Transforme o Windows Server 2008 num workstation

85 Comentários

Este artigo faz parte da operação de ano novo do Guia do PC e foi publicado originalmente em 01 de maio de 2008.

Windows Server 2008, a última versão do Windows para servidores lançada pela Microsoft até então, o sistema operacional mais venerado dos últimos tempos, tanto por funcionários da empresa, que afirmam essa ser a melhor versão do Windows já lançada, quanto pelas pessoas que o usam ou experimentaram. E, realmente, as notícias que ele vem recebendo são de deixar muita gente, no mínimo, curiosa.

Muitos batem na tecla de que o Windows Server 2008 deve ser usado exclusivamente em servidores. Sim, estão certos, porém, desde que configurado corretamente, dá sim para usá-lo como um – ótimo – workstation (estação de trabalho). Depois de experimentá-lo por duas semanas, é isso que descreverei de uma forma bem completa nesse tutorial. Vamos lá?

Existem duas maneiras de fazer isso. A primeira e mais simples é utilizando um conversor criado por um site especializado no assunto, o win2008workstation.com. Ele faz automaticamente, de maneira simples e rápida, a maioria dos tópicos descritos aqui. O arquivo têm 11 MB e pode ser baixado nessa página.

Caso não confie no aplicativo comentado acima, ou queira aprender como fazer tudo isso “na unha”, a segunda maneira é para você! Então chega de papo e vamos em frente, pois texto para ler é o que não fata!

Criando contas de usuários e alterando permissões

Para criar contas de usuários no Windows Server 2008, é como no Windows Vista: Painel de controle (Control Panel), User Accounts, e Add or remove user accounts. Clique em Create a new account e siga os passos.

Porém, contas limitadas (Standard User), por padrão, não podem desligar ou reiniciar o sistema. Vamos alterar isso: Execute “control userpasswords2“, clique sobre a conta limita que quer dar o poder de desligar o sistema, e depois em Properties. Copie o que está a frente de User name e feche as janelas sem alterar nada. Em seguida, execute o “gpedit.msc“, navegue até Computer Configuration, Windows Settings, Security Settings, Local Policies, User Rights Assignment e dê um duplo clique sobre Shut down the system. Clique em Add User or Group… e, no espaço em branco, cole o nome de usuário copiado. Clique em Check Names para verificar se o nome está correto e, se estiver, dê Ok para as duas janelas.

Se preferir renomear a conta Administrator para usá-la, faça isso pelo User Accounts (“control userpasswords2“), Properties, e altere em User name.

Desativando a senha da conta Administrador

Se você for usar a conta Admimistrator ou deixá-la ativa, é possível definir uma senha mais simples ou deixar sem, para isso: Execute o “gpedit.msc“, vá em Computer Configuration, Windows Settings, Security Settings, Account Policies, Password Policy e abra Password must meet complexity requirements. Desative (marque Disabled) e dê Ok.

Ativando temas e outras opções visuais

Agora, o visual. Pode parecer frescura, mas, pelo menos eu, não gosto de trabalhar num ambiente feio. Quem não liga muito para essa parte, pode pulá-la, pois ela não afetará o uso do sistema como workstation.

O sistema logo após a instalação vem apenas com o tema clássico do Windows (imagem acima). Vamos ativar os estilos visuais no Windows Server 2008. Para isso: Abra o Painel de controle, Programs e clique em Turn Windows features on or off. Ou, simplesmente, pesquise por “server manager” (sem aspas) no Iniciar. Na janela que se abriu (Server Manager), ao lado esquerdo, clique em Features. Agora, ao lado direito da janela, clique em Add Features. Na próxima janela que se abre, marque Desktop Expereience, clique em Next e, logo depois, Install. Será necessário reiniciar o Windows, mas, antes disso, execute (Run… ou WinKey + R) o “services.msc”. Na janela que se abre, procure por Themes e dê um duplo clique sobre ele. Em Startup type, selecione Automatic e dê Ok. Feche a janela Services e confirme a mensagem para reiniciar o Windows (clique em Yes).

Após iniciar o Windows, vá até o Painel de controle, System and Maintenance e clique em System. Ao lado esquerdo da janela, clique em Advanced system settings. Na janela que abrirá, clique em Settings, na box Performance. Agora, selecione Ajust for best appearence e dê Ok para as duas janelas abertas. Pronto, o visual do Windows já deve ter melhorado muito. O tema básico do Windows Vista (Windows Vista Basic) foi aplicado. Se preferir (e se seu hardware permitir), ainda dá para ativar o Aero (Glass, Flip3D, miniatura das janelas na barra de tarefas, entre outras firulas). Vá até Painel de controle, Appearance and Personalization, e clique em Personalization. Agora, clique em Windows Color and Appearance e secione Windows Aero. Aplique e dê Ok.

Esse último procedimento deve ser feito novamente a cada nova conta de usuário criada. Aquela dica do Glass no Firefox 3 também é compatível com o Windows Server 2008, testado e aprovado!

Wallpaper

Como devem ter percebido, o Windows Server 2008 vem com um único wallpaper, que não é dos melhores e está em baixa resolução (veja-o aqui).

Os wallpapers do Windows Vista estão por toda parte na internet, em sites sobre deskmod e no DeviantART. Basta baixar as imagens que preferir e colocar na pasta “C:WindowsWebWallpaper” (ou na letra correspondente a partição que o Windows está instalado). Alterar o wallpaper é como no Windows Vista, ou semelhante ao Windows XP.

Cursores Aero

O Windows Server 2008 prioriza o desempenho, mas querer fazer isso até no cursor é demais, não? Felizmente, dá para instalar os cursores do Windows Vista, o Aero Cursors. Basta baixar o arquivo compactado aqui, descompactar em um local no seu computador, copiar o conteúdo da pasta cursors para “C:WindowsCursors” e executar o arquivo aero_cursors.reg. Agora, vá ao Painel de controle, Hardware and Sound, e em Mouse, clicar em Change pointer appearance. Selecione Windows Aero e dê Ok.

Alterando configurações pré-definidas

A instalação do Windows Server 2008, apesar de ser idêntica a do Windows Vista, é resumida e objetiva. Isso faz com que algumas opções sejam pré-definidas pelo sistema, como nome, organização, nome do PC e nome do grupo de rede. Apesar disso não influenciar no objetivo do tutorial, vamos apresentar nessa parte, de forma simples e rápida, como alterar essas opções.

