Análise do Ubuntu 9.10 Karmic Koala

253 Comentários

O tempo passou e o Ubuntu, distribuição GNU/Linux “para seres humanos”, já está na versão 9.10. Lançado no último dia 29, o sistema traz algumas novidades e melhorias em relação à versão anterior. Como já possuímos uma análise do Ubuntu 9.04 Jaunty Jackalope, este texto focará em novidades, prós e contras do Karmic.

Visual novo? Sim, mas nada excepcional.

Uma das novidades prometidas para o Ubuntu 9.10 era o visual “novo e espetacular”, assinado por um designer. Até agora, vimos apenas um novo pacote de ícones (muito bom, por sinal) e mudanças no esquema de cores, que ficou com um tom mais marrom, lembrando muito o Ubuntu 5.10 Breezy Badger (primeira versão da distribuição que utilizei). Nada tão espetacular e inovador, mantendo a identidade visual da distro. Mesmo assim, é tão fácil trocar o tema no GNOME que não compensa entrar em mais detalhes.

Ubuntu 9.10, com OpenOffice.org Impress

Ubuntu 9.10, com OpenOffice.org Impress

Ubuntu

Ubuntu Software Center, um adicionar/remover melhorado!

O Karmic também traz novidades na instalação de programas. Ao invés do Adicionar/Remover, presente nas versões anteriores, o Ubuntu 9.10 traz a “Central de Programas do Ubuntu“, que recomendo fortemente para usuários iniciantes ao invés do apt-get, aptitude ou Synaptic, considerando que o Ubuntu Software Center possui um ambiente muito mais “amigável” para usuários finais. Os softwares estão organizados por categorias. Na categoria Internet, por exemplo, temos clientes de e-mail, P2P, navegadores, mensageiros instantâneos, extensões para o Mozilla Firefox… Tudo o que o usuário precisa fazer é clicar na seta e depois em Instalar. O resto, o Ubuntu faz para você.

Central de Programas, instalação do CheckGmail - um notificador de e-mails do Gmail.

Central de Programas, instalação do CheckGmail - um notificador de e-mails do Gmail.

Palimpsest, o utilitário de disco irritante

O Palimpsest é um utilitário que verifica a saúde dos seus discos. Ele verifica os dados S.M.A.R.T (Self-Monitoring, Analysis, and Reporting Technology, ou tecnologia de auto-monitoramento, análise e relatório) dos HDs e fornece diversos dados: temperatura, modelo, firmware, serial, número de bad blocks e vários outros. Aparentemente, vários usuários (incluindo eu), estão tendo problemas com o programa, que está detectando vários HDs da face da Terra como possuindo muitos setores ruins, recomendando a troca imediata do disco. Segundo os usuários que possuem problemas, nenhum programa, inclusive os dos fabricantes, consegue fazer o milagre de detectar esses bad blocks – só o Palimpsest.

Disco rígido com problemas. Clicando em OK ou Cancelar, a ação é a mesma: fechar o aviso.

Disco rígido com problemas. Clicando em OK ou Cancelar, a ação é a mesma: fechar o aviso.

Pode ser somente um bug do programa. Só que, se você não tiver sorte e o programa detectar seu disco como “ruim”, o GNOME irá mostrar, a cada inicialização, um aviso de que o HD está com problemas. É possível desabilitar a notificação, mas a opção não está tão visível aos usuários. Para desabilitar, o usuário deve abrir o utilitário, clicar na unidade com “problemas”, ir em Mais informações e selecionar a caixa “Não avisar se a unidade estiver falhando”.

Desabilitando a notificação do Palimpsest

Desabilitando a notificação do Palimpsest

Performance: melhorou, mas não está perfeito

O Ubuntu passou por algumas melhorias no quesito performance. Uma melhoria que não é novidade é o sistema de arquivos Ext4. Segundo uma análise do filesystem no site Phoronix, especializado em análises e benchmarks em Linux, o Ext4 possui uma excelente performance, vencendo o XFS, ReiserFS e Ext3 em vários testes. O Ext4 também possui um recurso chamado desfragmentação online, que desfragmenta o arquivo automaticamente na hora da alocação do mesmo no disco, evitando a necessidade da desfragmentação manual, como ocorre em outros sistemas. Infelizmente, eu não tenho certeza se o recurso está estável e habilitado no kernel do Ubuntu 9.10. Quanto ao consumo de recursos, o Ubuntu 9.10, após iniciado, consome cerca de 170 MB de RAM com efeitos gráficos na opção “Normal”. Nada mal.

Uma melhoria bastante “valorizada” hoje em dia é o tempo de inicialização. Como o Ubuntu é voltado para usuários finais, que não querem ter trabalho para fazer seus dispositivos funcionarem, a distribuição carrega vários serviços e módulos “desnecessários” durante a inicialização, deixando-a mais lenta e tornando praticamente impossível deixá-lo rápido como o meu Arch Linux, que demora 11 segundos para ir do boot ao servidor gráfico X.org num hardware modesto, com algumas otimizações. O Ubuntu, no mesmo hardware, demora 1 minuto e 7 segundos, como pode ser visto no gráfico gerado pelo BootChart. Se quiser comparar, instale o pacote bootchart (sudo apt-get install bootchart) e poste seu gráfico no espaço reservado aos comentários. O gráfico será salvo em /var/log/bootchart/.

Para apimentar a discussão sobre tempos de boot, o TuxRadar criou um vídeo comparando, lado a lado, o tempo que cada sistema operacional leva para bootar, inicializar e abrir uma página no Firefox. Os sistemas operacionais do vídeo são: Windows 7, Windows Vista, Ubuntu 9.04 Jaunty Jackalope e Ubuntu 9.10 Karmic Koala. No vídeo, o Ubuntu 9.10 foi o melhor e o Windows 7 o pior. Aparentemente, os Windows não demoraram muito para fazer o boot, mas demoraram muito para ficarem “pronto para uso”.

Mas a mudança mais notada foi no tempo de desligamento. São necessários menos de três segundos a partir do botão “Desligar” para que o Ubuntu finalize tudo e desligue a máquina. Ou seja, nada de esperar mais de um minuto para desligar o computador.

Ubuntu One: sincronize arquivos na web

O Ubuntu One é um serviço da Canonical que funciona de maneira semelhante ao conhecido Dropbox, no Windows. Você possui uma pasta no seu diretório pessoal que é automaticamente sincronizada na web. A diferença é que o Ubuntu One é nativo do sistema, e sincroniza não só arquivos, mas também notas do Tomboy e contatos pessoais. O serviço é gratuito e permite até 2 GB de armazenamento. Um upgrade para 50 GB custa 10 dólares por mês.

Ubuntu One: sincronização de arquivos

Ubuntu One: sincronização de arquivos

Conclusão

Apesar de alguns problemas, como o utilitário Palimpsest, o Ubuntu 9.10 Karmic Koala continua sendo fortemente recomendado para usuários que estão começando no Linux. Suas facilidades permitem que o usuário faça suas tarefas do dia-a-dia, como ouvir música, enviar e-mails, conversar com amigos e acessar a web.

A distribuição traz várias melhorias em relação à versão anterior. Talvez, usuários que esperavam um visual mais atraente e melhorias absurdas tenham ficado extremamente decepcionados, mas, no geral, o balanço foi positivo. O Ubuntu One facilita a vida dos usuários que utilizam mais de um computador e precisam manter arquivos importantes sincronizados entre eles e o Ubuntu Software Center foi uma bela reformulação para o Adicionar/Remover.

Durante a utilização do sistema, os pontos que pesaram contra foram a falta de tradução em alguns partes da instalação, o já citado utilitário de disco Palimpsest e a performance, que apesar de aprimorada, não teve um avanço tão grande.

Galeria de imagens

sobre o autor
""
  • Pingback: Guia do PC

  • Pingback: Paulo Seikishi Higa

  • Pingback: Matheus Bonela

  • Pingback: Raul S.

  • http://www.guiadopc.com.br Felipe Bruni

    Dei sorte e não tive problemas com o palimpset =D
    Não notei muitas diferenças em relação ao Jaunty, além da óbvia melhora “interna”. A Central de Programas merece destaque. Ficou realmente muito mais simples do que já era, e a tendência é melhorar ainda mais nas próximas versões. Ponto para a Canonical. O novo tema de ícones junto com uma boa gama de novos wallpapers deu uma cara diferente ao ubuntu. O visual não é essencial mas não há dúvidas de que muita gente leva isso em conta na hora de escolher um sistema.
    Há ainda certos aplicativos que não entram na minha cabeça serem os padrões. O Transmission como cliente torrent até cumpre seu papel, mas é simplista demais. E o Rhythmbox poderia muito bem ser substituído pelo Banshee (algo que até era prometido pra essa versão e acabou não acontecendo).
    Por outro lado achei uma irresponsabilidade sem tamanho da canonical substituir o Pidgin pelo Empathy nesse momento. Sim, o Empathy é um projeto do próprio gnome e como tal possui melhor integração com o sistema além de possuir alguns recursos interessantes que o Pidgin reluta em adotar como o suporte a themes, mas tem sérios problemas com transferência de arquivos e não permite sequer alteração de fonte (pelo menos eu não encontrei). Talvez fosse uma alteração pro Lucid Lynx…
    Fora isso minhas queixas ficam apenas ao Gnome em sí, e não ao sistema.

    Usando Firefox 3.5.4 Firefox 3.5.4 em Ubuntu 9.10 Ubuntu 9.10
    • Tiago Santos

      Não sei Felipe. Concordo com você em vários apectos. Quanto ao Rhythmbox, eu por exemplo gosto muito dele e prefiro ele ao Banshee. Agora um pouco que destacou de ter trocado o Pidgin pelo Empathy foi muito mal recebido por todos como tenho visto por ai em análises como esta. Se bem que eu prefiro o Emesene, hehehe.

      Usando Namoroka 3.6b2pre Namoroka 3.6b2pre em Ubuntu 9.10 Ubuntu 9.10
      • http://www.guiadopc.com.br Felipe Bruni

        A bem da verdade pra mim é indiferente. Eu acostumei tanto com o iTunes no Windows que estou me vendo obrigado a usar o Songbird no Linux. Mas até que estou gostando hehehe.
        Quanto ao Empathy eu até prefiro ele ao Pidgin, mas achei precipitada a troca. Ele ainda está um pouco cru pra ser o IM padrão. Eu ainda não consegui nem executar uma transferencia de arquivos por ele. A opção existe, mas aparece desabilitada. Eu não quero ter que trocar de IM toda vez que quiser transferir um arquivo =/

        Usando Firefox 3.5.4 Firefox 3.5.4 em Ubuntu 9.10 Ubuntu 9.10
        • http://twitter.com/JoaoPedroSachet Joao Pedro

          Concordo que o Empathy e o Pidgin são ruins, mas quanto o Rhytmbox, eu o considero um excelente player, mesmo ele sendo um tanto minimalista.

          Usando Internet Explorer 8.0 Internet Explorer 8.0 em Windows 7 Windows 7
        • Rogério Garcia

          Pidgin Ruim? Uso ele até no Windows, Pidgin é demais! :-P
          Já o empathy, tá muito cru ainda.

          Usando Google Chrome 4.0.226.0 Google Chrome 4.0.226.0 em GNU/Linux GNU/Linux
        • http://twitter.com/JoaoPedroSachet Joao Pedro

          Pidgin não tem suporte a imagens [pelo menos não achei] nem Webcam e audio[tb não achei]
          muito sem recursos

          Usando Firefox 3.5.4 Firefox 3.5.4 em Windows 7 Windows 7
        • http://twitter.com/JoaoBerdeville Joao

          Ambos Pidgin e Empathy são fracos. Tinham é que colocar é o Emesene, ou deixar sem programa de IM (O mesmo fica a escolha do usuário).

          Usando Google Chrome 4.0.249.11 Google Chrome 4.0.249.11 em Windows 7 Windows 7
    • Victor

      Era pra isso ter acontecido no 9.10, mas não tempo, no LL 10.4 a Central de Programas vai conter até msm programas do Windows, e o Ubuntu terá uma maior integração com o Wine

      Usando Firefox 3.5.4 Firefox 3.5.4 em Ubuntu 9.10 Ubuntu 9.10
    • http://twitter.com/JoaoBerdeville Joao

      Também tive sorte quanto ao Palimpsest, apesar de meu HD sempre dar algum problema, ele não reclama de nada =D
      Quando a escolha dos programas padrão, também não gosto. No lugar de programas como o Transmission, Empathy, Rythmbox, sim, poderiam haver outros softwares melhores. A Canonical sabe disso, e sabe muito bem. A coisa é que não vejo a Canonical retirando esses softwares ruins, eu vejo é ela simplesmente deixando, como se fosse tããão difícil deixar de incluir um software e colocar outro no lugar… Assim fica difícil, né, Canonical?
      Quanto ao novo visual, fico indiferente. Melhor que aquele antigo? Sim, muito, mas ainda assim não sinto que seja o ideal.

      Usando Google Chrome 4.0.249.11 Google Chrome 4.0.249.11 em Windows 7 Windows 7
  • Pingback: João Berdeville

  • José Leone

    A minha duvida em relação ao sistema Linux/Ubuntu é a compatibilidade com os hardwares das minhas máquinas. No caso eu tenho um desktop e um notebook Positivo Mobile, queria muito testar o Ubuntu 9.10 Karmic Koala mais sou muito limitado neste tipo de plataforma.

    Gostaria que você Paulo Seikishi Higa e ou quaisquer outros leitores do Guia do PC me respondessem se é preciso ter os drives específicos para o vídeo, rede, wireless e todas essas coisas. Lembrando que eu vou instalar em um notebook Positivo Mobile Z501.

    Desde já agradeço a ajuda de todos.

    Usando Internet Explorer 8.0 Internet Explorer 8.0 em Windows 7 Windows 7
    • JP

      Nem perca seu tempo, fica no windows 7 mesmo, pessoas que fazem esse tipo de pergunta merece o sistema que tem.

      O tipo de pessoa que da certo com linux é aquela que nao pergunta para ninguém a nao ser o google, faqs e how to… se quisesse mesmo saber se da certo “e da” ja teria pelo menos rodado o linux do cd. mas nem isso, fique no windows e seja feliz. Linux é pra quem manja, nao pra quem quer.

      Usando Firefox 3.5.3 Firefox 3.5.3 em Ubuntu 9.10 Ubuntu 9.10
      • José Leone

        Não esperava esse tipo de resposta, mais ainda pelo fato de que em nenhum momento eu mencionei que iria deixar de usar o Windows e usar o Ubuntu, mais sim “TESTAR” o Ubuntu. Agradeço muito pela sua resposta.

        Usando Internet Explorer 8.0 Internet Explorer 8.0 em Windows 7 Windows 7
        • Rogerio

          E pra quem é babaca e invejoso como você!

          Usando Google Chrome 3.0.195.27 Google Chrome 3.0.195.27 em Windows 7 Windows 7
        • Robson

          José,

          Desconsidere o comentário deste infeliz acima (JP)… ao contrário do que este sujeito demonstra, a comunidade linux (e open source em geral) é muito receptiva e está sempre disposta a ajudar!

