Análises

ProDrenalin, um poderoso estabilizador de vídeo.

Desde muito cedo na história humana, sabemos de relatos de pessoas que tentaram fazer coisas incomuns. Os esportes radicais que hoje conhecemos, não chega nem perto do que alguns homens e mulheres faziam no passado. Apenas para citar um exemplo, podemos falar do “Alfaiate Voador”. Vocês já ouviram falar dele? Seu nome era Franz Reichelt, ele criou um traje para voar ou flutuar levemente até o solo, como um pára-quedas que conhecemos hoje. Olha ai a figura:

Flying_tailor

Com certeza o que esse homem fez foi muito radical! Sem nenhum equipamento de segurança ele se jogou da Torre Eiffel, confiante de que seu traje funcionaria. Infelizmente não funcionou…

Hoje existem inúmeros itens de segurança para os atletas de esportes de aventura ou esportes radicais. Essa segurança e tecnologia possibilitam aos atletas fazeres cada vez mais! Temos que admitir que  eles tem a capacidade de nos deixar de “queixo caído”. Com as câmeras de ação, tipo as GoPro, as imagens obtidas são impressionantes! No entanto, essas imagens contém muitos movimentos. Em muitos casos esse movimentos são bruscos. Quase sempre é necessário uma edição no vídeo gravado. Para você, que não é um editor profissional de vídeos, lhe apresentamos o ProDenalin, um poderoso estabilizador de vídeos de ação!

Interface

2---ProDrenalin

A interface do ProDrenalin é excelente. Foi desenvolvida para que o usuário sem experiencia em programas de edição de vídeo pudesse facilmente fazer os ajustes necessários nos seus filmes. A tela principal será a que aparecerá o vídeo e os ajustes que você for fazendo. Existe uma barra lateral com as informações do vídeo, ajustes e etc. A barra superior mostra algumas opções que vão-lhe ajudar no seu trabalho. O software é bem simples, com poucos cliques você poderá deixar seu vídeo muito melhor! Você ainda poderá contar com perfis pré-configurados. São 40 perfis de câmeras como GoPro Hero, Sony HDR, Samsung Galaxy S3, Canon e muitos outros. Depois do trabalho terminado, basta clicar na aba “Exporta Mídia Otimizada”. Nessa aba você terá algumas opções para fazer a exportação do seu vídeo editado.

Desempenho

O ProDrenalin é muito leve. Apesar do arquivo instalação ser de apenas 21MB, o software tem capacidade de fazer coisas incríveis nos seus vídeos. O consumo de memória é mínimo, chegando a picos de 100 a 109 MB de RAM. O processador quase não trabalha, ao não ser quando se está exportando o vídeo. Fora isso todos os processos são realizados de forma bem suave. Creio que até mesmo computadores mais lentos podem rodar o ProDrenalin sem nenhum problema.

Funcionalidades

DirtBike-orig2

Essa parte talvez seja a mais importante, quando falamos do ProDrenalin. As suas funcionalidades são muitas. Mas não é quantidade de funcionalidades que fazem do ProDrenalin um excelente software, mas sim o objetivo e a qualidade dessas funcionalidades. Por exemplo, é possível eliminar distorções como o efeito de olho de peixe (fisheye), corrigir o ruído e melhorar a qualidade da imagem em poucos cliques. O software ProDrenalin oferece uma análise de todo o movimento no vídeo e fornece uma ação corretiva para deixar o movimento suave. Para câmeras onde o efeito de “Rolling Shutter” cria movimentos de trepidação, o programa compensa e estabiliza a gravação, permitindo aplicar correções.

Atualmente, quase todas as câmeras de foto ou vídeo que você pode comprar vão incluir um ou dois sistemas de estabilização de imagem, seja por um software dentro da câmera ou óptico. Contudo, a imagem de vídeo, geralmente instável pela trepidação da câmera, somada aos possíveis falhos de perspectiva da lente, resultam na perda de horas na frende do computador. A vantagem de ProDrenalin é reduzir o movimento da imagem e criar a ilusão de que todos os frames estejam alinhados.

Outra função interessante é que o software proporciona uma comparação da versão original com a otimizada, permitindo ver os resultados finais antes de renderizar e exportar. Vamos analisar agora, de forma resumida, algumas outras funções do ProDrenalin:

Olho de peixe – Fisheye

Embora a perspectiva de olho de peixe de câmeras de ação ser capaz de criar um efeito cinematográfico interessante, em alguns casos a perspectiva fica distorcida. Ao aplicar o recurso de remoção do olho de peixe, a imagem fica com a forma natural. Você pode personalizar a remoção olho de peixe para alcançar uma configuração perfeita para a produção de vídeo.

Girar o vídeo

A função de girar o vídeo, que permite o usuário inverter a imagem quando surge a necessidade de fixar a câmera de ponta cabeça, por exemplo, nas tomadas gravadas em um salto de paraquedas. Nas ocasiões que as condições de iluminação não sejam as mais adequadas.

Filtro redução de ruído

O filtro redução de ruído, bastante utilizado em ocasiões em que as condições de iluminação não sejam as mais adequadas. Antes de exportar o arquivo multimídia é possível utilizar a ferramenta selecionando uma das três opções para melhorar a qualidade.

Correção de cores

Correção de cores, que também não deixa a desejar, pode ser feita de forma manual ou automática e faz com que a imagem fique correspondente ao mundo real.

Custo-benefício

Como estão podendo observar no decorrer desse review o ProDrenalin é um software completo! Para você que faz uso de câmeras de ação e está sempre gravando seus vídeos, com certeza o ProDrenalin será bastante útil. O software está saindo por R$119,90 e pode ser parcelado em até 6x de R$19,98. Mas se desejar fazer um teste antes no site oficial do ProDrenalin está disponível o download de uma versão de testes.

Conclusão

Eu pude testar o ProDrenalin e achei um programa excelente! O custo-benefício é muito bom. Sabemos que quem pratica esportes radicais está sempre gravando suas façanhas. Não é toa que a Internet está lotada de vídeos desse tipo. Para essas pessoas, o ProDrenalin é um excelente negócio.

Sorteio

Você é uma dessas pessoas? Então temos boas notícias para você! Estaremos sorteando um licença para o programa ProDrenalin. Continue acompanhando o Guia do PC que em breve estaremos divulgando mais detalhes da promoção.

Tags: Destaques

Você também vai gostar

Leia também!