Browse By

10 Dicas e Truques para Windows 8

À época do lançamento do Windows 7, o Guia do PC fez um fantástico post com 30 dicas e truques para o até então recém-lançado sistema. Pelo visto, o post foi tão útil que até hoje ele é um dos 10 mais lidos. Pois bem, procurando manter a tradição, decidimos fazer o mesmo com o Windows 8, que apesar de não ter chegado à sua versão final ainda, trouxe uma série de mudanças drásticas e quebra de paradigmas. As mudanças foram tão radicais, que tinha gente que não estava sabendo nem ao menos desligar o computador. E não era por que era um usuário leigo ou com uns neurônios a menos que estava no comando. É por que o sistema realmente está muito diferente! A interface Metro e alguns novos conceitos alteraram a forma como interagimos com o sistema. Assim, para que você não fique como o senhor deste vídeo, compilamos 10 dicas e truques para o Windows 8! Vamos lá? 😉

01. – Instalando aplicativos Metro

O Windows 8 trouxe uma nova forma de interação com o usuário. Para essa nova interface, a Microsoft deu o nome de Metro. Ela trouxe novos conceitos e, também, uma nova forma de instalar programas. Para instalar apps Metro, basta clicar na tile* Store, e escolher o aplicativo desejado. Ao clicar sobre ele, basta clicar em Install e pronto. A tile (ícone) do programa aparecerá na Start Screen.

Ícone da Windows Store

Store - Repositório de Apps Metro

02. – Organizando os aplicativos Metro na Start Screen

Como você pode observar pela screenshot acima, as tiles (ícones) no Windows têm uma disposição bem particular. Mas você pode reorganizá-los livremente também. Para alterar a disposição dos ícones, basta pressioná-lo com o mouse e arrastá-lo para onde você quiser. Outro dica, é clicar com o botão direito sobre e escolher a opção Small ou Large Icon, na barra que aparecerá na parte inferior da tela. Assim, você poderá deixá-lo no formato de quadrado ou de retângulo.

03. – Dando zoom in/out na Start Screen e nomeando blocos de tiles

A Start Screen é um conceito bem diferente do nosso tão conhecido desktop. Ela não tem um tamanho fixo e pode se estender indefinidamente, dependendo da quantidade de tiles que você tenha. Se você quiser visualizar todos os grupos de ícones, basta levar o seu mouse até o canto inferior direito e clicar na botão da lupa existente lá. Dessa forma, você verá todos os seus blocos de tiles. Outra forma de fazer isso, é segurar Ctrl e usar o scrool do mouse. Faz o mesmo efeito.

Como forma de aumentar a organização, você pode nomear cada bloco de ícones. Para isso, basta clicar com o botão direito nele e depois na opção Rename na barra inferior que surgirá. Então digite o nome que desejar. Além disso, você pode mover blocos de tiles inteiros, sem precisar ter de mover cada ícone separadamente.

Dando zoom na Start Screen

Dando zoom in/out na Start Screen

04. – Explorando as opções das Live Tiles

Cada Live Tile, possui configurações específicas. Para acessá-las, clique com o botão direito do mouse sobre ela. Assim, uma barra surgirá na parte inferior da tela com as opções em questão. Elas podem variar de um app para o outro, mas em geral, eles podem ser: Fixar/Desafixar da Start Screen (Pin/Unpin); Smaller/Larger (Aumenta/Diminui o tamanho do ícone); Desinstalar (Uninstall); Turn Live On/Off (Ligar ou desligar as atualizações das tiles). As opções podem variar de um ícone para o outro.

Opções das Live Tiles

Opções das Live Tiles

05. – Descobrindo as Hot Corners

Outro novo conceito introduzido no Windows 8, foram as hot corners. Ou seja, cantos ou bordas “quentes”, que possuem funcionalidades. Experimente levar a seta do mouse até o canto inferior/superior direito. Veja que surgirão 5 botões no canto direito. Ao descer o mouse, eles são destacados e você terá novas funções, escondidas. Essa barra que aparece, foi nomeada de charm bar. Agora, leve o mouse até o canto inferior/superior esquerdo. Lá, uma nova barra surge, desta vez mostrando os aplicativos que estão abertos em segundo plano.

