Análises

Review: Twitter for Windows 8

Não sou tão viciado assim.

Desde o lançamento do Windows 8, o Twitter disse em público que lançaria um aplicativo oficial para a nova interface presente no sistema operacional. E assim o fez, depois de aproximadamente cinco meses aguardando. Nós testamos o app e podemos dizer a vocês, queridos leitores, nossas impressões.

Twitter for Windows 8.
Twitter for Windows 8.

Pouca informação para muito espaço de sobra

O novo aplicativo continuou semelhante às versões para outras plataformas, separado nos princípios da consistência do Twitter: as seções Início, Conectar, Descobrir e Conta. Quer ver sua timeline principal e as suas menções ao mesmo tempo? Impossível. O aplicativo perde um pouco de pontos nesses quesitos por não aproveitar melhor esse espaço em desktops, já que apenas uma parte pode ser vista de cada vez; o espaço seria melhor aproveitado se houvessem colunas como no TweetDeck.

Integrado com o Windows

Em dispositivos móveis, o Twitter ganha pontos pelos itens grandes na tela. Apesar do pouco espaço, as informações são bem atraentes na interface Metro. Além disso, ele se aproveita bem dos recursos do sistema operacional: se você quiser, pode arrastar o aplicativo para um dos lados da tela e usá-lo junto de qualquer outra coisa através do Snap.

Live Tile no Twitter for Windows 8Também é possível usar seu dedo em touchscreens e puxar de cima para baixo para atualizar a timeline. Se você quiser compartilhar algo com seus seguidores, basta usar o recurso Compartilhar integrado do sistema operacional e selecionar o Twitter. Uma janela de novo Tweet se abrirá e basta só escrever sua mensagem e enviar.

Se você receber uma menção ou mensagem, você será notificado através das push notifications e também pelo bloco dinâmico (live tile) da tela Iniciar. Clicar num link dentro de algum tweet leva o usuário à página, mas usa não o navegador, mas sim um frame dentro do app. Conteúdos integrados como serviços de imagens, vídeos e previews de links são exibidos no mesmo frame quando aplicável.

As falhas

Não sou tão viciado assim.
Não sou tão viciado assim.

Por ser um app recém-lançado, ele conta com pequenos problemas que causam alguns desconfortos durante o uso. O recurso de puxar para atualizar não funciona direito com o mouse, é necessário clicar, segurar e puxar a barra de rolagem (!) para atualizar a timeline, ou então clicar com o botão direito e selecionar Atualizar no menu. Aplicativos mais atuais suportam aceitavelmente puxar para atualizar usando o scroll do mouse, por que não o Twitter?

Também não há o recurso de tweets em tempo real, o streaming. Se você quiser ver novos tweets, precisará atualizar manualmente. Isso até faz sentido em tablets, por questões de economia de energia, mas usuários de PC saem perdendo também. Talvez em outra atualização eles proporcionem essas melhorias para nós, usuários, afinal, ainda é uma versão 1.0.

No fundo, o Twitter for Windows até que está aceitável. É uma opção realmente decente no meio de tantos aplicativos ruins na Windows Store e problemas causados pela API 1.1 do serviço de microblog. Ele está disponível  na Windows Store e em Português.

Tags: Downloads, Software, Windows 8

Você também vai gostar

Leia também!