As 10 principais diferenças entre o Windows e o Linux

746 Comentários

É bastante comum encontrarmos comparações entre Linux e Windows. Algumas apontam pontos fortes e fracos de cada um, outras apenas atacam o rival. Porém, poucas são aquelas realmente tiram as dúvidas dos usuários.

Windows ou Linux?

Windows ou Linux?

Este artigo do TechRepublic aponta as 10 principais diferenças entre o Windows e o Linux, sem ataques ou flames desnecessários. O Guia do PC obteve autorização da editora do TechRepublic, Jody Gilbert, para esta tradução livre.

Artigo publicado originalmente em 14 de setembro de 2008 e atualizado em 4 de maio de 2011.

1. Acesso completo x Sem acesso

Provavelmente, a maior diferença entre o Windows e o Linux, é que no Linux você tem acesso completo ao código fonte. Isso ocorre porque o Linux está sob a GNU Public License (GPL), e todos os usuários, de todos os tipos, podem acessar (e alterar) o código do kernel do sistema. Você quer fazer o mesmo com o Windows? Boa sorte. A menos que você faça parte de um seleto grupo de pessoas, você nunca irá botar os olhos no código-fonte do sistema operacional da Microsoft.

2. Liberdade de licença x Restrições de licença

GNU, licença do kernel Linux

GNU, licença do kernel Linux

Com um sistema Linux, licenciado sob a GPL, você é livre para modificar, lançar novamente e até vender os aplicativos que você usa (desde que mantenha o código fonte disponível). Além disso, com a GPL, você pode baixar uma simples cópia de uma distribuição Linux e instalar em quantas máquinas você queira. Com a licença Microsoft, você não pode fazer nenhum dos dois e é obrigado a usar apenas o número de licenças compradas. Se comprou 10 licenças do Windows para sua empresa, por exemplo, só pode instalar o Windows legalmente em 10 máquinas. Se instalar em mais de 10 máquinas, estará descumprindo o contrato aceito no momento da instalação do sistema operacional.

3. Suporte online comunitário x Suporte via help-desk pago

AjudaIsso pode até ser um empecilho para que empresas usem o pinguim, mas, com o Linux, você tem suporte de um grande número de fóruns e sites de ajuda (como o Guia do PC Respostas), busca online e uma gama de sites dedicados sobre o assunto. E, claro, é possível comprar contratos de suporte com algumas grandes companhias de Linux, como a Novell e a Red Hat.

No entanto, se você quer suporte gratuito no Linux, não pode ter pressa. Isso porque, quando você reporta uma dúvida em um fórum de discussão, por exemplo, é possível que espere 10 minutos para que seja respondido, como também pode demorar horas ou dias, ou até mesmo nunca ser respondido. Mas, geralmente, os principais problemas no Linux são documentados e, as chances de você conseguir uma resposta rápida é grande.

Do outro lado da moeda está o Windows. Sim, você tem o mesmo suporte de usuários Windows em fóruns que abordam o sistema, e pode contatar o suporte da Microsoft também. De muitas pessoas que contrataram o suporte pago do Linux, ou o suporte pago da Microsoft, não dá pra dizer qual fica mais satisfeita.

4. Suporte completo de hardware x Suporte parcial

HardwareUm problema que aos poucos está sendo sanado, é o suporte a hardware. Anos atrás, se você pretendia instalar Linux, você teria que escolher a dedo todo o equipamento do seu computador, ou não teria uma instalação 100% funcional. Hoje esta teoria caiu por terra. Você pode pegar tanto um PC ou laptop (ou até mesmo um Mac) e a maioria das distribuições instaladas terão muitas chances de funcionar 100%. Claro, ainda existem algumas exceções, mas elas são cada vez mais raras.

Com o Windows, você sabe que cada parte do hardware irá funcionar no seu sistema. Claro, há uns e outros que, eventualmente, demandarão mais tempo na caça a drivers que você não possua o CD de instalação. Você então pode descansar tranquilo sabendo que aquela placa de vídeo de última geração provavelmente vai funcionar no máximo de sua capacidade.

5. Linha de comando x Sem linha de comando

Prompt de comandoNão importa onde a evolução do Linux chegue, ou quão fantástico o ambiente desktop possa se tornar, a linha de comando será sempre uma ferramenta imprescindível para propósitos administrativos. É difícil imaginar uma máquina com Linux sem a linha de comando. Entretanto, para o usuário final, já é algo bastante próximo da realidade. Você pode usar o Linux por anos sem jamais tocar na linha de comando, assim como você faz no Windows. E embora você possa utilizar a linha de comando no Windows, ela não será tão poderosa quanto é no Linux. A Microsoft tende a esconder o prompt de comando do usuário. A menos que você acesse o “executar” e entre com “cmd”, o usuário provavelmente nem saberá que a linha de comando existe no Windows. E mesmo que ele consiga acessá-la, não terá utilidade nenhuma, já que praticamente todas as configurações do Windows são feitas pelo ambiente gráfico.

6. Instalação centralizada de aplicativos x Instalação descentralizada

SoftwareCom qualquer distribuição Linux atual, você tem um local onde é possível procurar, adicionar ou remover softwares. São os gerenciadores de pacotes, como o Synaptic. Com ele, você pode abrir uma única ferramenta, procurar por uma aplicação (ou um grupo de aplicações) e instalar sem fazer qualquer busca na internet. Mesmo assim, é importante lembrar que softwares sem pacotes pré-compilados existem, e complicam muito a vida do usuário iniciante.

O Windows não tem nada parecido com isso. No Windows, você precisa saber onde encontrar o software que você pretende instalar, baixar o software (ou colocar o CD no drive), e executar setup.exe ou install.exe. Por muitos anos pensamos que instalar aplicativos no Windows era mais fácil que no Linux, e por muitos anos estavamos certos. Não agora. Instalar aplicativos no Linux é simples, indolor e centralizado – na maioria das vezes.

7. Flexibilidade x Rigidez

É comum compararmos Linux e Windows a outros hábitos do cotidiano. Carros e motos, casas e apartamentos… mas vamos tentar nos ater ao desktop em si. A não ser que você pretenda pagar para instalar um aplicativo de terceiros, para alterar a aparência, por exemplo, no Windows você terá que se contentar com o que a Microsoft decidiu que é bom pra você (ou modificar arquivos do sistema, o que, pelo menos em teoria, é proibido pela licença). No Linux, você pode confortavelmente fazer seu desktop ter o “look and feel” que é a sua cara. Você pode ter exatamente o que você quer. Desde um ambiente gráfico simples, como o Fluxbox, até uma experiência 3D completa com o Compiz.

8. Fanboys x Corporativismo

Quisemos adicionar esse tópico pois mesmo o Linux tendo atingido um nível superior ao de projeto escolar, os usuários tendem a ser fanáticos que apelam para os mais diversos tipos de medidas para fazer você escolher o Linux e não o Windows. Muitos dos ditos fanboys ainda tentam recrutar novos para o bando, e isso é realmente muito ruim. Muitos acham que isso não é profissional. Mas por que algo que é digno de um trabalho de grandes empresas precisa de “animadores de torcida”? O programa não deveria fazer sucesso sozinho? O problema é que com a natureza livre do Linux ele tende a ter uma diferença de marketing em relação ao milionário orçamento da Microsoft. Por isso existe a necessidade de se ter mihares de fãs ao redor do mundo para espalhar o sistema. E o boca-boca é o melhor amigo do Linux.

Entrada frontal do campus da Microsoft em Redmond, nos Estados Unidos.

Entrada frontal do campus da Microsoft em Redmond, nos Estados Unidos.

Muita gente imagina que a imagem do Linux como sistema operacional possa ser prejudicada pelos fanboys do sistema. Mas preferimos discordar. Outra companhia, graças ao fenômeno de seu simples tocador de música e telefone, sofreu do mesmo problema, e até agora a imagem dela não foi prejudicada por isto. O Windows não tem estes mesmos fãs.

