AnálisesArtigos

Conheça as novidades e recursos do Windows 7 Beta

Parece que foi ontem que a última versão do sistema operacional da Microsoft para clientes desktop, o Windows Vista, foi lançada. Realmente, faz pouco tempo, completará dois anos no dia 30 desse mês. Pode parecer muito, mas não para o lançamento de um novo Windows. Segundo a Microsoft, a partir de agora a empresa pretende manter uma certa rigorosidade entre novas versões do sistema, algo em torno de dois a três anos. Tudo isso aconteceu depois do Windows Vista, o qual não foi muito bem aceito pelos usuários, esses alegando falta de recursos.

Coincidência ou não, o Windows 7 já está em estágio avançado de desenvolvimento (beta) e sua versão final é esperada entre os meses de julho e agosto desse ano, segundo fortes rumores.

Confira agora um super e completíssimo review com muitas imagens do Windows 7 Beta!

Preparativos e instalação

Tela inicial da instalação

O arquivo de imagem da instalação do sistema foi baixado, teve sua MD5 checada e foi gravado em uma mídia de DVD-R virgem.

Todo processo de configuração e instalação é muito parecido com o do Windows Vista, se resume a algumas perguntas no início, esperar o tempo necessário para que os arquivos sejam copiados para o HD, reiniciar e configurar. O espaço de tempo necessário para tudo isso foi de aproximadamente 20 minutos, com apenas duas reinicializações.

Os testes e conclusões apresentadas aqui foram feitos com base numa instalação limpa do Windows 7 build 7000 (beta) de 32 bits, na seguinte configuração de hardware:

  • AMD Athlon 64 4000+ (2.1 GHz)
  • 2 GB de memória DDR2 800
  • VGA NVIDIA GeForce 8600GT 512 MB
  • HD SATA2 Samsung 320 GB
  • Gravador DVD LG H55N/58N

Primeiro contato

Logo após a instalação e configuração o Windows é iniciado pela primeira vez. Os componentes fundamentais do PC foram todos reconhecidos (placa de vídeo, adaptador de rede e som). Outro componente, o leitor de cartões, já estava funcionando logo em seguia, após o Windows buscar e instalar o driver do mesmo através do Windows Update – tudo automaticamente.

Windows iniciado pela primeira vez
Windows iniciado pela primeira vez

A compatibilidade com hardware melhorou muito. A resolução que uso (1440×900) já veio configurada, além dos outros componentes citados anteriormente, que foram reconhecidos ou seu driver instalado com o Windows Update. Nada disso acontecia no Windows Vista.

Da partição primária de 40 GB, a instalação limpa do Windows ocupou 10 GB. É pouco, comparando ao preço de qualquer HD “normal” de 500 GB hoje em dia.

Performance e estabilidade

O desempenho é um dos pontos que merece destaque no Windows 7. Diferentemente do Windows Vista, que exigiu um hardware pesado para época, o Windows 7 não pede nada de mais. Os requisitos mínimos são os mesmos do Vista (processador de 800 MHz, 512 MB de RAM e VGA com 64 MB). Vale reforçar que nos requisitos mínimos você pode não ter uma experiência satisfatória.

Mas não são apenas os requisitos de hardware que melhoraram (ou não pioraram). O que testes avançados concluíram é perceptível a “olho nu”. O desempenho do sistema evoluiu. Desde o carregamento (boot), a execução de aplicações, até o uso do sistema. Tudo é mais rápido, como deveria ser. O consumo de memória no sistema recém inciado fica na média de 25% (512 MB). O uso do processador varia de 0 à 10% – com picos acima disso ao executar algo.

A estabilidade do sistema, mesmo em estágio de testes, também impressiona. Ele é incrivelmente “usável”. Quem acompanha o desenvolvimento de sistemas operacionais da Microsoft sabe que no passado a realidade era outra.

Índice de experiência - escala de 0 até 5.9
Índice de experiência - escala de 1.0 até 7.9

Interface visual

A grande evolução aconteceu no Windows Vista, com o Windows Aero. No Windows 7 temos ele, o Aero, mais acabado, com cores leves e mais rápido. O visual é uma questão extremamente pessoal. Alguns gostam dele cheio de firulas, outros o mais limpo possível. Mas em uma coisa é fato: O estilo visual do Windows 7 agrada a maioria. Pessoalmente, eu me sinto melhor e trabalho mais num ambiente agradável visualmente.

