Artigos

Aplicativos essenciais para Android

ZDbox - 1001 ultilidades

Apesar de o Android Market conter mais de 400 mil aplicativos, nem todos são realmente úteis e de boa qualidade. Mas a partir do momento que começamos a usar o Android, percebemos a necessidade de instalar alguns aplicativos para nos ajudar nas tarefas que desejamos realizar com nosso tablet ou smartphone. Então, vamos ver agora alguns aplicativos essenciais para o Android.

PowerAMP

Uma das coisas que mais gostamos de fazer com nosso smartphone ou tablet é ouvir uma boa música. Mas o player nativo do Android é bem simples, não possuindo muitos recursos por padrão. Que tal testar o PowerAMP?

Power AMP
Power AMP

Ele é considerado por muitos usuários o melhor player de música para Android. É compatível com os principais formatos de som, mp3, mp4/m4a (ALAC), ogg, wma, flac, wav, ape, wv, tta, mpc, aiff. Vem com equalizador de 10 bandas, ajuste de agudos e graves, faz o download da capa do álbum e possui muitas outras opções de personalização!

Opera Mobile

Um bom navegador também não pode faltar! O Opera Mobile é uma navegador rápido, inteligente e eficiente.

Opera Mobile
Opera Mobile

Totalmente adaptado a dispositivos móveis, dá ao usuário a melhor experiência quando o assunto é navegar na Internet. Com ele você pode escolher o tipo de visualização da página, desktop ou mobile. O texto se adapta quando é dado o zoom na página, tornando a leitura excelente, além de possuir navegação por abas. Vale a pena conferir!

Astro File Manager

Muitas vezes quando queremos organizar nossos arquivos que estão dentro do nosso tablet, utilizamos o cabo USB para mover, copiar ou apagar arquivos. E se você não estiver com um computador por perto ou perdeu o cabo USB? Então você pode utilizar o Astro File Manager! Como o próprio nome já diz, ele é um gerenciador de arquivos, mas não é só isso. Ele também faz backups e gerencia seus aplicativos e tarefas.

Astro File Manager
Astro File Manager

Evernote

Já precisou anotar um recado, um telefone ou mesmo teve uma ideia e precisa anotar em algum lugar? Sempre nessas horas o papel e a caneta “se escondem” de nós.

Evernote
Evernote

O Evernote é um excelente aplicativo para esses momentos. Com ele, você simplesmente não só anota recados, mas pode também grava-los por áudio ou mesmo tirar uma foto para anexar a sua nota. E ainda pode sincronizar todas as informações. Você pode usá-lo em muitas áreas do seu dia-a-dia.

QR Droid

O código QR é um código de barras em 2D. Quando é escaneado, ele é convertido em URLs, contatos, coordenadas de GPS, eventos de calendário e em muitas outras informações. Além do QR Droid ler os códigos, você também pode criar os seus próprios com ele.

QR Droid
QR Droid

Twitter

O aplicativo do microblog Twitter agora contém funções bem interessantes e uma nova interface. Pode-se facilmente dar retweet e pesquisar uma hashtag. Também você pode visualizar links da sua timeline diretamente no aplicativo.

Aplicativo Oficial do Twitter para o Android
Aplicativo Oficial do Twitter para o Android

Quando for tweetar e quiser citar alguém que você é seguidor, o aplicativo ajuda na tarefa, mostrando uma lista com os nomes dos usuários. Também oferece um serviço encurtador de links do próprio Twitter. E se você gerenciar mais de uma conta? Não se preocupe, com esse aplicativo, você pode ter mais de uma conta e receber as notificações simultaneamente no seu Android.

Facebook

Hoje quase todas as pessoas usam o Facebook, seja como meio de entretenimento ou comunicação. Claro, então, que não poderia faltar um aplicativo oficial do Facebook para Android! Com uma interface muito atraente e acessível, ele é bem parecido com o layout da rede social na versão web.

Facebook para Android
Facebook para Android

Agora você pode acessar de maneira bem fácil, na barra superior do aplicativo, as notificações de amizade e muito mais. Utilizado o GPS do seu aparelho, caso possua, você pode acessar a função de check-in. Com certeza esse é um excelente aplicativo para se manter conectado com seus amigos no Facebook.

Dropbox

O Dropbox veio para simplificar a nossa vida. Se você salvar um arquivo no Dropbox, ele estará disponível para você no site da empresa, em qualquer computador, smartphone ou tablet que tenha o Dropbox instalado. E ainda mais, você tem 2 GB grátis, podendo acessar seus arquivos pelo desktop mesmo estando offline. As modificações feitas serão “subidas” para o servidor assim que se conectar com a Internet.

Dropbox - seus arquivos em qualquer lugar
Dropbox - seus arquivos em qualquer lugar

Além dessas funcionalidades, você pode compartilhar arquivos com outros usuários. Isso permite que várias pessoas tenham acesso ao mesmo documento e assim possam trabalhar juntas nele. Um aplicativo indispensável para quem precisa estar sempre conectado com o trabalho.