Nome e a organização

Execute o “regedit.exe”, navegue até “HKEY_LOCAL_MACHINESOFTWAREMicrosoftWindows NTCurrentVersion” e dê um duplo clique sobre RegisteredOwner. Digite seu nome no campo e dê Ok. Duplo clique em RegisteredOrganization, dê um nome para organização e Ok. Para ver se a mudança surtiu efeito, execute “winver.exe“.

Nome do computador e nome do grupo de rede

Vá em Painel de controle, System and Maintenance e clique em System. Ao lado direito da janela, clique em Change settings. Na janela que abrirá, clique em Change…. Agora, em Compuer name, defina um nome para o PC, e em Workgroup, um nome para o grupo de rede. Dê Ok para as duas janelas abertas.

Opções de energia

O Windows Server 2008 vem configurado para obter alto desempenho, porém, gastará mais energia. Configure as opções de energia no Painel de controle, Hardware and Sound, Power Options, Change plan settings.

Aumentando a performance

Programas

Como qualquer sistema para uso doméstico, precisamos de programas instalados. Vamos ativar agora mais processamento para os programas.

Vá as propriedades do sistema (Painel de controle, System and Maintenance, System), ao lado esquerdo da janela, clique em Advanced system settings e, logo em seguida, na box Performance (a primeira), clique em Settings. Na guia Advanced, selecione Programs em Processor scheduling. Dê Ok para as janelas.

Ativando o SuperFetch

Abra o Editor de registro (“regedit.exe“) e navegue até “HKEY_LOCAL_MACHINESYSTEMCurrentControlSetControlSession ManagerMemory ManagementPrefetchParameters“. Lá, ao lado direito da janela, crie um novo DWORD (clique com o boão direito do mouse num espaço em branco, New, DWORD (32bit) Value) chamado EnablePrefetcher. Dê um duplo clique cobre a nova DWORD criada e defina o valor 3 em Value data. Faça a mesma coisa novamente, mas agora com uma DWORD chamada EnableSuperfetch.

Agora, execute o “services.msc“, procure por SuperFetch e ative-o (duplo clique, selecione Automatic e dê Ok).

Ativando recursos

Alguns recursos bacanas do Windows Vista não existem no Windows Server 2008, como Game Explorer e Sidebar, porém é possível “instalá-los”, com algumas restrições, mas funcional.

Windows Sidebar

Originalmente, a Windows Sidebar foi implementada no Windows Vista, mas esta já está presente, e completamente funcional, no Windows XP, então, porque não no Server 2008?

Primeiramente, precisamos dos arquivos do programa, seja baixando da internet (download aqui) ou copiando da instalação do Windows Vista. Agora, a “instalação”: Copie a pasta Windows Sidebar (com tudo que tem dentro, óbvio) para a pasta Program Files (C:Program Files). Agora execute o seguinte comando: “C:Program FilesWindows Sidebarsidebar.exe /RegServer“. Pronto! E para instalar gadgets de terceiros, é o mesmo procedimento do Windows XP (descompacta o arquivo .gadget, copia a pasta do gadget para a pasta do programa onde eles ficam instalados…).

Caso fique aparecendo aquele aviso chato de segurança quando a sidebar é aberta, vá as propriedades do arquivo executável (sidebar.exe), e clique em Unblock.

Game Explorer (explorador de jogos)

Recurso bacana do Windows Vista, que gerencia os jogos instalados e, pelo menos para mim, que costumo instalar bastante jogos no Windows, é uma ferramenta muito útil. É necessário um arquivo, o gameux.dll. Baixe-o aqui, copie a versão correspondente a do seu Windows para a pasta “C:WindowsSystem32“. Agora, registre a dll com o seguinte comando: “regsvr32 C:WindowsSystem32gameux.dll“. Para colocar o atalho no menu iniciar, consulte sobre o item abaixo.

Controlador de jogos

Primeiramente, baixe o arquivo zipado para seu respectivo sistema: x86 e x64. Com um programa ou pelo próprio Windows, extraia tudo para a pasta do sistema (C:Windows). Pronto, a opção já está funcionando no Painel de controle. Para configurar um joytick, vá até lá e faça o serviço.

Itens do menu Iniciar

O menu Iniciar, por padrão, vem “pelado”. O que era para ser um atalho rápido e útil para pastas, configurações e arquivos, acaba sendo mal utilizado. Para configurar o menu iniciar, abra o Painel de controle, Appearance and Personalization, e em Taskbar and Start Menu, clique em Customize the Start menu. Na janela que abre, clique em Customize. Agora, configure o menu Iniciar ao seu modo, adicionando ou removendo atalhos que acha ou não útil para você. Ao fim, dê Ok para as duas janelas.

Pacotes de idioma

O Windows é fácil de mexer, mesmo em japonês, mas a língua nativa sempre ajuda. Existem pacotes de idiomas em diversas línguas, incluindo o nosso português do Brasil, que podem ser baixados e instalados. A página de download é essa daqui (link direto para o português do Brasil: x86 e x64), e para instalar é simples: Primeiramente, é necessário emular o arquivo .img baixado. Existem diversos programas que fazem isso, como DAEMON Tools (fique atento na instalação, um “programa patrocinador” é oferecido).

Para instalar um pacote de idiomas, vá no Painel de controle, Clock, Language, and Region, clique em Install or uninstall display languages. Em seguida, clique em Install languages, procure pela pasta correspondente ao idioma que deseja instalar no arquivo de linguagem emulado, siga os passos e reinicie.

Sons do Windows

Primeiro, ative o serviço de som do Windows: Execute o “services.msc”, procure por Windows Audio e dê um duplo clique sobre ele. Em Startup type, selecione Automatic e dê Ok. Agora, no “gpedit.msc”, navegue até Local Computer Policy, Computer Configuration, Administrative Templates, System, Logon e abra Turn off Windows Start-up Sound. Marque Disabled e dê Ok.

Windows Search

Abra o Server Manager, em Roles Summary, clique em Add Roles. Selecione File Services, avance duas vezes, selecione Windows Search Service, selecione qual(is) unidade(s) deseja indexar, e clique em Install.

Windows Fax and Scan

Mesmo caminho acima (para instalar o Windows Search) porém marque Fax Server and Print Services e finalize.