Windows Aero
Windows Aero

É claro que o visual não deve afetar a produtividade. Se seu hardware é limitado, não roda o Aero, ou até roda, mas de forma não muito satisfatória, a recomendação é desativá-lo, usando o tema Windows 7 Basic. Ele nada mais é do que um estilo visual mais leve (é algo parecido com o tema padrão do Windows XP), sem efeitos visuais (transparência, blur, etc). Infelizmente, nem todos os recursos do Windows 7 estão disponíveis com o Aero desativado (pré-visualização do desktop e miniatura das janelas são dois exemplos).

Windows 7 Basic
Windows 7 Basic

Se mesmo assim ainda não está satisfeito com o desempenho, sua última alternativa no quesito visual é desativar tudo. O Windows Classic é o que há de mais simples no visual do Windows 7. É também para quem não se importa em voltar (visualmente) ao glorioso tempo do Windows 98.

Windows Classic
Windows Classic

Não fugindo muito do assunto, o gerenciamento dos temas visuais também foi melhorado. Clicando no menu do contexto “Personalize”, o usuário é levado a uma janela onde todas as opções de personalização estão centralizadas (imagens acima). É possível alterar, além do tema, o esquema de som do sistema, a proteção de tela, cor das janelas e wallpaper – esse último agora com opção de slide. Basta selecionar mais de uma imagem e definir o tempo entre as transições (entre dez segundos e um dia).

Outra curiosidade é o link “Get more themes online”. Infelizmente ao clicar, nada de mais acontece, você é levado ao site do Windows. Entretanto, pode-se esperar que a Microsoft finalmente disponibilizará temas para download. A propósito, já existem alguns poucos temas regionais instalados por padrão. Embora sejam apenas o Aero com outra cor e novos wallpapers.

Novos recursos, ferramentas, programas e melhorias

Superbar – a velha taskbar melhorada

A barra de tarefas, ou superbar, como ficou conhecida, é o recurso mais conhecido e comentado da nova versão do Windows. Além da parte visual (ícones maiores, cor mais suave, etc), ela ganhou novas e espetaculares funções. Os ícones maiores não fazem parte apenas do visual, eles têm funções variadas. É algo como uma fusão entre a velha quick launch (inicialização rápida) e a função de minimizar janelas. No mesmo ícone onde os programas podem ser abertos, eles são minimizados.

A nova taskbar
A nova taskbar

Não gostou de toda essa mudança? É possível voltar quase que por completo ao modo antigo. Nas propriedades da taskbar, basta marcar “usar ícones pequenos” (Use small icons) e selecionar “nunca combinar” (Never combine), em Taskbar buttons (botões da barra de tarefas).

Voltando as origens!
Voltando as origens!

Os ícones maiores e separados não são por acaso. Eles facilitam o uso em monitores sensíveis ao toque (touch screen). Aliás, essa é uma das novidades do Windows 7, o suporte à essa tecnologia. Infelizmente não foi possível testar essa ferramenta.

Com a barra mais alta, além do relógio, a data também é exibida. O retângulo ao lado é o botão de mostrar a área de trabalho. Ao pousar o cursor do mouse sobre ele, o desktop também aparece, mas sem minimizar as janelas abertas. Não gostou do recurso? Também é possível desativar nas propriedades da taskbar. E por fim, clicando no botão, o desktop é mostrado de modo que todas as janelas são minimizadas.

Pré-visualização do desktop
Pré-visualização do desktop

A pré-visualização das janelas abertas também foi melhorada. Ao pousar o mouse sobre, ou clicar, quando há mais de uma janela aberta no mesmo ícone, ela surge. Novamente, pousando o mouse sobre a miniatura da janela, ela se destaca entre todas as outras.

Pré-visualização de uma janela
Pré-visualização de uma janela

Há também integração com alguns programas, como Windows Media Player e Internet Explorer. No player é possível avançar/voltar ou pausar algo que esteja sendo executado. No navegador pode-se alternar entre as guias abertas ou fechar as mesmas. Nos outros programas a “integração” se limita em fechar a janela. Mas a tendência é de que os softwares sejam desenvolvidos de modo que possam interagir com esse “preview turbinado” do Windows 7 e com as jump lists – o qual falaremos a seguir.