9. Montagem automática de mídia removível x Montagem não-automática

Está fresco na memória os velhos tempos que tínhamos de montar o disquete para usá-lo e desmontar para removê-lo. Pois bem, isso está prestes a chegar ao fim – mas não completamente. Uma questão freqüente de novos usuários Linux é o modo como a mídia removível é usada. A idéia de ter que “montar” manualmente uma unidade de CD para acessar seu conteúdo é totalmente estranha para novos usuários. Há uma razão para isso ser assim. O Linux sempre foi uma plataforma multiusuário, por isso, pensava-se que forçar um usuário a montar uma mídia para usá-la ajudaria salvar os arquivos desse usuário de serem substituídos por outra pessoa. Pense nisso: Em um sistema multiusuário, se todos tivessem acesso instantâneo a um disco que foi inserido, o que impediria de excluir ou sobrescrever um arquivo que tinha acabado de ser adicionado à mídia? Agora as coisas têm evoluído ao ponto em que no Linux, subsistemas são criados e configurados de forma que você pode utilizar um dispositivo removível da mesma forma que utilizaria no Windows. Mas essa não é a regra. Sempre tem quem goste de editar o arquivo /etc/fstab, não é mesmo?

10. Run levels multi-camadas x Run level único

DesktopO Linux possui habilidade de funcionar em diferentes run levels. Com isso, dá para usar o Linux pela linha de comando (run level 3) ou via interface gráfica (run level 5). Assim, se algo ocorrer com o servidor gráfico X.org, você pode logar como superusuário (root) pela linha de comando e assim resolver o problema.

Com o Windows você terá sorte de usar a linha de comando em modo seguro – e então você pode (ou não) ter as ferramentas necessárias para resolver o problema. No Linux, mesmo no run level 3, você pode obter e instalar uma ferramenta para ajudá-lo. Ter diferentes run levels também é positivo de outras maneiras. Digamos que a maquina em questão seja um servidor Web ou de e-mail. Você quer disponibilizar a ele toda a memória instalada, portanto não poderá iniciar a maquina no run level 5. Entretanto, em certos momentos você talvez precise da interface gráfica para administrar o sistema (embora isso também seja possível por linha de comando). Graças ao comando startx a partir da linha de comando no run level 3, você terá acesso a interface gráfica também. No Windows você ficará preso ao run level gráfico, exceto quando enfrentar um problema realmente sério.

sobre o autor
""
  • Will Walber

    Imparcial!? Por acaso foi uma piada..? ¬¬

    …de qualquer forma, vale lembrar que, –>toooda essa liberdade na mão de 2 "gatos pingados" pode ser tudo, maaas pra "grande maioria esmagadora" não significa NADA! Pra essa maioria é plugar e usar… e pro diabo com "essa liberdade", que de nada serve quando ele se vê obrigado a instalar no braço(…copilar?) um drive, que na concorrência vai com três cliques.

    Usando Internet Explorer 7.0 Internet Explorer 7.0 em Windows Vista Windows Vista
    • Alex

      Bom, no Linux você ainda tem os drivers mais comuns compilados… Se o hardware não funciona, geralmente é pq ele é velho demais ou pq é novo demais. Na concorrência vai com 3 cliques pra instalar né? Para conseguir achar o driver…

      Usando Firefox 3.0.1 Firefox 3.0.1 em Fedora 9 Fedora 9
      • evandro

        “Para conseguir achar o driver…”

        pois então, já fiquei mais de mês procurando drive e apenas achei um “genérico” ao qual tinha que fazer gambiarras pra funcionar no windows

        tenho 15 anos de experiência windows e 5 em linux e
        sinceramente: linux>>>>>>>> abismo>>>>>>>>>>> windows
        =]

        Usando Google Chrome 11.0.696.57 Google Chrome 11.0.696.57 em GNU/Linux GNU/Linux
        • Campos

          Sua experiencia é uma óóóóóóóóóóóóóóótima referencia.

          Linux é beeeeeeeem melhor para o desktop.

          http://www.youtube.com/user/lienucksfails2#g/c/618AD6B264DF795E

          Continue assim e voce vai longe.

          Usando Internet Explorer 9.0 Internet Explorer 9.0 em Windows 7 x64 Edition Windows 7 x64 Edition
        • dj windows

          kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
          existe pior que linux?
          quero ver o linux brigar de cara o mac kkkkkk

          Usando Google Chrome 11.0.696.65 Google Chrome 11.0.696.65 em Windows 7 Windows 7
        • Victor

          Esses testes do youtube NÃO SÃO CONFIÁVEIS!!!

          Qualquer um pode rodar usando uma máquina virtual ruim para fazer o outro SO parecer ruim.

          Como também, pode usar de programas masi otimizados para Windows nos testes.

          Ta ai uma fonte confiável :

          http://top500.org/stats/list/37/osfam

          Usando IceWeasel 3.5.16 IceWeasel 3.5.16 em GNU/Linux x64 GNU/Linux x64
      • Campos

        Não se preocupe com drivers no Linux. Lá sempre tem um driver da pior qualidade te esperando. kkkkkkkkkkk

        http://youtu.be/Ay_20ESjixs

        Usando Internet Explorer 9.0 Internet Explorer 9.0 em Windows 7 x64 Edition Windows 7 x64 Edition
        • Victor

          KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK Esse vídeo é fonte???

          Não é driver, não é hardware, não é nada disso.

          É basicamente, o fato do flash estar mais otimizado para Windows e também, me pareceu meio tendencioso, comparar uma das piores distribuições do Linux com uma das menos piores distribuições do Winodws……..

          Além do mais, esse tipo de teste pode ser facilmente “burlado”, eu mesmo poderia rodar o Windows em uma das VM mais lentas que existem e filmar isso……

          Usando IceWeasel 3.5.16 IceWeasel 3.5.16 em GNU/Linux x64 GNU/Linux x64
      • Carlos

        Acho que isso com certeza não foi uma comparação imparcial, porém vai meu ponto de vista. Não ganho nada pra defender Linux ou Windows, sinceramente existem defeitos e qualidades em ambos. Porém para mim o Windows me atende e nunca me deixou na mão. Normalmente a maioria dos problemas com windows se resumem a usuários sem conhecimento algum de informática e pelo hardware que é oferecido no mercado que é de pessima qualidade, porem a maioria dos usuarios busca preço e não qualidade. É verdade que o Windows tem bugs e muitas portas onde se possibilitam invasões de sistemas e onde facilmente se instalam virus, spywares etc… porém isso que quem cria são pessoas mal intensionadas, muitos desses especialistas em Linux.
        Não me venham dizer que LInux ou mesmo Mac são imunes…é que a maioria dos hackers ainda não viram uma possivel vantagem em passar a desenvolver virus ou fazer invasões em sistemas baseados em Linux.
        Em terceiro lugar, a maior parte de programas de engenharia não roda no Linux nem a pau e nem com emuladores…

        Usando Internet Explorer 7.0 Internet Explorer 7.0 em Windows XP Windows XP
    • http://www.guiadopc.com.br Felipe Bruni

      Eu não li "imparcial" em momento algum no texto.

      Usando Firefox 3.0.1 Firefox 3.0.1 em Windows XP Windows XP
      • Alex

        :P

        Usando Firefox 3.0.1 Firefox 3.0.1 em Fedora 9 Fedora 9
    • Renée

      Enquanto você dá três cliques eu arrasto para uma pasta.

      =)

      Usando Safari 5.0.5 Safari 5.0.5 em Mac OS X 10.6.7 Mac OS X 10.6.7
      • Fabrício

        Até mesmo um driver? Sei.

        Usando Google Chrome 12.0.742.16 Google Chrome 12.0.742.16 em Windows 7 Windows 7
        • Renée

          Nunca precisei instalar driver’s no Mac OS.

          Usando Safari 5.0.5 Safari 5.0.5 em Mac OS X 10.6.7 Mac OS X 10.6.7
        • Hugo

          seu computador custou mt mais q o meu e não faz nem a metade,vc ainda tem orgulho disso ???

          Usando Google Chrome 11.0.696.60 Google Chrome 11.0.696.60 em Windows 7 x64 Edition Windows 7 x64 Edition
      • Jacson

        Mas tem que jogar o seu mac fora a cada grande atualização porque o hardware não é mais compativel, lamentavel!!!

        Usando Google Chrome 15.0.849.0 Google Chrome 15.0.849.0 em Windows 7 x64 Edition Windows 7 x64 Edition
    • http://sinapseslivres.com.br Guilherme Mac

      Compilar? Tem certeza q já usou uma boa distribuição Linux?
      Dê uma olhada:
      http://sinapseslivres.com.br/2010/11/mitos-sobre-linux/

      Usando Firefox 4.0.1 Firefox 4.0.1 em GNU/Linux x64 GNU/Linux x64
    • tim

      noob detected!

      Melhor voltar pro orkut mano!