Conexão wireless

Se pretende usar esse tipo de conexão, vamos ativá-la no Windows Server 2008: No Server Manager, em Features Summary, clique em Add Features. Marque o item Wireless LAN Service (o último da lista) e instale seguindo os passos (Next, Install, Close).

Desativando recursos

Alguns recursos, as vezes até úteis, são dispensáveis. São eles:

Initial Configuration Tasks e Server Manager

Esse é como o Centro de boas vindas do Windows Vista, sempre inicia depois do logon e é inútil para nós (lembrando: workstation). Para desativá-la, basta marcar Do not show this window at logon, na parte inferior da janela. Agora ela não iniciará mais. Para reverter o processo, ou abrir o aplicativo, basta digitar “oobe” na pesquisa do menu Iniciar.

O procedimento no Server Manager é praticamente igual, procure por Do not show this console at logon, marque-o e feche a janela.

Aviso de desligamento

Antes de desligar ou reiniciar o sistema, o Windows emite um aviso ao usuário, dando a opção de continuar ou cancelar o desligamento. Essa ferramenta, por vezes é útil, mas na maioria das vezes é inútil. Desativá-la é fácil: Execute o “gpedit.msc“, Computer Configuration, Administrative Templates, System, e duplo clique em Display Shutdown Event Tracker. Desative (marque Disabled) e dê Ok.

Modo de segurança reforçada do Internet Explorer

Abra o Server Manager (no menu Inciar), na box Server Summary, logo abaixo, em Security Information, clique em Configure IE ESC. Agora, é possível desativar para administradores e usuários, selecione Off para o(s) grupo(s) que deseja desativar e clique em Ok.

Ctrl + Alt + Del na tela de login

Execute o “gpedit.msc”, navegue até Security Settings, Local Policies, Security Options e dê um duplo clique em Interactive logon: Do not require CTRL+ALT+DEL. Marque ativado (Enabled) e dê Ok.

Outros

Windows Live Messenger

Tentou instalar o Windows Live Messenger e não deu certo? Calma, dá sim. Só é preciso baixar o instalador offline do mesmo (português do Brasil aqui).

Configurando o DEP

O DEP (Data Execution Prevention) protege o sistema contra ataques de vírus e programas mal-intencionados, mas o problema é que as vezes ele exagera um pouco não deixando alguns programas serem executados. Por padrão, ele vem configurado no Windows Server 2008 para proteger todos os programas, o que aca se tornando não muito vantajoso. Vamos configurá-lo para proteger apenas os arquivos do sistema.

Vá ao Painel de controle, System and Maintenance, System. Clique em Advanced system settings e, na box Performance, clique em Settings. Na guia Data Execution Prevention, selecione Turn on DEP for essential Windows programs and services only e dê Ok para as janelas. É necessário reiniciar o Windows.

Aumentando tempo de cortesia

A versão trial do Windows Server 2008 (a qual estou usando para fazer esse tutorial) pode ser baixada no site da Microsoft. É necessário gravar a imagem baixada numa mídia de DVD (ou emular e instalar numa máquina virtual, mas ai é outro caso…). Após instalado, você tem, a princípio, 60 dias para testar o sistema. Porém, esse tempo pode ser estendido por até três (3) vezes de forma completamente legal, somando 240 dias, ou ainda, 8 meses grátis! Só a Microsoft mesmo…

Para saber quantos dias ainda lhe restam, dê o comando “slmgr.vbs -dli“. A informação que precisa está ao lado de Time remaining (ou nas propriedades do sistema). Para estender esse tempo por mais 60 dias, o comando é o seguinte: “slmgr.vbs -rearm“. Assim, o contador voltará para os 60 dias restantes.

Mas atenção: Para conseguir os 8 meses de cortesia, é necessário seguir alguns pré-requisitos, como: Não digitar a CD-key na instalação; Esperar “acabar” os primeiros 60 dias (mas não completamente, quando tiver faltando 1 dia), para dar o comando – cuidado para não esquecer, apesar de que isso será praticamente impossível, pois os avisos para ativação do Windows são freqüentes.

Vale lembrar que o Windows Server 2008 passou a ser distribuído de forma legal e 100% gratuito no Microsoft DreamSpark. Se você já é cadastrado no MS DreamSpark e baixou a versão trial do site acima, basta acessar sua conta por lá, obter o serial e registrar sua cópia do Windows instalada. Resumindo: não precisa baixar novamente!

Breves recomendações ao instalar o Windows Server 2008

  • Dentre as versões disponíveis para instalação (Standard, Enterprise e Datacenter), sempre instale a Full Installation. O Server Core Installation não possui a GUI (Graphical User Interface) completa, ou seja, será impossível usá-la como workstation;
  • Depois de instalado, ao iniciar o Windows pela primeira vez, só terá um usuário disponível para login, o Administrator. É obrigatório a definição de uma senha para esse usuário. Detalhe: a senha deve ser super forte (exemplo: “Gu!4_D*_P6” – letras maiúsculas, minúsculas, números e caracteres especiais), caso contrário, o Windows não aceita.

Concluindo

Já que uma imagem vale mais que mil palavras:

Como desempenho não se vê numa imagem como essa, vamos lá. Desempenho (comparado com o Windows Vista) Conforme aquele notícia postada aqui no Guia do PC, o Windows Server 2008 se mostrou mais eficiente que o Windows Vista em alguns aspectos. Vamos a alguns:

  • O uso de memória – Essa é a parte que mais me impressionou. O Windows Vista é conhecido por não economizar memória, porém, o Windows Server 2008, posso afirmar que é completamente o contrário. No Windows Vista, o uso de memória chegava fácil aos 50-60% dos 2GB disponíveis com alguns poucos programas abertos (Windows Live Messenger e Firefox, a saber), já o Server 2008, nessas semanas que estou usando-o, ela não chegou aos 40% ainda (39% é o máximo que já registrei, também com o WLM e Fx).
  • Uso do CPU – Foi no Windows Server 2008 que vi esse chegar ao 0%. Claro que quando uma janela é minimizada, um programa é aberto, o contador dispara para os 10-20%. Mas isso é normal.
  • Tempo de boot – Nesse ponto eu realmente não notei diferença, até porque nunca cronometei o boot nos dois sistemas. Mas não há nada de espantoso, tanto no Server 2008 quanto no Vista, são apenas alguns segundos para iniciar.

Também vale lembrar que não foi realizado nenhum teste complexo. Foi tudo via Gerenciador de tarefas do Windows mesmo.

