Boa parte de nosso visitantes utiliza o WordPress em seus sites ou blogs, em si, o WordPress é apenas um sistema para a administração de blogs, mas na realidade ele pode ser muito mais que isto, principalmente com o uso de plugins, arquivos PHP que adicionam funções ao WordPress. Além é claro, de nativamente ele ser bastante flexível, proporcionando uma boa base para um site dinâmico, e não apenas um blog, é por isso que decidimos iniciar esta série de artigos sobre o WordPress, onde falaremos de várias maneiras de como você pode melhorar e personalizar seu site.
Uma das funções interessantes que podem ser exploradas no WordPress é a de inserção de pequenos textos, notícias rápidas, atualizações de softwares, por exemplo. Função esta que utilizamos aqui no Guia do PC, como você pode ver lá no topo, ao lado da odiada busca. Existem várias formas de se inserir esta função em seu site, nos dois primeiros artigos desta série sobre o WordPress iremos falar de duas delas, uma com o uso de um plugin, e outra utilizando-se de funções nativas do WordPress. Antes de iniciar é importante salientar que para o bom uso deste artigo é ideal que o leitor possua conhecimentos básicos de HTML e PHP, além de saber lidar com as tags e funções do WordPress.
Uma das formas, a com uso de plugin, é com certeza a mais simples. Ela necessita apenas da instalação de um plugin, e a adição de uma linha de código PHP ao seu site. Já a outra forma, sem a utilização de plugins, é um pouco mais complexa, pois utiliza-se de vários recursos nativos do WordPress, como as conditional tags (tags condicionais). Neste primeiro artigo da série, falaremos sobre a primeira forma, utilizando-se do plugin MiniPosts.