Meu Caro Abel Alves,
Pela 1ª vez estou enviando mail, embora seja leitor assíduo do jornal e fã de carteirinha de sua coluna, onde muito aprendi, embora já coroa. A minha consulta é a seguinte: Formatei meu Pc a pouco tempo e quando fui instalar o Nero 7, o qual eu uso há mais de 3 anos, ele solicitou um nº de série e eu coloquei o que está no CD de instalação. O mesmo não aceitou, entrei em contato com a empresa e ela, esperta, quer me vender um programa novo. Acho o Nero atual sofisticado demais. Usa funções demais e para o coroa aqui é complicado. Tenho o Windows 7 e baixei o Express Burn, que é simples e simpático, mas depois de um tempo não funciona e você tem que comprar o programa. Tem como instalar o Nero 7? Sucesso para sua coluna. Gilson Pereira.
Gilson,
Realmente o Nero virou um “suite” de aplicativos e se afastou um pouco da função de gravar/copiar/etc CDs e DVDs. Comecei a usar o Nero StartSmart (gratuito), mas já há algum tempo, abandonei o Nero e passei a usar o CDBurnerXP. Este é um programa “freeware”, muito parecido com o próprio Nero nos seus áureos tempos. Tenho certeza de que se você migrar para ele não vai se arrepender! Um grande abraço!
Caro Abel,
Há pouco mais de 2 anos, quando comprei este desktop, era uma configuração “parruda”, mas hoje já está ficando esquálida. É um Core 2 Duo, com 2GB de memória e 320GB de HD. Como eu não estava acostumado com tanto espaço em disco (!!!) tratei de particioná-lo e criei os drives C, D e E. Como a minha prática era a de colocar no C somente programas, não imaginei que 2 anos após ele estouraria. Pois bem, já deletei um monte de coisas e ele continua pequeno. Comprei um novo HD, também de 320GB e o instalei para backup. Já me garanti, pelo menos…No momento eu quero acabar com o drive E e adicionar seu espaço ao drive C. Primeiro tentei ver se usando o próprio Windows, através da DISKMGMT.MSC eu conseguiria alguma coisa. Mas não achei como fazer. Apelei para o Partition Magic. Ele rodou, mas não alterou nada. Continuo com as mesmas partições. Não sei se o fato de eu ser usuário do “Diskeeper” pode atrapalhar alguma coisa, e para ter certeza, dei um stop no Diskeeper, mas não adiantou nada. Arranjei, somente, uma mensagem inicial do Windows dizendo não haver encontrado o módulo XMNT2002. Através de busca na internet, vi como resolver e editei o registo correspondente e normalizei a situação. O que você me sugere fazer? Agradeço imensamente sua colaboração! Abraços, Fernando Teixeira.
Prezado Fernando,
O programa adequado para fazer as modificações que você precisa nas partições é mesmo o Partition Magic. Pode ser que a versão que você esteja utilizando não seja compatível com o seu sistema operacional. Você pode tentar usar o Acronis Disk Director (pago) ou ainda os gratuitos: EASEUS Partition Master (Home Edition) ou Partition Wizard Home Edition. Deve resolver o seu problema. Um grande abraço!
Abel, veja se você pode me auxiliar:
Tenho alguns aplicativos, em CLIPPER, que geram arquivos TXT para posterior impressão. O problema é com algumas acentuações e caracteres gráficos. Os arquivos .TXT, quando abertos pelo EDIT, estão “normais”. Abrindo com o WORD, WORDPAD ou Bloco de Notas, aparecem caracteres diferentes dos gerados. Isso é normal ? Tenho que fazer alguma configuração para visualizar e imprimir? Como exemplo, o “ã” aparece como “Æ”. Aguardo um retorno. Muito obrigado. Joaquim Ribeiro.
Joaquim,
O problema é que o Clipper gera os arquivos TXT num padrão diferente do usado pelo Word/Worpad/etc. Há muito tempo que não trabalho mais com isso, mas, se não me engano, existem alguns conversores para arquivos que podem te ajudar. Outra solução seria apenas gerar arquivos texto sem acentos, til, etc, mas isso pode prejudicar a qualidade dos relatórios. Espero ter ajudado. Um grande abraço.