Artigos

Resenha: PDC 2009

O PDC – Professional Developers Conference da Microsoft é um evento da empresa voltado para os programadores da plataforma Windows. Mas a companhia costuma usar o PDC para lançar alguns produtos novos no mercado. No PDC 2008 foi anunciado o Windows 7 e confesso que não estava esperando grandes novidades para o PDC deste ano. Mas a companhia surpreendeu e fez uma série de anúncios importantes durante o evento.

Ozzie

Logo no primeiro dia foi lançada oficialmente a plataforma da Microsoft para computação na nuvem, chamada de Windows Azzure. Em seu discurso, Ray Ozzie – arquiteto chefe de software da Microsoft – descreveu o conceito das “três telas e uma nuvem” onde os programas rodam com as mesmas funcionalidades em celulares, TVs e PCs conectados através da “nuvem”. A abordagem da Microsoft sobre computação na nuvem não é radical. A empresa não acha que todos os programas devem rodar na nuvem. Ainda existe espaço para aplicações locais, principalmente no caso dos sistemas operacionais (bastante conveniente, não é mesmo?). Deixando a ironia de lado, temos que reconhecer que a companhia parece estar oferecendo uma boa solução com o Azzure. A escolha fica por conta do desenvolvedor.

Ozzie também mostrou o Microsoft Pinpoint – uma espécie de loja virtual onde parceiros e desenvolvedores podem oferecer serviços e aplicações. Um serviço bastante interessante que está disponível através do Microsoft Pinpoint é o Microsoft “Dallas”. Baseado totalmente na plataforma Azzure o Dallas permite acesso a bancos de dados importantes como os da NASA, Associated Press, etc.

Ainda no primeiro dia, Bob Muglia – presidente da área de ferramentas e servidores pra negócios da Microsoft – detalhou a estratégia da companhia para estender a plataforma de desenvolvimento do Windows para aplicações e serviços na nuvem, mostrando as funcionalidades das ferramentas de desenvolvimento para Windows. Como exemplo, podemos citar que no novo Visual Studio (principal ferramenta para criação de programas na plataforma Microsoft) o desenvolvedor pode escolher se que gerar um programa para rodar localmente (nuvem privada ou Intranet) ou na nuvem “pública” (Internet) apenas com um clique no mouse.

Sinofsky

Mas a maioria dos anúncios ficou mesmo para o segundo dia do evento. Steven Sinofsky – presidente da divisão Windows e Windows Live – mostrou como os desenvolvedores podem tirar vantagem das inovações de hardware e software que foram introduzidas com o lançamento do Windows 7 e com o Internet Explorer 8. Durante a demonstração de um notebook tipo tablet que usa os recursos do Windows 7 para melhorar a interação do usuário com o sistema, Sinofsky levou a platéia ao delírio quando anunciou que todos os presentes iriam receber o tablet para poder usá-lo como ferramenta de desenvolvimento! Infelizmente a imprensa (pelo menos a brasileira) ficou de fora. Vocês não têm idéia da minha cara de decepção quando tentei retirar o tablet e fui informado que não tinha direito a retirá-lo. Frustração total!

Sinofsky também apresentou uma prévia do Internet Explorer 9, comparando a versão inicial com Chrome, Firefox, etc. A nova versão promete muita compatibilidade com os novos padrões. Além disso, pelo menos a versão beta, não perde feio para os concorrentes em termos de velocidade.

O melhor ficou para o final. Scott Guthrie – Vice presidente da plataforma .NET – apresentou a versão beta do Silverlight 4. Para que ainda não está familiarizado: o Silverlight é o concorrente do Adobe Flash/Air/etc. Em minha opinião, foi a melhor apresentação do PDC 2009. Muitos aplicativos desenvolvidos para Silverlight 4 com funcionalidades incríveis e muita velocidade. A Microsoft mostrou para a concorrência que veio para disputar este mercado com força total. Aliás, em pouco menos de 2 anos já é a quarta versão do Silverlight. A versão final deve sair no primeiro semestre de 2010.

Finalmente, Kurt DelBene – Vice presidente do grupo de Office – anunciou a disponibilidade da versão BETA do Office 2010. O programa pode ser baixado no site: http://www.microsoft.com/2010. Esse foi o único anúncio que não me surpreendeu durante o PDC, pois pouco antes de viajar essa versão BETA já havia “vazado” na Internet.

Fazendo um balanço geral e comparando com outros em que compareci, posso dizer que o PDC 2009 foi um dos melhores dos últimos anos. Se alguém quiser mais detalhes sobre o evento, sugiro uma visita ao site oficial do evento. Um grande abraço a todos e até a próxima!

Tags: Destaques, Eventos, Internet, Microsoft, Windows, Windows 7

Você também vai gostar

Leia também!