      Usando Google Chrome 11.0.696.57 Google Chrome 11.0.696.57 em Mac OS X 10.6.7 Mac OS X 10.6.7
      • silvestre

        OKt? NewBie! kk

        Usando Firefox 6.0.2 Firefox 6.0.2 em Windows 7 Windows 7
    • Victor

      Eu nunca tive de compilar nada que eu não quisesse no Linux…..

      O Linux esta extremamente fácil de usar.

      Usando IceWeasel 3.5.16 IceWeasel 3.5.16 em GNU/Linux x64 GNU/Linux x64
  • Fernando

    Certamente será um post polêmico, infelizmente :(

    Eu uso o Windows XP, futuramente usarei o Vista, mas já usei bastante o Kurumin e recentemente o brilhante BIG Linux, que satisfez plenamente minhas necessidades

    O que fico satisfeito é que o “xiitismo” está perdendo a força, e ainda bem, inversamente proporcional a esta medida, o nº de usuários “não técnicos” de TI está aumentando, felizmente, afinal, sistema bom não deve ser privilegio de geek, mas acessível à toda classe de usuários, inclusive os leigos e os que não têm tempo para se dedicar a esta poderosa ferramenta

    Ambos tem vantagens e desvantagens, use aquele que se adequar melhor às suas necessidades.

    Encerro com a propaganda de uma grande distro: Big Linux, muito bem feita mesmo.

    Usando Mozilla Compatible Mozilla Compatible em GNU/Linux GNU/Linux
    • http://www.uol.com.br nathalia gomes

      concerteza!!!!!!!!!!
      p todos eu indico e sempre indicarei o linux!!!!!!!!!
      eh o melhor!!!!!
      tem suas vantagens e desvantagens!!!!!!!

      acredito q o linux pode comandar um dia o mundo…
      ehhh claro…
      mas vai se aperfeiçoar!!!
      e muito!!!!!!!!!!!!! :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

      Usando Firefox 3.5.8 Firefox 3.5.8 em Windows XP Windows XP
      • Ramires

        Flame total moça.

        Usando Firefox 4.0.1 Firefox 4.0.1 em Windows 7 x64 Edition Windows 7 x64 Edition
      • irlana azevedo

        eu prefiro 1000vezes o windows pois eu acho + fáciu de utilizar do ke o linux

        Usando Internet Explorer 6.0 Internet Explorer 6.0 em Windows XP Windows XP
        • Bruno

          2011 e vç usando IE 6.0 ???!!? ; WIN XP ??!!???!!. Quantos anos vç tem 13? LOL

          Usando Google Chrome 11.0.696.68 Google Chrome 11.0.696.68 em Windows 7 Windows 7
        • Lucas

          Noooooossa… IEca 6 e Windows XP = Pule da janela!!

          Usando Firefox 5.0 Firefox 5.0 em GNU/Linux GNU/Linux
        • isaac metzker

          que preconceito é esse menino????

          Usando Internet Explorer 6.0 Internet Explorer 6.0 em Windows 98 Windows 98
        • http://reviera ademir

          como vc vai
          eu vou bem e vc

          Usando Firefox 3.6 Firefox 3.6 em Windows XP Windows XP
  • Renato

    Artigo totalmente feito por algum fanboy do linux, acho que você deveria copiar artigos menos imparciais!

    Usando Firefox 3.0.1 Firefox 3.0.1 em Windows Vista Windows Vista
    • MalarKeY

      Artigo totalmente feito por algum fanboy do linux, acho que você deveria copiar artigos menos imparciais! ²

      Usando Firefox 6.0a1 Firefox 6.0a1 em Windows 7 x64 Edition Windows 7 x64 Edition
      • evandro

        internet está ai pra ti publicar teu artigo sobre comparação entre os dois sistemas, ou seja, faça e a gente compara dai com esse =D

        Usando Google Chrome 11.0.696.57 Google Chrome 11.0.696.57 em GNU/Linux GNU/Linux
      • silvestre

        Uso ambos os sistemas operacionais. Cada um tem sua vantegem. Quando preciso trabalhar, e fazer algo que me dê dinheiro e experiência uso o linux. Quando tô de bobeira uso o windows para ficar olhando o belo Aero que vem instalado.

        Usando Firefox 6.0.2 Firefox 6.0.2 em Windows 7 Windows 7
  • Ricardo

    O artigo realmente foi feito por algum fanboy do linux… começou bem, comparando o Windows e o Linux… depois deu a impressão que o Windows é in-usavel e o linux super fácil, pratico e melhor… não é bem assim… concordo que os tempos estão mudando (olha eu d opera… hehe), agora quem fez o artigo certamente quis fazer mais polêmica.

    Usando Opera 9.52 Opera 9.52 em Windows Vista Windows Vista
  • http://www.oots.com.br Nibelung

    Cadê o texto imparcial e sem flames?

    Item 6, por exemplo. O Synaptic não é nem de longe tão ágil assim pra usuários comuns porque coloca no mesmo balaio softwares bons, médios, ruins e péssimos na mesma categoria. Se você não souber especificamente o que está procurando, você VAI ficar perdido no Synaptic, ou pior, vai instalar um monte de porcaria.

    Item 7: Deskmods no Windows são gratuitos porque a maioria deles é feita por usuários. Dá pra editar o Windows pra deixar com a aparência que tu quiser igual no Linux.

    Item 9 só existe pra dizer “Olha, o Linux agora é simples como o Windows nesse ponto”

    E por fim, no item 10, faz mais de QUATRO ANOS que eu não vejo uma BSOD no XP. Não sei se sou sortudo ou se é competência, mas esse pesadelo que era constante no 98/2000/ME desapareceram quase por completo.

    Resumindo: Esse texto puxa MUITO a sardinha pro lado do Linux. Especialmente na parte final. No início o autor se controla bastante, mas dá pra perceber o favoritismo implícito.

    Usando Opera 9.52 Opera 9.52 em Windows XP Windows XP
    • Alex

      6. Nos sites de downloads de Windows, como você garante que usuários leigos não baixarão porcarias?

      7. Sim. Modificando a uxtheme.dll (que, na teoria, é probido pela licença) ou pagando por algum programa como o WindowBlinds.

      9. Tá. E qual o problema?

      10. Se você tivesse lido o item, veria que ele não fala sobre BSOD. Aquela imagem é só para ilustrar.

      Usando Firefox 3.0.1 Firefox 3.0.1 em Fedora 9 Fedora 9
    • Alex

      Cara, onde vc leu a palavra "imparcial" no texto? Eu dei ctrl+f e não achei.

      Usando Firefox 3.0.1 Firefox 3.0.1 em Fedora 9 Fedora 9
      • http://oots.com.br Nibelung

        “Este artigo do TechRepublic aponta 10 principais diferenças entre os dois, sem ataques ou flames desnecessários. ”

        Não tem a PALAVRA imparcial, mas esta frase leva a crer que a comparação é justa pros dois lados, e não um “lol, no linux é melhor”

        Usando Opera 9.52 Opera 9.52 em Windows XP Windows XP
        • Paulo

          e não um “lol, no linux é melhor”

          Bem, esta parece ser apenas tua opinião, controversa, inclusive. :)

          Usando Minefield 3.1b1pre Minefield 3.1b1pre em GNU/Linux GNU/Linux
  • Ulissis

    Este artigo é parcial demais!

    Da pra perceber claramente as "cutucadas" no Windows.

    Usando Internet Explorer 7.0 Internet Explorer 7.0 em Windows XP Windows XP
    • Teddy

      kkkkk..realmente de imparcial não tem nada..acho q cada um usa o q quer e pronto …..

      Usando Chromium 12.0.742.112 Chromium 12.0.742.112 em Ubuntu 11.04 Ubuntu 11.04
  • Paulo

    Os comentários comprovam: esqueceram de citar os fanáticos do Windows! ;)

    Parabéns pela tradução livre, ficou ótima! :)

    PS: Antes que algum fanático me ataque: já usei o Windows por 7 anos. :D

    Usando Minefield 3.1b1pre Minefield 3.1b1pre em GNU/Linux GNU/Linux
    • Marcos Fogel

      Amigos

      Sem dúvida alguma, feliz meu amigo Paulo, você sim provou ser imparcial e, juntamente com o Felipe Bruni ajudou a quem ainda não conhece Linux a pelo menos ter alguma curiosidade, pois, trata-se de um sistema operacional belíssimo sob todos os sentidos. Tenho só uns 20 anos de experiência como usuário contumaz de ambos sistemas (Windows e Linux) e posso afirmar ser sim o Linux um excelente sistema, sem sombras de dúvidas. Parabéns á Microsoft pelos anos que perdurou e abocanhou o mercado, mereceu, sem sombras de dúvidas, mas vivemos um outro momento na história e é hora de viver com os olhos bem abertos, não dá pra viver esbanjando dinheiro, portanto …

      VIVA O LINUX E VIVA A INTELIGÊNCIA DE SEUS USUÁRIOS POR PERCEBEREM A GRANDEZA DO SISTEMA E NÃO VIVENCIAR DESPESAS INÚTEIS.

