Artigos

Aplicativos essenciais para iOS

A App Store está prestes a completar a incrível marca de 25 bilhões de downloads. E esse recorde não está sendo conquistado “à toa”. Na loja virtual da Apple estão disponíveis milhares de aplicativos para praticamente qualquer coisa que você possa imaginar: desde joguinhos casuais para distrair na fila do banco até programas complexos de edição de áudio e vídeo. Apesar da App Store contar com muitos programas bons e profissionais, nem tudo o que está disponível por lá vale o investimento. Por isso, o Guia do PC preparou cuidadosamente uma lista de aplicativos essenciais para o seu iPhone.

Fizemos o possível para selecionar somente aqueles que passaram no nosso ‘teste de qualidade’, mas você pode acrescentar seus programas favoritos postando nos comentários.

PS: E se você tem um Android, não deixe de conferir nossa lista de aplicativos essenciais para o robôzinho!

Produtividade

Evernote

O Evernote já se tornou parte importante da rotina de muitas pessoas, e se você lida com informações e ideias o tempo todo, vale a pena conhecer o programa. Com ele você faz todo tipo de anotações: desde um endereço importante até aquela ideia sensacional para um artigo pro Guia do PC ;). E as anotações não se resumem apenas a textos: podem ser feitas em vídeo, imagem e áudio. Tudo sincronizado pela web entre todos os seus dispositivos, seja no iPhone, no iPad, no Mac, no PC, e até no Android.

Tenha suas anotações sempre à mão

O visual do aplicativo é simples e preza pela usabilidade. Nada de “firulas” como é comum em vários apps do gênero. Basta logar uma vez no serviço e utilizar o aplicativo mesmo estando sem conexão com a internet. Ele sincroniza tudo na próxima vez que você se conectar. E é gratuito.

DropBox

Apesar do espaço nos dispositivos de armazenamento estarem crescendo e já termos HD’s portáteis com mais de 2TB, nem sempre temos acesso a eles – e geralmente é na hora em que mais precisamos. O DropBox surgiu para resolver este problema. O serviço oferece gratuitamente até 2,5GB de espaço “na nuvem” para você guardar o que quiser e acessá-los de qualquer lugar, em qualquer dispositivo – desde que tenha uma conexão com a internet em alguns acessos para, pelo menos, realizar a sincronização.

Suas fotos, textos e vídeos em qualquer dispositivo

O app do DropBox segue a linha ‘minimalista’ do serviço, oferecendo, de maneira simples e direta, acesso completo aos seus arquivos. Você também pode gerenciar os arquivos marcados como “favoritos” e fazer o upload de fotos e vídeos diretamente pelo aplicativo – mas, para isso, ele precisa que o GPS esteja ativado. Também pode compartilhar pastas e arquivos com amigos por email sem sair do app.

Wunderlist

É fato que a quantidade de atividades que temos que fazer durante nosso dia-a-dia tem aumentado de maneira inversamente proporcional ao tempo disponível para realizá-las. Por isso, ter uma ajudinha para manter nossa rotina organizada é essencial. Existem inúmeros programas, sites e aplicativos que oferecem este recurso – conhecido com “to-do list’ -, mas o escolhido para integrar esta lista é o Wunderlist, e por uma simples razão: ser simples.

Nunca mais se perca nas inúmeras tarefas do dia-a-dia

Muitos apps do gênero, principalmente para iPhone, acabam pecando justamente no ponto que pretendem melhorar: a organização. São recursos demais, cores demais, e formas demais de fazer a mesma coisa: gerenciar uma lista de tarefas. O Wunderlist tem um visual bonito e objetivo, que ajuda a manter o foco somente nas suas atividades – que, afinal, são o que realmente interessa. Além disso, ele sincroniza entre vários dispositivos e pode ser acessado pela web, facilitando ainda mais o gerenciamento da sua lista e, principalmente, da sua rotina.


Música/Podcast

Soundhound

Alguma vez na vida você deve ter ouvido uma música sensacional, que nunca tinha escutado antes, e ficou se remoendo de curiosidade para descobrir o cantor/nome da banda. Pois este drama ficará no passado quando você instalar o Soundhound no seu iPhone. Basta uma conexão com a internet e alguns segundos da música para você acabar com a curiosidade e, quem sabe, descobrir a melhor banda dos últimos tempos da última semana.

