Abel,
Gostaria de saber se a troca da memória RAM é simples ou é preciso ser um profissional para isso. Tenho um computador com memória de 512 MB e gostaria de dobrar essa memória RAM (DDR2) . Meu computador é um Intel Celeron com HD 80. Obrigado. Odair.
Odair,
A operação de troca ou acréscimo de memória RAM é bastante simples. Porém, para saber qual o tipo de memória utilizar e a capacidade que pode ser usada, você precisa ter algum conhecimento técnico. Eu sempre digo: se alguém consegue entender o manual de uma placa-mãe, deve ser capaz de trocar ou acrescentar um módulo de memória sem problemas. Se é o seu caso, leia o manual da placa, compre o módulo adequado e faça a troca. Senão, chame um técnico habilitado e de confiança. Um grande abraço.
Caro Abel,
Eu tinha uma aula importante registrada em um CD que se quebrou. Seria possível a recuperação de um CD quebrado? Abraços. Emerson Rios.
Emerson,
Por incrível que pareça, dependendo de como o CD ficou, é possível recuperar o alguns arquivos. Se o CD perdeu apenas um pequeno pedaço e o arquivo tinha sido gravado no início do CD, pode ser que ele ainda possa ser lido. Porém esta é uma operação bastante arriscada, pois o leitor de CD pode literalmente “explodir” o resto de CD que você colocar dentro dele. Se for tentar, sugiro usar um leitor antigo de uma máquina sem importância. Espero ter ajudado. Um grande abraço.
Prezado Abel,
Há algum tempo comprei um HD externo My Passport Essential de 320 Gb da Western Digital, o qual deixou de funcionar pouco tempo depois. Comprei então um FreeAgent|Go de 250Gb da Seagate, o qual teve o mesmo destino. Ambos ficavam quietos, guardados em local onde não havia manuseio e eram usados apenas para backups. Sempre foram manuseados com cuidado e desligados da CPU através de procedimentos seguros. Será que deixaram de funcionar por pouco uso ou esses drives são mesmo tão sensíveis? Fico receoso de comprar outro. Alguma opinião? Muito obrigado. Luiz Louro.
Caro Luiz,
Por incrível que pareça, eu tenho em casa exatamente estes dois modelos de HDs externos (inclusive com a mesmas capacidades!). Ambos funcionam muito bem e nunca deram problemas. Por experiência própria digo que o mais importante é tomar cuidado com as portas USB que você usa para conectá-los. Eu sé confio nas portas USB dos meus computadores desktop e de notebooks. Portas USB de micros “montados” por desconhecidos, podem ter sido conectadas à placa mãe de maneira errada e são a principal causa de problemas com HDs externos e também pendrives. Espero ter esclarecido sua dúvida. Um abraço.
Caro Abel,
Pela enésima vez, o meu computador periodicamente apresenta o seguinte problema: O WINDOWS NÃO PÔDE SER INICIADO PORQUE O SEGUINTE ARQUIVO ESTÁ AUSENTE OU CORROMPIDO: \System32\hal.dll. – Instale novamente uma copia do arquivo acima. O Windows XP é reinstalado, porém após algum tempo o mesmo problema volta a acontecer. Como evitar? Desde já agradeço, Marcelo Ramos.
Prezado Marcelo,
Este tipo de erro está normalmente relacionado ao hardware de seu micro. Pode ser defeito físico em alguma peça (processador, placa-mãe, etc.) ou ainda causado por configurações erradas (overclock, etc.). Sugiro que você leve o PC a um técnico de confiança para que ele faça uma revisão geral no mesmo. Um abraço!