      Usando Firefox 3.0.5 Firefox 3.0.5 em Ubuntu 8.04 Ubuntu 8.04
      • Campos

        Vivemos outro momento mesmo, e é bom ficar de olhos abertos, pois ninguém está parado, nem mesmo a Microsoft.

        http://www.youtube.com/user/lienucksfails2

        Achei que você fosse mais experiente!

        Usando Internet Explorer 9.0 Internet Explorer 9.0 em Windows 7 x64 Edition Windows 7 x64 Edition
      • Giuliano

        Usei o linux por 1 ano, usei-o ao maximo e quando encontrei o windows me senti bobo por ter perdido 1 ano usando o linux, o windows possui muito mais comodidade ao usuário além de facilidades e muitos mais programas ;]
        (não atualizo o firefox pq não quero, e estou em um netbook por isso win7 starter ‘-‘)

        Usando Firefox 6.0 Firefox 6.0 em Windows 7 Windows 7
  • Douglas

    Isso ai é imparcial? lol

    Qualquer um vê que puxou pro lado do linux… Ou por acaso tem alguma crítica ao linux ai? Se tem, logo após ja tem a "solução".

    E quanto a instalar aplicativos/drivers no linux, francamente… Quem disse que compilar é mais fácil que dar 2 cliques? E mesmo o Synaptic, não é tão simples assim não, ah e se quiser instalar um programa que não tem lá? ai complica né! enquanto no windows é sempre 2 cliques e pronto!

    E quem disse que não dá para alterar a aparência do Windows? Existe deskmod pra que? E alterar a aparência no windows é MUITO mais fácil e documentada que no linux, é só pensar em quantos sites/tutoriais existem ensinando a personalizar a aparência do windows. E do linux? haha

    Sinceramente, quando comecei a ler o artigo estava até empolgado pois achei que finalmente acharia um artigo comparando os dois SO's realmente sem imparcialidade, mas me decepcionei. =/

    Usando Firefox 3.0.1 Firefox 3.0.1 em Windows XP Windows XP
    • http://www.guiadopc.com.br Felipe Bruni

      http://www.gnome-look.org http://www.kde-look.org

      Tudo centralizado, sem programas de terceiros, e sem interferir na licença do sistema.

      Usando Firefox 3.0.1 Firefox 3.0.1 em Windows XP Windows XP
      • Alex

        Esqueceu do http://www.xfce-look.org/

        Usando Firefox 3.0.1 Firefox 3.0.1 em Fedora 9 Fedora 9
        • http://www.guiadopc.com.br Felipe Bruni

          Opa, bem lembrado.

          Usando Firefox 3.0.1 Firefox 3.0.1 em Windows XP Windows XP
      • Douglas

        Licença? lol

        Des de quando alterar a uxtheme.dll é ilegal? Se fosse ilegal não haveria tutoriais de como modificála em tantos sites "legais" na internet… E a Microsoft que eu saiba nunca "reclamou" dessa personalização não, pois isso é bom para ela.

        E quanto aos sites: só isso? e só em inglês ainda… francamente.

        Mas quanto ao artigo, concorda que ele é imparcial, ou não? (pq?)

        Usando Firefox 3.0.1 Firefox 3.0.1 em Windows XP Windows XP
        • http://www.guiadopc.com.br Felipe Bruni

          Sim. É ilegal. Basta ler a licença.

          Sites ensinando a modificar o Linux existem aos montes. Em inglês, em português, ou em outros idiomas. Citei estes pois são os mais conhecidos. No Windows a grande maioria das pessoas caçam temas no deviantart, adivinhe em qual idioma?

          Vocês estão interpretando o artigo de forma errada. Em momento algum o autor fala de imparcialidade. Ele apenas tenta mostrar que muitos dos mitos que cercam o Linux e fazem dele um sistema difícil comparado ao Windows estão caindo por terra.

          Usando Firefox 3.0.1 Firefox 3.0.1 em Windows XP Windows XP
        • Douglas

          haha

          Mas não há como negar que o artigo puxa pro lado do linux… E além disso é para ser uma comparação, e não citar os "prós" de usar linux… Além de muitas vezes não falar realmente da realidade, trata o linux como se fosse realmente superior ao windows e que nele tudo é fácil, mas que na verdade não é bem assim, duvido que seja possivel fazer tudo o que no windows você faz em 2 cliques fazer no linux sem nem tocar na linha de comando…

          Usando Firefox 3.0.1 Firefox 3.0.1 em Windows XP Windows XP
        • http://www.guiadopc.com.br Felipe Bruni

          Ninguém melhor que você mesmo pra ter certeza. Baixe uma distribuição e faça o teste. Quem usa Linux acaba aprendendo linha de comando porque vê nela um atalho pra muita coisa, mas isso não significa que você não possa fazer tudo pela interface gráfica.

          Usando Firefox 3.0.1 Firefox 3.0.1 em Windows XP Windows XP
        • Douglas

          Sim, você está certo, mas, eu já testei diversas distribuições, mas ainda não encontrei toda essa facilidade não, mas enfim, eu só axo que no linux as coisas poderiam e deveriam serem mais centralizadas, como no Windows, a forma de instalar um aplicativo, é sempre a mesma, mas no linux existem diversos formatos, sejam eles por linha de comando ou interfaçe gráfica, mas isso na minha opinião confundo muito o usuário novo no linux, e acho difícil de isso ser resolvido algum dia em 100%, pois existem muitas distribuições, com muitas diferêncas, etc. E o suporte ao hardware, não é tão perfeito não, com certeza não é melhor que no windows, pois no linux tem dispositivos que realmente não funcionam, não adianta, no windows pode até ser meio complicado encontrar ou instalar, mas com certeza vai funcionar.

          Também acho que estamos fugindo muito do assunto do artigo, que é citar as diferencas entre um e outro (mesmo sendo imparcial), e não criticar ou falar bem de um sistema.

          Usando Firefox 3.0.1 Firefox 3.0.1 em Windows XP Windows XP
        • Alex

          Tirando os que só repassam conteúdo, me diga sites bons para deskmod no win. de preferencia em pt-br.

          Usando Firefox 3.0.1 Firefox 3.0.1 em Fedora 9 Fedora 9
    • Alex

      Geralmente os softwares tem pacotes pre compilados para download. É só dar dois clicks e pronto.

      Usando Firefox 3.0.1 Firefox 3.0.1 em Fedora 9 Fedora 9
      • Douglas

        Geralmente, mas não sempre… No windows pelo menos você tem uma certa "garantia"…

        Usando Firefox 3.0.1 Firefox 3.0.1 em Windows XP Windows XP
        • André

          Mas o q adianta toda essa garantia se com 2 cliques vc também pode ferrar com o sistema instalando um vírus?

          Usando Internet Explorer 8.0 (Compatibility Mode) Internet Explorer 8.0 (Compatibility Mode) em Windows Vista Windows Vista
        • http://ozonelinuxproject.blogspot.com Ozonex64

          Concordo!

          Usando Google Chrome 6.0.472.53 Google Chrome 6.0.472.53 em Windows XP Windows XP
        • Douglas

          Para isso que existem os anti-vírus.

          O engraçado é como a grande maioria que defende tanto o linux, e não consegue enxergar nem um ponto ruim nele está usando WINDOWS, falam tão mal dele, que o linux é superior, e bla, bla, bla, mas então porque ainda usa windows? o linux não é tão superior, não tem toda aquela facilidade, o amplo suporte a hardware (haha), é livre, é perfeito… Se é tudo isso, então porque não o usa?

          Usando Firefox 3.0.1 Firefox 3.0.1 em Windows XP Windows XP
        • http://www.star.com.br hugo

          vai se fera seu porra sua mae nao te ensino usa esa porra a quela puta que rai :razz:

          Usando Firefox 3.5.3 Firefox 3.5.3 em Windows XP Windows XP
        • http://www.guiadopc.com.br Felipe Bruni

          Eu utilizo ambos. É preciso ter conhecimento de causa pra falar sobre um sistema. Melhor falar mal do Windows usando do que ser taxado de parcial por falar de algo que não conhece. Certo?