Funções da nova pré-visualização de janelas no Windows Media Player
Funções da nova pré-visualização de janelas no Windows Media Player

As jump lists também são interações entre o Windows e os programas. Acessível através do clique direito do mouse ou clicando e arrastando para cima sobre o ícone, as listas literalmente saltam e exibem tarefas, atalhos e histórico de um programa. No Windows Explorer por exemplo, podemos abrir facilmente uma pasta específica fixada ou um local acessado recentemente. Já no Internet Explorer, o histórico dos últimos sites visitados é exibido. O armazenamento de histórico de sites e de pastas pode ser desativado, já que isso bota a privacidade do usuário em cheque. Numa segunda vista, podemos perceber que o recurso InPrivate (navegação privada, sem deixar rastros) faz um pouco mais de sentido.

Jump lists
Jump lists

O menu de contexto clássico pode ser acessado pressionando e segurando a tecla Shift, seguindo com um clique direito.

Ao passar o cursor do mouse sobre um ícone de um programa aberto na taskbar, a cor ao fundo desse ícone ganha tonalidades diferentes em programas distintos. Isso acontece porque a cor predominante do ícone é projetada ao fundo. Além de um incremento visual, isso também auxilia na identificação dos programas abertos.

Hot-track
Hot-track e botão Iniciar

Outra função inteligente da nova barra de tarefas é a exibição, em tempo real, da barra de progresso de algumas ações. Por exemplo, ao mover um arquivo, além da clássica janela com informações de tamanho, tempo, progresso, etc, essa última informação, o gráfico do progresso, é exibido no ícone do respectivo programa na taskbar.

Movendo arquivos
Movendo arquivos

O mesmo ocorre em downloads com o Internet Explorer 8. A informação mais importante, que resume todo o resto, fica mais visível. O resultado certamente é positivo.

Download de arquivo no IE8
Download de arquivo no IE8

Outro detalhe, não menos importante, é a barra de atividade no ícone do respectivo programa na taskbar. Ela mostra quando uma aplicação aberta está “trabalhando”.

Solucionando problemas de conexão
Solucionando problemas de conexão

A área de notificação também recebeu melhorias. Agora ela está mais personalizável e menos intrusiva. É possível “esconder” um ícone apenas arrastando-o para cima. Para vê-lo, basta clicar na seta e um poup-up com todos os ícones ocultos surgirá. Quer deixar um ícone sempre visível? Basta arrastá-lo do poup-up para baixo. Simples mas faz a diferença.

Área de notificação
Área de notificação

Ainda na barra de tarefas temos o Menu Iniciar. Ele é bem parecido com o do Windows Vista, tanto na aparência quanto nos recursos. As novidades ficam por conta da interatividade com os programas e a busca, que agora ganhou mais espaço e os resultado são melhor organizados.

Busca no menu Iniciar
Busca no menu Iniciar

A interatividade com os programas é algo interessante e parecido com o que acontece com as jump lists, nos programas fixados na taskbar. A diferença é que ao pousar o mouse ou clicar sobre a seta num programa fixado no menu Iniciar, as tarefas, arquivos recentes, etc surgem em um menu lateral.

Interatividade com programas do menu Iniciar
Interatividade com programas do menu Iniciar

Windows Explorer

Apesar da taskbar fazer parte do Windows Explorer, as mudanças foram tantas naquela que ficou melhor separar em categorias diferentes. Já essa outra parte do Explorer, se assim podemos dizer, não sofreu alterações drásticas. Apenas uma reestruturação de alguns recursos já presentes na versão anterior do sistema.

Windows Explorer
Windows Explorer

Um dos mais interessantes é o histórico de pequisas no Explorer. Basta clicar no campo de pesquisa ou pressionar a tecla F3 que o mesmo desce. Opções de pesquisa por data, tamanho, tipo, etc, também foram adicionadas, embora já existissem de forma menos acessível.

Histórico e opções de pesquisa
Histórico e opções de pesquisa

O resultado das buscas também foi melhorado. Agora o termo pesquisado é destacado no nome dos arquivos.

Resultado de busca
Resultado de busca

Os três e únicos ícones que restaram na barra de ferramentas do Explorer são (da esquerda para direita) o alternador do modo de visualização dos ícones, exibir o painel lateral direito e de ajuda.

Ícones da barra de ferramentas do Explorer
Ícones da barra de ferramentas do Explorer

Os ícones ganharam um modo de exibição novo. De ícones gigantes a pequenos, passando por listas, detalhes e lado a lado, agora temos o modo Content.

Modo de exibição dos ícones
Modo de exibição dos ícones

O painel de navegação (barra esquerda do Explorer) está mais organizado e completo. Ele inclui locais vitais do sistema, como as bibliotecas e discos locais, além da rede e favoritos. Esse último pode ser personalizado arrastando um diretório para o local.