Qual é a música? Seu iPhone te conta.

O aplicativo ainda o informa qual é o álbum, data de lançamento, link para download no iTunes, mostra a letra conforme a música vai tocando e permite compartilhar nas redes sociais. Na App Store há uma versão grátis, que exibe propagandas no topo do app e uma paga, por $6,99, sem publicidade e com alguns “mimos” a mais.

Instacast

Apesar do rádio não ter mais a força como veículo de comunicação que teve no passado, o hábito de se informar e se entreter ‘via áudio’ ainda faz parte da vida de muita gente. Graças a internet e do surgimento dos ‘podcasts’, esse hábito tem retornado com força e conquistado até quem não tem o costume de ouvir rádio. Se você é dessa turma e já tem seus podcasts favoritos, vale a pena adquirir o Instacast.

Podcasts para ouvir a qualquer hora

O Instacast é um agregador de feeds e tocador de podcasts, sendo uma ótima alternativa para quem, como eu, não gosta muito da forma como o iTunes gerencia esta parte. Ele te mantém atualizado sobre seus podcasts favoritos, e ainda oferece um grande repositório de podcasts, onde você pode gerenciar assinaturas de programas do mundo todo. Também faz download automático dos podcasts mais recentes, permite fazer streaming via wifi, notifica quando há atualizações, entre várias outras funções. Custa $1,99.

Wunder Radio

E por falar em rádio, é claro que ele ainda existe. Porém a Apple, infelizmente, deixou de lado o suporte nativo às “ondas do rádio” no iPhone.  Mas, mais uma vez, graças a internet e a uns bons desenvolvedores alemães, quem gosta de ouvir suas rádios favoritas em qualquer lugar pode instalar o Wunder Radio, que sintoniza, via web, milhares de rádios ao redor do mundo.

Sintonize suas rádios favoritas pela internet

A navegação entre as rádios pode ser feita por geolocalização, gêneros e rádios favoritas. Há um navegador embutido no app para você acessar seus sites favoritos sem sair dele, e ainda pode ser minimizado que a música não para. Custa $3,99.

Comunicação

WhatsApp

O WhatsApp é um daqueles programas que faz você pensar: “Por que esse recurso não é nativo do iPhone”. Pois o sucesso do programa foi tanto que a Apple decidiu integrar algumas de suas funções no iOS, o chamando de “iMessage”. Porém, a base de usuários do WhatsApp é tão grande – e agora que ele também está disponível no Android só tem aumentado – que vale a pena instalá-lo para aproveitar a economia com tarifas telefônicas e SMS que ele proporciona.

Mais rápido, fácil e barato que um sms

O WhatsApp é praticamente um mensageiro instantâneo nos moldes do tradicional MSN, mas que funciona com sua lista de contatos do celular, ao invés de pessoas com conta no Windows Live. Também depende da internet, pois permite a troca de mensagens, áudio e vídeo, mas é bem mais rápido que seus concorrentes. O único requisito é que a outra pessoa também utilize o programa. Tem notificações, bate-papo em grupo, status personalizado, e o melhor: custa só $0,99.

Imo

O Imo conecta seu iPhone há vários serviços de bate-papo como MSN, GTalk, ICQ, Chat do Facebook, Chat do Steam, entre outros. Com ele, você pode conversar com todos os seus amigos de cada serviço em uma só lista e em um só programa.

Converse com amigos em qualquer serviço de mensagens instantâneas

O app requer apenas uma conexão com a internet e funciona bem tanto com Wi-Fi quanto com GPRS e 3G. Você pode criar uma conta direto no Imo e cadastrar as contas dos outros bate-papos para realizar um único login, ou pode se conectar individualmente apenas nos serviços que desejar. O programa é estável, mas tem um detalhe inconveniente: se você esquecer de efetuar o logoff antes de fechar o programa, vai ficar conectado nos serviços e seus amigos podem achar que você não quer conversar com eles! Mas o download é grátis.

Skype

O Skype é pioneiro na comunicação por VoIP e em vídeo. Ajudou a construir um mercado que, se ainda não revolucionou a telefonia, ao menos se mostrou uma ótima alternativa para quem deseja economizar com as contas de telefone.