          Usando Firefox 3.0.1 Firefox 3.0.1 em Windows XP Windows XP
        • André

          Mas a discusão é sobre sistemas operacionais apenas. Outros programas ficam de fora aqui…

          Sim, uso Windows e por isso tenho mais liberdade para comentar. Tem gente que nunca usou linux e fala mal do sistema…

          vc já testou alguma distro linux?

          Ah, antes que vc tbm pergunte, sim, eu sei me virar no linux, embora use e prefira o windows como meu so.

          Usando Internet Explorer 8.0 (Compatibility Mode) Internet Explorer 8.0 (Compatibility Mode) em Windows Vista Windows Vista
        • http://ozonelinuxproject.blogspot.com Ozonex64

          Eu nunca usei o Linux, mas eu estou fazendo uma distro Linux.

          Usando Google Chrome 6.0.472.53 Google Chrome 6.0.472.53 em Windows XP Windows XP
        • Douglas

          Leia minha resposta mais acima…

          Usando Firefox 3.0.1 Firefox 3.0.1 em Windows XP Windows XP
        • André

          SO*. Desculpe as falhas.

          Usando Internet Explorer 8.0 (Compatibility Mode) Internet Explorer 8.0 (Compatibility Mode) em Windows Vista Windows Vista
      • Douglas

        O engraçado é como vocês sempre respondem fazendo perguntas, quase nunca com respostas argumentadas…

        E quanto a sites de deskmod, realmente, é dificil encontrar algum site de deskmod em PT-BR centralizado e que não seja apenas um "copiador", mas isso é compensado pois existem inúmeros sites em PT-BR, e não apenas sites, muitos blogs também, basta dar uma pesquisadinha no google por "deskmod"… =]

        Usando Firefox 3.0.1 Firefox 3.0.1 em Windows XP Windows XP
        • http://www.guiadopc.com.br Felipe Bruni

          A recíproca é verdadeira. Tá cheio de site e blog na internet ensinando a alterar a aparência do Linux.

          Usando Firefox 3.0.1 Firefox 3.0.1 em Windows XP Windows XP
        • http://ozonelinuxproject.blogspot.com Ozonex64

          Tem tambem o Emeraldm um gerneciador de Temas.

          Usando Google Chrome 6.0.472.53 Google Chrome 6.0.472.53 em Windows XP Windows XP
        • Nanda


          Felipe Bruni:

          Liberdade não é uma coisa que você usa, é uma coisa que você tem. As pessoas não dão a mínima pra isso porque normalmente tem um sistema pirata em casa com a mesma “liberdade”. Se a fiscalização em cima da pirataria fosse grande, as pessoas dariam mais valor ao Software Livre.

          Usando Google Chrome 8.0.552.224 Google Chrome 8.0.552.224 em Windows XP Windows XP
        • Nelson

          Disse tudo agora Felipe. =)

          Usando Internet Explorer 8.0 Internet Explorer 8.0 em Windows XP Windows XP
    • Jacson

      Concordo plenamente, isso eh cosa de fanboy!!! pede pra um usuario de verdade mecher, e nao esquece, nao pode passar a senha do root, se eles ficar sem reclamar avisa!!!

      Usando Google Chrome 15.0.849.0 Google Chrome 15.0.849.0 em Windows 7 x64 Edition Windows 7 x64 Edition
  • Herculles

    Gostei do post, ele deixa bastante claros como cada SO se desenvolve e se comporta! É ótimo para quem está pensando em usar o Linux pela primeira vez ou ainda está apenas curioso a respeito… Usei por algum tempo o Fedora 8 e não me decepcionei com ele, era bastante completo e rosbusto, tive problemas com o Mouse Ótico, mas nada que uma atualização na BIOS e os comando na linda de instalação: “noapic nolapic” não resolvessem… Acho que diferentemente do Windows, o Linux tem o objetivo de fazer com
    que o usuário procure e faça por sí só, já no SO da Microsoft, tudo é, literalmente, mascado para o usuário ter apenas o trabalho de configura-lo a sua maneira… Enfim, gosto do Windows e gosto do Linux pela sua idéia e potencial criativo… Abraços.

    Usando Firefox 3.0.1 Firefox 3.0.1 em Windows Vista Windows Vista
  • Avatar

    Gente, é no mínimo uma perda de tempo querer discutir quem foi que fez o texto e se teve alguma malícia ou intenção de “puxar a Sardinha” pro Linux. Admito que ele cresceu muito e que hoje ele já possui certas facilidades que há algum tempo atrás não existiam.

    Se foi imparcial ou não, intencional ou não, de fanboy ou não, a grande maioria do que está escrito ali são fatos e como tal, estão corretos. Poucas coisas ali vocês poderiam discordar e não propriamente estão referenciados elogios pra um e reclamação pra outro.

    Tal como os posts do “O Windows Vista não é um fracasso” ou “Dez motivos para que você deva usar o Linux”, todos esses vão arrastar milhares de comentários sempre rivalizando e cada um defendendo aquilo que acredita porque conviveu com aquele sistema e assim, conseguiu satisfazer necessidades.

    Mas uns tem necessidades e gostos diferentes dos outros… …ficar querendo guerrear SO’s com milhares de argumentos não resolve, afinal… …cada um escolhe o seu pra fazer o que quiser, como e quando quiser. Querer comparar SO vai durar pra sempre, eu sei, mas pra mim, se existem opções, tá ótimo. Mudo de sistema quando quero e me fixo assim que encontrar o que melhor me satisfaz.

    Usando Firefox 3.0.1 Firefox 3.0.1 em Windows XP Windows XP
  • Fabio

    Esse artigo é simplesmente uma porcaria parcial a puxar o saco do Linux com argumentos furados.

    Poderia citar inúmeros erros e inconsistências neste artigo, só não farei isso agora porque estou um pouco ocupado.

    Usando Firefox 3.0.1 Firefox 3.0.1 em Windows XP Windows XP
    • Teddy

      Dessa eu ri….

      Usando Chromium 12.0.742.112 Chromium 12.0.742.112 em Ubuntu 11.04 Ubuntu 11.04
    • Eduardo Vianna

      É como dizia o humorista Barão de Itararé: da onde menos se espera… DAÍ É QUE NÃO SAI NADA MESMO!

      Usando IceWeasel 3.5.16 IceWeasel 3.5.16 em GNU/Linux GNU/Linux
  • http://www.inf.ufsc.br/~guii Guilherme Mac

    Li várias vezes e realmente o texto não é imparcial. Ele apenas mostra fatos e comparações com o sistema mais popular, conhecido, pra se ter um ponto de referência.

    Usando W3M 0.1.9 W3M 0.1.9 em Unknown Unknown
    • http://www.inf.ufsc.br/~guii Guilherme Mac

      pois é, é como eu disse antes, apenas mostra fatos e comparações com o sistema mais popular, conhecido, pra se ter um ponto de referência e não puxa sardinha pro lado de ninguém.

      Usando W3M 0.1.9 W3M 0.1.9 em Unknown Unknown
    • http://www.guiadopc.com.br Felipe Bruni

      Explicou em uma frase o que eu não consegui explicar em mil comentários. Obrigado :)

      Usando Firefox 3.0.1 Firefox 3.0.1 em Windows XP Windows XP
  • http://www.inf.ufsc.br/~guii Guilherme Mac

    Só li até agora os comentários de fanáticos que nem argumentar conseguem e mesmo quando conseguem argumento de forma mentirosa, parcial ou mesmo infantil.

    Admitir que um sistema é bom e que seus mitos são apenas mitos não é desmerecer qualquer outro sistema. É possível, claro, gostar de vários sistemas operacionais, por que não seria? E por mesmo que admitimos que um sistema é bom não podemos enxergar as falhas? Eu poderia citar, como já citei outras vezes, os "contras" do Windows, assim como posso citar os "prós", e o mesmo posso fazer com o Linux.

    Quem não consegue ver os prós e contras de um sistema não consegue fazer um análise adulta, com consciência.

