Análises

Review: Windows 7 Expert

Na primeira coluna Review da Semana deste ano de 2013, nós experimentamos um utilitário chamado Windows 7 Expert. Como você pode perceber pelo nome, ele é um software voltado para o sistema Windows 7, que mesmo com a chegada do Windows 8 conseguiu se manter no posto de versão mais querida do SO da Microsoft. Muitos usuários não abrem mão de seu Windows 7. O utilitário em questão é voltado para usuários avançados e traz ferramentas bem úteis para a manutenção do sistema. Você lerá a nossa opinião e análise a respeito dele nos próximos parágrafos. Vamos lá? :)

Introdução

Não seria ótimo ter uma solução que ajude você a manter o computador em ordem, limpar a memória e ainda oferecer um acesso fácil as ferramentas do Windows, tudo isso com uma interface bonita e fácil de usar? Então, isso é o Windows 7 Expert! O programa nada mais é que um conjunto de ferramentas de manutenção para sistemas Windows e oferece recursos como limpador de memória, gerenciador de inicialização de fácil acesso, otimizador de serviços, removedor de atalhos mortos etc. Uma mão na roda para quem precisa fazer uma manutenção rápida no computador.

Instalação

No quesito instalação não há muita coisa a citar. O Windows 7 Expert tem um instalador de cerca de 12 MB e segue um assistente de instalação comum aos programas feitos para Windows. Em outras palavras, o bom e velho “Next, Next, Finish“. Tudo muito simples e comum parar usuários Windows. O instalador se conclui em poucos segundos, posicionando atalhos na área de trabalho e no menu iniciar.

Para fazer o download, basta clicar no link abaixo:

Download | Windows 7 Expert

Interface

A Interface do software é organizada numa tela inicial com cinco categorias, representadas por cinco ícones grandes e de fácil entendimento. São elas:

  1. Optimization Tools (Ferramentas de Otimização)
  2. Customization Tools (Ferramentas de Customização)
  3. Security Tools (Ferramentas de Segurança)
  4. Cleaning Tools (Ferramentas de Limpeza)
  5. Other Tools (Outras Ferramentas)
Tela inicial do Windows 7 Expert
Tela inicial do Windows 7 Expert

Cada categoria vai guiar para outra página com as ferramentas listadas dentro daquela categoria, numa interface bonita, bem organizada e despoluída. Você também pode clicar num botão no canto esquerdo para mudar para uma visualização mais ampla, com uma lista de todas as ferramentas.  Infelizmente o software esta em inglês, mas com um pouco de observação e relacionamento fica fácil entender o que cada coisa faz.

Funcionalidades

Windows 7 Expert vem recheado de recursos. Nas Optimization Tools, a ferramenta Free Ram Memory conseguiu liberar entre 200 – 400 MB da memória do meu computador em um clique, liberando espaço para outras aplicações. A ferramenta Process Optimizer mostrou em detalhes todos os processos rodando em minha máquina numa espécie de gerenciador de tarefas turbinado.

Limpando a memória em um clique.
Limpando a memória em um clique.

Com os Customization Tools, você pode configurar o Menu Iniciar, o Explorer, criar menus de fácil acesso a determinados arquivos que você costuma usar muito e criar ou remover atalhos, de forma bem simples e superior ao próprio painel de controle do Windows. As Security Tools apresentam ferramentas que renomeiam arquivos em massa numa pasta do computador, cria arquivos encriptados, desencripta os mesmos arquivos e junta/divide arquivos. Também conta com uma ferramenta para bloquear/desbloquear pastas, mas não pudemos testá-la por completo pois a ferramenta fechava abruptamente ou continha erros de código.

As Cleaning Tools tem ferramentas realmente úteis: o Privacy Washer limpa cookies de navegador, sugestões de pesquisa do explorer, lista de arquivos recentes e tem a opção de limpar seus históricos de arquivos toda vez que o computador é desligado. Seu Shortcut Fixer remove atalhos mortos e o File Shredder exclui arquivos, tornando-os irrecuperáveis. Não conseguimos testar o Dust File Cleaner, pois o programa fechava assim que era chamado.

Windows 7 Expert - Shortcut Fixer
Windows 7 Expert – Shortcut Fixer

Por último, temos as Other Tools, que incluem atalhos para as informações do sistema. Outra ferramenta interessante é a Windows Utilities, que são as ferramentas administrativas do Windows, como: particionador, desfragmentador, assistência remota, teste de ping, editor de registro, etc. Ótimo para encontrar essas opções sem ter de navegar pela infinidade de opções do Windows.

Desempenho

O Windows 7 Expert se mostrou muito útil e leve. Apesar de ter algumas ferramentas úteis, porém pouco práticas (como o desinstalador, que pouco se diferencia do Windows) e algumas ferramentas que não funcionam, o software não leva muitos recursos da máquina embora e funciona praticamente de forma suave, especialmente no que diz respeito a limpar sua memória RAM.

Conclusão

Gostamos muito do Windows 7 Expert. Mesmo com algumas de suas ferramentas com bugs ou não funcionando, pode ser que no futuro essas falhas sejam corrigidas e o software se torne mais sólido e estável. Suas ferramentas, em especial de otimização e customização conseguem aparar arestas no Windows e deixar o sistema mais fluido e estável, dando uma revitalizada num sistema que pode estar “morrendo”. O software também tem a opção de ser executado apenas com uma senha, dando mais segurança a administradores de máquinas.  É isso que o Windows 7 Expert é. Um utilitário simples, completo e gratuito para ser usado no dia-a-dia de qualquer usuário doméstico.

E então, o que você achou dele? Já conhecia esse utilitário? Qual programa você usa para manter o Windows funcionando redondinho? Nos diga nos comentários! Aproveite também para ler outras análises que já fizemos aqui no Guia do PC, como estas:

Tags: Download, Review da Semana, Software

Você também vai gostar

Leia também!