Browse By

Por que não comprar celulares xing-ling?

Aqui no Guia do PC, além de outras coisas, costumamos dar certa atenção às últimas novidades no que diz respeito aos smartphones. Falamos sobre os celulares top de linha da Apple, Samsung, Google, HTC, dentre outros. E se você nos acompanha assiduamente, sabe muito bem que tais aparelhos ultrapassam facilmente a barreira dos R$ 1.500,00. No caso do iPhone, ultrapassa facilmente a barreira do absurdo. Devido ao preço não muito convidativo, muitos usuários que desejam ter um celular com mais funções, acabam caindo no erro de comprar um modelo genérico, falsificado, os tão famosos “xing-ling“, que fazem tanto sucesso no mercado brasileiro.

Especialmente no mês passado, onde as vendas de eletrônicos estavam aquecidas devido as festas de fim de ano, um aparelho deste naipe acaba sendo bem tentador. Preço super acessível, vem com uma gama de recursos, como sintonizador de TV, rádio FM, câmera, tela de toque e o principal: 2, 3 ou até 4 chips simultâneos! As festas de fim de ano passaram, mas agora as lojas estão fazendo promoções para esgotarem o estoque e novamente as ofertas de tais aparelhos vêm à tona. Se você está pensando em comprar um, seja para si mesmo ou para algum parente, saiba agora por que você está cometendo um grande erro! Mas primeiro, vamos esclarecer o que é um celular xing-ling.

O que é um celular xing-ling?

A expressão “xing-ling”, obviamente, faz lembrar um nome chinês. E não é para menos. Os chineses são especialistas em copiar produtos de marcas famosas. Então, você já deve ter sacado que a grande maioria desses celulares de baixo custo são oriundos da China, ou de qualquer outro país asiático. Além de cruzarem o planeta para chegar até os entusiasmados consumidores brasileiros, os celulares desta categoria também têm por característica imitarem descaradamente o design de produtos mais conceituados. Veja só a imagem deste celular chinês de nome HiPhone 3G:

HiPhone 3G

HiPhone 3G... Nome e design super originais, não é mesmo?

Ele te lembra alguma coisa? Portanto, celulares xing-ling geralmente são fabricados na China, por marcas absolutamente desconhecidas, e são imitações baratas dos produtos top de linha. Além disso, é importante notar que todos eles agregam uma gama de recursos e funções, que não estão ali estrategicamente, mas simplesmente foram amontoados para chamar a atenção do comprador em potencial. Podemos dizer que estes aparelhos seguem a filosofia do pato: faz de tudo um pouco, mas nada de maneira satisfatória. Pois bem, agora que você já sabe o que é um xing-ling, vamos explicar por que é um tremendo erro adquirir um desses.

Por que é um erro comprar um celular xing-ling?

Primeiro de tudo, aceite uma regra básica: “Tudo que é caro, é bom. Mas nem tudo que é barato, também é”. Se uma coisa é cara, ela tem um motivo para ostentar esse preço. Ou você acha que a empresa que fabrica o HiPhone é boazinha e colocou um preço baixo num produto de excelente qualidade só para agradar os consumidores? Se você quer qualidade, terá de pagar por ela! O grande atrativo dos aparelhos xing-ling é o seu preço, mas vamos entender por que eles são tão baratos.

Qualidade do material

A começar pelos materiais usados na sua fabricação. Logicamente, para tornar o custo final baixo, os fabricantes utilizam materias de baixa qualidade, como carcaças frágeis que se quebram com facilidade (quem nunca deu uma queda em um celular e ele se espatifou todo?), telas resistivas, que não são tão sensíveis ao toque, botões que se desgatam com mais facilidade, bem como componentes internos de segunda mão, ou seja, o que sobrou da produção dos smartphones top de linha.

Celulares piratas

Os componentes destes celulares são quase (?) lixo tecnológico

Com componentes de segunda mão, a possibilidade de ele apresentar algum defeito é bem maior. Então, é demasiadamente comum termos amigos que compraram celulares xing-ling que um belo dia simplesmente não quiseram mais trabalhar e pararam de funcionar. Mas mesmo quando estão funcionando, eles não conseguem executar as suas tarefas satisfatoriamente. Já tentou tirar uma foto com eles? A empresa diz que tem 12 megapixels, mas a qualidade da imagem é de VGA. E o sintonizador de TV? Imagem péssima, cheia de ruído e chiado. O acesso a internet, quando muito, se dá de forma bem sofrida. Enfim, é uma experiência de uso bem desgastante e desagradável.

Experiência do usuário

Assim, chegamos noutro ponto: a experiência do usuário, ou seja, nossa! Quem começou com esse papo foi a Apple, desde os seus primeiros computadores. Para Steve Jobs, a experiência do usuário deveria ser pensada desde o momento que ele tirava o produto da caixa! Então, você pensa que as fabricantes chinesas pensam nisso? Não. Na maioria das vezes, os sistemas operacionais usados nestes aparelhos de baixo custo, são uma autêntica carniça, lixo tecnológico! Extremamente lentos, pouco responsivos, funções confusas, e muitas vezes até a tradução é falha. Portanto, os celulares xing-ling falham tanto no hardware, quanto no software.

Garantia

Além do hardware e do software serem de baixa qualidade, ainda nos deparamos com a questão da garantia. Visto que esses celulares são produzidos na China sem o menor critério, geralmente eles são vendidos aqui pelo mercado informal: camelôs, lojas não-autorizadas, etc. Ou seja, é fruto de contrabando, portanto, crime previsto em lei. De fato, estes aparelhos sequer chegam a ser homologados pela ANATEL, e certamente não passariam pelos testes de segurança. Assim, na hora que ele der algum problema, o que não é muito difícil, você não terá a quem recorrer. Algumas lojas dão uma garantia mínima, mas no final, resta apenas recorrer àquele cara da esquina que “conserta” celulares.