    Usando W3M 0.1.9 W3M 0.1.9 em Unknown Unknown
  • Ulissis

    "O Windows não tem estes mesmos fãs. No lugar disso, o Windows tem uma equipe de engenheiros certificados e gabaritados que acreditam nas momentâneas emoções de quando são apresentados dados mal interpretados de market share, fazendo-os acreditar que terão emprego garantido para o resto da vida."

    Por favor, da pra perceber claramente a parcialidade desse artigo, se é que textos parciais podem ser chamados de artigo.

    Achei que o Guia do PC era o único que estava livre de xiitas. Me enganei :/

    Usando Internet Explorer 7.0 Internet Explorer 7.0 em Windows XP Windows XP
    • http://www.inf.ufsc.br/~guii Guilherme Mac

      Isso q vc tá fazendo se chama argumentação infinita mas tudo bem, me dou o direito de fazer o mesmo.

      É como eu disse antes, apenas mostra fatos e comparações com o sistema mais popular, conhecido, pra se ter um ponto de referência e não puxa sardinha pro lado de ninguém.

      E mais uma coisa, o termo xiita tem q parar de ser usado, é preconceituoso e não faz sentido. É uso pra chamar os radicais (como por exemplo os q conseguem ver imparcialidade onde não tem) mas a maioria dos grupos islâmicos radicais são sunitas e não xiita, como o talibã.

      Usando W3M 0.1.9 W3M 0.1.9 em Unknown Unknown
      • Ronni

        Quero comprar um notbook e estava em duvida com relação ao widows e linux sendo que este último eu nunca usei. Bem, deixando o assunto de lado foi a primeira vez que vi essa palavra xiita usada dessa forma e reamente é de um preconceito e erro tamanho acho que isso me chamou mais atenção do que todo o resto do artigo.

        Ronni.

        Usando Internet Explorer 6.0 Internet Explorer 6.0 em Windows XP Windows XP
  • rod.stuchi

    Vc tá tentando fazer o que o Wyliam Vassoler fez no LinuxHall, artigo muito fraco, o Linux é bonzinho na sua área, querer comparar com Windows é dar tiro no próprio pé.
    veja:
    http://linuxhall.wordpress.com/2008/08/31/migrando-do-windows-para-o-linux-no-desktop-pt-ii/#comment-54

    Usando Firefox 3.0.1 Firefox 3.0.1 em Windows XP Windows XP
  • Ulissis

    Argumentação infinita?

    Não vou colocar argumento porque quero ser imparcial, entendeu?

    Se acha o Linux melhor ou em certos aspectos superior, tudo bem, sem problemas, respeito e gosto de ouvir opniões. Agora estando em acesso publico, qualque artigo DEVE ser imparcial, isso pra respeitar a opnião de leitores.

    Se fosse informado que isso seria uma crítica ai seria outra história.

    Guilherme, ele mostrou os fatos, porem colocou "pimenta" nas considerações de alguns itens. Uma delas foi a que citei em meu post anterior.

    Usando Internet Explorer 7.0 Internet Explorer 7.0 em Windows XP Windows XP
  • http://meuwindows.brogui.com Neto Lima

    Texto irrelevante, imparcial, feito por um fanboy xiita.
    Nem o Guia do PC está livre?
    1. 90% dos usuários querem um sistema pronto, e não passar várias horas/dias escrevendo e editando códigos fontes disponíveis pela comunidade.
    4. Acho que eu entendi que o Windows tem suporte parcial a hardware. PELO AMOR DE DEUS! O ubuntu não reconhece minha placa wirelles e nem minha GeForce.

    Desisto, não consigo mostrar minhas conclusões sobre esse post.

    Usando Google Chrome 0.2.149.29 Google Chrome 0.2.149.29 em Windows Vista Windows Vista
    • Douglas

      Concordo, realmente há pontos que não da para suportar… Como a suposta "super facilidade" do linux, e o "perfeito suporte a hardware". Realmente é impossivel concordar que não houve imparcialidade.

      Usando Firefox 3.0.1 Firefox 3.0.1 em Windows XP Windows XP
    • http://www.guiadopc.com.br Felipe Bruni

      O Guia do PC apenas traduziu o texto. Ele não representa necessariamente a nossa opinião. Mas ja que estou aqui…

      1. Nem Linus Torvalds deve passar horas editando códigos fontes e compilando kernel. Usuário do Windows adora falar que Linux é difícil e sempre usa como desculpa a linha de comando sem ter qualquer conhecimento de causa, mas DETESTA quando um usuário do Linux diz que Windows é inseguro e só pega virus. Se é pra ser imparcial, sejamos todos.

      4. Não, você entendeu errado. O segundo parágrafo deste próprio tópico explica isso de forma bem clara.

      "Com o Windows, você sabe que cada parte do hardware irá funcionar no seu sistema"

      Usando Firefox 3.0.1 Firefox 3.0.1 em Windows XP Windows XP
      • Douglas

        Poi bem, linux pode não ser difícil (e se não estivermos fazendo um comparação com o Windows ele realmente não é), mas o que é difícil de aceitar para os “linux fanboys”, é que o linux por mais fácil que seja, seja mais complicado que o Windows.

        Usando Firefox 3.0.1 Firefox 3.0.1 em Windows XP Windows XP
        • http://www.guiadopc.com.br Felipe Bruni

          É ridículo afirmar isso. Eu conheço pessoas que usam Linux a anos e não sabem fazer nada no Windows. É tudo uma questão de como você aprende. Óbvio que pra quem sai do Windows o Linux vai parecer complicado. Mas o contrário também acontece. Até o Mac OS X que é considerado por muitos o sistema mais amigável pode assustar a primeira vista.

          Usando Firefox 3.0.1 Firefox 3.0.1 em Windows XP Windows XP
        • http://www.inf.ufsc.br/~guii Guilherme Mac

          As pessoas que já nasceram na era do Windows em casa não perceberam que outros sistemas tbm são simples, mas são simples de modos diferentes. É como o Felipe citou, o Mac OS (q é um sistema UNIX) é facílimo pra usar mas quem usa a primeira vez fica meio perdido, há muitos conceitos diferentes.

          Usando W3M 0.1.9 W3M 0.1.9 em Unknown Unknown
        • Nelson

          Para de ser bebê chorão, o Paulo só traduziu.

          E aprende a escrever, seu português é horrível.

          Usando Internet Explorer 8.0 Internet Explorer 8.0 em Windows XP Windows XP
        • Nelson

          ps.isso foi para o Douglas.

          Usando Internet Explorer 8.0 Internet Explorer 8.0 em Windows XP Windows XP
    • http://www.star.com.br hugo

      ai viaado seu filada puta corno voce nao sabe usa esa porra
      do linux vai toma no zoi

      Usando Firefox 3.5.3 Firefox 3.5.3 em Windows XP Windows XP
  • http://bloginfoxp@yahoo.com.br Info XP

    O Linux é ótimo, tem muitos pontos fortes, só que o Windows serve pra qualquer tipo de usuário doméstico, para o usuário leigo é claro que o Windows é melhor e mais explicativo, não há como negar.

    Acho que quem escreveu a matéria criticou muito a Microsoft, que se não fosse ela, imagine… Quem viveria sem o Windows? É, falar mal é fácil, mas eu não trocaria meu Windows que roda todos os programas que quero (WLM, Skype, eMule) além de rodar os melhores jogos. Eu não viveria sem meus jogos.

    O Linux tem muito o que crescer, não estou dizendo que ele é ruim…

    Usando Firefox 3.0.1 Firefox 3.0.1 em Windows XP Windows XP
  • http://www.guiadopc.com.br Mário Zunino

    Dúvida: Onde está escrita a palavra imparcial ou qualquer sinônimo dela?

    Usando Firefox 3.0.1 Firefox 3.0.1 em Windows Vista Windows Vista
    • http://www.inf.ufsc.br/~guii Guilherme Mac

      respondi pra eu mesmo =P

      Usando W3M 0.1.9 W3M 0.1.9 em Unknown Unknown
  • http://infoxp.wordpress.com Info XP

    Tudo bem que roda os programas, mas não tem todas as funcionalidades que tem no Windows.

