Artigos

7 previsões para 2009 na área da tecnologia

Todo começo de ano chovem previsões sobre os mais diversos temas. Analisando aspectos postos em prática no passado e visualizando algumas tendências para o futuro, é possível fazer algumas previsões que envolvem esse universo tecnológico. Infelizmente eu não consigo prever o futuro, mas especular todos nós sabemos, e é um pouco disso que irei fazer.

Aproveitando o ano novo e promessas de boas novidades para o futuro da tecnologia, mesmo com a crise econômica em curso, irei expor algumas idéias que acredito que irão acontecer (embora a probabilidade de que não aconteça esteja presente).

Mix de icones para ilustrar o artigo

#1 – O grande “boom” do ano será o lançamento do Windows 7. Uma evolução do Windows Vista, um sistema maduro e agradável. Sai o Windows Vista, entra o Windows 7, um sucesso! Haverão outros lançamentos importantes da Microsoft, acredito que serviços baseados no conceito cloud computing ganharão visibilidade entre os usuários. Em 2008, principalmente no evento “PDC 2008”, a Microsoft mostrou alguns produtos baseados nessa plataforma, ouviremos mais sobre eles em 2009. A Microsoft continuará a investir no Windows Azure, mas em 2009 continuará atrás de alguns de seus concorrentes. Neste ano a Microsoft, com sua trupe cloud computing, ganhará forças para se tornar uma plataforma viável no ano de 2010 e seguintes.

Ainda na Microsoft, os rumores de que a empresa fundada pelo Bill Gates quer comprar a Yahoo! continuarão. Sobre isso me arrisco a dizer que: sim, a Microsoft conseguirá comprar a Yahoo!. A proposta será viável, e a fragilizada Yahoo! abraçará a oferta.

#2 – Falando em cloud computing, a hora é essa! Neste ano de 2009 as empresas colherão parte do que foi investido. Em 2008 empresas em parcerias (e algumas sozinhas) injetaram milhões e milhões no desenvolvimento deste conceito. Algumas empresas ficarão receosas ao optar pelo seu uso, porém várias delas se verão forçadas a abraçar essa idéia. Custos menores e maior eficiência serão os principais fatores que os forçarão a adotar essa plataforma… os tempos estão mudando.

Esse modelo é muito interessante também para o usuário final, que, entre outras vantagens, não precisará de máquinas potentes para processar os softwares, um browser e uma boa conexão à Internet serão seus maiores requisitos.
Em termos de importância, a meu ver, esse novo conceito é o que há de mais elevado no momento.

#3 – Crescerá a popularidade da tecnologia 3G no Brasil (bem como da TV Digital, que, diga-se de passagem, começará a ser melhor explorada). O iPhone continuará em alta, e celulares semelhantes a este pipocarão nas prateleiras das lojas físicas e virtuais. O sucesso do iPhone e afins também chegarão à empresas, que utilizarão essa “nova” tecnologia para ganhos de produtividade. O iPhone ganhará uma versão Nano, além de outras versões mais robustas.

E, não, o Steve Jobs não irá morrer! … porém, haverá uma probabilidade muito grande do Steve Jobs, CEO da Apple, abandonar o posto e pendurar o teclado. A economia está fragilizada. Recentemente houve uma notícia de que Steve Jobs piorou em seu quadro clínico, foi o bastante para que as ações da Apple despencassem. Os acionistas precisarão conviver e ter confiança na empresa sem a presença de seu atual representante, e, pensando nisso, ao longo de 2009, Steve Jobs preparará seu sucessor.

#4 – A Sony se verá obrigada a reduzir o preço do Playstation 3. Fará isso reduzindo os custos na produção. A qualidade do XBOX 360 e a originalidade do Wii (que atualmente arranca a maior fatia do mercado de consoles) se confrontarão com a tradicionalidade de um PS3 mais acessível ao consumidor. Em 2008 o PS2 foi considerado o console mais jogado, e essa redução nos preços será eficaz e fará com que as vendas do PS3 cresça, mas não será o bastante para ocupar o lugar do Wii. Lembrando que o XBOX 360 já teve o seu preço reduzido no ano passado, momento em que ultrapassou o PS3 em vendas inclusive no Japão, os índices de venda deste console também subirão em 2009. Quem estava planejando comprar um console, em 2009 terá ótimas oportunidades.

#5 – Na batalha dos browsers algumas novidades: o Internet Explorer continuará a perder mercado, mesmo com o lançamento do ótimo IE8; o Firefox, em suas novas versões 3.x (ótima, diga-se de passagem), continuará sendo o principal algoz do IE; o Opera chegará à sua versão 10.x, ainda melhor e mais seguro, mas ainda continuará esquecido pelos internautas; o Chrome ganhará novas versões, e sua popularidade crescerá, mas nada tão grandioso. O usuário final ganhará muito com essa concorrência.

#6 – Em fevereiro de 2008 a Toshiba abandonou o desenvolvimento de produtos com a tecnologia HD DVD, com essa decisão o Blu-ray, da Sony e Cia., se tornou o sucessor do DVD. Quase um ano depois, essa tecnologia ainda não emplacou. Em 2009 o Blu-ray terá uma força maior, embora não seja unanimidade, será uma realidade para a maioria. A mudança do DVD para o Blu-ray é diferente do VHS para o DVD, o salto tecnológico é menos perceptível para o usuário final, e isso significa uma adoção mais lenta. Neste ano o Blu-ray ganhará mais espaço, aliado com as ótimas quantidades de venda de TVs de alta definição.

#7 – Neste ano os Netbooks terão ainda mais mercado e visibilidade, se tornando um dos principais aparelhos tecnológicos do ano. O sucesso será considerável. Várias empresas do ramo lançarão seus modelos. O Google correrá por fora para alcançar os Netbooks, no mais tardar, em 2010 com o seu sistema operacional, atualmente denominado de Android. Alunos e escolas começarão a adotá-los gradativamente. No Brasil os notebooks populares serão distribuídos em várias escolas, mas apenas servirá de modelo para os próximos anos, o processo de adaptação é lento. Aproveitando o breve espaço, destaco também os desktops all-in-one (tudo-em-um), hoje estão a um preço salgado, mas ao passo que ganha mais popularidade, os valores tendem a cair. Eles são ótimos!

Estas são algumas previsões para este ano que será ótimo para o mundo tecnológico. Embora a crise econômica possa colocar o pé no freio em algumas empresas, 2009 estará repleto de boas novidades.

Tags: Apple, Gadgets, Internet, Jogos, Microsoft, Windows 7

Você também vai gostar

Leia também!