Preocupação com a saúde do consumidor

Radiação dos celulares

Quanto de radiação seu celular emite?

A nossa saúde está em jogo, também. Ou você acha que os testes realizados pela ANATEL são mera burocracia para atrasar um grande lançamento? Antes de serem homologados, os aparelhos passam por uma bateria de testes, afim de ver se estão respeitando uma série de padrões, tanto técnicos quanto de segurança. Um deles é a emissão de radiação, que deve estar em um nível aceitável e que não ofereça riscos à nossa saúde. Inclusive, basta uma busca rápida no Google para ver notícias de gente que morreu enquanto falava no celular ligado na tomada. Alguns morreram eletrocudados, noutros casos o aparelho simplesmente explodiu. Portanto, este é um fator importante que os celulares xing-ling não atendem.

Eu sei, os smartphones top de linha são deveras caros, devido aos altos impostos. Mas pelo menos têm qualidade, garantia e oferecem uma experiência de usuário plena. Se você precisa ou mesmo deseja ter um celular com múltiplas funções, como MP3 player, câmera digital, gravador de voz, e que rode uma série de aplicativos, espere um pouco, economize e compre um produto decente. Você terá uma experiência muito melhor, e evitará maiores dores de cabeça.

  • Fábio Moser

    Excelente texto Felipe. As pessoas precisam ser educadas e conscientizadas a esse respeito.

    Sem contar, que ao comprarmos celulares desse tipo, prejudicamos também a nossa industria e a nossa economia, nossa produção local, e as fabricantes sérias que investem em nosso país!

    • Felipe Alencar

      Obrigado Fábio! Fico feliz que tenha gostado.

      Concordo com tudo que você disse em seu comentário. Eu prefiro mil vezes esperar um pouco mais, juntar grana e comprar um celular decente, do que comprar qualquer tranqueira por aí.

      Abraços!

      • Matemático

        Felipe quando a gente faz o que gosta (no seu caso artigos sobre PCs) sempre fazemos algo bem feito ou se alinhamos para isso. E no meu caso eu espero promoções na internet e compro online pela metade do preço na maioria das vezes, ou seja, nunca utilizo nada falsificado, mas sempre procuro economizar.

  • Alex

    Olá Felipe!

    Você fez direito, então me corrija se estiver errado…
    Você diz ser “contrabando”, mas o contrabando não é relacionado à pirataria ou produtos proibidos de entrar no país?
    O correto no caso dos celulares citados não seria o “descaminho”, ou seja, evitar os impostos?
    Você também citou sobre pessoas que morreram eletrocutadas ou que o celular explodiu… Mas, também já vi várias notícias sobre celulares de grandes marcas explodindo (como Apple e Samsung)…
    Entendo seu ponto e concordo plenamente sobre a maior parte dele. Mas convenhamos, também já vi celular Xing-Ling dando banho em muitos modelos de empresas grandes.
    Acho injusto colocar a China como um fabricante de tecnolixo (não que não seja verdade), mas a grande maioria das grandes empresas fabrica seus aparelhos lá… Basta olhar dentro do computador (ou mesmo na caixa do seu iPhone) e ver se não tá lá: “Made in China”…

    Bom, como disse anteriormente, entendo seu ponto. Mas achei a matéria um pouco vaga (poderia ter feito algumas comparações, ficaria mais claro para o pessoal).

    Um abraço e parabéns pelo trabalho de vocês!

    • Felipe Alencar

      Oi Alex, tudo bem com você? 😀
      Camarada, eu abandonei a faculdade de Direito e realmente faz muito tempo que eu não pego num livro de nenhum doutrinador, por exemplo. Portanto, não sou o mais qualificado para lhe responder essa pergunta do ponto de vista jurídico. Mas vamos pensar um pouquinho…
      Os celulares xing-ling não passam pela homologação da Anatel, logo, não podem ser comercializados aqui (proibido de entrar no país). Eles também são cópias descaradas de grandes marcas, como o iPhone, que eu usei como exemplo para este post (pirataria). Além do mais, a compra e venda desses aparelhos não incluem impostos, então acredito que seja realmente contrabando.
      Quanto ao ponto das explosões. Sim, também já vi notícias de celulares da Apple e Samsung explodirem. Mas no caso deles, além de ser bem mais raro, o cliente tem total garantia de troca. O mesmo não acontece com os xing-lings. Muitos destes celulares simplesmente param depois de 2 anos. Os que duram mais foi pura sorte.
      E sim, a China não produz apenas tecnolixo. Iphone, iPad, Galaxy Tab, Nexus, etc vêm todos de lá. Mas os celulares cing-ling também vêm dos paises asiáticos. A diferença é a qualidade menor.
      Se tudo der certo, próxima semana publicaremos um artigo sobre os smartphones. Por quê e como comprar um.
      Alex, muito obrigado pelo seu comentário e suas opiniões. Estamos sempre abertos para críticas e sugestões. Valeu! ^.^

    • Maurício

      Xing Ling é sim contrabando, já que celulares só podem ser vendidos no pais se forem homologados pela Anatel coisa que não ocorrem com eles, não passam por tributação, o que os deixa bem baratos, se não possuem tributos são contrabandiados. Não possuem nenhuma empresa ou marca oficial que forneça garantia destes produtos.

      Parem para imaginar um bom celular custa em media R$:1000 (falo de um Galaxy S I) por exemplo, um xing ling custa R$:150 e garante ter todas as funções da versão oficial vc acha que um aparelho destes vai prestar? Para se usar apps que aceitam O Google Maps é necessário ter autorização da Google dentre outros apps que tem suas marcas próprias, um aparelho mediocre desses vai ter tais aceitações? Ja mais.

