E funcionam bem. A ferramenta de arquivos duplicados inclusive conta com botões diretos para você excluir rapidamente o que anda ocupando espaço desnecessário no seu computador.

Desempenho

Isso não vai demorar. Eu acho.

O que deve te irritar um pouco ao usar este programa é na hora de procurar os arquivos do seu disco, ainda mais se ele for um daqueles grandes e recheados. No computador daqui, com boa configuração, ele durou pouco mais de um minuto para reconhecer tudo, mas isso é algo muito variável, e vai depender de uma série de fatores. Infelizmente, o aplicativo não pode fazer milagres e verificar o seu disco inteiro vai demorar de qualquer jeito. Este fato também deve acontecer com outras ferramentas que fazem uma varredura nos seus arquivos, como a que encontra arquivos duplicados. Mas com um pouquinho de paciência, isso não deve ser um problemão.

Outro lugar onde você pode ter um pouco de lentidão é na hora de navegar pelos arquivos no modo TreeMap. Pelo menos, isso é justificável pelo tanto de quadradinhos com pastas e arquivos que você vê nele. Com isso, até que seria surpreendente se o aplicativo fosse incrivelmente ágil.

Conclusão

Antes, só uma coisinha que passou batido: sempre que você abre o FilePro, ele mostra um aviso em que você deve escolher a versão do programa que deseja usar (Home, para uso pessoal, ou a versão corporativa). Mesmo que escolhamos usar uma versão, ele sempre vai exigir que você a escolha ao abrir o aplicativo. É um ponto fraco, mas talvez você desconsidere ao lembrar que provavelmente não abrirá o FilePro todo dia.

Seleção de licença do FilePro
Essa janela ainda deve incomodar você um pouco.

Fora isso, o FilePro é um programa que cumpre bem o que promete. Trazendo opções para você ter um panorama geral sobre o seu disco rígido, ele se torna uma excelente alternativa para você que deseja começar a limpeza do seu HD pelos arquivos gigantes. E também para você que só tem a curiosidade de saber o espaço que todos aqueles arquivos que você tem aí ocupam. Como se não bastasse, ainda traz ferramentas adicionais para te ajudar a manter o precioso espaço do seu disco que estava sendo desperdiçado disponível novamente para você aproveitar de um jeito melhor. O FilePro é gratuito para uso pessoal, custa 15 ou 20 dólares para usuários corporativos, e pode ser baixado no link abaixo:

Download | FilePro

Esta foi a nossa coluna Review da Semana, por favor, comente o que achou dela. Sempre que quiser colaborar conosco, pode enviar uma dica, sugestão de pauta, crítica ou elogio através do e-mail contato@guiadopc.com.br ou através de nosso formulário de contato. Veja outras análises que nós já fizemos aqui:

Tags: Downloads, Review da Semana, Software, Windows

Você também vai gostar

Leia também!