Com o segundo beta do Internet Explorer 8, um novo recurso foi implementado: InPrivate, um modo de navegação privado onde nenhum dado ou rastro é gravado (ou pelo menos era para ser assim). A ferramenta também existe nos concorrentes Safari (nativamente) e Firefox (graças a extensão Stealther).
Ao falar em tal recurso, muitos pensam que ele só serve para fazer certas coisas que não convém falar aqui. Também, mas pode ser muito útil para pessoas que necessitam usar um computador público ou o de uma LAN house, ou que simplesmente querem privacidade.
É ai que entra o OperaTor, a mistura do excelente navegador Opera com o Tor. O “navegador anônimo” é portable, ou seja, não necessita de instalação. É só baixar e executar. Ideal para botar no pen drive e usar em qualquer PC.

No menu inferior, onde geralmente fica a status bar da maioria dos navegadores, à direita temos três botões. O primeiro é que nos interessa aqui. Nele é possível ativar ou desativar a navegação via servidores proxy. Recurso que seria o principal diferencial do navegar anônimo, se funcionasse… Infelizmente não obtive sucesso na navegação com o proxy ativado.

Ao fechar o programa, todas as informações gravadas durante a sessão são apagadas automaticamente. É possível alterar essas configurações que por padrão vêm configuradas e ativadas. As opções da navegação anônima podem ser acessadas no ícone do OperaTor na bandeja do sistema, ao lado do relógio (d’oh!).

Em “Preferences”, é possível ativar o salvamento do histórico, cache, cookies, entre outros, que estão desativados por padrão, transformando o OperaTor em um “navegador normal”. Porém, ao ativar tudo isso, descaracteriza sua função principal: Ser anônimo.
Concluindo, o OperaTor pode ser uma excelente ferramenta para quem precisa de privacidade. A integração do já excelente navegador Opera com o Tor só não ficou perfeita pelo pequeno inconveniente do proxy não funcionar durante os testes. Porém espera-se que seja um problema temporário. Resumindo, para quem precisa de toda essa privacidade, esse é um daqueles programas que não podem faltar no seu desktop (ou pen drive).