  • http://www.flaviosapatos.com.br Flavio Sapatos

    A Flávio Sapatos apoia e trabalha somente com produtos de qualidades , o maior problema que enfrentamos são nossas cargas tributárias aqui do Brasil !

  • Eden

    Eu tenho um e me arrependi. Dava pra comprar um Iphone lá nos EUA com o que eu gastei aqui. Meu tio sempre vai lá..

  • MalarKeY

    Curti o texto, ficou bem vago e generalizado como já disseram, mas ficou ao mesmo tempo esclarecedor e muito bem informativo!

    Parabéns!

  • Celino Alcantara

    Lamento que os brasileiros sejam um dos grandes responsáveis por manter o lado tecnolixo da China.

    Quando pensamos só no preço, podemos estar colocando nossa saúde em risco, pois eu realmente não confio que esse tecnolixo tenha níveis aceitáveis de radiação, e podemos estar tirando o emprego até mesmo de um parente nosso que poderia trabalhar em uma fabrica aqui no Brasil, mesmo que seja só como montador de componentes, mas é um emprego, e melhor do que ser gerado lá fora.

  • http://www.guiadopc.com.br/ Helito Bijora

    Parece até que foi proposital, mas hoje recebi três e-mails de empresas oferecendo peças da China. O legal é que eles traduzem o texto no Google e mandam.

    Pelo jeito eles também usam um tradutor automático para ler o Guia e resolveram sacanear. 😛

  • Guilherme

    Eu concordo em partes, realmente a maioria dos Xing-Lings são um lixo, porém eu comprei o meu a +-2 meses direto da china Modelo H7300 e é uma maravilha de celular, tenho o Galaxy Y também que está +-no mesmo preço, mas prefiro muito mais o H7300, ele é muito rápido a câmera é boa, a tela é capacitiva com ótima resposta. A unica coisa que deixa um pouco a desejar é o material da parte traseira que é fraco.
    A questão é que dos Xing Ling de 1 bom tem 200 péssimos

  • Moreira

    Relato do que aconteceu comigo há quase um mês: um amigo comprou um “HiPhone” (cópia do IPhone), com direito a símbolo e tudo por R$ 200,00. Só trocou a bateria por uma original Nokia (no caso, a BL-4S) e o “xing-ling” funciona muito bem. Só a câmera que não é boa, mas o resto, perfeito. Fui nessa onda e comprei um igualzinho ao dele, porém… A câmera não funcionava, desligava sozinho, o touch era bizarro, os aplicativos (Google Maps, MSN…) não funcionavam… Até a bateria veio diferente (BL-4C)! Devolvi e acabei comprando um Nokia x2-01, com garantia e tudo funcionando… Resumindo: se pretende adquirir um “xing-ling”, teste-o primeiro e certifique-se de que foi exatamente ele que colocaram na caixa. Falam dos produtos da China como se fossem novidade, mas há muito que eles vêm parar por aqui, via Paraguai, só que agora são mais vendidos pela internet.

    • Maurício

      Xing Ling não presta em impotese alguma é esperdício de dinheiro, e vc ainda corre risco de saudê, pois de maneira alguma eles passam pela certificação da SAR

  • http://www.wimano6.wordpress.com Luiz Carlos

    Tem até Iphone pirata com peça original. Procurem por essa matéria no olhar digital.

  • Vitor Adriel

    Fazia tempo que eu esperava uma materia dessas, trabalho em uma loja de celulares, e canso de alertar os conhecidos e clientes para as desvantagens e perigos de se ter um aparelho desses, entretanto o brasileiro tem a terrivel mania de querer sempre ter vantagem, e preferem comprar 3-4 aparelhos desses num ano do que gastar o mesmo em unico aparelho “de marca”, que te atenderá muito melhor e com mais segurança.
    Vejo tambem muitos que compram aparelhos desses pra 3-4 chips e usam apenas 1, então qual a razão de comprar?
    E não se enganem quem comprou um desses aparelhos e está funcionando, como tudo neles, isso tambem é temporario.

  • Eduardo Coelho

    Excelente artigo! Um fato que não foi comentado no artigo, mas que já ouvi falar também é a falta de um IMEI válido, o que torna esses celulares irreconheciveis pelas redes de celulares do nada, fora o congestionamento que essa falta de IMEI válido trás para as antenas de celulares, atrapalhando a rede como um todo…

  • Maurício

    Por essas razões e outras que eu ja mais comprei MP7 MP40 e etc, são cheios de funções e nenhuma funciona corretamente, são aparelhos pebas e pirateados que nãos eguem nenhuma norma. E tem muita gente que acha que esta fazendo um ótimo negocio adquirindo estas bombas.

  • KNIGHT

    Eu estou começando a gostar das matérias de domingo…kkk

    Eu tenho uma tese pra esse comercio paralelo aiew:.

    Os fabrikantes mais os piratas estão tudo acumunado…

    Quando um produto é lançado, eles os donos do produto, ja tem todo o esquema, a fabrikação de produtos AAA e produtos CCC.

    O resto é estorinha que sai na midia off.

  • Opteron

    Ótimo artigo!

  • Rafael

    Alguns deles tem android. Imagino como o android deve travar em xing-ling.

    (Antes que começem a atirar pedras sem interpretar direito, não estou ofendendo o android, que aliás tenho um galaxy ace e amo.)