Consagrado serviço VoIP disponível também para iPhone

Para iPhone, o app do Skype oferece as mesmas funcionalidades que as versões para Windows, Mac e Linux. É possível conversar com áudio e vídeo, texto, e fazer ligações para telefones fixo e celular utilizando créditos Skype. Porém, a empresa recomenda que as ligações sejam feitas em uma rede Wi-fi, apesar de também funcionarem com 3G. É gratuito.

Foto

Camera+

Quando o assunto é a qualidade da imagem, a câmera dos modelos recentes do iPhone (4 e 4S) fazem bonito. Já no 3GS ela ainda deixa um pouco a desejar, apesar de ser superior a de muitos smartphones do mercado. Porém, quando o assunto é o software da câmera, aí a coisa fica feia para qualquer modelo. O Camera+ vem para solucionar este pequeno problema.

Câmera do iPhone with steroids!

O App adiciona inúmeros novos recursos que, inexplicavelmente, ainda faltam no app padrão para fotos do iPhone, como correção de cor em tempo real, melhor ajuste de foco, filtros, entre outros. É indispensável se você utiliza muito a câmera do iPhone e não se contenta em apenas “mirar e bater foto”. Custa $1,99.

Pano

Para quem ainda pensa que para fazer fotos panorâmicas é preciso um equipamento caro e complexo, uma boa notícia: seu “simples” iPhone também é capaz de fazê-las. O Pano é o app ideal para isso.

Faça belas fotos panorâmicas com seu iPhone

Sua utilização é simples. A foto panorâmica é criada a partir de uma sequência de fotos que o aaar plicativo o ajuda a tirar. Depois de criada, é possível salvar no álbum principal, redimensionar (já que as panorâmicas costumam ser grandes) e compartilhar nas redes sociais. Custa $1,99.

Photogene

Os novos modelos do iPhone apresentaram uma melhora considerável nas câmeras, fazendo com que o aparelho, em alguns casos, substituísse o uso de uma câmera fotográfica. Porém, mesmo nas imagens em alta qualidade feitas com o iPhone, às vezes é preciso fazer algum retoque ou adicionar um efeito bacana antes de mostrar aos amigos. Com o Photogenie, você tem sempre a mão um editor de imagens poderoso para trabalhar com suas fotos sem precisar de um computador.

Retoque suas fotos ou crie novas imagens com vários efeitos

Os recursos vão desde os mais simples, como cortar, girar ou redimensionar uma imagem, até mais complexos com adição de filtros, molduras e efeitos. O programa vem com alguns destes efeitos pré-instalados, mas ovcê pode adquirir novos pelo próprio app. Como não pode faltar, a integração com as principais redes sociais também está presente. Custa $0,99.


Utilitários

Aplicativos de Banco

Todos os principais bancos brasileiros possuem um aplicativo exclusivo para iPhone. Se você utiliza muito os serviços online do seu banco e quer ter maior controle sobre suas contas, vale a pena se informar sobre o app e instalá-lo. Todos possuem grande preocupação com segurança (ou pelo menos devem ter), e as funcionalidades podem ir desde uma simples consulta ao extrato bancário até pagamentos com código de barras utilizando a câmera do iPhone.

Baixe o aplicativo do seu banco e controle sua conta pelo iPhone

HippoRemote

O PC está longe do sofá ou da cama, você acabou de assistir a um vídeo e bateu aquela preguiça de levantar e desligar tudo. Então por que não usar o iPhone como um “controle remoto”? O HippoRemote faz esta mágica para você.

Seu iPhone se transforma em um completo controle remoto para o seu PC ou Mac

O HippoRemonte também conta com atalhos pré-definidos para vários programas, como Media Player Classic, Evernote, e até alguns jogos como Braid e Trine. Mas é preciso ter conexão wi-fi e instalar no PC o programa que fará a conexão com o seu iPhone, que pode ser baixado do site oficial. O cliente para o PC é grátis. Na App Store há uma versão grátis e uma Pro, que custa $4,99.

Google Translate

O aplicativo oficial do Google Translate trás para o seu iPhone todo o poder de tradução do serviço online. Traduz para várias línguas, mantém um histórico das traduções e pode traduzir tanto frases em texto quando em áudio. É grátis e requer apenas uma conexão com a internet.

Tradução em tempo real com com o Google Translate

Livros/Rss

Stanza

Se ler também é um exercício, é bom continuar praticando até quando se tem um livro por perto. Para isso temos o iBooks, aplicativo oficial para leitura de ebooks e pdf no iPhone. Mas se por algum motivo você não quer usá-lo, uma ótima alternativa é instalar o Stanza e transformar seu aparelho em uma biblioteca portátil.

