ArtigosDicas e tutoriais

Aumente a velocidade do seu Windows fazendo uma faxina geral

Não é novidade para ninguém que, com o tempo de uso, o Windows vai ficando mais lento e instável. Existem várias causas para este problema, mas a principal é o “desgaste” natural, que ocorre por restos de programas que se acumulam no sistema depois de desinstalados. Uma das soluções dos “usuários que aprenderam a formatar o computador” é formatar o disco, processo que leva no máximo dez minutos. Depois vem a reinstalaçao do sistema, a instalação dos drivers, dos softwares essenciais, de ativar o Windows… Ei, mas também é necessário fazer backup dos dados, das configurações dos programas, instalar hotfixes e service packs… Nesse processo já se foram embora cinco horas que não voltam nunca mais.

Ooops! Mensagem de erro do Windows numa das telas de horários dos trens!
Ooops! Mensagem de erro do Windows numa das telas de horários dos trens!

Se você se enquadra no usuário descrito acima, e reinstala o sistema toda vez que algum probleminha tosco ocorre, este texto é para você. Neste tutorial, veremos como fazer uma faxina geral no sistema a ponto de deixá-lo com a máxima performance possível. É impossível fazer milagres, mas é possível chegar perto disso.

Este tutorial foi escrito baseando-se num computador rodando Windows XP Home Edition SP3 e Windows 7 Ultimate.

Para começo de conversa

É importante não deixar o disco rígido lotado. Uma porcentagem de uso alta não prejudica diretamente a performance, só que, com o disco cheio, a probabilidade de arquivos tornarem-se excessivamente fragmentados é bem maior, porque, se menos espaços no disco estiverem disponíveis, o sistema será forçado a gravar uma parte do arquivo, depois procurar outro espaço, gravar e assim sucessivamente. Isso torna o acesso aos arquivos bastante lento. Para limpar o disco, use primeiramente uma ferramenta como o CCleaner, que limpa rastros de navegação e arquivos inúteis. Depois, nada melhor que uma faxina manual nas pastas do HD. Muitos salvam um monte de lixo no desktop ou na pasta de documentos e, quando vão procurar alguma coisa, acabam não achando.

Limpeza de disco com o CCleaner
Limpeza de disco com o CCleaner

Outra dica para liberar o espaço em disco é desabilitar a restauração do sistema, que praticamente ninguém usa, ou quando tentar usar, não funciona (ou seja, uma função praticamente inútil), além de deletar pastas de backups de atualizações, identificados por pastas localizadas em X:\WINDOWS que começam com $ (menos a $hf_mig$), além de todo o conteúdo de X:\WINDOWS\SoftwareDistribution\Download, onde estão downloads de atualizações do Windows Update que nunca são deletados e tem como principal função ocupar espaço em disco. Nunca se esqueça, também, de desinstalar programas que não são mais utilizados.

Com o mesmo CCleaner, execute uma limpeza do registro. Isto irá remover entradas inválidas do registro do Windows, evitando que ele fique procurando por algum arquivo que não existe. Além disso, remova todos os programas da inicialização do sistema exceto os essenciais, como antivírus e firewall.

Limpeza do registro
Limpeza do registro
Remoção de programas inúteis da inicialização
Remoção de programas inúteis da inicialização

Desfragmente o disco rígido

A fragmentação de arquivos é um processo normal em partições Windows, que provoca lentidões no acesso aos arquivos. Basicamente, um arquivo fragmentado é um arquivo com vários pedaços espalhados por todo o disco. O Windows irá procurar todos esses pedaços, juntar e assim ler o arquivo, mas você pode desfragmentar o disco com o próprio desfragmentador de disco do Windows. No Windows 7, o desfragmentador de disco sofreu algumas alterações que praticamente dispensaram o uso de um software externo, suportando até mesmo o agendamento do processo – ótimo para você que nunca se lembra disso.

Um excelente desframentador de disco é o MyDefrag, totalmente gratuito, mas com funções de programas pagos: pode organizar arquivos de acordo com freqüência de acesso, freqüência de modificação ou pelo nome, uma vantagem em relação aos defrags convencionais. O próprio programa já oferece dicas de otimização diária, semanal ou mensal e fornece uma opção para desfragmentar pendrives e outras memórias flash, que possuem ciclos limitados de leitura/gravação e, portanto, precisam de mais cuidados.

MyDefrag: desfragmentador gratuito com qualidade de pago
MyDefrag: desfragmentador gratuito com qualidade de pago

Segurança é fundamental

Agora que você já limpou o disco, nada melhor que um scan com antivírus e antispyware. Você pode utilizar um antivírus online, caso não queira instalar um no seu sistema, degradando a performance. Um bom é o F-Secure Online Scanner, que utiliza, entre outros motores, a potente engine da Kaspersky Labs.

Organize-se!

Isto não irá aumentar a velocidade de processamento do seu computador, mas com certeza você sentirá uma diferença em você mesmo. Organize suas músicas, fotos e vídeos em pastas organizadas e separadas: nada de deixar arquivos soltos em pastas de download de softwares de compartilhamento de arquivos.

Uma boa sugestão para a organização das músicas é guardá-las por álbum. Aqui, guardo minhas músicas no formato Músicas\Artista – Nome do CD (Ano)\Número da faixa – Artista – Nome da música.ext. O EasyTag ajuda bastante nessa tarefa e possui também versão para Linux.

Mantenha seu sistema atualizado!

Agora, instale todas as atualizações pendentes (se houver) no seu Windows e atualize os programas para a última versão disponível, que geralmente corrigem bugs e falhas de segurança. Os drivers são essenciais para o funcionamento do sistema, e você deve atualizá-los também, já que eles podem ter melhorias de performance com novas versões. Procure por eles no site da fabricante do seu hardware.

Checklist

Confira esta checklist de “coisas a se fazer numa faxina completa no Windows”. A recomendação é utilizá-la a cada dois meses.

  1. Deletou arquivos pessoais que se acumularam com o passar dos tempos?
  2. Deletou arquivos temporários, como downloads de hotfixes?
  3. Deletou arquivos de backup do Windows Update?
  4. Desinstalou programas que não são mais utilizados?
  5. Removeu programas inúteis da inicialização?
  6. Desfragmentou o disco rígido?
  7. Limpou o registro?
  8. Fez um scan completo com um software antivírus e antispyware?
  9. Organizou músicas, fotos e vídeos?
  10. Atualizou o Windows?
  11. Atualizou seus programas?
  12. Atualizou os drivers?

Com as dicas citadas aqui, você pode ficar um bom tempo sem ficar formatando o disco. Boa sorte!

Artigo publicado originalmente em 11 de agosto de 2008 e atualizado posteriormente, seguindo as mudanças de foco de sistema operacional.

Tags: Destaques, Software, Windows

Você também vai gostar

Leia também!