  • Guilherme Rodrigues

    Aparalhos ‘Xing-ling ‘ são de péssima qualidade, sei por experiência própria. Apresentam diversas funções NADA ORIGINAIS, hardware de péssima qualidade, vem de forma ilegal, muitas vezes a mão de obra empregada na sua produção nem tem direitos garantido pela lei de seu país (trabalho infantil), entre outras irregularidades, e eles ainda querem cobrar por isso?! Pelo amor de Deus, mesmo que eles custem 1/4 dos modelos das marcas autorizadas eles ainda estão saindo MUITO CAROS, porque o custo de podução deles é baixíssimo, quase nada e ainda ganham uma fortuna!
    Já as marcas autorizadas possuem custo de produção baixo, mas agregam valor a produto com sua garantia e claro um valor altíssimo de direitos autorais, e etc…

    Dumping é uma estratégia SUJA de mercado que colocou a China entre os países mais ricos e desiguais do mundo! NÃO APOIEM ISSO!

  • Pedro c.c.

    Parabéns pelo texto.

  • http://www.youtube.com/user/elianzinho Elian

    Belo post! 😀

  • ROBERT

    Hoje eu via um que era “réplica” do Galaxy S II – R$ 350

  • ROBERT

    é uma matéria polêmica, prq muitos torcem o nariz quando se fala nesse assunto alegando os altos valores dos originais

  • Cristiano

    Quanta besteira junta!
    1 – quem fala mal de xing ling nunca teve um.
    2 – quem tem um iphone original é trouxa, porque gastou quase 2.000,00 num aparelho que em tese tem como função principal efetuar chamadas… Com este dinheiro seria muito mais útil comprar um notebook ou mesmo um netbook, que é pequeno, levíssimo, e faz mil coisas a mais que um smartphone, com muito mais conforto, tanto de interação quanto visual, roda até filmes 720p…
    3 – só pseudo-intelectual vem com este papo de criar desemprego, contrabando, etc, sendo que TODOS os componentes eletrônicos de QUALQUER produto no mundo são proveniente da china, inclusive não há nenhum produto eletrônico no mundo com menos de 90% de peças chinesas.
    4 – o famoso iphone é todo feito na China, e com base no trabalho escravo, conforme denúncias na OMC, órgão da ONU. Ou seja, os trouxas pagam uma fortuna por um produto cujo valor sustenta pelo menos 8 meses do trabalho de um destes funcionários…
    5 – só trouxa tem iphone pra pagar de bonzão pras pitiguetes, e depois fica meses endividado pagando o aparelho, sendo que mesmo entre os aparelhos de “marca” tem smartphone bom e muito mais barato.
    6 – como eu disse, só tonto se contenta em querer fazer tarefas em um smartphone, sendo que pra isso existe netbook, mais barato e eficiente.
    7 – eu comprei um xing ling mesmo, depois que o meu LG (que na época que comprei foi até meio caro) pifou. Estou satisfeitíssimo. Paguei 130,00 (!!!) num clone idêntico do iphone. Tem tv, mms, java, opera mobile, google maps, câmera atrás e na frente, faz video, mais mil e outras funções que, como já disse, nem me interessa. Pois bem, ele funciona muito bem, estou com ele há mais de ano, não deu problema, e ainda pago de gostoso com o povo olhando pro bichão…

  • Erivaldo

    comprei um h7300 a 4 meses e estou muito feliz com ele, faz tudo que os de marca faz, com metado do valor.

  • Uranus da Sillva Rodrygues

    Pois é,enquanto persistir a ganancia-eu disse GANÂNCIA,do governo brasileiro cobrando impostos escorchantes da população,e enquanto empresários,agregam os impostos de tal forma que quando chega ao consumidor final,o preço está virado numa coisa criminosa,todo e qualquer produto vindo até de Marte,será sempre mais barato.Não importa a qualidade,até mesmo porque a qualidade dos produtos ditos originais,não são tão marvilhosas como os fabricantes apregoam,além disso,apesar do código de defesa do consumidor,é um parto na hora de precisar-se trocar um aparelho defeituoso.Custo beneficio?,para o povão que anseia por fazer parte das conquistas tecnológicas,e quase sempre nãotem acesso pelo preço proibitivo,custobeneficio é o que menos interessa.Preferimos comprar 10 aparelhos chingling,do que as maravilhas originais aos quais muito poucos temos acessomesmo comprando 10 chingling,sai mais barato que os ditos originaisAo povo,aquele povo que bate narmita todos os dias para ir a luta pela sobrevivencia,que é a maioria,este povo não interessa aos fabricantes e governo.Se fosse assim,os fabricantes fariam aparelhos com todos os recursos dos chingling,e com preços competitivos e acessíveis.O que falta neste país é respeito pelas classes menos favorecidas.Além disso é sabido que a grande maioria de empresários e fabricantes são também nesadores,deputados federais,que legislam em causa própria,então prá favorer o povão?O dia que o tataraneto do sargento garcia,prender o tataraneto do zorro,pode ser então que esta raça de ganaciosos já não existam mais.Ai então nenhum produto pirata de parte alguma,terá vez em nosso páis,nem os de Marte!

  • Uranus da Sillva Rodrygues

    Faltou dizer que,se voçe baixa a lenha nosprodutos chineses ,só pode ser porque:
    1-voçe é um burguês alienado,que tá pouco se lixando prá nós arigós.
    2-voçe tá recebendo algum por baixo dos panos,pra defender os fabricantes
    3-Voçe é um mané que é usado e manipulado pelo sistema,e nem se dá conta disso,seu trouxa!
    4-Ou se fosse está fazendo tudo isto de gratis,sem nada receber,é por que além de mané e trouxa,voçe é um jegue!

  • Paulo

    Comprei um h7300 da china, paguei 370,00 reais com impostos ja na alfandega pelos correios (portanto nao é contrabando)e só tenho uma coisa a dizer a quem compra um original por 2000 reais: morram de inveja. kkkkkkkk

    • http://sempreamais.wordpress.com/ Maurício

      Quem tiver inveja de um celular falso só pode ser doente ^^

  • Paulo

    Faltou dizer que o H7300 é maravilhoso e tao bom qto o I-phone (ja tive um).