Compatibilidade com programas e jogos

Até agora ainda não tive nenhum problema relacionado a compatibilidade, tanto com programas, quanto com jogos. Os drivers funcionaram perfeitamente. Tive apenas um probleminha com o driver da placa de som, que não era encontrado. A solução foi instalar “forçado” o drive que tinha aqui. Pode não ser o ideal, mas está funcionando.

Caso tenha algum problema com jogos ou programas de segurança (anti-vírus, firewalls, antispywares), existe uma lista com alguns deles, contendo a compatibilidade, o problema (quando há) e a solução (coluna Fix). Confira-as aqui e aqui, respectivamente (em inglês).

Finalizando

Pode parecer complicado, mas não é. Na verdade é chato, mas com um pouco de paciência é possível transformar o Windows Server 2008 num ótimo workstation. Pessoalmente, eu acho que vale pelo menos testar o Windows Server 2008. Lembre-se, você tem 8 meses para usá-lo, caso não goste, volte para seu sistema operacional favorito.

Qualquer dúvida, nosso fórum de discussão está a disposição. Dê uma passada por lá!

Fontes de consulta

Win2008workstation.com – Ótimo site completamente dedicado a esse princípio do tutorial aqui. O site conta com dicas novas a cada dia e com tutoriais simplificados e bem ilustrados;

Using Windows Server 2008 as a SUPER workstation OS (parte 2) – O famoso tutorial feito por um funcionário da Microsoft. Apesar de não ter muito contúdo, ensina muita coisa de uma forma resumida.

sobre o autor
"Estudante do quarto ano de engenharia civil e jogador de Team Fortress 2 nas horas vagas. Usuário satisfeito do Windows 7, mas brinca com Linux e Mac OS sempre que pode. Sigam-me os bons!"
  • http://www.guiadopc.com.br/ Helito Bijora

    Provavelmente sim, Guilherme. Pelo menos eu, não tive nenhum caso de incompatibilidade.

    Ah, o Windows Server 2008 também tem o modo de compatibilidade, como no XP e Vista, ou seja, se um programa for incompatível, ainda tem esse recurso. ;)

    Usando Firefox 3.0b5 Firefox 3.0b5 em Windows Vista Windows Vista
  • Leno][

    Uau…

    Usando Safari 3.1.1 Safari 3.1.1 em Windows XP Windows XP
  • Guilherme

    mas e os programas e jogos? os que funcionam vo Vista ira funcionar no Window Server 2008 tbm?

    Usando Firefox 2.0.0.14 Firefox 2.0.0.14 em Windows XP Windows XP
  • Rafael

    Como tu fez pra experimentá-lo? Queria experimentar também!

    Usando Opera 9.50 Opera 9.50 em GNU/Linux GNU/Linux
  • http://www.guiadopc.com.br/ Helito Bijora

    Rafael, leia a parte "Aumentando tempo de cortesia". Lá tem o link para download, e como usar o Windows Server 2008 por 8 meses. ;)

    Humberto Neto, para quem reclama do uso de memória do Vista, eu acho que o Windows Server 2008 é uma boa opção sim. Só que, como já foi dito num comentário acima, o preço do Server 2008 não é nada agradável…

    Usando Firefox 3.0b5 Firefox 3.0b5 em Windows Vista Windows Vista
  • Willian

    O windows sever 2008 tem a versão em português? Por que não esta disponivel no link que esta no post.

    Usando Firefox 2.0.0.14 Firefox 2.0.0.14 em Windows XP Windows XP
  • http://www.guiadopc.com.br/ Helito Bijora

    Não, a versão trial que a Microsoft disponibiliza para download está em inglês. Você deve baixar o pacote de idioma a parte, que traduz sistema. ;)

    Usando Firefox 3.0b5 Firefox 3.0b5 em Windows Vista Windows Vista
  • http://www.guiadopc.com.br/ Paulo Seikishi Higa

    "Se você for usar a conta Admimistrator ou deixá-la ativa, é possível definir uma senha mais simples ou deixar sem, para isso: Execute o “gpedit.msc“, vá em Computer Configuration, Windows Settings, Security Settings, Account Policies, Password Policy e abra Password must meet complexity requirements. Desative (marque Disabled) e dê Ok."

    Usando Flock 1.1.3 Flock 1.1.3 em Windows XP Windows XP
  • http://www.guiadopc.com.br/ Helito Bijora

    Sim, isso está explicado no começo do tutorial. ;)

    Usando Firefox 3.0b5 Firefox 3.0b5 em Windows Vista Windows Vista
  • BSD

    O problema disso tudo é o custo do sistema, inviável para uso “doméstico”.

    Usando Firefox 3.0b5 Firefox 3.0b5 em Windows XP Windows XP
  • Pingback: Usando o Windows Server 2008 como workstation « LiveNotices

  • Humberto Neto

    Quem se arrica a deixar de usar o windows vista ou Xp para usar este? Seria uma forma de preservar mais o uso da CPU e da MEMORIA?

    Usando Firefox 3.0b5 Firefox 3.0b5 em Windows Vista Windows Vista
  • vinicius luiz

    Nem sei o que são os tais dos servidores pra quem o O.S. é visado(muito leigo ainda)
    Mais eu já to com uma vontade de usar… noooosa

    []‘s

    Usando Firefox 3.0b5 Firefox 3.0b5 em Windows Vista Windows Vista
  • Willian

    Obrigado pela resposta, vou baixar o sever 2008. A senha pode ser retirada na hora de fazer logon?

    []‘s.

    Usando Firefox 2.0.0.14 Firefox 2.0.0.14 em Windows XP Windows XP
  • Felipe

    Sei que essa é uma versão para servidores mas esse Server pode ser usado em PCS caseiros?

    Usando Opera 9.26 Opera 9.26 em Windows XP Windows XP
  • http://www.guiadopc.com.br/ Paulo Seikishi Higa

    @Felipe: Sim, sem problemas.

    Usando Flock 1.1.3 Flock 1.1.3 em Windows XP Windows XP
  • Lucas Carvalho

    Acho que isso me alegrou um pouco…

    Quando eu for montar a minha máquina (Só Deus sabe) eu instalo.