Carregue sua biblioteca no bolso!

É possível ler tanto pdf quanto .epub. Há organização de livros por autores, títulos e grupos. Durante a leitura, você pode configurar o brilho, a cor do fundo, o tamanho da fonte, pesquisar por palavras, entre outras funções. O aplicativo também tem “marca-páginas”, que além de o levar para a última página lida ainda informa quanto falta para terminar o livro. Além disso, é possível adquirir livros pela loja virtual do Stanza, que tem uma boa variedade, mas, é claro, sendo a maioria deles em inglês. É grátis.

Flipboard

Flipboard não é um leitor de RSS comum. Ele também o mantém atualizado sobre seus feeds favoritos, mas a forma que ele os exibe é bem particular – e bonita. As animações são fluídas e bem feitas, ao estilo “flip” (por isso o nome :D). Além dos feeds comuns, ele permite adicionar a timeline do Twitter e do Facebook, exibindo as principais atualizações dos seus amigos.

Twitter, Facebook e feeds na ponta dos dedos

Feedly

Feedly é um leitor de feeds mais organizado, completo e bonito que você pode usar no seu iPhone. Utilizando apenas gestos você navega entre as notícias, marca como lido, como não lido, como favorito, entre outras ações. Assim que você se acostumar com os comandos, vai ser difícil usar outro leitor de feeds. Você pode tanto adicionar feeds direto na sua conta do Feedly quanto sincronizar com o Google Reader.

Mantenha-se atualizado sobre os principais assuntos de seu interesse

Redes Sociais

Facebook

A maior rede social do mundo não ficou de fora do Facebook. A empresa de Mark Zuckeberg disponibiliza seu aplicativo oficial gratuitamente para o smartphone da Apple. Nele, você tem acesso a todas as funções da rede social. Pode checar sua timeline, postar fotos e atualizações de status, além bater papo com os amigos pelo chat do Facebook sem sair do app.

A maior rede social do mundo também no iPhone

Foursquare

O Foursquare te ajuda a explorar novos lugares como se estivesse em um game: a cada check-in (quando você ‘avisa’ pelo app que está no local), você acumula pontos e vai subindo no ranking formado pelos seus amigos que também usam o programa. Além dos pontos, o Foursquare também funciona como um ótimo ‘recomendador’ de lugares, pois é possível fazer listas de locais favoritos, postar dicas e fotos.

Explore novos locais e ganhe pontos por isso!

Quanto mais usar o Foursquare, mais pontos você acumula e pode ganhar as chamadas “badges”, que são selos especiais que aparecem no seu perfil ao concluir determinada tarefa proposta pelo programa, como visitar a NASA, por exemplo.


Video

iMovie

Gravar seus próprios vídeos e compartilhar com os amigos e familiares nunca foi tão fácil e rápido. Com o iMovie, editá-los também editá-los também ficou fácil e nem é preciso ter um computador por perto. Desenvolvido pela própria Apple, o iMovie é uma versão do programa para OSX que não fica muito atrás de seu irmão maior. Tem opções básicas de corta e colar, até algumas mais complexas como edição de áudio e efeitos.

Corte, recorte e insira efeitos em seus vídeos sem precisar de um computador

Infelizmente o app não oferece suporte para o iPhone 3GS. Porém, está disponível para o iPad e custa $4,99.

Splice

Gravou aquele vídeo legal mas não tem um PC por perto para editar? Use o Splice, um editor completo para seu iPhone. Com ele é possível recortar, colar, aplicar efeitos, compartilhar nas redes sociais, tudo diretamente do seu smartphone favorito. Junte vários clips em um, adicione áudio de fundo, efeitos de transição, ou faça edições rápidas com apenas alguns toques.

Alternativa mais barata ao iMovie para editar videos diretamente no iPhone

O app funciona bem até em iPhones mais antigos, como o 3GS – uma vantagem  em relação ao iMovie, que não suporta este modelo. Possui duas versões na App Store: uma grátis, que exibe propagandas, ou uma paga, que custa $3,99. Todas possuem os mesmos recursos.

Gostou? Está faltando algum app que você não vive sem? Compartilhe nos comentários!

Tags: Apple, Gadgets

Você também vai gostar

Leia também!