Charm Bar

Charm Bar em ação no Windows 8

06. – Desligando o Windows 8

Nos sistemas anteriores da Microsoft, desligar o Windows era bastante simples: Menu Iniciar>Desligar. No Windows 8 continua sendo simples, só o caminho que mudou. Para desligar o novo sistema, basta ativar a charm bar (conforme você viu no item anterior) e clicar em Settings (o ícone da engrenagem). Na nova barra que aparecer clique em Power e surgirá três opções: Sleep (Dormir), Shut Down (Desligar) e Restart (Reiniciar). Escolha Shut down para desligar e pronto.

Desligando o Windows 8

Desligando o Windows 8

Outra maneira de desligar o computador no Windows 8 é, na interface clássica, usar o famoso atalho Alt + F4. Da mesma forma que funcionava os sistemas anteriores.

07. – Encontrando o Painel de Controle, Windows Media Player, Paint e outros programas padrão do Windows

Desde sempre o Windows vem com alguns programas instalados por padrão. Paint, Windows Media Player, Calculadora, Painel de Controle, etc… No Windows 8 eles simplesmente sumiram das nossas vistas! Mas isso não quer dizer que eles não estejam lá. Então, como fazer para encontrá-los? Na Start Screen, clique com o botão direito do mouse em qualquer área vazia, e na barra que surgir na parte debaixo da tela, clique em All Apps. Aparecerá uma lista com todos os programas instalados (Metro ou não), então é só dar uma rápida olhada nos ícones e você logo, logo encontrará os bons e velhos Paint, Windows Media Player, Calculadora e demais conhecidos de longa data.

Todos os apps do Windows 8

Todos os apps do Windows 8

Outra maneira de procurar aplicativos, é ativando a charm bar, conforme vimos no item 5, e clicar na opção Search, cujo ícone é uma lupa. ele nos levará para a mesma tela acima, mas com uma barra ao lado para que possamos digitar o nome ou as primeiras letras do software que queremos localizar.

08. – Alterando o layout do teclado

Como ainda se trata de uma versão prévia, o Windows 8 está disponível apenas em poucas línguas. E é bem provável que você tenha baixado o sistema em inglês. Apesar disso, ele suporta inúmeras configurações de teclado, incluindo o português brasileiro no padrão ABNT 2. Vamos ver como alterar o tipo de teclado. Acesse o Painel de Controle, conforme você aprendeu na dica anterior, vá em Clock, Language and Region. Vá em Language e depois em Add Language. Navegue pelos idiomas disponíveis, que estão em ordem alfabética e escolha Português e clique em Open. Pronto, você já adicionou um novo layout de teclado.

Adicionando um novo layout do teclado

Adicionando um novo layout do teclado

Outra forma de alterar o layout do teclado, é por meio de teclas de atalho. Basta segurar WinKey + Barra de espaço que aparecerão as opções disponíveis. Escolha uma e pronto.

09. – Alterando a aparência do sistema

O Windows 8 tem duas interfaces, a clássica e a Metro. Para mudarmos o papel de parede, cor das janelas e outras opções na interface clássica, é só seguir os mesmos passos que você já está acostumado. Mas e para fazer isso na Metro? Na Start Screen, clique na sua foto de usuário (canto superior direito). Clique em Change Account Picture. Depois, em Lock Screen, você pode escolher a imagem para a tela de bloqueio, aquela que aparece assim que você inicia o Windows 8. Em Start Screen você pode mudar a cor de fundo, os desenhos abstratos da nova tela inicial do sistema. Finalmente, em Account Picture, você pode mudar a sua imagem de exibição no sistema.

Mudando a imagem da Lock Screen

Mudando a imagem da Lock Screen

10. – Deixando dois programas lado a lado

O Windows 8 possui um recurso bem legal, semelhante a uma feature do Windows 7 que deixava duas janelas lado a lado, ocupando partes iguais do monitor. No novo sistema, isso é um pouquinho diferente. é importante destacar que para isso, o seu monitor precisa ter uma resolução mínima de 1366 x 768. Caso contrário, nada feito. Pois bem, leve o mouse até o topo da tela de qualquer aplicativo Metro, incluindo o desktop – não se esqueça, o nosso conhecido desktop é tratado aqui como um app Metro. Quando ele se tornar uma “mãozinha fechada”, segure com o botão esquerdo e arraste para um dos lados do monitor até surgir uma linha divisória. Após isso, solte a janela e ela se encaixará naquele espaço da tela. Depois, abra outro aplicativo Metro para ocupar o restante. O resultado fica assim:

Colocando dois apps Metro lado a lado

Colocando dois apps Metro lado a lado

No exemplo acima eu pus o aplicativo de e-mail do lado direito e ocupando a maior parte da tela o navegador aberto no melhor site do Brasil (euhauehauheuae). Observe a linha divisória e os três pontos no meio. Você pode redimensionar à qualquer tempo o tamanho das janelas, basta arrastar essa linha. Esta dica também vale para minimizar o aplicativo. Ao segurá-lo no topo, ao invés de arrastá-lo para um dos lados, leve-o para o canto inferior esquerdo e ele sumirá, voltando para a Start Screen.

Pois bem, estas foram as nossas 10 dicas e truques para o Windows 8 Consumer Preview. Vale lembrar que a Microsoft ainda lançará a versão RC antes de liberar a final para venda. Portanto, muitas dicas e coisas legais a respeito do sistema ainda serão postadas por aqui. E então, gostou deste artigo? Tem alguma dúvida ou dica legal que não foi postada aqui? Diga nos comentários! Até a próxima! :)

*tile: É o novo nome dos ícones. Eles são maiores e podem assumir formas quadradas ou retangulares, além de serem interativos.

  • Diego Rodrigues dos Santos

    Aguem poderia explicar melhor o que é o Windows Azure?

  • Fagner

    Putz ! Para quem ainda “tá voando” com a interface Metro, essa matéria será como uma luva. Valeu, Felipe !

  • Luiz

    Matéria também muito útil para quem está perdidão com o novo Windows.
    http://www.gizmodo.com.br/conteudo/windows-8-no-desktop-uma-segunda-chance/

  • Maurício

    Quando chegar no RC eu volto a utiliza-lo em definitivo e claro o pacote de línguas em português oficial.

  • Usuario56

    O Windows 8 tem tudo pra ser o melhor o Windows até agora.

    • Maurício

      Ainda a pessoas que usam mesmo o IE 6 :O

      • Usuario56

        Umhum.

      • Usuario56

        E tem gente que usa o IE2

      • Maurício

        Não me faça de menino, user agent vem bem a calhar, mais o IE6 é possível usar o IE 2 não, só a complexidade dessa pagina já não era possível postar com um navegador tão defasado.

        • rafael

          Win! haha

  • Diego Rodrigues dos Santos

    Windows azure 3 meses gratis. alguem ai sabe qual a utilidade desse serviço da Microsoft?

    • Luiz

      Por enquanto é um servidor de aplicativos na nuvem.
      Você pode criar aplicativos diretamente na nuvem, banco de dados SQL, etc.
      Você terá um servidor de aplicações e/ou servidor de banco de dados na nuvem e não precisa se preocupar com infra estrutura dentro da sua empresa, pagando por uso, e podendo aumentar a capacidade dos servidores conforme sua necessidade.

      Ex. Se hoje você precisa de um servidor para suportar 10 clientes, e amanha precisar de 1.000, pode aumentar isso de forma instantânea, sem a complexidade e custo de adquirir novos servidores e configurá-los.
      Claro que tudo isso é pago, tanto por maquinas virtuais ativadas, capacidades e uso.
      Futuramente terá mais serviços, incluindo o Active
      Directory na nuvem.
      http://msdn.microsoft.com/pt-br/windowsazure/Video/dd637844

      • Diego Rodrigues dos Santos

        Se eu entendi, então eu poderia hospedar um site nele ou seria mais para aplicativos?

        • Murilo

          Pode, mas pelo custo e tipo de serviço, só é interessante para um sistema web que faz uso de banco de dados e pode vir a ter um acesso muito grande que exigiria uma boa infra estrutura.

  • gABRIEL

    MUITO BOM O POST….

    • Fagner

      Pra nooooossa Alegriaaaaa!!!!

  • Eden

    É, tirando os apps, que não são grandes coisas por estarem no começo e tals, o SO promete ser o melhor mesmo, quando finalizado.