    Usando Firefox 2.0.0.14 Firefox 2.0.0.14 em Windows XP Windows XP
  • Herculles

    Interessante, mas não convem! Não que eu não goste
    de me passar algum tempo configurando o SO da minha
    preferência, mas isso é um pouco exagerado! E outra
    o preço dessa belezinha aí deve ser no mínimo absurdo,
    além é claro, de que o Vista é basicamente o Server
    sem um monte de configurações e restrições! É o mesmo
    que você comparar o XP Professional com o XP Server,
    o primeiro é literalmente o segundo só que para um
    ambiente menos exigênte, mas possui quase que a mesma
    segurança e desempenho! Por esses motivos prefiro o Vista
    do que o Server… Antes fosse o Longhorn e de preferência
    o Reloaded, aliás, prq ningúem ainda tratou de melhora-lo
    e relança-lo?! É melhor do que tentar piratear os SOs
    já no mercado! Se bem que isso é pirataria, mas pelo menos
    o Vista e o XP se safam!

    Usando Firefox 2.0.0.14 Firefox 2.0.0.14 em Windows Vista Windows Vista
  • Breno

    Duas perguntas

    1 – Qual o requisito minimo?

    2 – Depois que você prolongou para mais 240 dias, pode executar o arquivo e prolongar de novo?

    Usando Firefox 2.0.0.14 Firefox 2.0.0.14 em Windows XP Windows XP
  • http://www.guiadopc.com.br/ Helito Bijora

    1 – Aqui estão os requerimentos mínimos e recomendados para instalar o Windows Server 2008: http://www.microsoft.com/windowsserver2008/en/us/system-requirements.aspx

    2 – Não né, ai é querer demais. :P

    Usando Firefox 3.0b5 Firefox 3.0b5 em Windows Vista Windows Vista
  • Octávio Augusto [ Octaiver Matt ]

    O Superfetch vem desabilitado? Se sim, é essa a causa de consumir menos ram…

    Usando Internet Explorer 7.0 Internet Explorer 7.0 em Windows Vista Windows Vista
  • http://profissionalti.blogspot.com Profissional TI

    Ná sua opnião cara, após utilizá-lo como desktop, é melhor o 2008 ou o vista para esta aplicação?

    Digo isso, pq o vista tem suas instabilidades. E este problema geralmente é menor nos servers, apesar dos mesmos nao serem desenvolvidos para desktop. Acho que vou emular o 2008 pelo VMware e fazer alguns testes.

    Aguardo sua visita em:
    http://www.profissionalti.blogspot.com

    Usando Internet Explorer 7.0 Internet Explorer 7.0 em Windows Vista Windows Vista
  • Marcelo

    Cara fiquei bastante interessado, assim que houver um micro disponível eu testarei e quem sabe, né!

    Usando Firefox 2.0.0.14 Firefox 2.0.0.14 em Windows Vista Windows Vista
  • http://www.guiadopc.com.br/ Helito Bijora

    Octávio Augusto, vem sim, mas minhas conclusões foram todas com ele completamente configurado (se deixar com tudo desativado e sem o Aero, o uso de memória não passa dos 15-20%). ;)

    Profissional TI, eu realmente gostei muito do Server 2008, ele tem quase tudo que o Vista tem e consegue ter um desempenho excelente.

    Teste-o sim, porém, lembre-se: Testando em máquina virtual, certamente sua experiência não será a mesma que instalá-lo no PC. ;)

    Usando Firefox 3.0b5 Firefox 3.0b5 em Windows Vista Windows Vista
  • lucas

    belo artigo

    me ajudou muito =)

    Usando Firefox 2.0 Firefox 2.0 em Windows XP Windows XP
  • Cláudio Santos

    É uma pena que o snipping tool não exista no server 2008.
    Mas dá pra conviver sem ele (snif).
    Até o momento estou achando que é um Ótimo OS, melhorou, e muito, com relação ao 2003 (outro sistema muito bom também). No meu caso, em particular, a inicialização está um pouco mais lenta que no Vista (ambos 32 – sem dual boot).

    Usando Firefox 2.0.0.14 Firefox 2.0.0.14 em Windows Vista Windows Vista
  • Benhur

    Instalei o Windows server 2008 e na tela de logon pede para modificar a senha, mas não consigo mudá-la, tem alguma senha de administrador já cadastrada no sistema ou tem algum critério na criação da senha de adm?

    Usando Firefox 2.0.0.13 Firefox 2.0.0.13 em Windows XP Windows XP
  • Mário

    “Depois de instalado, ao iniciar o Windows pela primeira vez, só terá um usuário disponível para login, o Administrator. É obrigatório a definição de uma senha para esse usuário. Detalhe: a senha deve ser super forte (exemplo: “Gu!4_D*_P6” – letras maiúsculas, minúsculas, números e caracteres especiais), caso contrário, o Windows não aceita.”

    A senha deve ser super-forte, Benhur.

    Usando Firefox 2.0.0.14 Firefox 2.0.0.14 em Windows XP Windows XP
  • Ariel

    Pessoal eu instalei o server na minha maquina e estou mo satisfeito, so que estou enfrentando um problema com o Java JRE, para acessar contas bancarias por internet, ele carrega o pluging consigocoloar a senha masi dai quando peço para enviar as informações ao site ele fecha o Firefox, sendo que no IE7 ele nem mesmo carrega o java

    OBS: estou usando a versao masi recente do Java

    Usando Firefox 2.0.0.6 Firefox 2.0.0.6 em Windows Vista Windows Vista
    • Demian

      Olá!!
      Estou com o mesmo problema do java no Server 2008. Conseguiu resolver?

      Usando Firefox 2.0.0.8 Firefox 2.0.0.8 em Windows Vista Windows Vista
  • Edson

    Para que sente falta do Media center Pode usar o OpenSouce Media portal que é tão bom quanto o Media Center, estou utilizando do 2008 e funciona perfeitamente.

    Usando Internet Explorer 7.0 Internet Explorer 7.0 em Windows XP Windows XP
  • nokax

    Codecs funcionam nesse windows?
    a versão disponibilizada de graça pela microsoft funciona como esta que vocês usaram no teste ou é pior?
    qual a melhor versão deste windows para usar como desktop normal?
    ultima dúvida, é melhor que o vista como desktop normal(musica, filme, jogo) no final das contas?

    Usando Firefox 2.0.0.14 Firefox 2.0.0.14 em Windows XP Windows XP
  • http://juvenal_andrade21@yahoo.com.br juvenal

    oiee pessoal tudo bem , faz uns 2 meses que uso o sever 2008 interprise , e consegui deixar ele original , e recomendo esse server pra workstation muito bom mesmo!!! se precisarem de alguma ajuda é só add no msn ok abraçoss….