Foursquare

Uma rede social de geolocalização. O Foursquare ajuda você a explorar o que está ao seu redor, o mundo. Com ele, você pode compartilhar os lugares aonde você vai e ganhar pontos por isso. Pode até publicar fotos do local ou talvez do prato de um restaurante e compartilhar com os outros usuários. Quanto mais você usar a rede social, mais pontos e medalhas ganhará, e ainda melhorará seu ranking. Assim as pessoas podem confiar mais nas suas informações.

Foursquare - rede social de geolocalização
Foursquare - rede social de geolocalização

Existe um sistema onde você pode visualizar os locais que todos os usuários consideraram interessantes de visitar. Existem também medalhas especiais, se você for visitar a NASA e fizer um check-in de lá, receberá uma dessas.

eBuddy

Considerado por alguns como “o melhor aplicativo que tenho no meu celular”, o eBuddy permite nos conectar a bate-papos como MSN, Facebook, Yahoo, AIM, ICQ, GTalk, MySpace e Hyves. Você pode acessar várias contas ao mesmo tempo, MSN e Facebook, por exemplo. Funciona em segundo plano no seu aparelho, sempre o notificando quando alguém inicia uma conversa ou responde a uma conversa já iniciada.

eBuddy - todos em apenas um
eBuddy - todos em apenas um

Tem um layout bem agradável e intuitivo. Juntar todos em um, esse é o objeto do eBuddy e com certeza ele cumpre o que promete.

Feedly

Leitor de notícias muito elegante!
Leitor de notícias muito elegante!

É um leitor de notícias singular, para não dizer elegante. Ele é completo e feito para você gosta de estar sempre conectado com as novidades dos blogs e portais de notícias. Bem organizado e com uma interface intuitiva, leva você a ler suas matérias preferidas de forma confortável.

Adobe Reader

Apesar de ser um pouco pesado, o Adobe Reader é confiável e preciso quando o assunto é ler arquivos PDF. Além de ser gratuito, ele lê uma ampla variedade de arquivos PDF, portfólios, documentos e arquivos protegidos por senha.

Adobe Reader para Android
Adobe Reader para Android

Se você está navegando na internet e tem que visualizar um arquivo PDF, não precisa baixar ele para seu Android — o Adobe Reader baixa e exibe o arquivo. Existe também uma função pratica e rápida de enviar o PDF que está sendo visualizado por email. A leitura é agradável, o texto se adapta ao formato da tela ou quando é dado o zoom. Tudo isso em um único aplicativo, vale a pena conferir.

WhatsApp

Com esse aplicativo você pode dizer adeus ao SMS comum, pelo menos para seus amigos que também têm instalado o WhatsApp. Ele funciona usando a Internet e não a rede SMS. Assim que você instala já pode receber as mensagens de seus amigos ou enviá-las. Não é necessário fazer um login, tornando-o assim, um sistema de SMS gratuito bem interessante, não somente um mensageiro instantâneo, em que os usuários precisam estar logados.

Whatsapp - serviço de SMS gratuito.
Whatsapp - serviço de SMS gratuito.

Porém, como já dito, ele só irá funcionar entre os aparelhos que tiverem o WhatsApp instalado. Então você pode contar o que esse aplicativo faz para seus amigos e convencê-los a usar também!

ZDbox

ZDbox - 1001 ultilidades
ZDbox - 1001 ultilidades

Tá aí um aplicativo que podemos dizer ter 1001 utilidades! O mais interessante neste aplicativo é a realização de algumas funções que, muitas vezes, só seriam possíveis com o aparelho “rooteado”. Você vai conseguir mais espaço no seu telefone, fazendo uma limpeza, melhorar a duração da bateria, controlar seu trafego de Internet e muito mais. Possui uma interface muito simples e fácil de usar. Com certeza será bastante útil para você de alguma maneira.

Any.DO

any.DO
any.DO

É um aplicativo de lista de tarefas. Mas o seu sucesso tem, claro, um motivo. O seu diferencial é a interface. Simples e elegante, com ele você consegue organizar suas tarefas de uma forma muito agradável simplesmente arrastando e soltando. Quando aquela ou essa tarefa já estiver sido feita, basta arrastar o dedo da esquerda para direita em cima da tarefa e pronto. Você pode também dizer qual tarefa é mais importante e assim priorizar seus afazeres.

Shazam

Shazam - descubra o nome de músicas em poucos segundos!
Shazam - descubra o nome de músicas em poucos segundos!

Nada mais desesperador que estar ouvindo rádio e tocar aquela música que a umas duas ou três semanas você quer saber o nome. Com o Shazam você não precisa mais se preocupar com isso! De forma ilimitada, ele pode identificar as músicas em questão de segundos e fornecer todas as informações necessárias, como nome da música (claro), banda ou cantor e até mesmo a imagem do álbum da música. Disponibiliza também uma opção para download da música. Poucas vezes falha na identificação da música e às vezes pelo volume estar baixo. Muito recomendado pelos usuários, vale a pena testar.

Com certeza ainda existem alguns aplicativos que poderiam ter entrado nesta lista. Na opinião de vocês, quais os aplicativos são essenciais para o Android?

Tags: Destaques, Downloads, Google, Internet, Software

Você também vai gostar

Leia também!