  • http://www.insidegadget.pt Saulo

    Sinceramente e não tiverem interface alternativa do win 8 para quem não tiver tables ou monitor touch, não vejo grande utilidade..Até porque nete momento o windows 7 está bem estável..Se até lá eu tiver table ou monitor touch espero pela versão final ou pelo sp 1 do mesmo…não gostei da beta como o beta do win 7…
    Bom artigo na mesma, porque o saber não ocupa espaço 😛

    • Daniel Munhoz

      A ideia é justamente essa, abrir novos mercados, não só de tablet, mas também de monitores touch-screen.

  • PR

    Explicando o que é Windows AZURE
    O Windows Azure é uma plataforma de cloud computing da Microsoft que é usada em servidores. Assim como os outros serviços de cloud computing.
    Mas voltando ao assunto, o Windows 8 mudou muito a forma de usar o PC. ou seja, vamos ter que reaprender a lidar com o Windows! e todas as dicas sao validas! eu instalei, mas não gostei muito nao!
    mas com o tempo dá pra acostuma!

  • MalarKeY

    Bem fora do Post.

    Alguém tem o wallpaper do peixe beta do Windows 8? Procurei no google, mas não achei somente o wallpaper, só achei o screenshot da tela.

    de preferência 1366×768 ou 1920×1080.

    • http://felipe-alencar.posterous.com Felipe Alencar
      • Maurício

        O peixinho feio viu …o do win7 é muito melhor.

        • http://felipe-alencar.posterous.com Felipe Alencar

          Concordo com você, Maurício. Mas você tem de pensar que este peixe é uma representação Metro do peixe do Windows 7. Até no papel de parede padrão a Microsoft quer deixar claro que eles estão entrando de cabeça na interface Metro.

        • Maurício

          Tudo bem que seja metro, mais custava da uma caprichada no papel de parede padrão? ^^

  • matheusdvp2

    muito bom. O melhor concerteza

  • Sergio Santana

    Sinceramente, só vejo a startscreen quando ligo o computador. Quanto à interface Metro, nem lembro que ela existe. Conclusão: ao menos para o meu bom e velho notebook, viva ao Windows 7.

  • Eden

    To me adaptando mas o SO tá muito bom, pdf nativo e leitura de ISO nativo tbm são as coisas que eu mais curti.

  • Maurício

    Uma coisa que gostei muito no Win 8 foi a interface ribbon, e o task manager. A janela de transferências ou copias de arquivos também ficou muito melhor.

  • Fábio

    Meu IE agora quando abro ele pelo metro, me bre no desktop :/, quando instalei nao fazia isso, abria uma janelinha que ocupava o ecrã todo, como volto a arranjar isso ?

  • Fábio

    onde vou as opções de internet ?

  • Fábio

    ja encontrei, esquece

  • Fábio

    É possivel eu colocar programas tipo, photoshop , mIRC, autocad etc a abrir no metro ?

    Obrigado

  • Antonio

    Realmente muito bom… Um forte candidato para concorrer com o Android nas versões tablets e smarts… To usando no note e to gostando.

  • Leandro Vieira

    Eu to adorando o Windows 8. Inclusive estou utilizando o mesmo. Recomendo!

  • Rodrigo

    E pra quem tem 1360×768, a função de aplicativo lado a lado não funciona? poxa, mancada hein! hahaha

    • http://www.eusouandroid.com Reinaldo Lopes

      Eu estou usando na resolução 1360×768 T.T , nao funciona affeeee por causa de pouca coisa … BUAAAA

  • http://www.androidstech.com samueltech

    É eu instalei o windows 8 ontem tipo ele vem com os app dele tipo o store e outros mai soque eles nao abre tpo eu clico no app do tempo ele fica com a tela da cor do windget e vola pa o menu iniciar metro nao sei pq ja pesquesei na net toda e nao acho nada que resolva eu to usano a resoluçao recomenda serto mais me ajudem ai por favor vlw

  • leonardokiui

    estou com o mesmo problema do samueltech , alguém poderia ajudar.?

  • Igor

    minha loja e os aplicativos nativos não abrem ): qq eu faço? D:

  • fdehdeh

    Bom post…

  • Leonardo

    Hahahaha.. geral usando o W8 !!

  • vinicius

    os apps lado a lado funcionam em 1280 x 1024 ?