  • yuri

    voces são tudos riquinhos que tem muito dinheiro pra ocmprar mas se voces soubesem quanto voces pagam de impostos so iam me dar razão

  • Fabiano

    Felipe alencar, sugiro que vc (sem compromisso) vá a santa ifigênia e pegue um h7300 não mão para testá-lo. Não adianta eu falar aqui pra vc, só pegando ele nas mãos pra vc mudar tudo que escreveu lá em cima. Repisando mais uma vez. Pegue um h7300 na mão e um galaxy y e sinta a diferença. Conconrdo que a maioria ainda dos xing-lings são uma porcaria, mas o chineses começaram a acordar e estão agregando mais tecnologias em alguns modelos, se vc souber escolher e estiver antenado vai comprar um celular por 1/3 do preço com razoavel qualidade.

  • Lídia

    Caro Autor dessa matéria ,

    Eu concordo que esses celulares falsos não valem a pena .. Eu pensei muito sobre o preço do Galaxy Note , Realmente , a minha pressão sobe de tão salgado que eh esse preço .. Mas prefiro pagar 1,000 e quantos Zeros forem precisos pra sentir o gostinho de um aparelho bom de verdade ! Poxa , os fabricantes demoram tantos anos pra lançar .. Eles planejam tudo com tanto empenho .. Cuidado .. E esses descarados só sabem copiar ! Isso pra mim não passa de INVEJA .. Inveja do SUCESSO , do DINHEIRO , e da CONFIANÇA que As Empresas Originais dão tanto duro pra Conquistar .. Concordo que nem todos podem pagar tais preços absurdos , mas já que não podem pagar algo tão caro .. Junte dinheiro e compre algo de qualidade .. Queridos .. Assim vale mais a pena do que comprar uma coisa barata mas que em questão de meses estraga e perde a graça .. só porque eh barato ? .. Pra tudo tem um jeito amores ! Sempre tive a consciência de pesquisar bastante antes de comprar , E NUNCA me arrependi de comprar aparelhos originais .. Já desisti de um Xing Ling Por um de 2a Mão ORIGINAL, com peças novas .. e mesmo sendo assim Valeu muito a pena .. E saiu por 339 reais (ele novo custa 860) enquanto o Xing Ling era 280 novo .. 3 chips , etc e tal .. Fazia de tudo .. Mas testei na hora ! E Adivinha ! TUDO RUIM ! .. Câmera ruim , câmera de vídeo ruim , touchscreen horrível .. não adiantava tocar .. Tinha que cutucar .. (Pior que aqueles teclados de borracha de celular do começo do século !) , O volume era alto .. Mas no último volume dava dor de cabeça de tanto chiado que fazia .. (Parecia uma caixinha de abelhas ambulante) , uma tv chiada com uma antena mega ultra fina e comprida .. Tão ruim que eu QUEBREI A ANTENA NO PRIMEIRO CONTATO FÍSICO ! RUIM RUIM RUIM ! Pode ser que Eu seja a desastrada .. Mas isso não justifica todo o resto .. Enfim .. Nunca comprei celular Falsificado .. E nem pretendo comprar .. A não ser que o próprio celular Me Peça AJUDA !

    Só lembrem , que Deus não nega a Luz do Sol à ninguém .. Mais cedo ou Mais tarde , o Seu Momento vai chegar .. Queridos .. Beijinhos .. Me adicionem no Face : lidia_martinss@hotmail.com
    GOOD LUCK !

  • Nirinho

    *Concordo com a materia. E com as criticas. Ching ling e uma palavra preconceituosa e gera uma certa polemica por algumas razoes. Muitos produtos sao feitos na China. O que realmete precisa ser levado em consideracao e a materia prima e nao de ser fabricado na China. O produto corresponde ao seu preco. E todos eles tem um custo para o fabricante. Portanto nao precisamos debater muito essa questao. Quem paga o quer sabe o que compra. Isso e fato.

  • http://google cesar

    ola gostei da materia nota mil mesmo e tenho um bak do paraguai e estou com medo que expluda ou algo assim como vc falou ele faz tudo que um smartfone faz gps tudo app todos mesmo completo e funciona tudo mas estou receoso devo jogar no lixo ele e comprar um nacional gosto do xperia mas ta fraco a grana devo me livrar do aparelho to com medo mesmo elefazendo tudo que um top faz abraços grande materia porque vender eu nao vou se nao quero algo perigoso para eu nao vou querer passar a bomba para outro e sim destruir vlw abraços..

  • Christiani

    Valeu,Felipe!Agora estou devidamente informada sobre esses celulares “xinguelingue”! Obrigada!

  • http://www.intermario.blogspot.com Romário Araujo

    Olá, trabalho com tecnologia, o Brasil cobra impostos altos até de produtos fabricados aqui, esses dias passou na tv um carro fabricado no Brasil, exemplo aqui vendedido por R$50.000 e lá fora no exterior por R$30.000 ai o especialista falou que eles cobram aqui esse valor alto porque o pessoal esta pagando, ou seja Brasileiro tudo burro, Ipad la fora R$900 reais chega no Brasil fica por quase R$2.000 compensa mais pedir para um amigo trazer de lá! E os celulares ching ling não são ruins, a maioria são bons, hoje tem modelos com Android, Wi-Fi, 3G, Gps, Garantia de 3 a 6 meses, etc…

  • http://www.claudiocirino.com.br Claudio Cirino.