          Eu comprei recentemente um Acer Aspire 5532 e estava com diversos problemas na detecção de hardware.. Ele veio com o win7 e eu instalei uma distro brasileira chamada Big Linux (que é excelente por sinal), mas estava desatualizada e não reconhecia minha placa de vídeo, placa de rede (cabeada) e nem a rede wireless!

          Instalei o Ubuntu 9.04 (que eu tinha em CD) e pelo menos minha rede wireless foi reconhecida logo na instalação, o que me possibilitou realizar a atualização automática pra versão 9.10.. Fiquei surpreso, TUDO funcionou logo no primeiro boot! rede, wireless, acelerador 3D, som, webcam, etc…

          Tenho também um Positivo Mobile R34 com o ubuntu 9.04 instalado, sem nenhum problema com hardwares! Recomendo que baixe ele e inicie diretamente pelo CD para testar seu hardware, mas acredito que não terá problemas e irá gostar do ubuntu!

          Abraços,

          Robson

          Usando Firefox 3.5.5 Firefox 3.5.5 em Ubuntu 9.10 Ubuntu 9.10
      • Gilliardt

        O super ultra mega blaster incomensurável incrível e plus JP acabou de nos mostrar o que não devemos fazer, ao menos na minha opinião.
        Se não quer ajudar, para que fazer isso ???
        O cara perguntou na humildade e ainda bem que tem pessoas que ajudam que são o Felipe Bruni, Giulio Ribas, Guilherme Mac entre outros.

        Usando Firefox 3.0.15 Firefox 3.0.15 em Windows XP Windows XP
      • Rogério Garcia

        Cala a boca, troll.

        Usando Google Chrome 4.0.226.0 Google Chrome 4.0.226.0 em GNU/Linux GNU/Linux
      • Saint-Clair Stockler

        Na boa? É por esse tipo de arrogância de linux users que vocês NUNCA vão passar do 1% de presença no mercado. A pessoa ainda nem teve contato com o Linux mas tem uma dúvida legítima, vem aqui com toda a educação do mundo fazer um questionamento, e recebe resposta de gente que parece que está no pedestal ou que tem orgamos múltiplos só porque usa o Ubuntu!

        Na boa: Windows pode ser uma merda em vários aspectos (e é) mas a galera é mais prestativa.

        Se usuar Linux desse diploma, você era doutor honoris causa até na Universidade de Nova Iguaçu, Sr. JP!

        Usando Firefox 3.5.3 Firefox 3.5.3 em Mandriva 2010.0 Mandriva 2010.0
      • http://nabase Natalino Sampaio

        Ô cara! O que acontece com você? É alguém com problemas mentais, ou é SÓ FALTA DE EDUCAÇÃO????? Não estrague aquilo que a comunidade Linux (na sua maioria) tem de bom: participação e educação!!!
        Quer um conselho? Vai aprender a ter boa maneiras e seja mais educado com as pessoas.

        Natalino Sampaio

        Usando Firefox 3.5.3 Firefox 3.5.3 em Windows Vista Windows Vista
        • http://nabase Natalino Sampaio

          Só completando…. também utilizo, e muito, o Linux… Ubuntu 9.10.
          José Leone… uma sugestão…. experimente usar o Ubuntu… tenho certeza que você vai gostar… Um abraço à todos aqueles que querem e estão ajudando o Linux a ser esta grande força livre que é no momento.

          Usando Firefox 3.5.3 Firefox 3.5.3 em Windows Vista Windows Vista
        • Leitao

          Porra e vocês esqueceram do Tópico.. vao ficar perdendo tempo falando do kra awe!! mais facil dar a resposta pra quem perguntou… NO ??
          te mais

          Usando Firefox 3.5.6 Firefox 3.5.6 em Linux Mint 8 x64 Linux Mint 8 x64
      • Lucas Julio

        Eu vou usar o Linux mesmo, a vantagem do Windows é que a maioria dos softwares são para ele.
        o Linux é seguro muitas mais do o Windows!
        e o Windows ta longe de ter um super-pacote com programa junto com ele!
        e com o Linux no primeiro dia atingiu uma velocidade nos downloads 2 X mais rápido do que o limite da minha conexão
        que no Windows nunca atingiu com anos de uso
        pra min o Linux é o melhor

        Usando Firefox 3.5.5 Firefox 3.5.5 em Ubuntu 9.10 Ubuntu 9.10
      • Cálcio

        Cara isso ñ é uma resposta que se dê a um possível usuário de linux, uma resposta dessas espanta qq pessoa. Fala sério! Leve em consideração que há pessoas que mal usam o computador e não tem o jogo de cintura de procurar na net, ou até msm não sabe por onde começar, afinal ninguém sabe de tudo.

        Para eu que uso PC desde do Tempo do XT, passando pelo 386, 486 e tc, e vc que deve usar a um bom tempo tb, fica mnt mais fácil essas adequações.

        Digo para qq pessoa que quer começar a usar o Linux é.
        1° Ignore comentários como esses e procurem pessoas dispostas realmente ajudar.

        2° Quer saber qual distro usar? ñ adianta entrar no fórum do Ubuntu e perguntar se ele é melhor ou no Madriva e perguntar se é melhor, de uma pesquisada nos sites, blogs sérios, queime 2 ou 3 CD’s de distros diferentes e vai usando e tire sua própria conclusão. Não gostou dessas, tente outras, alguma vai servir pra vc, seja no Visual ou qq outra coisa. Se mesmo assim não te agradar, continue usando o windows.

        3° Dicas de Distribuições Linux para usuários inexperientes Ubuntu, Kubuntu, Xubuntu, Mandriva com Gnome ou com KDE, Debian desktop, Kurumin (descontinuado). Existem outras que não me vem na cabeça agora. Mas nada que uma procura na net não resolva.

        4° Se ñ consegui resolver um problema de imediato ñ desista, tem sempre alguma solução, mais cedo ou mais tarde vc acha. E se for um problema que ñ seja crucial pode esperar um pouco. Certo?

        5º Não quer deixar de ter o Windows, vc pode deixar os 2 sistemas rodando com o dualboot e o linux se encarrega disso.

        Usando Firefox 3.5.5 Firefox 3.5.5 em Ubuntu 9.10 Ubuntu 9.10
      • Dante

        Caro JP
        Eu comecei lendo esse artigo com alguém dizendo que esse linux era para pessoas normais, mas parece que não. Depois voces ficam reclamando que a maioria das pessoas e empresas preferrem o Windows. No meu caso eu experimentei o 9.10 e descobri qye minha WEBCAM não funciona, minha placa de captura de TVnão funciona, meu leitor de código de barras não funciona, e a placa de som da creative 5.1 funciona com 2 canais e o som MID lembra os tempos do FM sinthesys. Em fim o WIN-7 ainda é a melhor opção para quem quer fazer computação séria sem se preocupar com o hadware.Realmente nâo tenho tempo de ficar esperando respostas como a sua na Internet. Prefiro o “seu periferico esta pronto para ser usado” do windows. Em tempo como configuro meu teclado Microsoft 3000 para funcionar corretamente no 9.10?

        Usando Firefox 3.6 Firefox 3.6 em Windows 7 Windows 7
        • http://guilhermemac.blogspot.com Guilherme Mac

          Dante,
          no Windows Vista e 7 minha webcam não funciona, placa de som não funciona, minha impressora não funciona, minha placa de vídeo on não funciona. Então o Windows é ruim? Claro que não. Seus problemas pessoais são seus problemas pessoais. Dizer o que o Ubuntu é ruim, ou pior, dizer que Linux é ruim é cair no ridículo. Não se faz afirmações baseado na exceção e nem em experiências próprias. Senão eu poderia dizer que o Vista e o Windows 7 são ruins, pois muita coisa aqui não funciona dele, e é obvio que isso não é verdade. Tanto o Vista e o 7 são bons por mais que vc não queira acreditar.

          Usando Firefox 3.5.8 Firefox 3.5.8 em Ubuntu 9.10 Ubuntu 9.10
    • http://www.guiadopc.com.br Felipe Bruni

      José, não ligue pra quem não tem a intenção de te ajudar e só quer atrapalhar o bom andamento da discussão.

      O Ubuntu reconhece a maioria dos drivers, com excessão de alguns proprietários que precisam ser instalados a parte (mas que também é bem simples). O suporte a wireless melhorou muito nessa versão a ponto de que eu ainda não vi ninguém reportar que não conseguiu conectar. O único problema crônico que o Linux ainda tem é com drivers de placa de vídeo da ATI. A ATI não dá muita atenção a essa plataforma. Placas da Nvídia funcionam muito melhor, e as da Intel geralmente funcionam bem também. Placas SIS e VIA funcionam em modo VESA, sem suporte a 3D.

      Recomendo que você baixe o LiveCD e faça o teste. Ele vai rodar direto do CD sem alterar as configurações do Windows instalado, e você pode confirmar se seu hardware funciona bem ou não. =)

      Usando Firefox 3.5.4 Firefox 3.5.4 em Ubuntu 9.10 Ubuntu 9.10
      • José Leone

        Felipe, Irei seguir seu conselho e o do Giulio e verificar se meus hardwares suportam bem o Ubuntu e caso funcione irei usar o WUBI mencionado por Guilherme.

        Agradeço muito a ajuda de vocês.

        Usando Internet Explorer 8.0 Internet Explorer 8.0 em Windows 7 Windows 7
        • carlos

          e ai blz
          eu uso Ubuntu 9.10 à algumas semanas
          e gostei muito;quanto a respostas mal intencionadas não ligue
          tem muitas comunidades sobre o tema com pessoas legais e disposta a sempre te ajudar

          Usando Firefox 3.5.5 Firefox 3.5.5 em Ubuntu 9.10 Ubuntu 9.10
    • http://www.guiadopc.com.br/ Giulio Ribas

      Baixe o CD live, no site do Ubuntu. é só gravar a iso e reiniciar a máquina pelo CD. Depois escolha seu idioma e selecione a opção ‘Testar sem qualquer modificação’. Espere iniciar e veja como é o sistema. Se gostar, parta para a instalação. Recomendo antes estudar um pouco sobre particionamento de discos. Nada muito complicado, mas convém saber o que está fazendo. Quanto a hardware, só testando para dizer mesmo. Siga em frente, depois diga o que achou.

      Usando Firefox 3.5.4 Firefox 3.5.4 em Windows 7 Windows 7
    • http://guilhermemac.blogspot.com Guilherme Mac

      José Leone, não sei qual o tipo de hardware esse Positivo usa, mas a detecção de hardware das distribuições Linux pra usuário final são muito boas e não funcionar algum componente é a exceção.

      Você até poderia fazer um teste via WUBI (pra poder desinstalar de maneira fácil caso não goste). Leia aqui pra ter uma ideia:
      http://www.inf.ufsc.br/~guii/linux/#instalacao

      Usando Firefox 3.5.3 Firefox 3.5.3 em Ubuntu 9.10 x64 Ubuntu 9.10 x64
    • Augusto

      Problemas com Hardware em Linux hoje em dia é coisa que está ficando obsoleta…
      Agora, especificamente a Positivo (dentre outras que usar chipsets SiS e Via) insistem com hardwares “porcarias” e que dificultam qualquer tipo de manipulação que não seja em plataformas MS. Se bem que em windows esses chipsets se comportam de maneira ineficiente tbm.

      O lance é testar. Mas com esse kernel mais novo, é bem capaz de você instalar e rodar tudo numa boa, até mesmo sem se preocupar com drivers extras. Boa sorte.

      Ps: mas o companheiro que falou meio que de forma rude tem até razão. Pra ter o espírito Linux é preciso “praticar” mais do que perguntar. Caso contrário, eis um usuário Windows perfeito =]

      Usando Firefox 3.5.4 Firefox 3.5.4 em PCLinuxOS 2009 PCLinuxOS 2009
      • http://www.guiadopc.com.br Felipe Bruni

        Eu penso diferente. Perguntar só demonstra que ele tem interesse. Ele poderia simplesmente ignorar outras plataformas e ficar usando somente o Windows que o atende bem. Eu acho ridícula essa teoria de que usuário Linux não pode perguntar senão é apontado como preguiçoso. É perguntando que se aprende. Claro que existe muito material disponível na internet (principalmente para o Ubuntu), mas eu aprendi muita coisa perguntando também. Perguntar não faz mal a ninguém, e responder só faz mal a quem não teve educação. É ridículo alguém não querer ensinar só porque aprendeu sozinho. Isso vai completamente contra os ideais do Software Livre, onde COMPARTILHAR é a palavra chave.

        Usando Google Chrome 4.0.223.11 Google Chrome 4.0.223.11 em GNU/Linux GNU/Linux
        • http://www.rrpm.com.br Ramires

          De fato, simplesmente dizer que o Linux é para quem NÃO gosta de perguntar,e sim GOSTA de fuçar, é uma excelente forma de QUEIMAR novos potenciais usuários do software livre.

          Usando Internet Explorer 8.0 Internet Explorer 8.0 em Windows 7 Windows 7
        • Gilliardt

          Mandou bem ramires ;-)

          Usando Firefox 3.0.15 Firefox 3.0.15 em Windows XP Windows XP
        • Augusto

          E eu compreendo seu ponto de vista! =]
          Mas veja bem o que eu falei, eu disse que é preciso praticar mais que perguntar, não disse que perguntar é errado. Aliás, essa didática serve pra tudo na vida. Eu inclusive gosto muito de participar dos fóruns de Linux e tenho o maior prazer em compartilhar meu modesto (íssimo) conhecimento com o pessoal, e faço diversas perguntas também. O que atrapalha o desenvolvimento são perguntas elementares… que acabam dispersando as informações, criando muitas redundâncias nas fontes de informação. Aposto que quando qualquer um de nós tem alguma dúvida de conteúdo simples no Windows, corre no google e procura uma solução ao invés de partir pra um fórum perguntar. Ou melhor, TESTA por si só pra ver no que dá. O que quero dizer é que em GNu basta fazer o mesmo…

          A pergunta do amigo José Leone foi válida, é tanto que tentei responder. Mas não acho tão reprimente assim a atitude do JP, até porque não acho que exista essa necessidade de que o Linux se torne popular… Usa quem acha legal e acha que pode se adaptar. O Ubuntu, mandriva, pclinuxos, entre outros estão aí pra fazer todos felizes. =]

          Usando Firefox 3.5.4 Firefox 3.5.4 em Windows 7 Windows 7
        • Gilliardt

          Quando eu tenho uma dúvida ou medo de fazer um comando que pode resultar em algum problema, eu sempre pergunto há alguém. O cnhecimento que eu tenho de LINUX é ridículo e no Windows é um pouco melhor mas, eu ainda defino ele como ridículo.
          A forma que o Jp escreveu não incentiva e não ajuda em nada. Basta ler mais abaixo outro comentário dele para ver que ele só quer tumultuar.
          Não custa nada responder uma pergunta e, se custa, nem responda que é melhor do que fazer aquilo que o JP fez.
          Acho que quando uma pessoa quer tentar ir adiante e tem dúvidas, deve-se incentivar e não queimar ele falando que não tem potencial ou isso aquilo diminuindo ele.
          É só isso o que eu acho sem criticar você, Augusto.