  • rafael

    Sensacional. Adorei o Windows 8

  • rafael

    Alguem me ajuda? sempre que eu tento baixar o Cut The Rope ele fala que o aplicativo não está disponivel ):

  • Nathan

    Estou com o windows 8 release preview e a minha resolução é de 1200x 800, de um notebook, mas não estou conseguindo botar 2 programas lado a lado, pois a minha barrinha não aparece, oq eu faço?

  • Washington Pessanha

    Os apps tipo o da LOJa, nao abrem… Na verdade ele abre durante uns 2 segundos e logo fecha… Oqe eu faço, preciso de ajuda… Me add no Face, Washington Pessanha

  • Eduardo Almeida

    Meu munitor suporta apenas a resolução 1280 x 720, mais os aplicativos do metro não abrem nessa resolução, eu queria saber se a versão final do Windows 8 que vai lançar dia 26 de outubro terá melhorias e se os aplicativos do metro abriram em outras resoluções, pois fala-se que o Windows 8 é compatível com qualquer PC que rode o Windows 7! Eu concordo, mais eu terei que comprar outro munitor, fala sério, eles deveriam pensar neste ponto de vista vcs não acham?

    Desde já agradeço!

  • Eduardo Almeida

    Se aguém souber de alguma coisa me Add: eduardalmeida02@hotmail.com

  • Eduardo Almeida

    Por que não consigo me conectar no windows live 2011 no Windows 8?
    Aparece um código de erro: 80048439

    Esse erro nunca ocorreu no Windows 7!

  • ggladson

    ola galera eu estou usando o windows 8 como sou um usuario mais avançado posso dar dicas para voces.
    eduardo baixe o netframeworks 3.5 e instale com a compatibilidade depois disso instale o live 2012 e ficara mais top seu w8

  • gladson

    a galera que esta com problemas com compatibilidade e aplicativos que nao abre logue com uma conta hotmail ou live e a configure para o windows 8 mude seu hotmail para outlook sendo assim muitos problemas serão resolvidos.
    alguma duvida me mande e-mail que terei o prazer em ajudar vcs gladsonpp@hotmail.com

  • xandyii

    Eduardo Almeida
    da uma olhada nessa minha video aula
    http://www.youtube.com/watch?v=-F60dEZ94Oo

  • willian padilha

    o windows 8 é simplesmente magnifico. uso ele a 5 meses já e recomendo o meu está funcionando todos os aplicativos perfeitamente…

  • Nerd

    Eu gostei do Windows 8, só não sei se vai fazer tanto sucesso quanto o 7.

  • bruno

    que droga velho, os appd do win 8 naum abre nem a pau aki, (resolução: 1366×768) se alguem tiver uma solução pf deixe aki nos coments

  • http://www.midiasis.com Eduardo

    Instalei o Windows 8 pra testar, mais o avira não funcionou, Avast estava dando aquela tela azul de erro, “ASWNET.SYS”.

    Internet Explorer tem site que não abre ou da erro.

  • http://www.facebook.com/Zecmelo

    procurando coisas novas sempre que possível …

  • Rafael

    da hora o w8

  • Liam

    Já sabia, de algumas coisas, desse post, mais outras eu aprendi aqui, valeu!

  • Nathalia

    Adorei o post! Simples, mas fundamental pra quem acabou de conhecer o Windows 8. Parabéns pelo site!

  • João Vitor

    Muito boa a matéria

  • bia

    Parabéns, para mim esta com todas as informações que eu precisava (sou novata em Windows 8 e touch screen. Além disso as etapas estão muito bem explicadas

  • Viviane

    Muito obrigada, as informações me foram muito úteis!

  • Luciana Marques

    Minha maior dificuldade tem sido com a falta do botão minimizar. Não vou mais poder deixar vários programas abertos ao mesmo tempo?
    E no programa de emails, estou recebendo e enviando emails normalmente mas a interface ultra clean – que é muito bonita, mas pouco funcional – não mostra o botão o configurações. Como vou fazer para colocar assinatura no meu email?

    • Miquéias Cordeiro

      Luciana para adicionar a assinatura basta apertar WinKey (tecla do Windows) +i no app de email para ter acesso a configurações, ai basta selecionar Contas, escolher o email que deseja adicionar a assinatura.

  • Pingback: Homepage()

  • Pingback: business card inspiration()

  • Pingback: buy social signals()