    Usando Firefox 3.0.1 Firefox 3.0.1 em Windows XP Windows XP
    • Alex

      Linux não é Windows :D

      Usando Firefox 3.0.1 Firefox 3.0.1 em Fedora 9 Fedora 9
  • Guilherme Navarro

    Eu prefiro trocar o canal da TV pelo controle do que ir na TV e mudar de canal…

    Usando Firefox 3.0.1 Firefox 3.0.1 em Windows Server 2003 Windows Server 2003
    • http://www.guiadopc.com.br/ Helito Bijora

      Usando Windows Server? Sem comentários. :P

      Usando Firefox 3.0.1 Firefox 3.0.1 em Windows Vista Windows Vista
      • Guilherme Navarro

        oque vc quer dizer com "sem comentários", aposto q nunca usou e se usou não soube configurar, pois eu acho ele bem melhor q o XP e vista, a performance dele eh bem superior ao XP…

        Usando Firefox 3.0.1 Firefox 3.0.1 em Windows Server 2003 Windows Server 2003
        • http://www.guiadopc.com.br Felipe Bruni

          Melhor ele é. Mas contraria a sua teoria de que é melhor mudar o canal pelo controle do que ir até a TV.

          Corrija-me se eu estiver errado, mas com isso você quis dizer que prefere tem um sistema fácil e intuitivo (mudar o canal no controle), do que ter que fazer as coisas do modo mais complicado (ir até a TV). Porém, usando o Windows Server, você tem muito mais trabalho pra configurar e deixar o sistema com o seu jeito.

          Pelo menos foi isso que eu entendi com o seu comentário. Desculpe se me enganei.

          Usando Opera 9.52 Opera 9.52 em Windows XP Windows XP
        • Guilherme Navarro

          Esta certo, porém eu me referi ao Windows x Linux, a questão de configurar o windows server não é tão dificil, exije um pouco de paciência, mas depois que configura fica show ;D
          Não precisa se desculpas cada um escreve oque acha, eu gosto disso
          Vlw

          Usando Firefox 3.0.1 Firefox 3.0.1 em Windows Server 2003 Windows Server 2003
        • Mauricio

          Lembrei de mim agora neste comentario, na epoca do XP tambem usava o server 2003 ( ou epoca boa) muito melhor que o fraco XP.

          Usando Google Chrome 11.0.696.57 Google Chrome 11.0.696.57 em GNU/Linux GNU/Linux
    • Ulissis

      Com certeza :)

      Usando Internet Explorer 7.0 Internet Explorer 7.0 em Windows XP Windows XP
  • Will Walber

    “Para conseguir achar o driver…”

    Não é preciso procurar muito. Ele vem no CD que acompanha o produto que eu comprei.

    Agora morra! ^^

    Usando Internet Explorer 7.0 Internet Explorer 7.0 em Windows Vista Windows Vista
    • http://www.guiadopc.com.br/ Helito Bijora

      … num PC novo.

      E aquele PC usado que já passou pela mão de umas 3 pessoas e esses CDs foram extraviados? Ai a história é outra… :)

      Usando Firefox 3.0.1 Firefox 3.0.1 em Windows Vista Windows Vista
      • Davi

        E quem diabos compra um PC usado que já passou pela mão de três pessoas??? Ainda mais hoje em dia com PC de R$ 800,00 parcelado em 20X pelas Casas Bahia???

        Usando Firefox 3.0.5 Firefox 3.0.5 em Windows Vista Windows Vista
        • http://www.guiadopc.com.br Felipe Bruni

          Acredite, MUITA gente ainda faz isso.

          Usando Firefox 3.0.5 Firefox 3.0.5 em Windows Vista Windows Vista
        • Mauricio

          PCs de feirão tambem costumam vim sem CDs de drives viu ^^

          Usando Google Chrome 11.0.696.57 Google Chrome 11.0.696.57 em GNU/Linux GNU/Linux
    • http://www.guiadopc.com.br Felipe Bruni

      No Linux eu não preciso de CD nenhum. Ele reconehce todo o meu hardware. No Windows eu preciso instalar o driver de vídeo e som, já que a única coisa que ele reconhece é a placa de rede que eu sequer uso. E olha que minha placa é toda onboard e não tem nada de novidade.

      “ah, mas você usa o XP. o Vista melhorou o suporte a hardware”.
      Não, o Vista só reconhece minha placa de som. Continuo tendo que caçar o resto.

      O Linux reconhece sozinho até meu modem motorola, que no Windows eu preciso instalar o driver (de terceiros).

      Agora morra! ^^

      Usando Firefox 3.0.1 Firefox 3.0.1 em Windows XP Windows XP
      • http://www.guiadopc.com.br Mário Zunino

        Interessante. Comigo o mesmo. Minha mobo veio sem o CD dos drivers, imaginei que o XP reconheceria tudo. Mas estava enganado. A rede onboard não foi reconhecida. Tive que recorrer a um amigo que baixasse para mim todos os drivers, e aí sim foi… Ah sim: O Vista reconheceu todos os drivers certinho.

        Usando Firefox 3.0.1 Firefox 3.0.1 em Windows Vista Windows Vista
        • ricardo

          bem o seven tbm não precisa instalar os drives…
          Ambos são bons, geralmente quem tem Linux tem tbm windows…
          Mais o seven surpreendeu.

          Usando Firefox 3.6.17 Firefox 3.6.17 em Windows 7 Windows 7
  • http://www.inf.ufsc.br/~guii Guilherme Mac

    Aqui estão usando o ad nauseam como saída e alguns estão usando em conjunto com argumentação boba, com conceito pré-formado ou mesmo sem fundamento.

    Olha alguns exemplo visto aqui:

    – "Tudo bem que roda os programas, mas não tem todas as funcionalidades que tem no Windows."

    Como assim não tem as mesmas funcionalidades? Não faz nenhum sentido isso. Típica citação de quem tem conceito pré-formado ou mesmo quer ser tendencioso (mesmo sem fazer sentido). Frase completamente sem sentido.

    – "Eu vi os programas de mensageiros, tudo cópia."

    Vc com certeza não usou muito Linux ou deixou seu conceito pré-formado cegá-lo. Desconsiderou a existência de diversos outros mensageiros. Eu por exemplo uso Mercury que possui muitíssimo mais recursos do que o Microsoft MSN (q é um dos melhores messengers q existem).

    – "O Linux é ótimo, tem muitos pontos fortes, só que o Windows serve pra qualquer tipo de usuário doméstico, para o usuário leigo é claro que o Windows é melhor e mais explicativo, não há como negar."

    Conceito pré-formado sem base na realidade. Vc já está acostumado com Windows e não quer gastar tempo apredendo outro conceito de S.O. Vou citar um exemplo. Por aqui há um projeto de Informática pra Terceira Idade. Então adaptamos o S.O. pros idosos como por exemplo, menus explicativos ao máximo (explicando coisas que muito diriam q é idiota como explicando pra q serve um navegador e mesmo pra q serve a internet) e fontes bem grandes. Muito gente só tiveram contato com Linux na vida (tiveram contatos com pc somente no projeto) e resultado, quando usando Windows acham estranho. Não acham difícil a grosso modo, acham estranho, não estão acostumados. É isso que acontece, confundem o sentimento de estranheza com dificuldade.

    – "O ubuntu não reconhece minha placa wirelles e nem minha GeForce."

    Wireless eu não posso falar pois nunca usei e não tenho noção de compatibilidade, nunca pesquisei. Mas GeForce foi falta de cuidado. O Ubuntu detecta automaticamente e mesmo em casos raros de não detectar a NVIDIA dá suporte total ao Linux, é só entrar no site e baixar um arquivo de instalação .bin (automático com interface gráfica ou pseu-interface gráfica). Não tem desculpa pra coisas como esta.

    – "90% dos usuários querem um sistema pronto, e não passar várias horas/dias escrevendo e editando códigos fontes disponíveis pela comunidade"

    E quem quer? Ainda bem que nem precisa no Linux, tudo é feito de forma automatizada e/ou com interface gráfica. Outro mito q se tem com o sistema.

    – "que de nada serve quando ele se vê obrigado a instalar no braço(…copilar?) um drive, que na concorrência vai com três cliques."

    Outro mito. Ainda bem que no Linux é feito até de maneira mais fácil, com o Synaptic por exemplo ou os pacotes da distribuição ou os arquivos de instalação em .bin. É raríssimo usuário comum que precise usar o 'configure', 'make', 'make install' (3 comandos pra instalar via terminal). Eu sinceramente só usei algumas vezes pq quis, pra compilar de acordo com meu pc, ficar mais rápido e por curiosidade.

    Resumindo, não fiquem com medo de ter achado o Linux bem diferente do que muitos falam. Ele tem distribuições pra todos os gostos, desde as simples, que realizam tudo automático como o Ubuntu, OpenSUSE, Fedora. Até as robustas q serve pra quem sabe o q faz em ambiente Linux/Unix como Debian, CentOS, Slackware, Gentoo.