          Usando Firefox 3.0.15 Firefox 3.0.15 em Windows XP Windows XP
      • http://guilhermemac.blogspot.com Guilherme Mac

        Falando em hardware da VIA, com a entrada da VIA na Fundação Linux acho que começarão a dar mais suporte ao Linux e quem sabe finalmente a Chrome9 tenha suporte 3D (não que eu tenha essa placa, mas vejo que muita gente tem e fica decepcionado quando usa com Linux):
        http://www.linuxfoundation.org/news-media/announcements/2009/09/technologies-inc-joins-linux-foundation

        Usando Firefox 3.5.4 Firefox 3.5.4 em Ubuntu 9.10 x64 Ubuntu 9.10 x64
    • Monteiro

      Caro amigo. Quanto a sua dúvida sobre suas máquinas, lhe digo só o seguinte: Uso Windows desde sempre, e quando instalei o Ubuntu 9.04 no meu Lap Top, ele instalou até hardware que eu não tinha. Vou explicar, estava o celular V3 conectado via usb no Lap, para fins de carga, e ao instalar o Ubuntu, ele me ofereceu uma conexão com internet GPRS. Aceitei e naveguei. Procurei saber, e todo vendedor de celular jura que o V3 da Motorola NÃO aceita trabalhar como modem. E quanto ao resto, reconheceu tudinho. Amigo, acho que tentar é interessante. Apanhei muito, e não consegui, atualizar o Fire Fox, mas em compensação a instalação do Google Crhome é simples e funciona bem.
      Um forte abraço

      Usando Google Chrome 4.0.223.11 Google Chrome 4.0.223.11 em GNU/Linux GNU/Linux
    • Henrique

      Caro José Leone,
      Acho que comentários agressivos não deveriam ser levados em consideração…

      Eu como vc a algum tempo atrás estava com receio de testar o Linux, mas agora sou um feliz usuário ;). O mais importante é vc dar o tempo necessário para a sua curva de aprendizagem, e estar aberto a novas coisas e não tentar “adaptar”o que vc já sabe de windows.

      Em relação especificamente à sua pergunta, o Linux ao contrário do Windows em geral reconhece imediatamente 100% do seu hardware sem necessidade de drivers adicionais. Baixe o Ubuntu 9.10, dê o Boot pelo CD que vc não vai acreditar em alguns minutos o Linux rodando no seu micro em sistema teste sem precisar alterar nada no seu HD. Depois se vc gostou é só mandar instalar.

      Como o própria Canonical fala, Ubuntu é linux para “Pessoas Normais”.

      Abs e Bons testes!

      Usando Internet Explorer 6.0 Internet Explorer 6.0 em Windows XP Windows XP
    • Saint-Clair Stockler

      José,

      experimenta usar uma distribuição Linux que rode direto do CD (live CD), sem precisar inicialmente de instalação. Sugiro o Ubuntu ou o Mandriva. Já nessa utilização via live CD o sistema, provavelmente, vai reconhecer todo o seu hardware e instalar tudo direitinho. As distros Linux mais conhecidas atualmente não costumam (salvo um ou outro hardware) apresentar grandes dificuldades ou deixar de instalar tudo que é necessário.

      E mil desculpas pela recepção que você recebeu. Estou aqui tendo um ataque de vergonha alheia que você nem imagina!

      Usando Firefox 3.5.3 Firefox 3.5.3 em Mandriva 2010.0 Mandriva 2010.0
      • Cálcio

        Cara estou com vc qnd disse isso!
        “E mil desculpas pela recepção que você recebeu. Estou aqui tendo um ataque de vergonha alheia que você nem imagina!”

        Infelizmente tem pessoas que acham que quem usa PC tem que saber tudo e saber o que procurar.

        Acho que essa vergonha alheia ñ é só com vc, e sim com a comunidade linux!

        Usando Firefox 3.5.5 Firefox 3.5.5 em Ubuntu 9.10 Ubuntu 9.10
    • alexandre

      olá amigo, vai na fé que o ubuntu reconhece tudo,instalei o ubuntu desde a versão 9.04 e ele detecta tudo no meu positivo z61,e num outro notebook que tenho com 512 e celeron 1.4 ficou uma bala e reconheceu até o leitor de cartões coisa que nem o ruindows XP instalou, esqueça as baboseiras do JP, sou um usuário novo tbm (- de 6 meses) e estou aprendendo e ajudando alguns amigos, que migraram tbm..

      boa sorte….

      Usando Firefox 3.5.5 Firefox 3.5.5 em Ubuntu 9.10 Ubuntu 9.10
  • JP

    Não recomendo que ninguém use linux, assim eu ganho mais dinheiro.

    Usando Firefox 3.5.3 Firefox 3.5.3 em Ubuntu 9.10 Ubuntu 9.10
    • http://www.rrpm.com.br Ramires

      Mais uma excelente forma de como NÃO DIVULGAR o software livre.
      Comentário dispensavel até para um fanboy MS como eu.

      Usando Internet Explorer 8.0 Internet Explorer 8.0 em Windows 7 Windows 7
    • http://twitter.com/JoaoPedroSachet Joao Pedro

      Eu recomendo que pare de fazer comentários idiotas.

      Usando Firefox 3.5.4 Firefox 3.5.4 em Windows 7 Windows 7
    • Gilliardt

      Vamos simplesmente pular essas postagens.

      Usando Firefox 3.0.15 Firefox 3.0.15 em Windows XP Windows XP
    • http://www.hasoft.co.nr Helder

      JP, vai procurar o que fazer cara…

      A pior coisa do mundo é vc ir em busca de alguma ajuda (principalmente em Linux) e se deparar com pessoas como você. São pessoas como você que lotam os canais de irc de certaas distros e quando aparece alguem para pedir ajuda, ninguem responde. Um canal com 200 pessoas e ninguem responde nada…. por isso o linux não é mais usado.. por pessoas infelizes e frustadas como você..

      Usando Firefox 3.5.5 Firefox 3.5.5 em Windows Vista Windows Vista
  • http://www.guiadopc.com.br Felipe Bruni

    Outra coisa que eu achei ridícula foi eles mudarem o local onde as notificações aparecem. Agora elas aparecem mais abaixo do que apareciam no Jaunty, dando a clara impressão de que estão no local errado. Não faz o menor sentido essa alteração.
    Fiz uma busca no google e descobri que no Jaunty havia muita reclamação dos usuários pelo fato dela aparecer bem em cima da busca do Firefox, como se isso fizesse diferença. Agora eles colocaram ela bem em cima das tabs, algo que pra mim é muito pior. Pra complicar não há como alterar isso (se há eu não descobri).

    Usando Firefox 3.5.4 Firefox 3.5.4 em Ubuntu 9.10 Ubuntu 9.10
    • http://www.guiadopc.com.br Felipe Bruni

      Pra quem não notou que ela está mais pra baixo do que antes…
      http://img256.imageshack.us/img256/4311/capturadetelai.png

      Usando Firefox 3.5.4 Firefox 3.5.4 em Ubuntu 9.10 Ubuntu 9.10
      • http://www.guiadopc.com.br/ Giulio Ribas

        Bem lembrado. Eu achei que podia ser um bug comigo, como cortesia da ATi. Muito escroto isso cara, fica completamente fora de esquadro. No Jaunty ela estava no lugar certo. E era só colocar o mouse sobre que some e pronto, pode digitar. Algumas coisas são surreais.

        Usando Firefox 3.5.4 Firefox 3.5.4 em Windows 7 Windows 7
        • http://www.guiadopc.com.br Felipe Bruni

          Achei que era alguma config que eu fiz errado, mas procurei no google e vi que não somos os únicos que detestaram a “solução” da canonical. Ficou ridículo.

          Usando Google Chrome 4.0.223.11 Google Chrome 4.0.223.11 em GNU/Linux GNU/Linux
        • http://www.guiadopc.com.br/ Helito Bijora

          Também achei que ficou estranho. Mas confesso que não me atrapalha. Basta passar o mouse que o negócio some.

          Só acho que aquilo poderia ser configurado. Tipo, poder alterar o tempo que a notificação aparece, a cor, a opacidade, adicionar um botão para fechar, ou até mesmo desativar.

          Usando Google Chrome 3.0.195.27 Google Chrome 3.0.195.27 em Windows 7 Windows 7
        • Gabriela

          Oi pessoal,

          Eu tava achando essa notificação aí no meio do nada absurda e fiquei procurando pela net uma maneira de solucioná-la. Não era possível que fosse só eu a insatisfeita. Consegui resolver o problema com esse link:

          http://art.ubuntuforums.org/showthread.php?p=8215365

          Pra quem não entende inglês, adicione os repositórios:

          deb http://ppa.launchpad.net/gilir/updates/ubuntu karmic main
          deb-src http://ppa.launchpad.net/gilir/updates/ubuntu karmic main

          Dê o comando para adicionar a chave

          sudo apt-key adv –keyserver keyserver.ubuntu.com –recv-keys 0EF28BC1

          Dê um update e instale pelo Synaptic o seguinte pacote:

          notify-osd

          Espero que ajude!

          Usando Firefox 3.5.4 Firefox 3.5.4 em Ubuntu 9.10 Ubuntu 9.10
        • DeathCrawler

          Obrigado pela informação, Gabriela.

          Usando Firefox 3.5.4 Firefox 3.5.4 em Ubuntu 9.10 Ubuntu 9.10
        • http://twitter.com/JoaoBerdeville Joao

          Pra quem não quiser/tiver preguiça de adicionar os repositórios e a chave, aqui vai o .deb do notify-osd: http://uiop.me/zvA

          Usando Google Chrome 4.0.249.11 Google Chrome 4.0.249.11 em Windows 7 Windows 7
        • http://twitter.com/JoaoBerdeville Joao

          E eu ia me esquecendo, créditos ao Rogério Garcia (@roggarcia), que me mandou esse link pelo Twitter :D

          Usando Google Chrome 4.0.249.11 Google Chrome 4.0.249.11 em Windows 7 Windows 7
      • http://guilhermemac.blogspot.com Guilherme Mac

        Não gostei nada dessa alteração. Essa assimetria ficou muito feia no visual final. Deveria pelo menos ter uma opção de ajuste fácil pra mudar a posição.

        Usando Firefox 3.5.3 Firefox 3.5.3 em Ubuntu 9.10 x64 Ubuntu 9.10 x64
      • José Leone

        Gostei do visual… é padrão ou tema?

        Usando Internet Explorer 8.0 Internet Explorer 8.0 em Windows 7 Windows 7
        • http://www.guiadopc.com.br Felipe Bruni

          Um pouco dos dois. O tema é o padrão, mas fiz algumas modificações =)

          Usando Google Chrome 4.0.223.11 Google Chrome 4.0.223.11 em GNU/Linux GNU/Linux
  • Victor

    Na verdade eu confio na conclusão do meu Palimpsest o HD onde hoje só está o Windows vem piorando ao longo dos tempos, não é possivel nem copiar um arquivo grande com agilidade ou pior, o HD se torna inacessível

    Problemas que o HD bom não tem…

    Tem como melhorar em muito o boot do Ubuntu KK sim, aqu o link:
    http://www.omgubuntu.co.uk/2009/10/get-dramatically-faster-boot-times-in.html

    Usando Firefox 3.5.4 Firefox 3.5.4 em Ubuntu 9.10 Ubuntu 9.10
    • http://www.guiadopc.com.br/ Paulo Seikishi Higa

      Aqui o boot melhorou em relação ao teste anterior, agora tá iniciando em 1:04 minuto. Mas é uma mudança ínfima. Além disso, o sistema passou a consumir 400 MB de RAM na inicialização e ficou lento. :P

      Usando Firefox 3.5.4 Firefox 3.5.4 em Ubuntu 9.10 Ubuntu 9.10
      • DeathCrawler

        Eu nem sabia desse Palimpsest, mas o HD não deu nenhum problema, eu tava desconfiado dele, mas agora as desconfianças foram embora. =)

        Usando Firefox 3.5.3 Firefox 3.5.3 em Ubuntu 9.10 x64 Ubuntu 9.10 x64
        • http://www.guiadopc.com.br/ Helito Bijora

          Aqui também o Palimpsest não alertou nada. É o HD do Paulo que tá com um pé na cova mesmo. :P

          Usando Google Chrome 3.0.195.27 Google Chrome 3.0.195.27 em Windows 7 Windows 7
        • DeathCrawler

          Eu tava desconfiado com o meu por que ele levou quase 20 minutos para desfragmentar, mas pelo palimpseat, tudo normal.

          HD grandes demoram a desfragmentar? =X(primeira vez que uso um HD maior que 160GB)

          Usando Firefox 3.5.3 Firefox 3.5.3 em Ubuntu 9.10 x64 Ubuntu 9.10 x64
        • http://twitter.com/pauloricardofs Paulo Ricardo

          Depende primeiro da fragmentação do disco e depois do desfragmentador. :P

          Tem desfragmentadores muitos bons como o Auslogics Disk Defrag que possuem métodos de desfragmentação super otimizados, o que resulta num serviço final mais rápido.

          Dependendo da fragmentação 20 minutos não é muito.

          Usando Firefox 3.5.3 Firefox 3.5.3 em Ubuntu 9.10 Ubuntu 9.10
        • http://twitter.com/JoaoPedroSachet Joao Pedro

          O Palimpset é uma porcaria programa criado pela RedHat para ser testado usado no Fedora o Beta do RHEL

          Usando Firefox 3.5.4 Firefox 3.5.4 em Windows 7 Windows 7
        • http://twitter.com/JoaoPedroSachet Joao Pedro

          Então meu HD tb ta indo pro espaço :P

          Usando Firefox 3.5.4 Firefox 3.5.4 em Windows 7 Windows 7
      • http://www.guiadopc.com.br Felipe Bruni

        Aqui eu resolvi 99% dos problemas de lentidão com o Ubuntu simplesmente ignorando que o Firefox existe. É impressionante como o Firefox pra Linux é ruim. A sensação que eu tenho usando ele no Linux é a mesma de usar o IE no Windows: repulsa.
        Por outro lado o Chrome Dev pro Linux está bem melhor que no Windows… vai entender esse tipo de coisa

        Usando Google Chrome 4.0.223.11 Google Chrome 4.0.223.11 em GNU/Linux GNU/Linux
        • DeathCrawler

          Eu não sei porque a Mozilla não conserta essa lentidão e alto consumo no Linux, uma pena.