    Usando Internet Explorer 7.0 Internet Explorer 7.0 em Windows Vista Windows Vista
    • Arthur

      Olá, me add no MSN, e me diz como deixar o Windows Server 2008 Enterprise com serial original! Eu vim neste tutorial, inicialmente p/ pegar um serial, mas vi como transformar ele em workstation! Eu já tinha feito isso no Windows Server 2003!

      Eu tenho as mídias originais da MS, deste Server 2008.

      Usando Internet Explorer 8.0 Internet Explorer 8.0 em Windows Vista Windows Vista
  • http://juvenal_andrade21@yahoo.com.br juvenal

    olha pessoal o windows server q eu tenho ja vem em portugues e é completo , e tudo que vcs imaginarem eu ja instalei desde codecs , todos os jogos do momento… naum tem problemas de incompatibilidade mas ó drives do windows vista servem no server por q ele contem o service pack 1 do vista…

    Usando Firefox 3.0 Firefox 3.0 em Windows Vista Windows Vista
  • Bruno

    Se for para licenciar todas minhas máquinas da empresa com o 2008 server, to fudido..
    rsss

    Usando Firefox 2.0.0.11 Firefox 2.0.0.11 em Windows XP Windows XP
  • madruga

    Cuidado com cracks porque a maioria que eu tenho lido deixa o Server
    como Vista. Consegui apagar 3 arquivos no system 32 e vai funcionar
    para sempre. só falta arrancar a mensagem perto do relógio dizendo
    que não é original.

    Usando Firefox 2.0.0.15 Firefox 2.0.0.15 em Windows Millennium Edition (Windows Me) Windows Millennium Edition (Windows Me)
  • Pingback: Guia do PC » Transforme o Windows Server 2008 em um workstation - automaticamente

  • Pingback: DeskMundo » Transforme o Windows Server 2008 em Workstation

  • Pingback: Windows Server 2008 Workstation

  • Pingback: nDual » Windows Server 2008 Grátis Pela Microsoft DreamSpark

  • Junior

    Galera,,o server manager agora da pau toda vez que abre. Alguem ta com esse problema ae???

    Usando Firefox 3.0.3 Firefox 3.0.3 em Windows Vista Windows Vista
    • http://www.guiadopc.com.br/ Helito Bijora

      Como assim? Dê mais detalhes sobre o problema (algum código de erro, se possível uma imagem, etc).

      Usando Firefox 3.0.3 Firefox 3.0.3 em Windows Vista Windows Vista
      • Nome

        eu acho que é o crack. ei,,tenho outra duvida. eu instalei o explorador de jogos,,e instalei crysis,,mas nao consta la na pasta do explorador de jogos,,o jogo. e agora,,,,o que é que eu faço????

        Usando Firefox 3.0.3 Firefox 3.0.3 em Windows Vista Windows Vista
        • http://www.guiadopc.com.br/ Helito Bijora

          Não faz isso, tente conseguir o Windows Server 2008 original gratuitamente: http://www.guiadopc.com.br/noticias-e-novidades/4

          Sobre o explorador de jogos, infelizmente ele não funciona 100%. Tinha problemas com ele também…

          Usando Firefox 3.0.3 Firefox 3.0.3 em Windows Vista Windows Vista
  • Junior

    Helito Bijora

    mas o problema é que eu uso o windows web server 2008,,,,, e lá só tem o 2008 standard. ae fica peso. como é que eu vou usar o serial do standard no web ???

    Usando Firefox 3.0.3 Firefox 3.0.3 em Windows Vista Windows Vista
    • http://www.guiadopc.com.br/ Helito Bijora

      Sim, o serial é para o Windows Server 2008 Standard, porém funciona na versão Enterprise. Infelizmente o Windows Web Server 2008 não está disponível…

      Usando Firefox 3.0.3 Firefox 3.0.3 em Windows Vista Windows Vista
  • dodo

    eu tenho um selular v3 e nao pega do vista vai pegar no sever 2008

    e algus programas que nao pega no vista vai pegar no sever 2008

    Usando Internet Explorer 7.0 Internet Explorer 7.0 em Windows Vista Windows Vista
    • Mabel

      Não tem nada a ver isso… A arquitetura dos dois é a mesma

      Usando Opera 9.62 Opera 9.62 em Windows Vista Windows Vista
      • http://www.inf.ufsc.br/~guii Guilherme Mac

        Alguns programas aparecem a mensagem escrita dizendo que não é possível instalar em "sistema server", aconteceu isso em alguns programas e em todos os antivírus, só mesmo os pagos funcionam.

        Usando Firefox 3.0.5 Firefox 3.0.5 em Ubuntu 8.10 x64 Ubuntu 8.10 x64
  • Pingback: Guia do PC

  • cesarvcc

    Bem, essa questão usar sistema operacional de servidor em estação de trabalho é muito intessante. Usei por 03 anos o Windows 2003 Server no meu micro e não tenho o que reclamar. O mais interessante, nunca usei o XP, do 2000 Professional pulei para o Windows 2003 Server. Instala de tudo no 2003, somente tive problemas com alguns jogos e alguns drivers (tive que usar do NT), mais tudo fucionava.Atualmente uso o Windows Vista Bussiness.

    Usando Internet Explorer 8.0 (Compatibility Mode) Internet Explorer 8.0 (Compatibility Mode) em Windows Vista Windows Vista
  • http://www.inf.ufsc.br/~guii Guilherme Mac

    Vale lembrar que isso não se faz em computadores de produção pois corre o risco de deixar justamente o contrário do que é a proposta do Windows Server, ser extremamente estável e leve.

    Usando Firefox 3.0.5 Firefox 3.0.5 em Windows XP Windows XP
  • EekTheCat

    Mano, vc sabe se tem como fazer algo semelhante com o Windows Server 2008 Hyper-V?

    ele e gratuito e permite uma instalacao do zero, mas tem o core basico so para o Hyper-V, mas ja e grafico, tem algum mode de adcionar o resto que falta nele?

