Já apresentamos os inimigos e as armas para combatê-los. Porém, por mais cuidadosos que sejamos, desastres podem acontecer. Um descuido qualquer e os dados armazenados em sua máquina podem sumir num piscar de olhos.
Se estamos falando de segurança, não podemos nos esquecer de resguardar os dados de nossas máquinas. É por isso que na ordem unida de hoje (e nas próximas) vamos falar de backup.
Backup – É impressionante como as pessoas confiam na sorte! Apesar do hardware de computador ser muito mais confiável hoje em dia do que há alguns anos, ele ainda pode falhar. O disco rígido, por exemplo, é um dos componentes do micro mais sensíveis. Basta uma flutuação na energia que alimenta o micro ou até uma pequena pancada para que um HD com centenas de gigabytes em arquivos se transforme em um peso de papéis! Além disso, existem as pragas virtuais (Malwares) que causam perda de dados do micro. Mesmo assim, a parcela dos usuários de computador que realiza backup de suas informações importantes continua muito pequena.