          Usando Firefox 3.5.3 Firefox 3.5.3 em Ubuntu 9.10 x64 Ubuntu 9.10 x64
        • http://twitter.com/pauloricardofs Paulo Ricardo

          Faltam as otimizações PGO, que algumas distribuições implementam por conta própria.

          https://bugzilla.mozilla.org/show_bug.cgi?id=418866

          Usando Firefox 3.5.3 Firefox 3.5.3 em Ubuntu 9.10 Ubuntu 9.10
        • http://twitter.com/pauloricardofs Paulo Ricardo

          Lembrando que o Swiftweasel, derivado do Firefox, possui esta otimização para várias arquiteturas: http://en.wikipedia.org/wiki/Swiftweasel#Optimization ;)

          Usando Firefox 3.5.3 Firefox 3.5.3 em Ubuntu 9.10 Ubuntu 9.10
        • http://www.rrpm.com.br Ramires

          Paulo, que tem autoridade no FF, essa lentidão percebida por alguns usuarios no Linux seria por conta do engine de acesso ao BD do navegador ?

          Usando Internet Explorer 8.0 Internet Explorer 8.0 em Windows 7 Windows 7
        • http://twitter.com/pauloricardofs Paulo Ricardo

          Seria pela falta de otimizações PGO mesmo. Só as versões para Windows possui essas otimizações atualmente. Para Mac e Unix (Linux/BSD/Solaris) os bugs ainda estão em aberto.

          Tem também a questão dos bancos de dados não levarem o comando VACUUM de tempos em tempos, o que está para ser corrigido se não me engano nesta versão 3.6. Mas isso só afeta aqueles já navegam há algum tempo, com os bancos de dados já fragmentados.

          Usando Firefox 3.5.3 Firefox 3.5.3 em Ubuntu 9.10 Ubuntu 9.10
        • DeathCrawler

          Paulo, até no BSD se sente essa lentidão, a Mozilla devia ter um carinho especial pelos Linux/BSD, disponibilizando pacotes para cada platataforma(pelo menos para as distros Linux), mas o que eu percebo é que eles priorizam demais o Windows.

          Sem mais, talvez eu pare de usar FX em breve.

          Usando Firefox 3.5.3 Firefox 3.5.3 em Ubuntu 9.10 x64 Ubuntu 9.10 x64
        • http://twitter.com/pauloricardofs Paulo Ricardo

          Yeah, essa otimização PGO pra Linux servirá para BSD e Solaris também. Se diz Linux por referência, pois engloba todos unixes com exceção ao Mac, que possui otimização separada.

          Como eu disse mais acima, apenas as builds para Windows possui o Profile-Guided Optimization (PGO) ativado. Para Mac e Linux (Unix) ainda existem problemas a serem vencidos. De certa forma é um desleixo, pois a maioria dos programadores da Mozilla usam Mac e Linux. É falta de pessoa capacitada para tomar posse do bug mesmo. Num rol de prioridades sempre acabam deixando isso de lado.

          Usando Firefox 3.5.3 Firefox 3.5.3 em Ubuntu 9.10 Ubuntu 9.10
        • DeathCrawler

          Tava no IRC na sala #ubuntu, e um cara me falou que o Firefox era melhor que o GChrome e me desafiou a abrir 100 vídeos no YouTube e ver qual consome mais. LOL

          Usando IceWeasel 3.0 IceWeasel 3.0 em Debian GNU/Linux Debian GNU/Linux
        • Gilliardt

          Fiz um teste aqui entre 3 navegadores de uma forma bem leiga mesmo só para ver quem ia consumir menos memória (o cara falou para abrir 100 vídeos e eu quis testar para ver, só por curiosidade mesmo). Os navegadores usados foram Internet Explorer 8, Firefox 3.0.15(sem aqueles macetes de modificar configurações para ser mais rápido) e Google Chrome 3.0.195.27.
          Abri 5 abas em cada um e as abas foram: Página inicial do Google, Página inicial do IG, Página inicial do Baixaki, Página inicial do Guia do PC e página inicial do Br-Linux.
          Após todas elas carregadas, fui no gerenciador de tarefas do Windows XP e anotei os resultados do uso de memória:
          Firefox 81.908
          IE 96.744
          Chrome 98.658
          Após este teste leigo e que não pode ser considerado nem relevado em 100%, podemos ver que o Firefox consumiu menos memória do que os concorrentes mas, tenho que ressaltar que o Chrome tem um visual mais limpo.
          Reforço novamente que o teste foi feito de uma forma bem leiga mesmo e que eu só fiz para fins de curiosidade mesmo.

          Usando Google Chrome 3.0.195.27 Google Chrome 3.0.195.27 em Windows XP Windows XP
        • Monteiro

          Concordo plenamente. Aqui o Crhome tá dando um banho no Fire Fox.

          Usando Google Chrome 4.0.223.11 Google Chrome 4.0.223.11 em GNU/Linux GNU/Linux
        • Gilliardt

          Firefox só é “melhor” porque ele tem inúmeros complementos e o Chrome não. Acho que deve ser por isso.

          Usando Firefox 3.0.15 Firefox 3.0.15 em Windows XP Windows XP
  • raptor

    Achei essa dica boa, realmente funciona:
    http://www.omgubuntu.co.uk/2009/10/get-dramatically-faster-boot-times-in.html

    Usando Firefox 3.5.4 Firefox 3.5.4 em Ubuntu 9.10 x64 Ubuntu 9.10 x64
    • Gilliardt

      Vou testar ela aqui.
      Obrigado por pstar a dica ;)

      Usando Firefox 3.0.15 Firefox 3.0.15 em Windows XP Windows XP
  • http://guilhermemac.blogspot.com Guilherme Mac

    O visual “revolucionário” vai ficar pro 10.10, quando começarem a usar o Gnome 3 e o GTK feito do zero (a um tempo eu li sobre o GTK feito do zero, acho que os planos continuarão sendo esse, alguém sabe?)
    A próxima versão não irão usar o novo Gnome pq o 10.04 é uma versão LTS, e a estabilidade é foco.

    Usando Firefox 3.5.3 Firefox 3.5.3 em Ubuntu 9.10 x64 Ubuntu 9.10 x64
    • DeathCrawler

      Tudo que eles deveriam ter feito no Karmic Koala eles deixaram para o Lince Lynx, tomara que essa versão fique primorosa.

      Usando Firefox 3.5.3 Firefox 3.5.3 em Ubuntu 9.10 x64 Ubuntu 9.10 x64
      • DeathCrawler

        PUTZ, confundi o 10.10 com o LL

        Usando Firefox 3.5.3 Firefox 3.5.3 em Ubuntu 9.10 x64 Ubuntu 9.10 x64
        • http://guilhermemac.blogspot.com Guilherme Mac

          é, vamos ter que esperar 1 ano pelas mudanças, pq como falei, a versão 10.04 vai ser LTS e eles não costumam fazer modificações radicais nessas versões.

          Usando Firefox 3.5.4 Firefox 3.5.4 em Ubuntu 9.10 x64 Ubuntu 9.10 x64
    • Gilliardt

      Bem, pelo vídeo que eu vi postado ali, eu notei algo interessante.
      Todo mundo fala do Windows 7 mas, o Vista ganhou dele na disputa.
      Tá vendo, ficam falando mal do Vista mas ele ganhou do Windows 7 UHAhuaHUaUH
      (lógico que é só piada e nada mais, entendam dessa forma)
      Acho que o que faltou foi o visual revolucionário que era algo que eu realmente esperava mas, eu aguardo sem problemas a próxima versão.
      O Ubuntu ficou bem rápido no boot e eu particularmente gostei das mudanças citadas por outros comentadores.

      Usando Firefox 3.0.15 Firefox 3.0.15 em Windows XP Windows XP
      • http://www.rrpm.com.br Ramires

        Mas é estranho, migrei o meu note para Windows 7 e percebo que ele é mais rápido que o Vista tanto na inicialização, quanto no desligamento. Em outros computadores que também ja fiz a migração esta semana, a sensação é a mesma.

        Mas de fato a velocidade de inicialização desta versão do Ubuntu esta invejavel.

        O unico problema, é que nem lembro quando reiniciei ou desliguei a o meu desktop a ultima vez… Já no note é interessante, uma vez que chego a ligar e desligar 5 vezes em um dia, dependendo de quantos clientes preciso visitar.

        Usando Internet Explorer 8.0 Internet Explorer 8.0 em Windows 7 Windows 7
        • Gilliardt

          Eu não sei o que aconteceu porque, eu acabei de falar com um amigo aqui e ele me disse que o Windows 7 está mais rápido que o Windows Vista. Ainda de acordo com esse meu amigo, ele me disse que o consumo de memória no PC dele havia caído drasticamente com relação ao Windows Vista, o que é uma excelente notícia mas, essa inicialização ficou meio que sem explicação …

          Usando Firefox 3.0.15 Firefox 3.0.15 em Windows XP Windows XP
        • Augusto

          Ramires, vc já comprou seu Seven?

          Usando Firefox 3.5.4 Firefox 3.5.4 em Windows 7 Windows 7
        • http://www.rrpm.com.br Ramires

          A minha empresa é startup do programa Microsoft BizSpark, temos acesso por 3 anos a todos os softwares da MS sem custo + uma assinatura do MSDN premium, tudo desenvolvimento de produtos com plataforma MS. Como o meu note é uma das máquinas de desenvolvimento, ele já roda o 7.

          Usando Internet Explorer 8.0 Internet Explorer 8.0 em Windows 7 Windows 7
    • Rogério Garcia

      Tomara, principalmente o GTK. O GTK2+ leva uma surra do QT4.

      Usando Google Chrome 4.0.226.0 Google Chrome 4.0.226.0 em GNU/Linux GNU/Linux
      • http://twitter.com/JoaoPedroSachet Joao Pedro

        Tb espero uma boa melhora do GTK, ja que o QT3 pro QT4 foi quase um revolução

        Usando Firefox 3.5.4 Firefox 3.5.4 em Windows 7 Windows 7
  • http://twitter.com/pauloricardofs Paulo Ricardo

    Aparentemente, vários usuários (incluindo eu), estão tendo problemas com o programa, que está detectando vários HDs da face da Terra como possuindo muitos setores ruins, recomendando a troca imediata do disco. Segundo os usuários que possuem problemas, nenhum programa, inclusive os dos fabricantes, consegue fazer o milagre de detectar esses bad blocks – só o Palimpsest.

    O problema é que o SMART considera como muitos setores ruins mais que 63 setores do disco. Mas este alerta procede: se tu não der a mínima problema, a tendência é que o número de setores só aumente. Uma de minhas irmãs estava tendo problemas de lentidão no XP. Era o disco: o SMART já aponta 590.000 setores realocados. E isso resultou no corrompimento de algumas fotografias pessoais. O que eu não entendi foram essas fotografias serem corrompidas, uma vez que o sistema de arquivos NTFS deveria apenas realocar os dados dos setores corrompidos. O notebook dela tem 2 anos e o HD não foi usado nem 110 dias completos ainda. O meu atual possui 2 anos, está ligado há 1,5 ano e não tem nenhum problema no relatório do SMART.

    Usando Firefox 3.5.3 Firefox 3.5.3 em Ubuntu 9.10 Ubuntu 9.10
    • http://twitter.com/pauloricardofs Paulo Ricardo

      O HD do HP dela é Hitachi. A-R-G-H! Ela vai trocar, e eu já recomendei o SAMSUNG.

      Usando Firefox 3.5.3 Firefox 3.5.3 em Ubuntu 9.10 Ubuntu 9.10
      • http://www.rrpm.com.br Ramires

        De novo, já tive problemas com servidor HP (de cliente), e notebook HP (para meu uso), tive que mandar para assistencia, ele concertam (trocam HD), e me devolvem. 2 vezes em 2 anos.

        Usando Internet Explorer 8.0 Internet Explorer 8.0 em Windows 7 Windows 7
      • http://twitter.com/JoaoPedroSachet Joao Pedro

        Mas mesmo em HD’s novos ele aponta setores ruins, estranho não?

        Usando Firefox 3.5.4 Firefox 3.5.4 em Windows 7 Windows 7
        • http://twitter.com/pauloricardofs Paulo Ricardo

          Bem, o Palimpsest nada mais é do que uma simples interface para os dados do SMART, que é fornecido pelo próprio HD. O mesmo dado que você encontra no Palimpsest tu vai encontrar em qualquer outro software do gênero. O monitoramento do SMART não é 100% confiável, mas é algo perto disso.

          Usando Firefox 3.5.3 Firefox 3.5.3 em Ubuntu 9.10 Ubuntu 9.10
        • http://twitter.com/JoaoPedroSachet Joao Pedro

          Mas pq os outros app’s não apontam problema nenhum?

          Usando Firefox 3.5.4 Firefox 3.5.4 em Windows 7 Windows 7
        • http://twitter.com/pauloricardofs Paulo Ricardo

          Well, os dados do SMART são um só.

          Usando Namoroka 3.6b2pre Namoroka 3.6b2pre em GNU/Linux GNU/Linux
      • Gilliardt

        Será que estão trocando por HD’s “zuados” ???
        Devemos acreditar que o HD é novo ou no Palimpsest ???
        Essa é a minha dúvida …

        Usando Firefox 3.0.15 Firefox 3.0.15 em Windows XP Windows XP
        • Rbn

          Um dos fornecedores aqui da empresa em que trabalho, tem um amigo que trabalha na HP americana e segundo este cara, TUDO que a HP comercializa na America Latina não obteve 100% nos testes de qualidade ou já até chegou a ser vendido (nos States) e foi substituido graças a garantia, ou seja, recondicionado.

          Usando Opera 10.01 Opera 10.01 em Windows XP Windows XP
        • http://gilliardtdinu.wordpress.com/ Gilliardt

          Rbn, obrigado por esclarecer a minha dúvida. Parece que esses ditos HD’s novos são tão novos assim, no caso, estou usando o depoimento que o amigo fez. Então o software parece estar funcionando muito bem na sua verificação.
          Obrigado pela resposta.

          Usando Firefox 3.0.15 Firefox 3.0.15 em Windows XP Windows XP
  • http://www.rrpm.com.br Ramires

    Baixando para testar !

    Usando Internet Explorer 8.0 Internet Explorer 8.0 em Windows 7 Windows 7
  • Pingback: Anderson Vieira

  • http://guilhermemac.blogspot.com Guilherme Mac

    Ah! poderiam pelo menos deixar o tema dust como padrão no lugar do cinza sem graça.

    Usando Firefox 3.5.4 Firefox 3.5.4 em Ubuntu 9.10 x64 Ubuntu 9.10 x64
  • Pingback: Igor Barbosa

  • Chegadekao

    Estou com problemas na conexão do 3G. Não consigo conectar e se conecta e cai perde-se de vez tal configuração no Manager Network…. peço help!!!!!!!!!

    Usando Google Chrome 3.0.196.2 Google Chrome 3.0.196.2 em Windows XP Windows XP
  • lmx

    Boas..
    eu também estou com problemas no NetWork manager, pois a minha vodafone k3520 3g não funciona coisa que nas outas versões era banal, tudo funcionava á primeira.Este network manager vem cheio de BUGS.