Painel de navegação do Explorer
Painel de navegação do Explorer

Das pequenas mudanças, a barra de detalhes (inferior) do Explorer está mais estreita e os botões minimizar, maximizar/restaurar e fechar aumentaram.

Talvez a maior mudança foi a inclusão das Bibliotecas (libaries). Elas vieram para “organizar” de vez o conteúdo do seu HD. Por padrão apenas quatro bibliotecas vieram configuradas, mas o usuário pode criar novas caso necessário.

Bibliotecas
Bibliotecas

É possível adicionar ou remover pastas de diversos locais diferentes (até mesmo de um disco removível, por exemplo), centralizando todos eles na sua biblioteca particular. É importante salientar que os arquivos não são armazenados nas bibliotecas. Eles são apenas “linkados” por lá.

Biblioteca de documentos
Biblioteca de documentos

O explorador de jogos, oriundo do Windows Vista, também evoluiu. Embora ainda não dê para adicionar informações “manualmente” quando um jogo não é identificado automaticamente (e suas informações baixadas da internet), o Game Explorer ganhou uma novidade interessante: Atualização de jogos. As últimas correções e melhorias de jogos agora são automaticamente checados o usuário é notificado sobre as mesmas. Outro detalhe interessante é que os jogos online voltaram!

Game Explorer
Game Explorer

Windows Media Player 12

A nova versão do player da Microsoft, o Windows Media Player 12, trás diversas novidades além do visual. Aliás, a interface, por ser a novidade mais aparente, têm dividido opiniões. Há quem ache horrível, mas particularmente, eu gostei do visual, ele combina muito bem com as cores leves do Windows 7.

Windows Media Player 12
Windows Media Player 12

Outra mudança notável foi a separação do player da biblioteca de mídia (imagem acima). O player agora é mais leve e menos poluído. Ao executar um arquivo de mídia é ele que se abre.

Player executando um filme
Player executando um filme
Player executando músicas
Player executando músicas

Outra função interessante que o Media Player ganhou é a pré-visualização de áudio na biblioteca. Pousando o mouse sobre um arquivo, uma poup-up surgirá. Basta clicar no botão Preview para que a música comece a tocar. Caso haja algo sendo executado, o mesmo será pausado. Para parar de pré-visualizar uma música, simplesmente tire o cursor do mouse de cima do arquivo. Simples assim.

Preview de música
Preview de música

Dos recursos “menos visíveis”, podemos citar o maior suporte a formatos. Sabe o K-Lite Mega Codec Pack? Esqueça ele. O Windows Media Player 12 (finalmente) executa os mais diversos formatos de som e vídeo (DivX e Xvid) sem a necessidade de se instalar programas de terceiros.

Adeus sidebar!

A Barra Lateral do Windows, que também nasceu com o Vista, já era! Os gadgets eram (e são) muito úteis, a barra lateral não, pelo contrário, só atrapalha. Os mini-aplicativos continuam e podem ser acessados pelo menu do contexto no desktop. Todos estão mais personalizáveis e livres, alguns foram removidos e um, do Windows Media Center, adicionado. Agora eles ficam soltos na área de trabalho ou podem ser fixados em qualquer uma dos quatro cantos do desktop, basta arrastá-lo. Você também pode escolher se quer ele na forma “mini” ou “completa”. Outro detalhe que merece ser citado é que agora, ao clicar no botão mostrar desktop, os gadgets permanecem em primeiro plano, fixos ao desktop.

34
Gadgets soltos e alguns "presos" aos cantos do desktop

Aero Snap e Aero Shake

Nada mais é do que a possibilidade de arrastar as janelas para os cantos do monitor. Ao arrastar uma janela para a parte superior, a janela é maximizada; nos cantos direito ou esquerdo, a janela é redimensionada na parte correspondente, ocupando 50% da área da tela.

Aero Snap
Aero Snap

Imagine a situação: Você está com muitos programas e janelas abertas. Precisa visualizar o desktop juntamente com apenas uma dessas janelas. Talvez seria um pouco complicado da forma tradicional, mas não com o Aero Shake! É justamente isso que ele permite fazer. Simplesmente balance de forma rápida a janela desejada para que todas as outras sejam minimizadas na taskbar. Quer todas elas de volta do modo que estava? Apenas repita o procedimento. São detalhes simples que fazem toda a diferença.

Devices and Printers

É um local centralizado onde é exibido tudo que está conectado ao PC. É possível explorar todas as opções disponíveis relacionadas ao dispositivo. Alguns gadgets, como celular e câmeras, já são suportados nativamente.

