Análises

MobaLiveCD: Rode LiveCDs facilmente no Windows

Gosta de testar distribuições Linux? O LiveCD, que permite executar o sistema a partir do CD sem nenhuma alteração no PC, já facilita muito a vida desses aventureiros. Quer mais facilidade ainda? MobaLiveCD é uma ótima alternativa.

MobaLiveCD é um simples executável que pode ser utilizado, inclusive, de um pen drive, com apenas 1,6 MB, permitindo a execução do LiveCD de uma distro Linux diretamente do Windows, sem a necessidade de sair do sistema ou reiniciar o computador. Outra vantagem é não precisar queimar uma mídia virgem ou perder tempo gravando a imagem do sistema em um CD-R, perdendo dinheiro, ou até mesmo um CD/DVD regravável, que podem ocasionar problemas em LiveCDs, visto que essas mídias regraváveis têm um índice de erro maior do que as comuns.

Entretanto, isso não é novidade. É possível fazer isso por qualquer programa de virtualização, como Microsoft Virtual PC ou VMware. Então, qual a real vantagem? Para usuários domésticos que não necessitam de configurações avançadas, a simplicidade e objetividade do programa.

A interface principal (e única) do programa
A interface principal (e única) do programa

Basta executar o aplicativo, clicar em Run the LiveCD, buscar a ISO de uma distro salva no HD e esperar.

Iniciando o Linux Mint através do MobaLiveCD
Iniciando o Linux Mint através do MobaLiveCD

O outro botão acima, Right-click menu, adiciona a opção de executar uma ISO diretamente do menu de contexto (clique direito).

O MobaLiveCD é gratuito, pode ser baixado do site oficial e utiliza o ambiente de virtualização Qemu, bastante utilizado no Linux.

Existem centenas de distribuições Linux espalhadas por aí. Antes de migrar para o pingüim, cabe a você usuário, testar e escolher a que mais se adapte ao seu perfil. Agora com essa pequena e simples ferramenta, essa missão ficou ainda mais fácil. Aproveite!

Tags: Linux, Software, Windows

Você também vai gostar

Leia também!