Artigos

Alternativas ao Google Reader

Google Reader

Nesta semana todos fomos surpreendidos com o inesperado fim do Google Reader. Os muitos usuários do serviço que serão órfãos a partir do dia 1º de julho já demonstram preocupação em relação ao futuro de seus feeds. Se você é um desses preocupados, não tema: O Guia do PC trouxe para você algumas das melhores alternativas ao Google Reader para você não ficar sem acompanhar suas assinaturas em momento algum. Para facilitar a migração para outro serviço de assinatura, o Google disponibilizou uma ferramenta para exportar todos os seus dados do Reader pelo Google Takeout e então importar no serviço de sua preferência. Confira alguns dos principais serviços e suas vantagens individuais:

NewsBlur

NewsBlur

O NewsBlur é uma das melhores alternativas ao Google Reader. O serviço tem um plano gratuito, limitado a assinatura de apenas 12 feeds e um pago sem limitações por apenas $24 por ano (dois dólares por mês!). Ele suporta a importação de seus Feeds do Google Reader, tem recurso de compartilhamento e aplicativos para iPhone, iPad e Android. Ele também tem um recurso interessante de mostrar a notícia no Feed com o visual do site original, exatamente da mesma forma que você veria visitando o site manualmente. Por ser um serviço pago, mesmo que barato, passa ao usuário um pouco mais de confiança em relação ao futuro da ferramenta.

 

Feedly

Feedly

O Feedly é uma das alternativas gratuitas mais sofisticadas ao Google Reader. O formato principal de uso é através de uma extensão para o Chrome, mas também estão disponíveis aplicativos para smartphones e tablets Android e iOS e até mesmo para o Kindle. Seu visual sofisticado e com uso intenso de HTML5 chama a atenção por ser simples e funcional. Apesar de ser baseado no Google Reader, os criadores do Feedly anunciaram que os usuários não precisam se preocupar, já que seus feeds serão mantidos mesmo com o fim do Reader graças a uma plataforma em desenvolvimento chamada Normandy.

 

Pulse

Pulse

Dos serviços citados dessa lista, talvez o Pulse seja o único com uma proposta um pouco diferente – tanto é que ele já era usado antes do fim do Reader, mas não como uma alternativa ao serviço. A proposta do Pulse é ser um serviço gratuito que pretende transformar os seus feeds num tipo de revista digital, com destaque em imagens grandes organizadas em uma interface que muitas vezes pode ser confusa, mas definitivamente elegante e funcional (depois que se aprende a usa-la). Além do aplicativo web, estão disponíveis uma extensão para o Chrome e aplicativos para Android e iOS.

 

The Old Reader

The Old Reader

O The Old Reader se tornou razoavelmente conhecido quando o Google resolveu tirar a opção de compartilhamento do Reader em virtude do Google+, chegando com a proposta de criar uma alternativa que se aproximasse o máximo possível do que o Google Reader era anteriormente. Apesar de não possuir aplicativos próprios para dispositivos móveis, ele tem uma interface alternativa adaptada para uso nestes dispositivos. O serviço é gratuito, mas pode deixar a desejar por ser um pouco lento em alguns momentos. Pontos bônus pela interface em português.

 

Já encontrei meu substituto, como migrar meus Feeds?

Agora que você já tomou a difícil decisão de escolher uma alternativa ao Google Reader, resta saber como importar todos as suas assinaturas para o novo serviço, porque convenhamos: não é nem um pouco conveniente precisar procurar todos os sites manualmente para refazer a assinatura do Feed. Mas não se desespere: Como citado no início do texto, é uma tarefa simples exportar os seus dados do Google Reader.

Primeiramente, você precisa acessar a página do Google Takeout, uma ferramenta que ajuda o usuário a fazer backup dos dados de vários serviços da sua conta Google. Na página, você precisa ir na segunda aba (“escolher serviços”) e marcar somente o Google Reader, e então confirmar a ação. Feito isso, um arquivo começará a ser gerado para que você possa importar no seu novo agregador de feeds:

Google Takeout - Reader
Dados do Google Reader prontos para download

Depois disso é só ir na opção de importar do seu novo gerenciador e enviar o arquivo subscriptions.xml para que o serviço reconheça suas assinaturas. E, é claro, não deixe de assinar o Feed RSS do Guia do PC para receber nossas novidades em primeira mão!

O Guia do PC quer saber: Qual das alternativas você escolheu? Recomenda mais alguma não citada no texto? Sentiu falta de algum recurso? Vamos discutir nos comentários!

Tags: Artigos, Destaques, Google, Web

Você também vai gostar

Leia também!