    Usando Firefox 3.5.4 Firefox 3.5.4 em Windows XP Windows XP
  • http://www.rrpm.com.br Ramires

    Na opção testar sem instalar, aparecem 2 opções de drivers proprietarios para a rede sem fio. Até ai ok, a primeira opção não ativou o driver da placa de rede sem fio, e a segunda ativou, mas pediu para reiniciar o sistema. Obvio, quando reinicia-se precisaria repetir o procedimento, e assim indefinidademente.

    Fiz a instalação do sistema, mas …

    Não aparece nenhuma opção de driver proprietario ou livre, ou seja, não consigo conectar na minha rede sem fio. Agora, voltei para o windows para pesquisar uma solução.

    Alguém ja passou por problema parecido ?

    Usando Internet Explorer 8.0 Internet Explorer 8.0 em Windows 7 Windows 7
    • http://www.guiadopc.com.br/ Helito Bijora

      Pois é, já aconteceu comigo também, mas foi por causa do driver de vídeo. Quando vou habilitar o os efeitos do Compiz no live CD, ele instala um driver de vídeo e pede para reiniciar… Obviamente isso não vai dar certo nunca. Talvez algum comando para reiniciar a interface gráfica do Ubuntu ajude, mas como não conheço… Enfim, não sei se esse problema ainda ocorre no Ubuntu 9.10. Até o 9.04 isso acontecia.

      Usando Google Chrome 4.0.223.11 Google Chrome 4.0.223.11 em Windows Vista Windows Vista
      • Paulo Cesar

        Oi, Helito.
        Passei pela mesma situação.
        Minha placa era uma NVidia.
        Para testar sem reiniciar, fiz esses passos:
        Fui em Sistema, Administração, Drivers de Hardware.
        Escolhi a versão 185
        Ele baixou e instalou.
        Mas ao pedir que reiniciasse eu reiniciei o X, mas antes eu criei um usuário:
        Fui em Sistema, Administração, Usuários e Grupos, destravei o utilitário e segui para adicionar uma conta paulo com senha.
        No Ubuntu para reiniciar o X pressione ++
        Ele retornou ao login e acessei com minha conta paulo e a senha.
        Assim, você e a galera pode testar novos drivers sem reiniciar (sim, para não voltar no ciclo).
        Até…

        Usando Firefox 3.5.4 Firefox 3.5.4 em Ubuntu 9.10 Ubuntu 9.10
        • Paulo Cesar

          Desculpa, o atalho não foi exibido aqui (coloquei entre os sinais de maior e menor) o atalho é pressional ALT PrintScreen K

          Usando Firefox 3.5.4 Firefox 3.5.4 em Ubuntu 9.10 Ubuntu 9.10
    • http://www.guiadopc.com.br Felipe Bruni

      É só reiniciar a sessão, sem reiniciar o computador =)
      Clica no seu usário no canto superior direito e vai em encerrar sessão. Problema resolvido =)

      Usando Google Chrome 4.0.223.11 Google Chrome 4.0.223.11 em GNU/Linux GNU/Linux
      • http://www.guiadopc.com.br/ Helito Bijora

        Se não me engano, já tentei fazer isso, mas não consegui logar novamente porque não sabia a senha (deve ter uma padrão). #burro

        Usando Google Chrome 4.0.223.11 Google Chrome 4.0.223.11 em Windows 7 Windows 7
        • http://www.guiadopc.com.br Felipe Bruni

          No livecd o usuário é “ubuntu” e a senha em branco

          Usando Google Chrome 4.0.223.11 Google Chrome 4.0.223.11 em GNU/Linux GNU/Linux
        • Paulo Cesar

          Já tentei e não é, mas cria um usuário para você e pressiona (ALT PrintScreen K)

          Usando Firefox 3.5.4 Firefox 3.5.4 em Ubuntu 9.10 Ubuntu 9.10
        • http://www.guiadopc.com.br Felipe Bruni

          Veja se não está com o caps ligado. Porque é exatamente isso. Aqui funciona normalmente.

          Usando Google Chrome 4.0.223.11 Google Chrome 4.0.223.11 em GNU/Linux GNU/Linux
      • http://www.rrpm.com.br Ramires

        Hummm, vamos testar ! :)

        Usando Internet Explorer 8.0 Internet Explorer 8.0 em Windows 7 Windows 7
        • http://www.rrpm.com.br Ramires

          Ainda não deu certo, para reiniciar a sessão, ele simplesmente congela após começar a digitar “ub…” e só resetando no botão de liga-desliga.

          E instalando no hd não aparecem as opções de instalar driver proprietario.

          Vou ter de continuar a pesquisar qual o segredo da coisa.

          No opensuse também da o mesmo problema, simplesmente ele não inicializa a interface wlan. Ele identifica o hardware, mas não escaneia nenhuma rede. Percebi que a luz do Wi-fi não “acende”, como ocorre dentro do windows.

          Mesmo usando a tecla para ativar-desativar o wi-fi, simplesmente parece que o Linux ignora isso. E existem duas opções uma via tecla de função “Fn+Simbolo da antena” e uma tecla especifica, ao lado do liga-desliga. Nenhuma das duas da sinal de vida.

          O curioso é que na versão que eu utilizava da Canonical (8.10), tudo rodava legal, Opensuse 9.3 também funcionava normalmente, e pasmem, até no Kurumin 7.

          Usando Internet Explorer 8.0 Internet Explorer 8.0 em Windows 7 Windows 7
    • Monteiro

      Aqui quando instalei o JJ ele não identificou drive da rede sem fio também, mas após algumas mexidas, o drive apareceu como NÃO PROPRIETÁRIO, mandei baixar o drive e instalou.
      Quanto à conexão com os modens, funcionou de primeira tanto no EVDO VivoZap, como no Celular, V3 GPRS e no NOKIA E63 EPRS. Sem problema.

      Usando Google Chrome 4.0.223.11 Google Chrome 4.0.223.11 em GNU/Linux GNU/Linux
      • http://www.rrpm.com.br Ramires

        Eis o detalhe,,,

        As tais “mexidas”.

        Usando Internet Explorer 8.0 Internet Explorer 8.0 em Windows 7 Windows 7
  • Felipe

    Eu ainda não testei o 9.10 estou querendo baixar mas falta tempo e pra falar a verdade estou com muito mais sede pelo Mandriva 2010 não vejo a de baixar e instalar

    Usando Firefox 3.5.4 Firefox 3.5.4 em Windows 7 Windows 7
  • Paulo Cesar

    Pessoal, alguém está com dificuldades para acessar pendrives?
    Eu tinha a versão 9.04, a jaunty, conectava um pendrive da Kingston DT100 1GB e pronto. Agora com o mesmo pen ele demora mais de 15 minutos para eu poder ler o conteúdo.
    No terminal digitei lsusb logo após conectar o pendrive, e ele reconheceu.
    No terminal, digitando devkit-disks –dump ele não listava o pendrive, mas após uns 5 minutos eu digtava o devkit novamente e estava lá o pendrive.
    Porém passado mais um tempo, o pendrive era encontrado em Locais mas não na área de trabalho. Depois de mais de 20 minutos, aí aparecia meus arquivos e o ícone na área de trabalho.

    OBS: se eu colocar o pendrive no computador e ligá-lo, funciona. Portanto, desconfio que mudaram alguma coisa na detecção de pendrives e deve estar com bug. Informo também que isso ocorreu em máquinas com portas USB 1.1 e com uma Dell, com USB 2.0 vai sem problemas. BUGS então? Ou alguém aí com micros com portas USB 1.1 funciona legal?

    Usando Firefox 3.5.4 Firefox 3.5.4 em Ubuntu 9.10 Ubuntu 9.10
    • http://guilhermemac.blogspot.com Guilherme Mac

      Eu comecei a usar o Karmic Koala na versão Alpha e desde a última versão tava normal.
      Desde q saiu as atualizações pra RC eu não tinha usado pendrive e agora que vc falou fui testar e realmente está demorando pra abrir.
      Tô usando um mp3 Player da SanDisk, como pendrive, em uma porta 1.1.

      Usando Firefox 3.5.4 Firefox 3.5.4 em Ubuntu 9.10 x64 Ubuntu 9.10 x64
      • DeathCrawler

        É foda isso, agora tô com medo de instalar o Karmic Final, tô usando o beta.

        Vontade de pensar. “Seja o que deus quiser”, mas não é assim que funciona.

        Usando Firefox 3.5.3 Firefox 3.5.3 em Ubuntu 9.10 Ubuntu 9.10
        • Paulo Cesar

          Mas calma, espere alguns instantes, pois com o bug já relatado no Launchpad já é meio caminho andado para isso ser sanado. Quando eu preciso acessar o pendrive, eu coloco ele antes de ligar o PC e assim, reconhece legal. Tentei o fstab mas isso não resolve, pois é um problema de montagem, não há como se ele demora para reconhecer o pen. O jeito é: se a porta for USB 1.1, aguardar alguns minutos para acessar o pen (ou plugar o pen e ligar/reiniciar o computador.

          Usando Firefox 3.0.3 Firefox 3.0.3 em GNU/Linux GNU/Linux
        • DeathCrawler

          Ah, então se a porta for USB 2.0 roda legal?

          Usando Firefox 3.5.3 Firefox 3.5.3 em Ubuntu 9.10 x64 Ubuntu 9.10 x64
        • Paulo Cesar

          Funciona sim.
          Parece que minha máquina com USB 1.1 precisa de uma aposentadoria justa :)
          OBS: tenho uma multifuncional HP Photosmart C4480 ligada numa das portas USB 1.1 e funciona, todas as entradas USB estão funcionando plenamente.
          Testei numa Dell OptiFlex 740 com USB 2.0 e funcionou legal e bem rápido. A taxa de transferência estava excelente.
          Parece apenas como mudaram para o DeviceKit e algumas mudanças recentes no kernel, sendo que o Karmic usa a 2.6.31. Assim, deve ter acontecido algo para que as USB 1.1 falharem. Mas aguardo na expectativa que a equipe atualize o DeviceKit ou o kernel para a 2.6.31.5 ou a 2.6.32. O Jaunty usa a 2.6.28 e o Big Linux a 2.6.24. Nesses não tenho problemas.

          Usando Firefox 3.0.15 Firefox 3.0.15 em GNU/Linux GNU/Linux
        • http://guilhermemac.blogspot.com Guilherme Mac

          Eu comprei essa impressora da HP e tomei um susto! Assim que o sistema iniciou foi tudo instalado automaticamente. Não precisei fazer absolutamente nada. Nunca tinha visto coisa igual!
          Outras marcas deveriam seguir o exemplo da HP e fazer um projeto como do HPLIP.

          Usando Firefox 3.5.4 Firefox 3.5.4 em Ubuntu 9.10 x64 Ubuntu 9.10 x64
      • Paulo Cesar

        Pelo visto também não consigo mais acessar o cartão de memória do meu celular (Sony Ericsson W580i). Ainda deu alguns “tilts” no celular ao ponto de ter que tirar a bateria dele!. Assim, agora, aguardo essas correções. Pois o Karmic tá dando um show, só não esperava que ao substituir o HAL pelo DeviceKit desse isso, mas as vezes acontece. Lembrando que o DeviceKit pelo que vi está bem melhor que o HAL em gerenciamento de dispositivos. Os próprios desenvolvedores do antigo HAL (agora DeviceKit) afirmam isso. Não vejo a hora da correção sair, enquanto isso vou de Big Linux 4.2 (que é baseado no Ubuntu 8.04 LTS).

        Usando Firefox 3.0.3 Firefox 3.0.3 em GNU/Linux GNU/Linux
  • Pingback: Isac Wagner

  • Gérson Wálter

    Talez eu brinque com ele por algum tempo, com a ajuda do wubi.
    O chato é que o ShipIt! não quer me dar mais CDs… aww, eu pretendia pedir um pra cada release dele, mas só consegui isso duas vezes.

    Usando Firefox 3.5.4 Firefox 3.5.4 em Windows XP Windows XP
  • Felipe

    Amanha dia 03/11/2009 chega o Mandriva 2010 to louco pra baixar e instalar

    Usando Firefox 3.5.4 Firefox 3.5.4 em Windows 7 Windows 7
  • http://espiritubuntu.blogspot.com/ Jakson Rochelly

    Muito bom esse overview!
    Vou colocá-lo no meu blog! (não se preocupe os créditos são todos seus)
    Há braços!

    Usando Firefox 3.5.1 Firefox 3.5.1 em Windows XP Windows XP
  • http://facebook.com/wbinoto William

    Adorei a análise. Eu to com vontade de instalar ele no meu laptop, mas meu laptop não tem drive de CD/DVD. Teria como instalar apartir de um pen drive de 2GB ou 4GB? Já pesquisei bastante mas os tutoriais que encontrei, inclusive o do próprio wiki do Ubuntu são para ser feitos pelo próprio Ubuntu. Obrigado.

    Usando Opera 10.00 Opera 10.00 em Windows XP Windows XP
  • http://www.rrpm.com.br Ramires

    Wi-Fi e Linux
    Óbvio que estou falando da minha experiência no Linux, mas enfim, aproveitando da minha banda larga de 12 mb, baixar ISOs é bem rápido, então resolvi sair testando várias distribuições, entre elas a própria Ubuntu.

    Ubuntu x Wifi : Não consegui nem rodando livecd nem instalando
    OpenSuse x Wifi : Mesma coisa do Ubuntu
    Slax x Wifi : Conectou mas deu um trabalhão, e ainda ficou muito instavel mesmo carregando para a RAM. Sequer foi possivel abrir a pagina do GPC
    Mandriva x Wifi : De primeira, sem dor de cabeça, sem frescura, reconheceu todo o harware do note.

    Enfim, o velho redhat mandrake conectiva passou a perna em todas as minhas primeiras opções…

    Usando Firefox 3.0.8 Firefox 3.0.8 em Mandriva 2009.1 Mandriva 2009.1
    • http://www.rrpm.com.br Ramires

      Só para completar, o Mandriva é 2009.

      Usando Firefox 3.0.8 Firefox 3.0.8 em Mandriva 2009.1 Mandriva 2009.1
      • http://www.rrpm.com.br Ramires

        Sistema atualizado muito facilmente.

        Usando Firefox 3.0.15 Firefox 3.0.15 em Mandriva 2009.1 Mandriva 2009.1
        • http://www.holostech.com Marcus

          Já estou usando ele dentro do XP no Virtualbox. Mandriva 2010 muito bom. O com interface Gnome está melhor que o Ubintu mas tudo virtualizado.

          Abraços!

          Usando Firefox 3.5.5 Firefox 3.5.5 em Windows XP Windows XP
      • http://guilhermemac.blogspot.com Guilherme Mac

        Mandriva 2010 vai sair logo. Tá na versão RC2.

        Usando Firefox 3.5.4 Firefox 3.5.4 em Ubuntu 9.10 x64 Ubuntu 9.10 x64
        • http://www.rrpm.com.br Ramires

          Mais precisamente amanhã, 3/11.