    Usando Internet Explorer 7.0 Internet Explorer 7.0 em Windows Vista Windows Vista
  • Ubiratã

    Acho que o unico e maior problema que não comentam, é que uma Workstation standalone, precisa ter suporte em drives. Porque digo isso? Quem vai preparar uma Work vai pensando em produção nessa máquina. Quase todos os Servers da Microsoft admitem a configuração com hardware básico, no que tange processamento gráfico e sonoro. Logo as workstations, foram consideradas no ínicio do uso desse termo, como máquinas utilizadas em computação gráfica, ou multimidia. Ou seja, se vc vai fazer um tratamento de imagens ou seja de corpo fotográfico, ou seja oriundas de sensoriamento remoto, pra isso precisa de placas de video, ou como elas eram chamadas, aceleradoras gráficas, placas que ajudam a acelerar o processo que estava no processador central. Muitas vezes não tem suporte nos programs servidores. E este é um dos muitos motivos pelo qual o Linux vingou. Ele pode ser servidor, um desktop, e tem uma ampla posição de suporte pelos fabricantes de hardware em compatibilidade. Qdo instalei o Win2008 fiquei contente por ser leve e estável, mas logo abandonei, pq não existia previsão de suporte a qualquer hardware. Por isso ainda precisa ser melhorado nisso. Uma Worktstation deve ter no mínimo a obsoleta, placa da ATI X1950, em Crossfire coisa que não existe como no Win2008. Nem se fala das placas de captura de vídeo e de som de alto desempenho. Que no final, meio que loucura, podem ser usadas pra games pesados. Ainda não deu pra analisar. Só depois disso.

    Usando Flock 2.0 Flock 2.0 em Windows XP Windows XP
  • Giulio

    Acabei de instalar e configurar. Também tive problemas com a placa de som, no caso, uma Creative X-Fi xTreme Audio. Baixei os drivers da internet e funcionou, mas, não está bom. O som algumas vezes sai picado, e no jogo que eu testei – Eurotruck Simulator – ele ficou muito instável. Gostei da performance, mas as atribulações que o sistema vem causando estão me convencendo a voltar para o Vista.

    Usando Firefox 3.0.5 Firefox 3.0.5 em Windows Vista Windows Vista
  • Renan

    Muito bom esse tutorial.O indiquei para um amigo meu e ele disse que deu td certo

    Usando Opera 9.62 Opera 9.62 em Windows XP Windows XP
  • Jeferson

    Olá a todos…

    A minha dúvida é a seguinte: Eu já sou cadastrado do Microsoft DreamSpark mas não consigo pegar a CD Key do Windows Server 2008. Consegui o serial de todos os outros softwares disponíveis no site, menos o do Server 2008 (é o único que quando clico e "Get key" não aparece nada). Eu gostaria de saber porque isso está acontecendo, já que meu cadastro é válido.

    Caso esteja acontecendo com mais alguma pessoa cadastrada no DreamSpark comentem aqui por favor. E se alguém souber porque esse serial não está disponíve – ou souber a solução desse problema – avise.

    Desde já agradeço

    Usando Internet Explorer 7.0 Internet Explorer 7.0 em Windows XP Windows XP
  • Tiberio

    Pessoal,

    Estou utilizando o Server como desktop faz 1 ano, não volto mais para o Xp ou Vista. Todos os jogos são compatíveis, melhor utilização dos recursos e segurança. Ativei todas as funções via software. Logicamente que você deve ter uma máquina com pelo menos 2GB de Memória e processador core 2 duo ou Pentium D, caso contrário terá problema de performance. Estou convertendo vídeos em 10 Minutos, isso por que o server trabalha melhor melhor com CPU de múltiplos núcleos.

    Usando Firefox 3.0.5 Firefox 3.0.5 em Windows Vista Windows Vista
  • Rodrigo de Barros

    Tutorial fantástico.

    estava passando por um problema no server com o cobian backup 2009. descobri que era por causa do DEP. o deixei ativado apenas para o sistema e o cobian funcionou direitinho.

    vlws

    Usando Firefox 3.0.6 Firefox 3.0.6 em Windows XP Windows XP
  • rd

    OLÁ BOA TARDE…. CARO HELITO PELO QUE NOTEI COM SEUS COMENTARIOS SOBRE SERVER2008 ME PARECE QUE VC MANJA DELE MESMO… ENTAO GOSTARIA DE TOMAR A LIBERDADE E LHE FAZER UMA PERGUNTINHA SIMPLES , INSTALEI O SERVER 2008 E NAO CONSEGUI LIBERAR UMA DIRETIVA QUE BLOQUEIA O DOWNLOADS NA NET, TODA VEZ QUE TENTO BAIXAR UM ARQUIVO ELE ME DIZ QUE NAO TENHO PERMISSAO JA FUCEI EM TUDO QUE POSSA IMAGINAR E NAO CONSEGUI DESBLOQUEAR ISSO , SERA QUE VC CONSEGUIRIA ME AJUDAR SE SIM OTIMO E OBRIGADO SE NAO OBRIGADO DO MESMO JEITO

    DECIO

    Usando Internet Explorer 7.0 Internet Explorer 7.0 em Windows XP Windows XP
    • http://www.guiadopc.com.br/ Helito Bijora

      É simples. Vá ao Gerenciador de Servidores (Server Manager) e clique em Configurar ESC do IE. Por lá você pode desativar essa configuração para administradores e usuários.

      Imagem para facilitar: http://twitpic.com/1muy7/full

      Realmente faltou isso no tutorial. Adicionarei em breve. :)

      Usando Shiretoko 3.1b3pre Shiretoko 3.1b3pre em Windows Vista Windows Vista
  • Paulo Cesar Manso

    Gostei bastante da dica, mas teriamos o caminho inverso? Pergunto pois tenho uma máquina que roda Vista Bussiness x64 que utilizo com servidor de arquivo apenas, e ele tem acesso muito mais lento a arquivo que um Server que rodava em máquina mais antiga (lenta). Poderiamos ajustar o Vista Bussiness para ser um Servidor (de arquivo)?

    Usando Internet Explorer 7.0 Internet Explorer 7.0 em Windows XP Windows XP
    • http://www.guiadopc.com.br/ Helito Bijora

      Talvez desativar todas as opções visuais, alguns serviços, desinstalar programas padrões do Windows, etc. melhore um pouco a performance. Mas não deve dar para fazer muita coisa não, afinal, é para isso que existe o Windows Server. :)

      Usando Firefox 3.0.6 Firefox 3.0.6 em Windows Vista Windows Vista
  • http://dicasdainternet.wordpress.com Caio Alexandre

    Legal, fiz quase tudo o que estava aqui e gostei muito do resultado. Muito bom!

