Artigos

Zona Universitária, uma rede social exclusiva para universitários brasileiros

O Brasil está se desenvolvendo com relação à internet. O uso da internet em residências e locais de trabalho cresceu 14% em Setembro, em comparação ao mesmo período do ano passado (dados do IBOPE Nielsen Online). De acordo com esse mesmo instituto de pesquisa, dos 61,2 milhões de brasileiros que acessaram a internet, de casa ou do trabalho, 46,3 milhões foram usuários ativos. Números superiores a Alemanha (46,26 milhões), França e Reino Unido. Esses últimos, o Brasil já havia batido em agosto de 2010. Apesar de Estados Unidos e Japão ainda manterem a liderança, é visível o crescimento brasileiro. Um exemplo disso é a rede social Zona Universitária.

O Zona Universitária é uma rede social gratuita, somente para o público universitário. Foi idealizado e organizado com a ajuda de vários estudantes de universidades de várias cidades e com apoio da empresa Webtask Serviços para Internet, sediada em Botucatu – SP. O objetivo dela é tentar facilitar a troca de informações entre os estudantes. Na maioria das universidades ainda há muita dificuldade com relação a essa troca de informações. Por exemplo, não existe uma fonte centralizada de informações para os alunos; usam o mural da universidade, Orkut ou Facebook. O Zona Universitária chegou para suprir essa e outras necessidades dos alunos.

O Guia do PC entrou em contato com os idealizadores do site para saber o seguinte: “Por que e como decidiram lançar uma rede social em um mercado que começa a ficar saturado e é amplamente dominado pelo Facebook?“.

Veja resposta de Marcos Paulo, um dos idealizadores do projeto: “De forma alguma pensamos que estamos concorrendo com o Facebook, porque acreditamos que o Facebook não atende às essas necessidades que estamos dispostos a atender. Existem diversos grupos de universitários, tanto no Facebook, como no Yahoo Groups, ou até organizados por e-mails nas faculdades, contudo, um site organizado e de fácil utilização ajudaria na integração dos estudantes e facilitaria os mesmos a encontrarem o que procuram“. Ele ainda disse que é estudante universitário e que por isso, sabe das necessidades de quem mora fora de casa.

Mural do Zona Universitária. Aqui você ver toda a movimentação da cidade do usuário.

Dentre as suas principais funcionalidades, estão a possibilidade de compartilhar festas, caronas, moradias, classificados, repúblicas, mural, etc. Além disso, você pode fazer filtragens no site, pesquisando somente por sua cidade, facilitando a busca de conteúdo. Existem também muitas vantagens com relação à publicidade no site. Por ter um público bem específico, pode-se fazer propagandas bem voltadas para o seu público-alvo.

Área Interna. Aqui os usuários podem ver informações mais especificas, como caronas por exemplo.

Marcos Paulo conclui: “Por fim gostaria de salientar que somos muito preocupados com o usuário final. Estamos atualmente com quase 20 mil cadastros, e com aumento de acessos e postagens consistentes o que para nós já demonstra claramente que estamos trazendo uma ferramenta prática e de interesse para nossos usuários“.

O Zona Universitária teve início em oito cidades e hoje já está em 85. Mostra um crescimento acelerado, como vimos, aproximadamente 20.000 usuários em mais de 15 universidades. Em setembro, houve mais de 20.000 visitas, com 61,09% de visitas novas. Comércio eletrônico, publicidade on-line e redes sociais, assim como a qualidade da barda larga e o preço de computadores vem melhorando a cada dia. Sim, ainda temos muito a crescer, mas é muito bom saber que já estamos crescendo.

Cadastro Zona Universitária - Simples e rápido

Para finalizar, só mais alguns números. Até 2012 teremos o dobro de computadores, chegando a dois bilhões. A cada dia 500 mil pessoas entram pela primeira vez na internet e são publicados 200 milhões de tweets. A cada minuto 48 horas de vídeo são postados no YouTube e a cada segundo um novo blog é criado. Em 1982 havia 315 sites. Hoje existem 174 milhões! Será que não vale a pena investir na internet brasileira, com inovações, assim como fez o Zona Universitária?

Tags: Internet

Você também vai gostar

Leia também!