          Usando Firefox 3.0.15 Firefox 3.0.15 em Mandriva 2009.1 Mandriva 2009.1
    • http://guilhermemac.blogspot.com Guilherme Mac

      Mandriva é uma distribuição muito boa mesmo. O pessoal de Curitiba trabalha muito bem.
      Eu já tô planejando comprar um netbook e a primeira opção de sistema é uma o Mandriva Mini.

      Usando Firefox 3.5.4 Firefox 3.5.4 em Ubuntu 9.10 x64 Ubuntu 9.10 x64
    • Paulo Cesar

      Cheguei a conhecer o Mandriva. Tenho ainda os três CDs de instalação do Conectiva 10!.
      Tentei utilizar a 2009.1 e tive problemas aqui no X server, ele não subia. Mas percebo que em GNU/Linux tudo muda em questão de pouco tempo. Vou testar a fundo essa distribuição, pois a experimentação faz parte do processo de aprendizado e conhecimento.
      E pelo fato de que o Wi-fi agora parece automágico :) vale a pena testar!

      Usando Firefox 3.0.15 Firefox 3.0.15 em GNU/Linux GNU/Linux
      • http://www.rrpm.com.br Ramires

        Sinceramente, após apanhar o feriado inteiro com o Wi-Fi, e pensando na hipotese de tirar da gaveta o finado Kurumim 7, (por causa do Wifi), o Mandriva 2009 caiu como uma luva. Amanhã vamos baixar a versão 2010.

        Usando Internet Explorer 8.0 Internet Explorer 8.0 em Windows 7 Windows 7
      • http://www.guiadopc.com.br Felipe Bruni

        Também tive (e sei que muita gente também teve) problemas com o Mandriva 2009 e 2009.1 na hora de subir o X. Não sei exatamente o porque. Mas mesmo sendo fã do Mandriva não gostei de nenhuma das duas versões. Pra mim a última boa foi o 2008.1

        Usando Firefox 3.5.4 Firefox 3.5.4 em Windows 7 Windows 7
        • José Leone

          Quero agradeçer a todos vocês, principalmente a você () por ter me ensentivado e ir mais alêm na plataforma Linux/Ubuntu. Quero dizer que o que foi dito por JP, não serviu como um desanimo, mais sim como um ensentivo maior ainda, ainda ontem eu estava apanhando muito para conseguir nme conectar a internet. Mais com muita dedicação e força de vontade eu conseguir deixar o meu ubuntu pronto não para guerra, mais para batalha.

          Agradeço a todos novamente, e quero dizer que não deixe um simples comentário desanimar vocês.

          Usando Firefox 3.5.3 Firefox 3.5.3 em Ubuntu 9.10 Ubuntu 9.10
        • José Leone

          (Felipe)*

          Usando Firefox 3.5.3 Firefox 3.5.3 em Ubuntu 9.10 Ubuntu 9.10
  • Gérson Wálter

    Então o Mandriva sai hoje? Vou aproveitar esse post pra pedir um review dele.

    O mundo das distros de Linux sempre me interessou, mas estou tão acostumado com o Windows e sua compatibilidade monstruosa com tudo (é, inclusive vírus) que não sei se conseguiria mudar definitivamente pra alguma delas.

    Usando Firefox 3.5.4 Firefox 3.5.4 em Windows XP Windows XP
    • http://www.rrpm.com.br Ramires

      É verdade, vamos lançar a campanha :

      menos ubuntu
      menos windows

      mais mandriva
      mais slack (review da 13 please)

      Usando Internet Explorer 8.0 Internet Explorer 8.0 em Windows XP Windows XP
    • http://www.guiadopc.com.br Felipe Bruni

      A previsao [e pra hoje, mas o Mandriva [e conhecido por atrasar lancamentos hahahaha. Pelo menos uns dois dias at[e sair. Se sair hoje sera muita sorte!

      Usando Firefox 3.5.3 Firefox 3.5.3 em Mandriva 2010.0 Mandriva 2010.0
      • http://www.rrpm.com.br Ramires

        Infelizmente é o “tempero” brasileiro da Mandriva.

        Lamentável.

        Usando Internet Explorer 8.0 Internet Explorer 8.0 em Windows XP Windows XP
        • http://www.guiadopc.com.br Felipe Bruni

          Na verdade o Mandriva atrasa apenas as versões em desenvolvimento. O 2010.0 já está disponível em alguns mirrors franceses. Eu mesmo já estou baixando.
          Desde o Mandriva 2008 eles estão sendo lançados de acordo com o cronograma =)

          Usando Firefox 3.5.4 Firefox 3.5.4 em Windows 7 Windows 7
  • Sabotendar_Kun

    Meu Windows 7 Carrega mais rápido que isso, estou pedindo que acreditem em mim, mas é o que eu vi aqui em casa…

    Usando Firefox 3.5.4 Firefox 3.5.4 em Windows 7 Windows 7
    • http://www.rrpm.com.br Ramires

      Existem diversos fatores que influenciam o carregamento do sistema. Geralmente qualquer sistema “Virgem” carrega bem mais rápido do que após a instalação de alguns programas, ou em alguns casos, fabricantes de maquinas de grife, entopem o sistema, principalmente Windows de porcarias, ferramentas de administração, etc, etc, etc. Um bom exemplo pode ser lido no GDH

      http://www.guiadohardware.net/noticias/2009-10/4AEB1E7B.html

      Usando Internet Explorer 8.0 Internet Explorer 8.0 em Windows 7 Windows 7
      • Augusto

        “Windows de porcarias”

        Gostei =]

        Usando Firefox 3.5.4 Firefox 3.5.4 em Windows 7 Windows 7
  • Augusto

    Falta só sincronizarem nos espelhos… Mas já tem aqui ftp://ftp.ciril.fr/pub/linux/mandrivalinux/official/iso/2010/

    Usando Firefox 3.5.4 Firefox 3.5.4 em Windows 7 Windows 7
  • Felipe

    Ja estou baixando o Mandriva 2010 Free

    Usando Firefox 3.5.4 Firefox 3.5.4 em Windows 7 Windows 7
  • sandrosfc

    Muito bom o Karmic Koala,mas acho que dessa vez irei de Mandriva 2010 :)

    Usando Minefield 3.7a1pre Minefield 3.7a1pre em GNU/Linux GNU/Linux
    • http://www.guiadopc.com.br Felipe Bruni

      Com todo o respeito ao Ubuntu que ficou muito bom. Mas o Mandriva 2010 chegou chutando bundas! hahahaha
      Tá excelente mesmo.

      Usando Firefox 3.5.3 Firefox 3.5.3 em Mandriva 2010.0 Mandriva 2010.0
  • Bruno

    Galera, bons??

    Só uma dúvida.
    Tipo, tenho um acer aspire 5630. Tive (tenho) problemas de video com o ubuntu 9.04. Parei de usar o ubuntu por causa disso (enhceu o saco ficar arrumando toda hora hehe). Placa de video INTEL 950..

    Alguém sabe de algum meio de solucionar definitivamente esse problema? :)
    Ou se o 9.10 solucionou este problema com o acer 5630.. Rodei a net a respeito disso e nao achei nada, so a pergunta q eu faço: “tenho problemas de vide ocom acer 5630, alguem sabe como solucionar?” hehe

    Usando Google Chrome 3.0.195.27 Google Chrome 3.0.195.27 em Windows 7 Windows 7
    • http://guilhermemac.blogspot.com Guilherme Mac

      O problema se não me engano tá no driver novo da Intel. Ela mudou umas coisas e fez vários modelos de placas simplesmente não funcionar.

      Usando Firefox 3.5.4 Firefox 3.5.4 em Ubuntu 9.10 x64 Ubuntu 9.10 x64
      • http://guilhermemac.blogspot.com Guilherme Mac

        Ah! achei! http://www.guiadohardware.net/artigos/drivers-video-intel-linux/

        Usando Firefox 3.5.4 Firefox 3.5.4 em Ubuntu 9.10 x64 Ubuntu 9.10 x64
        • Bruno

          nohhh…

          vlw d mais pelo link..

          nao tive problemas com outras distros, mandriva 2009, fedora 11, tudo funcionou perfeitamente, so com o ubuntu (q eu agrado mais) 9.04…

          vo instalar aqui e ver de coé que é.. :)

          Só uma outra coisa que eu achei estranho, tenho um hd prticionado em 3. Uma com XP, trabalho de facul, uma com 7 e a outra estava vazia. nesta, fui instalar o ubuntu 8.10 (normal né.. hehe) e dpois tentei com o fedora 10 e 11, o linux nao ta gerenciando mais q 4 particoes nao?
          Uma pro XP, 2 pro 7 e 2 pro linux.. ele instala o linux, sem a swap..
          Alguém ja viu isso acontecer??

          Usando Google Chrome 3.0.195.27 Google Chrome 3.0.195.27 em Windows 7 Windows 7
        • http://www.smilder.com.br Fred Smilder

          Ola Brunão..

          Não é que o Linux nao reconheça mais de 4 partições. Pode estar acontecendo (e em se tratando de Windows certamente está) é que vc já possui ou pode estar criando três partições primárias e uma extendida, ou já possui quatro primárias. Este é o limite da criação das partições de um HD.

          Você pode ter várias partições, mas pode ter no máximo quatro primárias.

          No seu caso aí tente dividir a terceira partição em partições somente extendidas (1 SWP e 1 EXT).

          Abraço em todos.

          Usando Internet Explorer 8.0 Internet Explorer 8.0 em Windows Vista Windows Vista
        • Bruno

          a soh…

          entao foi isso…
          [ p de primaria; e de extendida ]

          1 p->XP
          2 p->7 (do windows propriamente dito e a de 200MB q ele cria)
          1 e->Linux
          3 primarias e 1 extendida, limite maximo..

          ai ele me detona na swap.. hehe

          Usando Google Chrome 3.0.195.27 Google Chrome 3.0.195.27 em Windows 7 Windows 7
  • http://twitter.com/pauloricardofs Paulo Ricardo

    [Offtopic]

    Ramires: http://meiobit.com/meio-bit/software/windows-7-a-pol-mica-dos-pre-os

    É uma Home Premium, OEM, que em teoria deveria ser vendida somente com um computador novo, mas uma brecha usada pelas lojas assume que ela pode ser distribuída com qualquer hardware essencial para o funcionamento. Daí a teórica compra de um cooler de CPU na nota acima.

    Não só é possível comprar um Windows OEM como o produto não é considerado pirata. :)

    Usando Namoroka 3.6b2pre Namoroka 3.6b2pre em GNU/Linux GNU/Linux
    • http://www.rrpm.com.br Ramires

      Bom, se a brecha existir e for legal (no caso de hardware essencial), teoricamente não haveria problema correto ? Mas realmente concordemos que trata-se de uma incoerencia por parte da MS. Vamos ver o desenrolar da história.

      Usando Internet Explorer 8.0 Internet Explorer 8.0 em Windows 7 Windows 7
  • http://www.rrpm.com.br Ramires

    Desculpe a pergunta, qual voce baixou para testar ? KDE ou Gnome ?

    Usando Internet Explorer 8.0 Internet Explorer 8.0 em Windows 7 Windows 7
    • http://www.rrpm.com.br Ramires

      Ops, essa é para o Felipe Bruni, foi fora de lugar.

      Usando Internet Explorer 8.0 Internet Explorer 8.0 em Windows 7 Windows 7
      • http://www.guiadopc.com.br Felipe Bruni

        KDE. Não gosto muito do Gnome.

        Usando Arora 0.10.1 Arora 0.10.1 em GNU/Linux GNU/Linux
        • DeathCrawler

          Safari? Qual browser tu tá usando?

          Usando Google Chrome 4.0.223.11 Google Chrome 4.0.223.11 em GNU/Linux GNU/Linux
        • DeathCrawler

          Midori, já sei. =)

          Usando Midori 0.1.9 Midori 0.1.9 em GNU/Linux GNU/Linux
        • http://www.guiadopc.com.br Felipe Bruni

          Eu tava usando o Arora.

          Usando Firefox 3.5.4 Firefox 3.5.4 em Windows 7 Windows 7
  • Felipe

    cade analise do Mandriva???

    Usando Firefox 3.5.4 Firefox 3.5.4 em Windows 7 Windows 7
    • http://www.guiadopc.com.br Felipe Bruni

      Calma fi… Oficialmente o Mandriva só foi lançado hoje… Deu nem tempo de testar a parada direito.

      Usando Firefox 3.5.4 Firefox 3.5.4 em Windows 7 Windows 7
      • Felipe

        Tranquilo foi só pra encher o saco KKKKKKKkkkk… eu ainda to baixando o meu Free

        Usando Firefox 3.5.4 Firefox 3.5.4 em Windows 7 Windows 7
  • Gun’ss

    uma coisa que realmente falta ao ubuntu é um painel de controle como o do OpenSUSE.

    Sério, lá você altera TUDO de maneira simples.

    Usando Firefox 3.5.4 Firefox 3.5.4 em openSUSE openSUSE
    • DeathCrawler

      Yast2? Ele é lento.

      Usando Google Chrome 4.0.223.11 Google Chrome 4.0.223.11 em GNU/Linux GNU/Linux
      • http://www.rrpm.com.br Ramires

        Será ? Uso e não percebo.

        Usando Internet Explorer 8.0 Internet Explorer 8.0 em Windows XP Windows XP
        • DeathCrawler

          Já usou Linux por mais de 1 mês sem trocar para Windows? Já usei o OpenSUSE e achei o Yast2 lento, não que ele seja ruim, ele é muito bom.

          O sistema no geral é rápido.

          Usando Google Chrome 4.0.223.11 Google Chrome 4.0.223.11 em GNU/Linux GNU/Linux
        • http://www.rrpm.com.br Ramires

          Foi por isso que comentei, eu realmente não uso o Opensuse tão intensamene, e ainda estou dividindo o uso com o Mandriva.

          Por isso não me incomodei com a velocidade (na verdade nem havia reparado até ler seu comentario).

          Usando Internet Explorer 8.0 Internet Explorer 8.0 em Windows 7 Windows 7
        • DeathCrawler

          Mas concordemos que a velocidade do Yast2 não influi em sua excelente usabilidade. :)

          Usando Google Chrome 4.0.223.11 Google Chrome 4.0.223.11 em GNU/Linux GNU/Linux
        • http://www.rrpm.com.br Ramires

          Com certeza é muito bom mesmo.

          Usando Firefox 3.0.15 Firefox 3.0.15 em Mandriva 2009.1 Mandriva 2009.1
  • Gun’ss

    ah sim é verdade, o Yast2 é lento, porém é muito prático.