    Usando Internet Explorer 8.0 Internet Explorer 8.0 em Windows Vista Windows Vista
    • http://dicasdainternet.wordpress.com Caio Alexandre

      Ih, no Guia do PC o sistema operacional aparece como Windows Vista!

      Usando Internet Explorer 8.0 Internet Explorer 8.0 em Windows Vista Windows Vista
      • http://www.guiadopc.com.br/ Paulo Seikishi Higa

        O Windows Server 2008 se identifica como Windows NT 6.0. E Windows NT 6.0 é o Windows Vista. Então não tem como diferenciar. :P

        Usando Firefox 3.0.8 Firefox 3.0.8 em Windows XP Windows XP
  • Juan

    Caro Helito, parabéns pelo tutorial, realmente funcional.Costumava se cético quanto a mudanças de sistema(sempre fui fiel ao bom e velho XP…).Porém resolvi arriscar ao ver seu blog.Após sete anos utilizando o Xp encontrei um programa tão estável quanto ele.Adeus XP!

    Agora vamos ao que interessa: Precisava de uma ajuda pra integrar o SP2 no server 2008; já tentei o VLite,NLite e Vista Update Integrator. Não haveria apenas uma linha de comando ou algo semelhante que eu poderia utilizar nesse caso?

    Desde já agradecido.

    Usando Internet Explorer 8.0 Internet Explorer 8.0 em Windows Vista Windows Vista
  • Ronivicorde Clei

    Caros amigos, depois de muita leitura estou pensando em instalar na minha maquina o Windows Server 2008 Estander e transforma-lo como desktop.

    Mais a minha duvida é: Tenho uma maquina Pentium IV 2GB de RAM e 2 HDs o primeiro de 80GB, onde instalarei o sistema e o segundo 160GB onde estão meus documentos, musicas, etc. Gostaria de saber se esta configuração está legal para rodar tranquilo o sistema com os aplicativos instalados como, office 2003, convertXtoDVD, Nero, etc.

    Será que não terei dor de cabeça como no vista e é melhor continuar no XP?

    Gostaria da ajuda com sinceridade.

    Grato!

    Ronivicorde

    Usando Internet Explorer 7.0 Internet Explorer 7.0 em Windows XP Windows XP
    • Juan

      Roda tranquilo, instalei ele num note da Acer, com suite Adobe e Office 2007, procesador dual core de 2 GHz. So ele é um pouco lento pra abrir, mas em se tratando de estabilidade nota dez. Só certifique-se que possui todos os drivers compatíveis(ele aceita drivers do Vista) atualizados.

      À propósito, ninguém aí pra responder a minha pergunta?

      Usando Internet Explorer 8.0 Internet Explorer 8.0 em Windows 7 x64 Edition Windows 7 x64 Edition
  • Samuel

    Gemte preciso de uma ajudona onde eu consiguo um drivers conpativel com o windows server 2008?? é da Edimax um ew7128g….

    Usando Internet Explorer 6.0 Internet Explorer 6.0 em Windows XP Windows XP
  • Heber

    Oi vc poderia me ajudar por favor acabei de instalar o windows server 2008 enterprise, mas logo na telo do logon ele pede para alterar a senha, mas todo tipo de senha que coloco não funciona.Porfavor c alguem puder me ajudar agradeço muito….

    Usando Firefox 3.0.10 Firefox 3.0.10 em Windows XP Windows XP
  • lorddhell

    Oo…posso ser meio ignorante, mas pra que transformar o win server em estação de trabalho? se voce quer uma estação de trabalho, use o sistema apropriado para tal finalidade, a M.S cada dia que passa se afunda mais, pra que tanto frufru para uma plataforma server? deveria acrescentar mais segurança, velocidade em transferencia (porisso uso linux).

    Desculpe-me…Só estou aqui pelo fato de uma empresa (cliente) esta me enchendo o saco para montar um servidor intranet e pasmem…querem este server pomposo…jesus!!! vamos acordar…software livre pessoal é o caminho certo para um futuro melhor

    Usando Internet Explorer 8.0 Internet Explorer 8.0 em Windows XP Windows XP
  • Manel

    Urgentemente , preciso de ajuda , dame teu email sfff

    Usando Firefox 3.5 Firefox 3.5 em Windows Vista Windows Vista
  • Pingback: Windows Server 2008 R2 disponível no DreamSpark » Guia do PC

  • Paulo Roberto

    Eu tenho uma dúvida, esse tutorial também serve para o Windows Server 2008 R2, pois quando ele estava na versão RC algumas coisas não funcionaram como por exemplo os temas e o aero.

    Usando Internet Explorer 7.0 Internet Explorer 7.0 em Windows Vista Windows Vista
  • Pingback: Windows Server 2008 R2 disponível no DreamSpark - Bem vindo!

  • http://marcos.gs MARCOS

    o link para instalar o messenger não está ok. tentei varias vezes. estou usando o ws2008 e sou fã.

    Usando Google Chrome 4.0.249.25 Google Chrome 4.0.249.25 em Windows Vista Windows Vista
  • Pingback: Carlos Maciel

  • http://www.emprego.sp.gov.br Leandro

    boa noite, estou usando o W7, mas como fiz um curso de certificação, ganhei uma licença do Svr08, em relação ao W7, será que fica melhor???

    Usando Firefox 3.5.7 Firefox 3.5.7 em Windows 7 Windows 7
  • Valéria

    Bom dia gostaria de saber como fazer o BDE funcionar com server 2008, ou seja olhar as configurações locais do programa BDE e jogar elas no acesso remoto de cada usuario.
    Obrigada.

    Usando Firefox 3.0.19 Firefox 3.0.19 em Windows Server 2003 Windows Server 2003
  • Thamyres

    Gente!
    Muito obrigado por esse post!!!!!!!
    Me ajudou bastante e sei que tb vai ajudar muita gente com o memo problema que eu..
    Parabens pelo site..

    Usando Internet Explorer 8.0 Internet Explorer 8.0 em Windows 7 x64 Edition Windows 7 x64 Edition
  • Hanna

    Boa tarde, Você teria algum tutorial bem detalhado de como montar um servidor com acesso interno e principalmente EXTERNO no windows server 8? Estou precisando muito. Agradeço pela atenção.
    Sds.

    Usando Firefox 11.0 Firefox 11.0 em Windows 7 x64 Edition Windows 7 x64 Edition