Artigos

Intel: Muitas novidades na Computex

Durante o discurso de abertura da Computex 2011, Sean Maloney – Vice-presidente executivo da Intel – apresentou uma série de novidades que a companhia pretende trazer para o mercado o mais rápido possível. As principais foram:

Ultrabook™ – Nos já temos Notebooks, Netbooks, Tablets etc. A Intel apresenta uma nova categoria aos dispositivos móveis – o Ultrabook™. Podemos dizer que o Ultrabook™ tem poder computacional de laptop de última geração, porém é leve e muito fino como um Netbook e pode ser usado como tablet.

Asus ux21

O sucesso dessa nova categoria só será possível com a chegada da segunda geração de processadores da linha Intel® Core™. são eles que permitirão construir um Ultrabook™ com menos de 2 cm de espessura e com preço abaixo de U$ 1000. Maloney afirmou que no final deste ano os primeiros Ultrabooks já devem estar à venda e convidou o CEO da Asus, Jonney Shih, para apresentar o UX21 que já pode ser considerado um Ultrabook™.

A próxima geração de processadores da Intel – codinome Ivy Bridge – e que deve ser lançada no primeiro semestre de 2012, vai permitir melhor desempenho com menor consumo devido ao processo de fabricação de 22 nanômetros e também aos transistores 3D Tri-gate. Isso permitirá a criação de Ultrabooks ainda mais leves e finos com grande poder de processamento e preço baixo. Mostrando que a Intel não quer uma guerra de padrões, Maloney também anunciou que os padrões USB 3.0Thunderbolt™ farão parte da nova plataforma para PCs da Intel.

Finalmente, Sean Maloney adiantou que a família “Haswell” – que vai suceder a “Ivy Bridge” em 2013 – deve ter um consumo de energia ainda menor permitindo PCs sem coolers e duração de bateria surpreendente.

Atom™ acelerado – A Intel vai acelerar o desenvolvimento do Atom™ de modo que novas versões de seu processador para ultraportáteis sejam lançadas a cada ano ao invés do ritmo normal que é de dois em dois anos. Maloney anunciou a nova geração do Atom, codinome “Cedar Trail”. O “Cedar Trail” será fabricado com tecnologia de 32 nm e permitirá novas tecnologias como:

Intel® Rapid Start que acelera o início do sistema após hibernação ou standby;
Intel® Smart Connect que permite conexão até mesmo com o dispositivo em standy o que permite atualizações da Internet constantes e;
– Intel® Wireless Display e PC Synch que permite atualização e sincronização de documentos, arquivos de áudio e vídeo etc. entre vários dispositivos via rede sem fio.

Intel Atom

Além disso, os dispositivos que utilizarem os Atom “Cedar Trail” provavelmente poedão funcionar por mais de 10 horas na bateria, aguentar semanas em standby e rodar diferentes sistemas operacionais.

“Medfield” – O “Medfield” é a plataforma da Intel para smartphones e tablets. Baseado no processo de 32 nm, o “Medfield” é otimizado para baixo consumo e alto desempenho. Foram mostrados alguns tablets rodando Google Android 3.0 (“Honeycomb”). A nova plataforma entra em produção ainda este ano e vai permitir dispositivos com espessura menor que 9 mm e peso abaixo de 700g.

Mais informações sobre os anúncios da Intel na Computex 2011 podem ser achadas aqui.

 

Tags: Hardware, Software

Você também vai gostar

Leia também!