Artigos

Solucionáticas, de 23 de julho de 2010

Abel,

Tirei umas 8 fotos e fiz um pequeno filme com minha câmera fotográfica em cartão de memória SD (512mb). Ao chegar em casa, apos inserir o cartão no slot apropriado em meu notebook, consegui ainda ver as fotos e o filme uma única vez pois logo em seguida, ao tentar ve-las de novo, as fotos começaram a abrir truncadas até que o cartão passou a não mais ser reconhecido. Botei o cartão de volta na câmera e esta também já não mais o “enxergava”. Tentei usar o programa RECUVA (que recupera arquivos deletados) mas também não consegui pois aparentemente nada reconhece o cartão (este cartão já havia me dado problemas no passado os quais resolvi formatando o mesmo). Agora quando insiro o cartão no computador abre uma mensagem perguntando se quero formatar o cartão. Minha duvida: você sabe como eu poderia recuperar as fotos lá do cartão? Ou ainda: se eu aceitar formatar o cartão, o RECUVA posteriormente vai conseguir recuperá-los ou a formatação vai zerar de vez todas as informações contidas no cartão? Paulo Tarnapolsky

Paulo,

Provavelmente o cartão já deve estar com algum erro “físico”, pois você mesmo disse que ele já havia dado problemas no passado. Você pode usar programas mais específicos de recuperação de dados como o PC Inspector ou até o EasyRecovery (pago). Se for formatar para tenta usar o Recuva, use o mesmo padrão que existe no cartão e não escreva nada no mesmo. Espero que as dicas ajudem. Um abraço!

Boa tarde Abel !!

Li uma reportagem sobre o perigo de se usar o IE6. Como aqui na empresa usamos um programa que funciona via web para geração e impressão de notas fiscais e ele não suporta outro browser que não seja o IE6, mandei um e-mail sobre a reportagem para o suporte e ele me deu uma resposta que não me convenceu nem um pouco, mas como sou leigo no assunto peço sua opinião. Pablo Tostes

Pablo,

Não há dúvidas sobre as vulnerabilidades do IE6. O problema é que alguns fabricantes de software desenvolveram versões de seus programas para o IE6 e não fazem as adaptações necessárias para os novos browsers. Não há muito o que fazer nesses casos, porém você já sabe que não pode confiar nesse tipo de fabricante de software. Na verdade, eles vão perder os clientes com o tempo. Um grande abraço!

Caro Abel,

Adquiri um notebook HP modelo Pavilion ze2430, com Windows XP Home Basic original. Recentemente comprei o Windows Seven Home Premium 64 bits, original, e o técnico fez a atualização. Porem fiquei sem som. Liguei para a HP e fui informado que a HP não havia fabricado drive para aquele modelo, e que eu deveria procurar na internet um genérico. Como devo proceder? Muito agradecido pela sua ajuda. Roberto.

Roberto,

Para trabalhar com um driver “genérico”, você precisa descobrir o fabricante do chip de áudio presente em sua máquina. Programas como o CIW, Everest, etc. são capazes de fornecer esta informação. Aí é só procurar na rede o driver e instalar. Pode ser que algumas funções, tais como controle de volume pelo teclado, etc. não funcionem, mas o micro não deve ficar mais “mudo”. Um abraço!

Tags: Gadgets, Hardware, Software

Você também vai gostar

Leia também!