O Guia do PC tem muitos visitantes usuários de navegadores alternativos ao Internet Explorer, isso pode ser observado pelos comentários, que deduram o navegador e o sistema operacional do leitor. É fato que a maioria utiliza o Mozilla Firefox.
O grande blábláblá dos usuários do Opera para convencerem a migrar para o navegador deles, é a questão de o Opera ter várias funções integradas, diferente do Firefox, que precisa de extensões para isso e supostamente podem deixar o navegador instável. Mas, e se você pudesse ter um navegador com o mesmo motor do Firefox, todas as funções que já vêm no Firefox, a mesma segurança do Firefox, mas com várias funções interessantes integradas ao navegador? Conheça o Orca Browser, navegador mantido pela equipe do Avant Browser!
Minha primeira impressão com ele foi ótima: logo na primeira inicialização, o software mostra uma simpática janela com um excelente recurso: sincronização online automática de favoritos, feeds RSS e senhas. Recurso muito útil que não está presente no Firefox atualmente. Além disso, o navegador possui um visual excelente, junto com mais dezenas de skins já instaladas.

A sincronização ocorre automaticamente cada vez que um favorito ou senha é salvo, assim você não precisa se lembrar de sincronizar para não perder seus dados.
Outras funções legais são a tradução de página via Google, além do bloqueador de anúncios, que substitui o AdBlock e também suporta exceções (assim, caso você queira ajudar o seu site predileto de tecnologia, pode adicionar o Guia do PC como exceção) e os comandos de funções com o mouse, substituindo o Mouse Gestures. Pessoalmente, acho muito mais prático clicar com o botão direito e arrastar para a esquerda para voltar à página anterior do que usar atalhos de teclado (Alt + Seta para esquerda) ou o botão de voltar. Existe também uma espécie de atalhos rápidos: ao digitar “gdp“, você é redirecionado ao Guia do PC, por exemplo.



Concluindo, o Orca pode ser considerado somente mais uma pele do Firefox, mas se bem divulgado e melhorado, pode muito bem entrar na guerra dos navegadores, já que, mesmo estando em fase alpha, tem vários recursos herdado do irmão mais velho, o Avant Browser e pareceu bem estável ao longo da análise. Vale a pena dar uma olhada nele!