Análises

Review: Escute suas musicas prediletas com Plaay

Introdução

O Plaay é um site que segue os moldes do Grooveshark e Oi Rdio, só que com uma proposta mais social: você pode criar uma conta ou conectar com a sua credencial do Facebook ou Twitter para dedicar musicas aos seus amigos, ouvir playlists de outros usuários e explorar novos ritmos musicais. Para falar um pouco mais do serviço, fizemos uma pequena entrevista com o meu xará João Pedro C. Motta, um dos mantenedores do serviço. Acompanhe na íntegra:

  1. Guia do PC: De onde surgiu a ideia pro Plaay ?
    João Pedro C. Motta: Surgiu da falta de serviços do gênero que prestem um serviço de qualidade no país. Quando você pensa em música no Brasil, você ainda pensa em Download. Queremos mudar isso.
  2. GdPC: Como vocês pretende concorrer com serviços grandes como o Oi Rdio e o Grooveshark?
    JPCM: Se vamos concorrer com esses serviços ou não, isso o usuário vai dizer. Temos propostas e modelos diferentes, apesar de prestar um serviço parecido.
  3. GdPC: Percebemos que o Plaay foi construindo de uma forma bem bonita e com ótimo desempenho, quais tecnologias foram usadas na criação do site e a infraestrutura é muito massiva?
    JPCM: Toda nossa infraestrutura está na nuvem o que nos dá escalabilidade e possibilidade de um crescimento rápido. Sobre a tecnologia nos reservamos nos direitos de não comentar por motivos maiores.
  4. GdPC: Quantas musicas o Plaay tem hoje disponíveis?
    JPCM: Aproximadamente 2 milhões de músicas.
  5. GdPC: O Plaay já sofreu problemas com relação a gravadoras? Vocês mantém algum tipo de acordo com alguma delas?
    JPCM: Não sofremos nenhum problema até hoje e acreditamos que isso não irá acontecer. Temos advogados de prontidão nos auxiliando para garantir que prestamos um serviço legal no país.
  6. GdPC: Percebemos que o Plaay esta fortemente integrado as redes sociais, como o Facebook e o Twitter. De que forma isso colabora na experiência do usuário?
    JPCM: As pessoas são sociais. E na internet elas passam boa parte do seu tempo nas redes sociais. Acreditamos que se pudermos estar integrado nessas redes ofereceremos melhores experiências para os mesmos. Tem dado um resultado positivo.
  7. GdPC: Quantos acessos o Plaay recebe diariamente?
    JPCM: Como somos um serviço muito novo, ainda não temos dados concretos. Mas nos últimos 20~30 dias tivemos 3 milhões de pageviews.
  8. GdPC: Cada dia que passa, o Plaay fica mais conhecido. A que você atribui esse sucesso?
    JPCM: Atribuímos esse sucesso a paixão que o brasileiro tem por música e por compartilhar/ser social.
  9. GdPC: Não vimos nenhum tipo de propaganda no Plaay. Você pretende fazer ele se tornar rentável de alguma forma?
    JPCM: Sim, temos planos de transformar o serviço em rentavel. Mas não é nossa prioridade agora. Nosso foco é oferecer um melhor serviço para o usuário.
  10. GdPC: Quais são os planos futuros para o Plaay?
    JPCM: Estamos lançando ainda esse mês aplicativos para celulares! E mais novidades que ainda não podemos divulgar estão por vir :-)

Plaay – O serviço brasileiro de musicas

Logo de cara, o Plaay mostra uma homepage bem bonita, mostrando os lançamentos do site e indicando playlists e as musicas mais ouvidas. No topo da pagina, temos a barra de pesquisa e os botões de login: com eles você pode logar usando suas credenciais do Twitter ou Facebook para explorar totalmente os recursos sociais do Plaay como indicar músicas, compartilhar o que esta ouvindo com os amigos e salvar sua própria playlist. Você também pode clica no botão “Convidar amigos” para convidar algum deles a usar o Plaay junto com você!  Atualmente o serviço se encontra em Beta, e como vimos na entrevista, podemos esperar ainda muitas novidades para o serviço.

62644_423683684395231_193329111_n Pink

plaay
Homepage do Plaay

A pegada do Plaay é que você possa ouvir suas músicas e montar suas playlists de uma forma bem mais… social. Depois de conectar sua conta ao Twitter ou o Facebook, você pode compartilhar sua playlists com os amigos e ouvir as deles. Para começar a usar o serviço, basta digitar o nome de um artista, álbum ou música e clicar em pesquisar. Quando você começa a ouvir a musica, o player mostra a letra, controle de volume,  e clipe da musica. Você também tem a opção de adicionar numa nova playlist ou outra já existente, acompanhar a playlists de outras pessoas que tem a musica nela e ouvir faixas semelhantes.

Playlist com músicas da P!nk
Playlist com músicas da P!nk

Sobre as playlists, elas ficam ao lado do seu nome e podem ser editadas ou ouvidas a qualquer momento.  Na sua playlist você pode adicionar musicas pra um momento ou uma seleção de seu ritmo ou artista predileto. Ao usar sua playlist você pode alterar a ordem, o nome e quais musicas a compõem sem dificuldade alguma. Você esta no controle!

Conclusão

O Plaay é um serviço nacional muito bom. Nós ficamos muito felizes que serviços brasileiros ganhem um destaque tão grande por prestar um serviço de qualidade, algo que não se vê com muita frequência no país. Ele vem crescendo bem rapidamente e vai continuar crescendo para se destacar no competitivo mundo da Web, onde persistir a atenção de alguém é algo raro e complicado. O Plaay cumpre o que promete e tem uma lista muito boa de musicas (até de uns artistas menos conhecidos) e recursos sociais que são um diferencial muito importante no serviço. Gostamos bastante e esperamos que você goste também.

 

 

Tags: brasil, Internet, Review da Semana

Você também vai gostar

Leia também!