Análises

Hardware, de Gabriel Torres, é um livro essencial para os profissionais de TI

livro-hardware-gabriel-torres (2)

Sempre que converso com algum amigo que demonstra interesse ou aptidão para seguir carreira na área de TI (Tecnologia da Informação), eu listo como uma das vantagens principais desse ramo, a possibilidade de “aprender tudo sozinho”. Ou, em outras palavras, ser autodidata. Se você tem um computador com acesso à internet, tempo disponível e, principalmente, vontade e disposição para aprender, você tem todas as condições de seguir o ramo que quiser na área de TI. Eu digo isso pelo meu próprio exemplo.

Eu nunca sonhei em trabalhar com computadores, sistemas, softwares. Meus planos de carreira profissional eram me formar em Direito, seguir a carreira jurídica ou, quem sabe, ser um servidor público concursado. Visando esses objetivos, eu comecei a estudar informática para as provas dos diversos concursos que haveriam em minha cidade. Como um completo acéfalo no assunto, eu senti uma dificuldade enorme de assimilar conceitos e definições no início. Determinado a aprender, comecei a pesquisar na internet. Encontrei o Guia do PC (sério, o “Guia” foi o primeiro blog de tecnologia com o qual tive contato) e fui aprendendo cada vez mais coisas. Cheguei ao ponto de abrir, por conta própria, meu gabinete para estudar o hardware da minha máquina. E tomei gosto pela coisa!

Em pouco tempo, abandonei completamente minhas aspirações jurídicas e dediquei meu tempo e dinheiro no aprendizado da informática. Tempo eu tinha de sobra, então pesquisava bastante. E o pouco dinheiro que tinha eu investi na compra de livros de autores renomados. Lembro que o primeiro livro que comecei a ler (nunca terminei) foi o Hardware – Curso Completo (4ª Edição). Foi um livro lançado em 2001, escrito pelo Gabriel Torres e que constituía um calhamaço com mais de 1000 páginas de muita informação. Apesar de nunca ter lido por completo, esse livro me ajudou bastante no início. E a forma como o autor escrevia era simples e clara, o que me fez me apaixonar pela área.

Gabriel Torres hoje é um ícone da internet, editor-chefe da maior publicação sobre hardware da América-Latina, o Clube do Hardware, ele já publicou 21 livros ao longo de sua carreira, sendo alguns best-sellers e é especialista em hardware e redes de computadores. Após um longo hiato, ele lança mais uma verdadeira Bíblia para os profissionais de TI, o livro Hardware – Versão Revisada e Atualizada. Vamos falar um pouquinho sobre ele.

A Bíblia do Hardware

A Editora Nova Terra nos enviou um exemplar do livro para que pudéssemos analisar e, sinceramente, ele nos impressionou. Dizem que a primeira impressão é a que fica. E no livro Hardware a primeira impressão é impactante. A obra possui mais de 800 páginas de puro conteúdo guardadas sob uma linda e resistente capa dura. O projeto gráfico que a editora realizou é sutil e de muito bom gosto. Na capa podemos observar em alto relevo algumas engrenagens e números binários, que simbolizam bem o tema geral do livro. As ilustrações ao longo das páginas são simples e permitem um melhor entendimento dos conceitos apresentados.

livro-hardware-gabriel-torres (2)

Quanto ao conteúdo, o livro se divide em 11 Partes, com todas elas somando 52 capítulos que explicam em detalhes aprofundados o funcionamento de cada componente do hardware, como: processadores e suas arquiteturas, memórias, placas-mãe, processamento gráfico, formas de armazenamento de dados, refrigeração e alimentação de computadores, dentre outros assuntos.

Eu já estou com o livro há algum tempo e pude ler algumas partes dele. Por exemplo, as duas partes que falam sobre processadores (Arquitetura x86 e Processadores) trazem um oceano de informações interessantíssimas, divididas em 26 capítulos. O autor explica o funcionamento de todas as gerações dos processadores Intel e AMD, desde o 8086 até os atuais Core i3, i5 e i7, passando também pelos Intel Atom. A AMD também tem uma retrospectiva geral feita e, como não podia deixar de ser, a nova arquitetura ARM é explanada por Gabriel. Além disso, ele fala sobre o funcionamento geral das CPUs, como os seis modos de operação, organização e proteção da memória, paginação, registradores, unidades de ponto flutuante, instruções e muitos outros assuntos. Lembrando: tudo isso escrito de forma muito simples e objetiva.

livro-hardware-gabriel-torres (3)

O capítulo sobre SSDs também é especialmente ótimo! Este componente ainda inspira muitas dúvidas nas pessoas, tanto usuários como técnicos. Quais as vantagens e desvantagens? Por que ele tem a capacidade de acelerar tanto meu computador? É verdade que a vida útil dele é muito baixa? É preciso desfragmentá-lo, assim como é feito com os discos rígidos tradicionais? Essas são apenas algumas das perguntas que as pessoas se fazem. E o Gabriel Torres responde a todas elas (e muitas outras que podem surgir) em apenas um capítulo. Ele fala sobre pontos bem profundos dos SSDs, como limites de capacidade, amplificação da escrita, alguns comandos como o TRIM, recuperação de dados, vida útil do aparelho e outras informações.

Um tópico que eu achei muito interessante e que eu particularmente desconhecia fala sobre os tipos de memória Flash que os fabricantes usam: SLC, MLC e TLC. Dependendo do tipo que memória Flash que seu SSD comportar, ele terá uma velocidade e vida útil maior ou menor. É claro que os modelos mais caros usam o tipo SLC, que suporta até 100.000 ciclos de gravação de apagamento e escrita. Essas e outras informações você só saberá se ler o livro.

Conclusão

livro-hardware-gabriel-torres (1)

Eu ainda não terminei de ler o livro. Mas, por tudo que li e vi, eu posso afirmar com certeza que o livro Hardware – Versão Revisada e Atualizada é um título simplesmente imprescindível para qualquer profissional de TI ou estudante que queira se atualizar ou começar a aprender. Como eu falei no início deste artigo, na informática você pode ser um autodidata e aprender tudo por conta própria. Basta ter vontade e disposição de aprender. Não tenha dúvidas que com esse livro o seu conhecimento no assunto crescerá exponencialmente e você terá plenas condições de lutar por uma boa vaga no mercado de trabalho.

O exemplar que a Nova Terra me enviou foi com o intuito de nós fazermos um sorteio entre os leitores. Só que eu decidi cancelar este sorteio. Pois o livro é tão bom que eu vou ficar pra mim! Hahaha!!! Claro que é brincadeira. Mas que eu tenho vontade, eu tenho! A respeito do sorteio, nós daremos mais detalhes ainda hoje, num post que será publicado mais tarde. Não temos apenas o livro para sorteio. ;)

Enquanto isso, por que não aproveita para comentar sobre o post e divulgá-lo nas redes sociais? Basta usar os botões abaixo. É bem simples e rápido. Agradecemos muitíssimo!

Tags: Hardware, Review da Semana

Você também vai gostar

Leia também!