    Perdão, sua análise sobre os hardwares e softwares são questionáveis levando em consideração suas qualificações e comentários sobre uma análise superficial dos produtos analisados. Alguns modelos xing-ling’s como o Meizu MX e outros possui especificações similares ao Galaxy S2 e não possuiu “Grife”. Sobre o Software: Os fabricantes de celulares chineses ( que também fabricam o Iphone ). em sua grande maioria adotaram o Android ( mesma plataforma usada pela maioria dos smartphones famosos ) como sistema operacional o que naturalmente herda uma boa quantidade de aplicativos sendo muitos de grandes empresas de softwares. Muitos Smartphones “genéricos” como: HD7 ( Shanzai HTC ) e H5500 possuem recursos de hardware satisfatórios para grande maioria dos usuário. sugiro que você pesquise um pouco mais e aprenda a ser menos parcial. Grato

    • http://sinapseslivres.com.br Guilherme Macedo

      O que vc está falando são celulares “sem grife”. Asus, por exemplo, era uma empresa dessas.
      O texto não fala sobre isso, e sim dos “xing-lings”, apelido dos celulares de baixo custo e qualidade questionável.

      O problema dos xing-lings é o que está no texto. O processo de manufatura não tem controle de qualidade de nível internacional e usa componentes de baixo custo, que na maioria das vezes usam compostos proibidos nos países ocidentais por causar sérios danos ambientais e risco à saúde. Nível de radiação, então, nem é padronizado.

      Esses celulares inclusive não passam por testes de órgãos estatais. Aqui, esses celulares não passam pelo Inmetro, IBAMA e Anatel.

  • Jmmoraez

    Prezado Felipe,

    Por favor volte para área jurídica é o melhor que você faz, concordo com o Sr. Claudio Cirino acima.
    A maioria dos brasileiros compram qualquer coisa sem pesquisar isso é fato, quando postar outro artigo por aqui faça uma pesquisa detalhada, afinal a maioria vai em busca de informações e você não está ajudando. A maioria do povo brasileiro um aviso, parem de ser patetas e pesquisem antes de comprar, façam comparações.

  • Edlaine

    Poque resolvi compar um xing ling? Optei por um chinês depois de ser assaltada e levarem meu celular top de linha. A verdade é que não dá para você comprar celulares top e utilizar transporte público no brasil, não há segurança. Depois desse trauma resolvi que só compararia um novo celular top quando comprar meu carro, pois acho que apesar de não ter 100% de garantia de segurança, pelo menos não vou ter um bom aparelho roubado enquanto espero o transporte. Mas claro que isso é provisório.

  • gabrie

    oi tem algumas copias q são grosseiras ridiculas nads ver com o iphone original mas tem outras q são identicas iguaisinhos , copia identica do iphone ….então se for comprar pela internet tem q pesquisa e ver se oq aparesse na foto e o produto mesmo pq oq tem de gente no mercado livre e outros com fotos de ihpone so pra enganar quem vai comprar …tem q tomar cuidado pra não cair num golpe…

  • Wagner

    Em primeiro lugar gostaria de dizer que todo o tipo de generalização é burra. É fato que existem muitos aparelhos “xing-ling” de péssima qualidade, contudo, existem outros tantos de qualidade excelente que chegam ao ponto de incomodar as empresas tratadas como “originais”.
    Sobre a questão de ser contrabando, junte-se a isso todo episódio onde amigos e parentes fazem esta “importação” para compradores, onde normalmente os trazem abertos para que não sejam tratados como tal e não sofram tributação. Ou seja, não deixa de ser contrabando, uma vez que não foi tributado. E nestes casos, também, não adianta tentar recorrer à garantias de assistências técnicas, que não assegurarão a assistência.
    Bom, após este breve comentário, voltemos ao fato: Por que as pessoas compram estes aparelhos provenientes da china? A resposta, como todos já sabem, está na grande diferença de preço entre eles e os tais “originais”, que também são da China. Então, o que deveria ser defendido é, não a crítica à qualidade dos produtos ou quem os compra, mas a diminuição da carga tributária incidente sobre estes equipamentos eletrônicos legalmente vendidos no Brasil.
    Quem não gostaria de ter um produto de uma grande marca? Todos querem, mas infelizmente não é possível com os impostos abusivos praticados.
    Pensem nisso, e deixem de acusações ou preconceitos inúteis!!!

  • Thiago

    Sou a favor e consumidor de Celulares/Smartphones de marcas menos conhecidas oriundas dos países asiáticos e digo que os fabricantes estão cada vez mais audaciosos. Os novos lançamentos estão com hardware superiores aos de marcas ditas famosas. Comprei um Smartphone chinês que segundo testes de Benchmark torna-se melhor que um Smartphone original de marca famosa. Quem quer pagar de Play boy compra um aparelho de 2.000,00 em 24 vezes e no fim os pais que tem que acabar de pagar.

  • Mariana B.

    Hoje em dia prefiro pegar um celular mais barato de marca conhecida (Nokia, Samsung, etc) do que um xing-ling.
    O problema dos xing-ling são vários: o touch screen é horrível, só falta bater o martelo na tela pra responder ao toque, alguns deles o sistema operacional é terrível e a versão dele pra pt-br tbm, tem erros grotescos de tradução, instalar aplicativos esqueça, se achar jogos a maioria só tem em chinês e os gráficos são ridículos.
    E sem contar que não tem garantia.
    Só vale a pena comprar um xing-ling se for usar pra fazer ligações e enviar mensagens, e claro ter algumas funções a mais. Sem contar o preço que é mais em conta.
    Claro que o preço dos originais metem a faca, mas o problema é que nesses xing-ling sempre tem uma surpresinha, algo que não funciona direito.
    Mas tem um lado bom: com o aumento desses celulares da China, parece que os fabricantes das gigantes acordaram e estão oferecendo bons celulares a preços mais acessíveis. Vide Galaxy 5 da Samsung.
    Enquanto ao contrabando, nem ligo, afinal pra quê dar mais dinheiro ao governo se eles tão pouco se lixando pra gente?