Devices and Printers
Devices and Printers
Explorando opções da impressora
Explorando opções da impressora

Action Center

O Action Center é a evolução da Central de Segurança do Windows dos Windows XP SP2 e Vista. Agora, não apenas mensagens e alertas relacionados a segurança são apresentados, a manutenção e solução de problemas do sistema também estão presentes.

Action Center
Action Center

Windows Live Essentials

O Windows Live Essentials é o pacote de programas da linha Windows Live, ainda em estágio beta, liberada recentemente para download. Ele pode ser instalado tanto no Windows XP quanto no Windows Vista. Entretanto, no Windows 7 têm uma função maior, a de substituir alguns programas do Windows. O Windows Photo Galerry deu lugar ao Windows Live Photo Gallery; o Windows Mail sai para entrada do Windows Live Mail; o Windows Movie Maker agora é o Windows Live Movie Maker; também temos o Windows Live Messenger, que substituiu o Windows Messenger no Vista. Além de outros programas não tão essenciais assim, como Windows Live Toolbar, Writer e Safety Famaly.

O destaque aqui é para o Windows Live Messenger. O messenger ganhou integração total com o sistema. O ícone do programa aberto, que ficava na bandeja, foi extinto. Tudo funciona através da nova taskbar. Depois de anos usando o MSN Messenger/Live Messenger da mesma forma, é estranho a usabilidade deste no Windows 7.

Windows Live Messenger
Windows Live Messenger

O pequeno ícone ao lado do relógio virou aquela imagem enorme acima, no ícone do programa, juntamente com outras janelas do mesmo abertas. O menu de contexto agora faz parte da jump list (imagem abaixo). Nota 10 em integração com o sistema operacional!

Jump list do Live Messenger
Jump list do Live Messenger

User Account Control

Esse não é um recurso novo do Windows 7. Ele veio com o Windows Vista e causou muita polêmica. É uma ótima ferramenta de segurança por sinal, mas o preço a ser pago era maior. Ele pedia a autorização do usuário para quase tudo no Windows Vista (esse vídeo, da campanha Get a Mac, mostra de forma engraçada o UAC), o que se tornava inviável e exagerado para alguns usuários – a única forma de fazer com que as notificações cessassem era desativando-o.

No Windows 7, o Controle de Conta de Usuário finalmente pode ser elogiado. O recurso ganhou níveis de segurança: Nunca ser notificado (desativado), notificar apenas quando programas tentarem realizar mudanças no sistema (exceto na área de trabalho, pasta de documentos e outros locais onde mudanças são comuns), notificar apenas quando programas tentarem realizar mudanças em qualquer parte do sistema, ou sempre notificar (quando programas ou o usuário tentar alterar o sistema).

User Account Control
User Account Control

Outro detalhe que merece atenção é que para mudar o nível do UAC não é mais necessário fazer logoff ou reiniciar o Windows.

Finalizando…

O Windows 7 está no caminho certo desde o começo: leve, estável e maduro. Certamente o domínio da gigante do software está garantida por mais alguns anos.

Embora alguns recursos importantes tiveram que ser deixados de lado, como o touch screen, Home Group, que requer dois PCs rodando o Windows 7, e DirectX 11, o balanço geral é positivo. Existe muita coisa além disso.

Depois de sete anos para lançar o Vista, com vários cortes de recursos e atrasos, o Windows 7 está aqui para mostrar que a Microsoft ouviu os usuários e aprendeu com os erros. O Windows 7 tem tudo aquilo que o consumidor deseja: inovação, novos recursos, e qualidade, mesmo em estágio beta. E, até então, nenhum atraso.

Como comentou o CEO da Microsoft, Steve Ballmer, “o Windows 7 é o Vista melhorado”, e muito. A impressão que se tem é de que no Windows Vista o “serviço grosso” foi feito. No Windows 7 os “detalhes” (nada pequenos) foram priorizados. E o resultado é impressionante, na versão beta o sistema já está maduro e usável. Quem teve a oportunidade de testar o Windows LongHorn (codinome das versões de testes do Vista), sabe que a realidade era outra – apenas na reta final de desenvolvimento o sistema ganhou estabilidade. Toda essa comparação com o Windows Vista é inevitável.

Obviamente, toda as conclusões apresentadas aqui são pessoais. Infelizmente não tem como fugir disso. A recomendação sempre é testar o produto e tirar sua própria conclusão.

Tags: Destaques, Jogos, Microsoft, Windows, Windows 7

Você também vai gostar

Leia também!