    Usando Firefox 3.5.5 Firefox 3.5.5 em Windows 7 Windows 7
    • Paulo Cesar

      Bem pessoal, me parece que o bug da leitura dos dispositivos USB 1.1 foram corrigidos. No Launchpad já aparece “Fix Committed”, mas ainda não liberaram para atualização.
      Quanto ao Mandriva, agora deu tudo certo. Tinha comentado que nas versões 2009, especificamente a 2009.1 com GNOME ou KDE4, o X não subia.
      Mas nessa versão 2010.0, o X subiu e logo de cara detectou o hardware inteiro no meu notebook. Testei o One GNOME 2.28 e KDE 4.3.2. Todos funcionaram redondo. O One 2010.0 GNOME quando ocioso consumiu por volta de 170MB RAM e o One KDE consumiue 340MB RAM.
      Tenho um notebook Amazon PC L103 Smart 14.1″ 1280×800 (cuja resolução o Ubuntu só vai em 800×600).
      Claro, minha placa integrada de vídeo é uma SiS M672 256MB (séries 670) e o 2D funciona legal, sem 3D :( Isso que dá comprar SiS :)
      Já conectou Wireless, Rede com fio, Leitor de cartão e não dá problema com USB :) (também testei a versão GNOME num micro com USB 1.1 e 384MB RAM).
      Achei a versão KDE mais trabalhada, É, o Mandriva se dá melhor com KDE, e o Ubuntu se dá melhor com GNOME.
      Eu que estou acostumado com o universo DEB da força, tenho que aprender o universo RPM da força também.

      Usando Firefox 3.0.15 Firefox 3.0.15 em GNU/Linux GNU/Linux
      • DeathCrawler

        Mas nessa versão ouvi falar que o Kubuntu tá melhor que o Ubuntu.

        Usando Google Chrome 4.0.223.11 Google Chrome 4.0.223.11 em GNU/Linux GNU/Linux
        • http://www.guiadopc.com.br Felipe Bruni

          Natural… o “problema” é que o KDE deu um salto GIGANTE do KDE 3 para o KDE 4, enquanto o Gnome é aquele cocô de sempre. Só vamos ver evoluções no Ubuntu quando ele usar o Gnome 3…

          Usando Firefox 3.5.5 Firefox 3.5.5 em Windows 7 Windows 7
        • DeathCrawler

          Tá valendo mais a pena agora dar prioridade ao Kubuntu…

          Mas a Canonical tá sujando o nome do Ubuntu, ela tem que se esforçar mais e não fazer essas cagadas. =(

          Usando Firefox 3.5.4 Firefox 3.5.4 em Ubuntu 9.10 Ubuntu 9.10
  • Gun’ss

    eu me lembrei agora que reportei um bug no 9.04, disse que ia corrigir no 9.10 e passou pro 10.04 XD

    Usando Firefox 3.5.5 Firefox 3.5.5 em Windows 7 Windows 7
    • DeathCrawler

      Cara… Essa Canonical é muito irresponsável.

      Usando Google Chrome 4.0.223.11 Google Chrome 4.0.223.11 em GNU/Linux GNU/Linux
      • Corvildo

        Isso que dá confiar numa distribuição que depende de uma empresa.

        Slackware e Archlinux é o que há.

        Usando Firefox 3.5.5 Firefox 3.5.5 em Ubuntu 9.10 Ubuntu 9.10
  • Ney

    E ai pessoal, beleza!
    Participo pela primeira vez do forum e gostaria que alguém me ajudasse.
    Tinha a versão 9.04 do ubuntu e fincionava normalmente mas, agora com a versão 9.10 o computador simplismente trava. Já instalei 3 vezes e ocorre o mesmo problema, depois de tudo instalado, quando começo a usar o sistema o computador trava e preciso reiniciar o computador.
    Alguem teve este problema ou tem uma alguma dica para solucionar este problema.

    Valeu!

    Usando Firefox 3.5.5 Firefox 3.5.5 em Windows XP Windows XP
    • Paulo Cesar

      Oi Ney.
      Pois é, o Karmic veio com alguns problemas nessa versão.
      Comentei anteriormente aqui que devido a algumas mudanças e troca de componentes do sistema, meus dispositivos USB não eram reconhecidos instantaneamente. Tanto que no meu trabalho eu voltei para a versão 9.04. Verifiquei no Launchpad e corrigiram os problemas mas ainda não liberaram. A versão 9.04 está bem mais sólida, sugiro que a instale, eu mesmo como gostei dos ícones eu os instalei no 9.04. Mas melhor ainda, se seu PC for para produção em massa, recomendo as versões LTS (a 8.04.3 LTS). Tem também o Mandriva 2010.0 que está bom demais (vale a pena experimentar).
      Segundo o que rola por aí, essas mudanças são para a nova versão 10.04 LTS, que deverá ser mais recomendado.
      Até.

      Usando Firefox 3.0.15 Firefox 3.0.15 em GNU/Linux GNU/Linux
      • Ney

        Obrigado, Paulo Cesar

        Vou voltar para a versão 9.04 até que estes problemas sejam resolvidos.
        Será que estes problemas serão corrigidos logo? Gostaria muito de usar a nova versão, na maioria dos foruns estão falando muito bem dela.

        Abraço,
        Ney

        Usando Google Chrome 3.0.195.27 Google Chrome 3.0.195.27 em Windows XP Windows XP
        • Paulo Cesar

          Concordo que o Ubuntu 9.10 está muito bom assim, é um dos passos mais importantes que a Canonical fez para promover o Linux, só que nessa versão parece que não ligaram muito para estabilidade por ser uma versão não LTS que são baseadas no Debian Testing (pacotes mais maduros mas não estáveis o suficiente( e sim para teste de funcionalidade. Como de costume, eles lançam muitos pacotes do Debian Sid, que são pacotes muitas vezes em fase beta que tendem a ser mais instáveis, como no caso de pen drives que tive problema, a versão atual do udev é a 146, mas eles colocaram a 147, o que pode ter sido um dos grandes problemas para mim. No site Distrowatch.com você poderá comparar entre 300 distribuições, entre elas algumas nacionais como o Big Linux que estou usando agora, lá mostra em detalhes quais pacotes essenciais existentes e as versões de cada um deles. Perceba que dessa vez o Ubuntu veio meio recheado de pacotes “beta”.
          Se eles não adiarem a correção, teremos em breve uma boa quantidade de melhoria.
          Por enquanto eu fico com o 9.04 + Ícones Humanity no micro do serviço :)

          Usando Firefox 3.0.15 Firefox 3.0.15 em GNU/Linux GNU/Linux
    • http://twitter.com/pauloricardofs Paulo Ricardo

      O checksum da ISO do seu CD bate com o checksum original? Problemas de checksum na ISO fazem o sistema ter comportamentos inesperados. Na própria tela que aparece após o boot pelo CD tu tem a opção de verificar a mídia em uso. ;)

      Usando Namoroka 3.6b3pre Namoroka 3.6b3pre em GNU/Linux GNU/Linux
  • Pingback: Thiago Reis

  • zoqui

    no UNR, incomodou um pouco mudanças tais como 1) falta do “Switch desktop mode” (agora deve ser escolhido no login) além o controle de volume sem o chekbox mute por padrão. Apenas no menu de contexto está presente, sem falar do shutdown….
    adoro ubuntu… mas…

    Usando Google Chrome 4.0.237.0 Google Chrome 4.0.237.0 em Windows XP Windows XP
  • Rubem

    Nada a falar do nova versão Ubuntu 9.10, gostei com uma interface lindos.

    Usando Firefox 3.5.4 Firefox 3.5.4 em Ubuntu 9.10 Ubuntu 9.10
    • Bruno

      Nem eu…

      o meu instalou blz… gerenciou 5 partiçoes numa boa…

      so na orodou o phpmyadmin :)
      quando roda, nao acha a senha :)

      se alguem passou por isso, help ae..
      vlw..

      Usando Google Chrome 3.0.195.27 Google Chrome 3.0.195.27 em Windows 7 Windows 7
      • http://twitter.com/pauloricardofs Paulo Ricardo

        phpMyAdmin? Instalou como? LAMPP?

        Usando Namoroka 3.6b3pre Namoroka 3.6b3pre em GNU/Linux GNU/Linux
      • Paulo Cesar

        Tenho um passo a passo de como instalar o LAMP+phpmyadmin
        É o seguinte:

        1. Instalar servidor Apache 2
        # apt-get install apache2

        2. Instalar PHP 5
        # apt-get install php5 libapache2-mod-php5 php5-mysql

        OBS: caso o servidor Apache não reinicie automaticamente, faça a reinicialização manual do serviço:
        # /etc/init.d/apache2 restart

        3. Instalar MySQL
        # aptitude install mysql-server mysql-client

        4. Instalar módulos adicionais do PHP 5
        # apt-get install php5-curl php5-gd php5-idn php-pear php5-imagick php5-imap php5-mcrypt php5-memcache php5-mhash php5-ming php5-ps php5-pspell php5-recode php5-snmp php5-sqlite php5-tidy php5-xmlrpc php5-xsl php5-common

        OBS: Reinicie servidor apache após a instalação dos módulos:
        # /etc/init.d/apache2 restart

        5. Instalar PHPMyAdmin
        # apt-get install phpmyadmin

        Informe sua senha administrativa no MySQL e phpmyadmin quando solicitada.
        Até.

        Usando Firefox 3.0.15 Firefox 3.0.15 em Ubuntu 9.04 Ubuntu 9.04
        • Bruno

          foi assim q eu fiz…

          e pra desinstalar ta osso…

          Usando Google Chrome 3.0.195.32 Google Chrome 3.0.195.32 em Windows 7 Windows 7
        • Bruno

          bom….
          tentei aki mais uma vez e nada..
          segui novamente o p-a-p ai de cima: so o passo 1 e 2 ele acusou q ja era o mais novo q estava instalado e talz..
          o resto ele instalou novamente, estranho, ja estava instalado..

          restart no apache e nada da phpMyAdmin rodar..

          Usando Firefox 3.5.4 Firefox 3.5.4 em Ubuntu 9.10 Ubuntu 9.10
        • Paulo Cesar

          Oi Bruno.
          Pelo que fiquei sabendo ultimamente, o novo PHP (5.3.x) da distribuição 9.10 do Ubuntu vem com um sistema diferente de criptografia de senhas, tentei instalar aqui no Karmic (pois esse passo eu utilizei no Jaunty que é a versão 5.2.10 do PHP).
          Sugiro que pare os serviços Apache com “/etc/init.d/apache2 stop” e após, digite apt-get remove + a lista de pacotes dos passos para remover tudo.
          Eu não consegui resolver o problema do PHP 5.3. Se eu conseguir te passo.

          Usando Firefox 3.0.15 Firefox 3.0.15 em GNU/Linux GNU/Linux
        • Bruno

          blz mano…

          fico no agurado…

          vou tentando aki enquanto isso..

          qualquer coisa, eu coloco aki..

          Usando Firefox 3.5.4 Firefox 3.5.4 em Ubuntu 9.10 Ubuntu 9.10
        • Bruno

          o bom que toda vez que vc tenta instalar, dá um erro diferente.. hehe :)

          “Os pacotes a seguir têm dependências desencontradas:
          libapache2-mod-php5: Depende: libicu38 (>= 3.8-5) mas não é instalável
          Depende: libkrb53 (>= 1.6.dfsg.2) mas não é instalável”

          Agora ta dando isso hehe

          Usando Firefox 3.5.3 Firefox 3.5.3 em Ubuntu 9.10 Ubuntu 9.10
        • Bruno

          Bom… consegui instalar..
          (seguido o P-a-P ai de cima)
          Num determinado momento, o script de instalação pergunta se vc quer configurar o bd do phpmyadmin, disse que não, o negocio funcionou :)

          Dessa forma, ele nao pede senha do phpmyadmin… Parece que ele usa a senha passada na hora de instalar as o mysql..

          Usando Firefox 3.5.3 Firefox 3.5.3 em Ubuntu 9.10 Ubuntu 9.10
  • Maicon

    Ola utilizo os softwares da adobe no windows seven, ouvi falar que tem como instalar no Ubuntu, sabe se funciona a versão cs4 do photoshop e flash?

    Usando Internet Explorer 8.0 Internet Explorer 8.0 em Windows 7 x64 Edition Windows 7 x64 Edition
  • Pingback: Warneteodosio

  • Mand

    O mandriva linux é muito melhor e mais amigável do que o ubuntu.

    Usando Firefox 3.5.5 Firefox 3.5.5 em Mandriva 2010.0 x64 Mandriva 2010.0 x64
  • Roberto

    no meu pc o ubuntu trava do nada, geralmente quando abro uma janela ou firefox, não sei exatamente pq, não deu o sinal de bad block no HD mesmo a máquina sendo um pouco antiga, procurei por defeitos de hardware mas não encontrei nenhum, gravei novamente o ubuntu em mídias diferentes tb e nada, fucei em tudo, principalmente driver de vídeo, mas nenhum resultado, o XP e VISTA funcionam perfeitamente, oq achei mais estranho, acho que não dei sorte com o linux.

    Usando Firefox 3.5.5 Firefox 3.5.5 em Windows XP Windows XP
  • mark

    eu comprei um notbuk acer 5532 e nao consigo por plano de fundo…. alguem pode me ajudar ja tentei de tudo

    Usando Internet Explorer 7.0 Internet Explorer 7.0 em Windows Vista Windows Vista
  • http://www.zerocast.com.br Militão

    Mas que raio é esse? Todo mundo reclama do tempo de boot do Ubuntu e pelo que me parece só o meu é que inicia dentro dos 40 segundos. Será que eu fiz alguma coisa milagrosa por aki que eu não sei? E pra falar a verdade, só ta iniciando em 40 segundos porque eu já fiz todas as instalações que eu precisava pra rodar meus videos e minhas musicas, além dos jogos é claro, porque ele, “no limpinho”, já chegou a iniciar em 28 segundos!!!!! e Olha as configurações do meu PC: Core 2DUO, 2GB RAM, e NVidia GeForce7200. Meu HD roda a 7200RPM. Não sei se as rotações dos HDs influemciam no desemprenho dos sistemas(eu acredito que sim!). A informática é uma ciência exata com resultados subjetivos, hora funciona, hora não! Vai entender!!!!

    Usando Firefox 3.5.3 Firefox 3.5.3 em Ubuntu 9.10 Ubuntu 9.10
  • Eribaldo

    Gostei em parte do dvd customizado do ubuntu 9.10. Ele já vem com os drives de áudio e de vídeo, porém faltou o drive que reconhece automaticamente o modem do meu pc. A única opção de internet que tenho é discada e infelizmente para esse tipo de conexão o Linux decepciona.