  • Luiz

    Nem todo chinês é xing ling, o novo smartphone que está pra chegar no Brasil, o Xiaomi Mi2 vem recebendo elogios, é superior a muitos smartphones que custam o dobro do preço.

  • Juarez Lacerda

    Apenas para esclarecimento quanto aos “XING LING”… Sabe onde fica a maior empresa da APPLE? emprega 100 mil pessoas… NA CHINA !!! Observe a manchete… procure na internet… bem interessante.

    Auditoria confirma “sérias violações trabalhistas” em fábrica da Apple na China
    Relatório da Fair Labor Association aponta abusos nas condições de trabalho dos empregados, como horas extras não remuneradas e falhas de segurança.

    O unico motivo de diferença de preços, é pq a mão de obra chinesa é explorada, inclusive pela famosa APPLE… sejamos mais conscientes e menos preconceituosos… Há sim produto chines tão bom quanto aos demais no mercado. A diferença q na china o imposto é de 6% no total.. aqui no Brasilis… bom a quem diga que é 7% no minimo. Saudações e busquem informações.

  • clementino

    Galera comprei um galaxy s3 (fadão) e logo depois deixei ele cair e quebro a tela, o concerto ficava em 700,mesmo valor do xing ling 9300+ que e igualzinho o s3 só a tela que é um pouco maior ia comprei um, e consertei o s3. Há pouca diferença entre os dois aparelhos na verdade esses ditos originais lavam a gente no papo por tem muita
    Pessoa que quer acha o maximo exibir seu aparelho luxuoso babacas (eu tenho um s3 kkk)

  • david lincon

    amigo, desculpe mas discordo, pois o que deveria mudar são as taxas de impostos, pois aqui no brasil pagamos 2 mil em um iphone, quando um americano paga no maximo por 500,00 reais, veja exemplo dos carros, camaro aqui custa 200 mil quando nos estados unidos custa 40 mil reais… país de ladrão e corruptos, onde a mídia e a população é favor de bandido e contra a polícia, só poderia dar nisso mesmo, pois pagamos impostos em cima de impostos, pessoas mais humildes lógico que comprarão os falsos, a quallidade é menor? claro que é, mas mesmo assim vale a pena, pois o mísero dinheiro que se paga vale o uso, é só ter cuidado para não derrubar, mas se derrubar um original tbm vai estragar, sou a favor de comprar da china, pois assim obrigamos as empresas brasileiras a mudar e o governo cobrar menos impostos, hj em dia podemos comprar um celular galaxy por 300 reais, antigamente comprei um v3 por 1500, que absurdo, com a chegada e consumo dos piratas, as empresas foram obrigadas a baixarem os preços!! co pro da china, não me arrependo, pago barato, vale o uso, e assim boicoto esse país de merda que só rouba e cobra impostos, o brasil era pra ser o país mais rico do mundo se usasse a cabeça, não acordaram ainda, pois se cobrar menos, mais vende, assim, no final fatura mais… exemplo da china que a us 10, 15 anos atras era mais pobre que o brasil, e hj ja deve ta passando os estados unidos!!! vejam as prestações de contas dos deputados!! onde ja se viu um vereador gastar 187.000,00 reais? 80 mil com xerox!!!!! e depois vem falar de contrabando? por que contrabando? só porque entrou no país e fez pessoas felizes e satisfeitas por pagar pouco, e este pouco seria o justo!!!! livre de impostos, isto não é contrabando, safadeza é estes safados podres que acabam com nosso país desviando todo a dinheiro… um caixa de uma prefeitura como são paulo ultrapassa em muito o homem mais rico do mundo!! agora pensa comigo: 98% de toda riqueza mundial está nas mãos de apenas 2% da população!! muita desigualdade!! agora pensa na riqueza do brasil! deve ser 99% nas mãos dos políticos, o povo tem que se fuder mesmo, pois continuam a eleger o serra, o pt!!! os mesmos corruptos e safados de sempre!!! tenho vergonha de ser brasileiro! me desculpe mas é minha opinião e revolta contra esta cúpula podre deste país que engloba tudo que vc disse, pois antes do contrabando vem os impostos absurdos e injustos!!! contrabando será que é errado? pois o crime e roubo do governo ta legalizado!!! abraço a todos!

  • hctorres

    Eu tenho um desses hiphone 4 xing ling, já vai fazer dois anos e até agora não deu problema, a única coisa que fiz foi trocar a bateria por uma original da Nokia, acho que depende muito do fabricante, pois tem vários produzindo os aparelhos. Também tenho um xing ling com android modelo H2000 que comprei há 1 ano e meio que é ótimo, esse aparelho já caiu no chão várias vezes e mesmo assim nunca deu problema.

  • hctorres

    Errado para mim é esses impostos abusivos que o governo cobra da gente, aparelhos de celular devem ter impostos de uns 60% imbutido no preço, quer um exemplo: dá só uma olhada no que acontece com o preço do carro aqui no Brasil, olha só que belezura o governo faz com a gente
    http://www.youtube.com/watch?v=ifp3L0xYmF4
    quem não confiar no link é só buscar no youtube “canal do ótario + gol” http://www.youtube.com/watch?v=ifp3L0xYmF4

  • Ramon

    Comprei o “gramuroso” Hiphone 5 e me arrependi, é uma porcaria sobretudo pela tradução mal feita e pela pessima qualidade do audio.

    Tive respaldo do codigo do consumidor e devolvi meu produto e tibe reembolso.

    Recentemente comprei o Samsung 5360 por 450 reais e posso dizer que foi uma excelente compra, produto otima qualidade e nada a reclamar.

    É como diz o velho ditado, o barato as vezes sai caro rs.