    Usando Internet Explorer 8.0 Internet Explorer 8.0 em Windows XP Windows XP
  • Heavy Metal

    :twisted: :smile: :sad: :twisted:

    Usando Firefox 3.5.6 Firefox 3.5.6 em Windows XP Windows XP
  • NANDO

    CARA, ISSO AQUI E UMA GUERRA, LINUX V MICROSOFT. ANALIZANDO TODAS AS RESPOSTAS AQUI, EU SO ACHO O SEGUINTE: QUEM GOSTA DA MICROSOFT TENHO CERTEZA QUE NAO VAI MUDAR. QUEM GOSTA DOS DISTRIBUIÇAO DE SOFTWARE LIVRE, TAMBEM TENHO CERTEZA QUE NAO VAI MUDAR. MAS QUEM E PESQUIZADOR ( COMO EU) FICO COM OS DOIS. O PROBLEMA AQUI E QUE MUITOS NAO TEM ARGUMENTOS DIGO NA GERAL, E FICAM TENTANDO DERRUBAR O OUTRO. EU USO OS DOIS, E A MAIOR MELHOR COISA QUE ESSE OS, TEVE DE REVOLUCIONARIO FOI A INCLUSAO MAIS FACIL DOS APLICATIVOS 3G, A COISA MELHOROU MUITO. ENTAO CAROS AMIGOS DESTRUTIVOS, LEIAM MAIS SE APROFUNDEM, E DE UMA RESPOSTA QUE SEJA BEM MAIS CONVICENTE. ABÇ A TODOS E VIVA OS SOFTWARE DE DISTRIBUIÇAO LIVRE.
    ATT;
    FERNANDO GUSMAO – ENGENHEIRO DE SOFTWARE
    DA IBM :)

    Usando Firefox 3.5.6 Firefox 3.5.6 em Windows 7 Windows 7
  • NANDO GUSMAO

    COMO EU DISSE, ESSE OS UBUNTU 9.10 KOALA, E FANTASTICO. O MEU 3G DE CARA FOI RECONHECIDO. TO INSTALANDO ALGUMAS COISAS E RECONHECENDO O SISTEMA. MAS ESTA MUITO BEM NO MEU PC.
    ABÇ A TODOS
    :)

    Usando Firefox 3.5.3 Firefox 3.5.3 em Ubuntu 9.10 Ubuntu 9.10
  • gilson

    + – ubuntu

    o ubuntu so vai se tornar competitivel com o windows, quando abandonar a muleta ” internet “. usuario comum não gosta de ficar horas e horas configurando sistema. Quem lucra com isso são as empresas que fazem sistemas dedicados e caros. Quando o ubuntu ou qualquer sistema linux deixar a internet para instalar seus programas vai se tornara uma ameaça ao windows
    enquando isso, so bug, dor de cabeça e horas e horas para fazer um simples modem funcionar direito.

    Usando Firefox 3.5.7 Firefox 3.5.7 em Windows XP Windows XP
    • http://twitter.com/brunionline Felipe Bruni

      Ai ai… tem que dar muita risada! Eu perco MUITO MENOS TEMPO configurando o Ubuntu ou qualquer outra distro user friendly do que perco configurando o Windows. As pessoas falam do Linux dependente da Internet como se tivessem CDs pra todos os aplicativos que usam no Windows.

      Vocês gostam mesmo é de criticar. Ninguém é capaz de reconhecer que algo bem feito e fácil possa ser gratuito. Ninguém lembra que o Ubuntu já vem com A MAIORIA dos aplicativos básicos que o usuário tem que CAÇAR na internet no Windows. Ninguém lembra que o Ubuntu reconhece praticamente todo o hardware do computador, mesmo os proprietários e oferece uma maneira PRATICA e AUTOMATIZADA pra instalar a parada. Mas realmente, CDs com dezenas de drivers pra impressora, audio, video, é muito mais prático. Ah, tenham dó.

      Agora, se você é usuário de discada…. sinto muito meu amigo. Nenhum sistema jamais será bom o bastante. Hoje em dia um simples aplicativo pra gerenciar uma biblioteca de áudio vai ter no mínimo 20mb. Até jogos estupidos em flash requerem uma internet no mínimo de 200k. Alias, hoje em dia uma banda larga popular custa muito menos do que a conexão discada. Esse papinho de “aqui é Brasil e é tudo muito caro” é conversa pra boi dormir. A internet aqui é cara, mas qualquer um sabe que até uma “banda larga” de 100k está acessível pra todo mundo.

      Usando Google Chrome 4.0.249.43 Google Chrome 4.0.249.43 em GNU/Linux GNU/Linux
    • Laudo Costa Jr

      Com certeza gilson deve ser funcionário daquela empresa daquele programa caro e pago, pois não existe justificativa pra alguém dizer que qualquer empresa lucra com o linux. Existem muitas empresas fazendo sistemas dedicados e caros para o windows, aliás, quase todos os aplicativos pra ele são caros e dedicados apenas a ele. Os aplicativos do linux são grátis na imensa maioria, além de oferecer suporte online em web 2.0 de boa vontade.

      Usando Firefox 3.5.8 Firefox 3.5.8 em Ubuntu 9.10 Ubuntu 9.10
  • RICARDO

    NÃO CONSEGUI COPIAR, NEM GRAVAR MEUS DVDS CASEIROS QUE FILMEI. O QUE NÃO ACONTECIA COM AS VERSÕES MANTERIORES.

    Usando Firefox 3.5.7 Firefox 3.5.7 em Ubuntu 9.10 Ubuntu 9.10
  • Pingback: Ubuntu será padrão nos telecentros » Guia do PC

  • Nando

    Galera… achei esse site por acaso, e como neste tópico fala do Ubuntu 9.10, resolvi deixar aqui minha opinião.
    Eu usava o Windows Vista Home Premium no meu notebook. Gostava (gosto) muito dele… me atendia muito bem no que eu precisava. Mas ele estava “pesado” pelas configurações do meu notebook. Resolvi dar uma chance para o software livre. Instalei o Ubuntu poucos dias depois do seu lançamento (9.10) e estou usando ele até o presente momento. Posso dizer que me impressionou bastante, gostei principalmente da Central de Programas do Ubuntu. Ele é “leve”, meu notebook funciona 100% e a cada dia que descubro uma coisa nova, me surpreendo mais ainda. Nunca pensei que usá-lo fosse tão simples e prático. ;-)

    Usando Google Chrome 4.0.249.43 Google Chrome 4.0.249.43 em GNU/Linux GNU/Linux
  • Eduardo

    Resolvi experimentar o Ubuntu 9.10, mas desisti 03:00 depois.
    Eu tive alguns problemas que eu consegui contornar buscando nos forums.
    Mas desisti na VPN, uma coinfiguração que no WIndows eu faço em menos de 1 minuto no Ubuntu eu fiquei 1 hora e meia e acabei desistindo.
    Esse sistema precisa amadurecer mais com relação a interface com o usuário.

    Usando Firefox 3.5.7 Firefox 3.5.7 em Windows Vista Windows Vista
    • http://guilhermemac.blogspot.com Guilherme Mac

      Vc precisa é se acostumar. Ninguém nasce sabendo e por isso vc teve dificuldades. É muito comum pessoas apanharem muito em algo e depois descobrir que é muito fácil.

      Usando Google Chrome 5.0.307.9 Google Chrome 5.0.307.9 em GNU/Linux GNU/Linux
  • Eu

    sei que minha opinião aqui vai contra as opiniões de outro usuario linux ou os que deram suas opiniões por aqui. Minha opinião é que não achei diferença neste ubuntu 9.10, ao antigo, pois melhoraram algumas coisas já existentes estilo “bater mais o prego que está na parede para não cair”., Acho que o linux em si só será um SO quando deixar de querer ser uma alternativa ao windows, ele tem de ser a solução ao windows, muitos usuarios aqui usam os 2 windows e ubuntu, mais nunca deixa de ter o windows, e outra coisa esse negócio de ter trilhões de distribuições faz com que usuários não saberem o que usar, nem saber o que diferenciia, a solução na minha opinião era de varias distribuições se reunirem para fortaler uma so, exemplo, se junta várias distros para fazerem um ubuntu de vergonha, aí sim pode ser que teremos uma solução ao windows, mas já que não querem assim eu mesmo continuo com o meu windows que nunca me deixouu na mmão

    Usando Internet Explorer 8.0 Internet Explorer 8.0 em Windows 7 Windows 7
    • http://twitter.com/brunionline Felipe Bruni

      Pra existir uma solução precisa haver um problema antes. O Windows não é um problema, então não há sentido em ver o Linux como uma solução, nem hoje e nem nunca. O Linux é e sempre será uma alternativa. Não só ao Windows, mas a qualquer outro sistema operacional pois foi pra isso que ele foi concebido. Ele não foi criado pra ser um Windows Killer, e sim para ser um sistema operacional diferente.
      O que precisa mudar não é o Linux, e sim a mentalidade das pessoas que acham que o Windows é o certo e o resto é errado.

      Usando Firefox 3.6 Firefox 3.6 em Windows 7 Windows 7
  • AB (Alex Brito)

    Olá Felipe. Uso o Linux há mais ou menos 2 anos e sou fã de carteirinha. Passei do Mandriva para o Ubuntu no ano passado com a versão 9.04. Atualizei para a 9.10 e não consigo configurar a net (DSL). Vi tb que vários usuários tiveram o mesmo problema. Será que você e/ou alguém pode me ajudar? Desde já agradeço. Um forte abraço a todos!

    Usando Firefox 3.6 Firefox 3.6 em Windows Vista Windows Vista
    • http://guilhermemac.blogspot.com Guilherme Mac

      Seu MODEM DSL é discado? Pq não precisa fazer configuração alguma no sistema. Se faz mesmo na interface do MODEM. Nos D-Link, por exemplo, se acessa a interface do MODEM digitando no navegador 10.1.1.1

      Usando Google Chrome 5.0.307.9 Google Chrome 5.0.307.9 em GNU/Linux GNU/Linux
      • AB (Alex Brito)

        Olá Guilherme. Vou configurar pelo ppoeconf pra ver no que vai dar. Só não entendo pq tava funcionando corretamente e depois parou. Fora isso tô adorando essa nova versão. Vou continuar tentando me conectar. Quaquer coisa aviso. Um forte abraço.

        Usando Firefox 3.6 Firefox 3.6 em Windows Vista Windows Vista
  • AB (Alex Brito)

    Aí pessoal. Consegui configurar a net. Deu trabalho pra descobrir, mas é moleza… Meu modem não está roteado, então desabilitei a conexão automática com fio (eth0) e configurei a DSL através do terminal com o comando sudo pppoeconf. Depois editei o resolv.conf (sudo gedit /etc/resolv.conf) e acrescentei outro DNS. Reiniciei e só alegria. Muito show o UBUNTU 9.10. Estou maravilhado.

    Forte abraço a todos.

    Usando Firefox 3.5.8 Firefox 3.5.8 em Ubuntu 9.10 Ubuntu 9.10
  • Laudo Costa Jr

    Caro Paulo Higa, vou deixar minha experiência pessoal. Usando WXP com 1 hd de 80 + outro de 250. Instalei o linux numa partição do 80 e o palimpsest de cara me avisou que o hd de 250 tava bichado. Tive certeza de que seria problema com arquivos NTFS ou do próprio programa. Ignorei. Ele continuou me avisando. Como começou a dar pau na máquina, desinstalei ou kcoala achando que seria o culpado. Simplesmente, quando acordei, meu hd abriu o bico do jeitinho previsto pelo palimpsest. Botei no freezer e ainda consegui 20 minutos de dados, mas perdi muitos giga de fotos de minha filha que não tinha backup. Depois disso, instalei o kcoala em 500 giga em raid 1 pra nunca mais perder nada, tendo uma partição sem raid pra o root e outra pra swap. Nunca recebi mensagens até agora de qualquer erro.
    Fiquei me sentindo como a personagem do Millor que ensinou o gato a falar, e a primeira frase dele foi “fuja, incêncio” – a véia ficou lá extasiada com a fala do gato, e morreu queimada. Nunca mais duvido das ferramentas do pinguim! Quem dera eu tivesse dado ouvidos a ele! Parabéns pelo artigo.

    Usando Firefox 3.5.8 Firefox 3.5.8 em Ubuntu 9.10 Ubuntu 9.10
  • Pingback: Ubuntu 10.04 is Out! | Operating System Blog

  • Nunes

    gostaria de saber como utilizar a digitalização, e quando eu coloco cartão na impressora o 9,10 reconhece mas não mostra as fotos!!! ah e eu comecei com kurumin ñ manjo nada mas sozinho consegui instalar drivers para video, amsn (ótimo), entre outras coisas que eu nunca pensei em fazer no windows, só tenho um programa operacional em minha máquina e é ubuntu 9,10, inclusive fui eu mesmo que instalei!!!!!!

    Usando Firefox 3.5.8 Firefox 3.5.8 em Ubuntu 9.10 Ubuntu 9.10
    • Samuel

      Parabéns pelo o post!

      Usando Google Chrome 22.0.1229.79 Google Chrome 22.0.1229.79 em GNU/Linux GNU/Linux
  • Milena

    Olá, estou tendo um problemao e acho que tem a ver com este palimpsest:

    Ele acusa pouco espaço em disco, e tem um botão que fala para examinar. Quando eu clico entro no Analisador de utilização de disco. Eu tenho um hd de 160, com uma partição de 60, onde está instalado o ubuntu e um xp em virtual box. e outra de 90 gb, vazia, só para colocar os arquivos de vídeo que capturo.
    Então. eu nao tenho nada de exepcional no ubuntu, instalei ele na semana passada, desde lá capturei uns vídeos e logo passei pro hd externo…

    Agora, o ubuntu diz que meu hd está com apenas 37,5 mb disponível, mas o analizador de utilização de disco nao me mostra onde estariam todos estes gb utilizados. Somando tudo o que ele me mostra dá menos de 15 gb. eu estou procurando dicas faz algum tempo… se puderem me dar alguma dica fico grata.

    Usando Firefox 3.5.8 Firefox 3.5.8 em Ubuntu 9.10 x64 Ubuntu 9.10 x64
  • http://guilhermemac.blogspot.com Guilherme Mac

    O analisador de disco dá essas informações sim. Vai nele (em Aplicativos > Acessórios) e no menu “analisador”, tem as opções de varrer. Lá informa direitinho as pastas que ocupam mais. Veja:
    http://img143.imageshack.us/img143/5696/analisardordiscoubuntu.png

    Dicas e informações de uso do Ubuntu, recomendo minha página :razz:
    http://www.inf.ufsc.br/~guii/linux/#indice

    Usando Firefox 3.5.8 Firefox 3.5.8 em Ubuntu 9.10 Ubuntu 9.10
  • Pingback: henrique pita

  • Pingback: Henrique Pita

  • Maurilio

    vi que o forum soluciona bastante questoes relacionadas ao ubuntu estou com um problema aki, primeira vez que instalei o ubuntu em minha maquina junto com Win XP, instalei em outra partiçao tudo certinho mais o problema é que quando inicio o ubunto ele carrega faço o login tudo certo, apos uns 30 seg ele trava e só reiciando a maquina… alguem poderia me ajudar a resolver esse problema??
    agradeço desde jah.

    Usando Firefox 3.6.3 Firefox 3.6.3 em Windows XP Windows XP
    • HAHNRAHN

      Amigo isso esta relacionado a um Problema de Hardware do teu Micro ou a um conflito de um pente de Ram (se vc tem dois).
      Tente configurar certinho os Jumpers Hd como Master e o driver Optico como slave!(ou vice versa)
      Tire os Pentes de ram e limpe os terminais passando uma borracha, se tiver placa de video faça o mesmo!

      Usando Firefox 3.6.11 Firefox 3.6.11 em Ubuntu 10.04 Ubuntu 10.04