  • Ramon

    Sem falar que tive 2 meses de garantia com um Xing Ling e com o Samsung 5360 1 ano de garantia.

    Se liga moçada.

  • Elder

    aah sla esse texto é bom,mas eu to de boa com o meu star a2000,nunca me deu poblema,rapido com o android,gps,uso internet e ligo para amigos e familiares quando esta carregando,nunca me da poblema,tmb tinha um q5 derrubava varias vezes nunca estragou nada,resistiu mto bem…Obrigado

  • Jorge

    A única coisa CHATA deste blog é essa porcaria de tela flutuante QUE TE PERSEGUE o tempo toda, fica EM CIMA DO TEXTO

  • josielson

    Ola a todos, otimo assunto pela discucao e opinioes que esse tema gera. Concordo em parte com os argumentos do autor. Possuo um H7300 há um ano e tenho tido muitas alegrias. Acredito q existe muitos xings pessimos, pois na China há muita pouco ou nenhum controle dos processos industriais, ficando a criterio do consumidor avaliar a qualidade do produto na hora da compra. O que convenhamos, nem todos tem tal habilidade para tal, e só se dao conta da furada depois de um tempo, principalmente se deixar levar pela aparencia na hora da compra. Acho q os impostos sao necessarios para um país, mas como somos extorquidos na cara dura, nao vou pro inferno por isso.
    Sou fã de smartphones há bastante tempo. Ja tive varios originais, e recentemente tenho me surpriendido com a qualidade dos xings recentemente, principalmente os modelos de valor entre 400,00 a 600 reais.
    Android 4.0 dual Sim, 1,2 Ghz Touch capacitivo 5 pontos por 400,00, é uma alternativa bem interessante, vcs nao acham?

  • renan

    Ainda tem uns trouxas que falam que tem Xing ling q deixa outros de Marca no chinelo…kkkkkkkkk , esses caras nunca usaram ou tiveram um elular de verdade, estou reespondendo do meu Xperia mini pro que paguei 400, quero ver se os Xing ling cpnseguem pelo menos abrir essa página sem dar erro….fora a traducao escrota dos chineses bluetooth e traduzido ao pé da letra: dente azul….kkkkk, roda um youtube então….ou instala um jogo neles….jogo de nes…kkkkkk. Ganhei um de presente, no mesmo dia tentei abrir youtube e não deu, dei d presnte p minha filha de 5 anos, a primeira pergunta foi: papai abre o youtube p mim ver galinha pintadinha….coitada q decepcao…….não se iludam com mil funcoes, vc não vai conseguir usar nem metade. P não falar de tekpix…. Xing ling disfarcado, não acha nem driver p baixar e ainda custa uns 900 conto…kkkkkk. E agora vendem tablet…..maldita inclusão digital…

  • Adilugosi

    Do que adianta, compro original e vem cheio de problemas também, e aí?

  • Revoltado

    Ao invés da Anatel cuidar do que lhe é função essencial, fica buscando formas de proteger os fabricantes nacionais. Por quê um celular é tão mais barato no exterior? Por quê nosso país tem uma das tarifas de telefonia móvel mais caras do mundo? Nós pagamos a estes imbecis da Anatel para cuidar de nossos interesses, não do interesse das operadoras e fabricantes. Estes, sim, são os verdadeiros piratas!!!!

  • Erick

    Concordo! Celular xing-ling não presta

  • visitante

    queria saber por que as autoridades permitem a venda destes aparelhos no brasil. Caso tomassem providencias com serteza haveria um cressimento maoir de empregos nessa área. E quem sairia ganhando seria o pais. Já cheguei a ter um aparelho desses e como informa o texto pude percebe que é perigoso, principalmento quando se trata das baterias.

  • Gil Abraão Leite Fernandes

    Eu tenho um samsung s5 fake made in china tive a comparar com o original e soe arrependi de ter menos memoria interna e camera que tem menos alguma qualidade e duracao de bateria.. Nao falha e rapido nao da erros, faco tudo o que se faz no s5 original excepto leitor de impressao digital…

  • marco rafael teixeira

    Comprei um aparelho xing ling super parecido com o i phone 4, da Apple, há mais de um ano. Pouquíssimas funções inferiores. Paguei quase 5 vezes menos que o original. Estou super satisfeito com o produto, que comparado ao preço absurdo do original, é um excelente produto. E não concordo que TUDO que é caro é bom. Aqui no Brasil temos muitos muitos exemplos de coisas caríssimas, e não vale nada. No dia que o consumidor deste país for respeitado , talvez não precisaremos comprar nada xing ling, ou coisa parecida de outro país.

  • Brenda

    Comprei um LG g3 pirata R$280,00 estou super satisfeita o produto pode não ter tanta frescura dessas merdas de R$2.000,00 que não deveriam custar nem 1/4 do preço (mas sabe como a política desse país já está no inferno…) tem uma ótima recepção de wi-fi e 3g ótima velocidade e tem softwares que tornam o celular cada vez mais fácil e confortável de se usar

  • Antônio Moura

    É a cara do brasileiro. Adoramos o iPhone, mas não temos vergonha na cara de dizer que compramos um fake. Não pensamos no futuro. Queremos e queremos AGORA. Para que planejar, economizar e comprar, se podemos ter uma versão fubangueira e tirar onda na balada? E sim, é MENTIRA que os fakes são idênticos aos originais ou ficam devendo pouco. Esse discurso é de usuários medíocres que JAMAIS saberão ou terão interesse em utilizar todas as funções de um celular. Esses são aqueles usuários que limitam sua experiência ao “Zap-Zap”, SMS e chamadas de voz. O lado positivo disso é que esses imediatistas pelo menos compram fakes. Pior são aqueles imediatistas que compram aparelhos roubados e se fazem de bobos, mas sabem que incentivam o crime.