    E não esqueçam q os SOs tem conceitos diferentes e com "prós" e "contras". Não se deixe o seu conceito pré-formado tornar seus argumentos bobos.

    Usando W3M 0.1.9 W3M 0.1.9 em Unknown Unknown
    • Bill

      Muito bom.

      Usando Firefox 2.0.0.16 Firefox 2.0.0.16 em Windows XP Windows XP
    • Guilherme

      Falou alguns mitos sim,é tudo questão de costume.

      Usando Firefox 4.0b13pre Firefox 4.0b13pre em GNU/Linux GNU/Linux
      • Guilherme

        *Falaram

        Usando Firefox 4.0b13pre Firefox 4.0b13pre em GNU/Linux GNU/Linux
        • ricardo

          kkk
          A postagem do Guilherme Mac deveria ser o artigo ;p

          Usando Firefox 3.6.17 Firefox 3.6.17 em Windows 7 Windows 7
  • Rafael

    A proposito sobre a Linha de comando do Windows, pode ser acessada por:
    Iniciar – Todos os programas – Acessórios – Prompt de comando

    Cujo qual possui um Comentário assim:
    Executa funções baseadas em texto (linha de comando).

    Usando Opera 9.52 Opera 9.52 em Windows XP Windows XP
    • Alex

      Oq se da pra fazer no prompt de comando a nao ser dar um “dir”?

      Usando Firefox 3.0.1 Firefox 3.0.1 em Fedora 9 Fedora 9
      • Bill

        Da para programar em assembly, pascal, cobol, basic, da para criar programas de lot, da para copiar, apagar, mover, renomear, criar virus, debugar….. etc…

        Usando Firefox 2.0.0.16 Firefox 2.0.0.16 em Windows XP Windows XP
  • http://infoxp.wordpress.com Info XP

    Eu vi os programas de mensageiros, tudo cópia. O aMSN é péssimo, já usei ele.

    Usando Firefox 3.0.1 Firefox 3.0.1 em Windows XP Windows XP
    • http://www.guiadopc.com.br Felipe Bruni

      Tudo cópia. Pidgin e Kopete são identicos ao WLM mesmo hein? Eu quase confundo!

      Usando Firefox 3.0.1 Firefox 3.0.1 em Windows XP Windows XP
    • Alex

      "Eu vi os programas de mensageiros, tudo cópia."

      Só oq me faltava mesmo!

      Usando Firefox 3.0.1 Firefox 3.0.1 em Fedora 9 Fedora 9
      • http://lucasmesty.site50.net Lucas Mesty

        Mas é a realidade Alex, o aMSN ou o Kopete, podem ter facilidades, mas nunca vão chegar nem aos pés do Windows Live Messenger… é facil admitir.

        P.S.: Já usei e comprovei.

        Usando Internet Explorer 7.0 Internet Explorer 7.0 em Windows Vista Windows Vista
        • http://www.guiadopc.com.br Felipe Bruni

          Se "chegar aos pés" for ter winks, emoticons pulantes, letras cor de arco-íris, conversa por voz pior que telefone com latinha de pomarola e consumir 50% da sua memória, eu espero DE VERDADE que o Kopete e outros messengers "alternativos" nunca chegue aos pés do WLM. Deus abençoe o Kopete, o Pidgin, o Adium, o iChat, o Kmess e por aí vai…

          Usando Firefox 3.0.5 Firefox 3.0.5 em Windows XP Windows XP
        • Nelson

          Felipe, essas crianças gostam de letras coloridas, bichinho pulando etc.
          Você precisa aprender a entender essa criançada de hoje em dia. ;)

          Usando Internet Explorer 8.0 Internet Explorer 8.0 em Windows XP Windows XP
        • ricardo

          nossa o msn é pessimo vei que isso.
          defender ele é insanidade
          tem gnt que vai te mandar uma mensagem vc não intende NADA…

          Usando Firefox 3.6.17 Firefox 3.6.17 em Windows 7 Windows 7
  • Felipe Amorim de Souza

    Linha de comando no Windows não tem tanta utilidade, ela está praticamente morta, pois tudo é via interface gráfica.
    E sobre quem disse que quem migra de Windows para Linux é mais difícil do que quem inicia direto no Linux, eu discordo, migrei e achei tudo super fácil. Estou a alguns dias com ele e já tenho o sistema totalmente personalizado.
    Alterar o tema do sistema é super fácil, e temos toda ajuda do mundo no ubuntuforum-br.org, não só para isso, mas para tudo, desde instalar placas geforce, fazer placa wireless funcionar, tudo!
    Drivers são difíceis de instalar em ambos os sistemas para quem é leigo.
    Sobre o synaptic, vi aqui alguém dizer que pode-se baixar algum lixo, porém em sites de downloads isto é bem mais provável, pois não é qualquer um que coloca programas nos repositórios. E caso não possua o programa no repositório, basta fazer igual no Windows, procurar em sites, como o getdeb.net, que tem vários arquivos .deb para download, em que você instala com 2 cliques (contados) e um para fechar a janela do .deb.
    Achei o artigo totalmente imparcial, não puxou sardinha para o Linux e nem para o Windows, apenas falou a realidade.
    O que ocorre é que usuários Windows (maioria, mas há exceções) não aceita que outro sistema possa ser tão fácil quanto o Windows.
    E sobre alterar a aparência do Windows, além de ser ilegal (a menos que instale alguma mudança de aparência feita pela Microsoft, como o Zune Theme), pode chegar a danificar o computador.
    Ambos os sistemas tem pontos fracos e fortes, e cada um tem seus gostos, mas devemos admitir isso.
    Eu admito que o Windows é bem fácil para novatos, e que também tem melhor suporte a hardware, visto que as empresas se focam nele (ainda bem que as coisas estão mudando).
    Todo o meu computador foi identificado pelo Ubuntu, retirando a impressora e a webcam, a impressora apenas instalei um driver (tão fácil quanto Windows), e a webcam eu já esperava que não funcionaria bem (microsoft life-cam vx 1000).

    Usando Firefox 3.0 Firefox 3.0 em GNU/Linux GNU/Linux
    • Guilherme

      parabens simplificou toda essa briga sem sentido,só são OSs,são para ser usados ha beneficios e maleficios,como qualquer coisas algo não é melhor que outro só se encacha melhor

      Usando Firefox 4.0b13pre Firefox 4.0b13pre em GNU/Linux GNU/Linux
  • Bill

    Muito bom.

    Não vejo polemica alguma, vejo apenas algumas poucas qualidade do Linux expostas de maneira simples e objetiva.

    Usando Firefox 2.0.0.16 Firefox 2.0.0.16 em Windows XP Windows XP
  • Fabiano Matheus

    É que nem times… uns torcem, outros secam xD

    Usando Firefox 3.0.1 Firefox 3.0.1 em Windows Vista Windows Vista
  • Paulo

    Artigo bom para salsinhas: http://linux.oneandoneis2.org/LNW.htm :D

    Usando Minefield 3.1b1pre Minefield 3.1b1pre em GNU/Linux GNU/Linux
  • http://www.holostech.com Marcus

    Eu uso computadores desde o CPM 2.2. De lá para cá muita coisa mudou, principalmente o Linux, Quem hoje diz que não consegue usar o Linux no desktop é porque não sabe usar nem mesmo um micro ondas. O windows é bom mas o Linux não é ruim como alguns dizem. É só ter um pouco de boa vontade que dá para usar.

    Usando Firefox 3.0.1 Firefox 3.0.1 em openSUSE openSUSE
  • awwa

    é óbvio que só iam falar bem do linux
    é a nova moda :D
    só ficam botando fogo
    usaram windows a vida toda, ai agora que é a moda, falam mal.
    foda :S

    Usando Google Chrome 0.2.149.29 Google Chrome 0.2.149.29 em Windows Vista Windows Vista
    • http://www.inf.ufsc.br/~guii Guilherme Mac

      comentários como esse q eu falo q é infantil. Não tem bom senso, não tem argumentos, não tem nada, só sentimento pré-adolescente.

      Pessoal, extremamente contra, extremamente a favor, ou com bom senso tanto faz, o q importa é q tenham argumentos com fundamentação, com lógica e realista.

      Usando W3M 0.1.9 W3M 0.1.9 em Unknown Unknown
      • Guilherme

        Qual sistema usa para estar Unknown(para fins de pesquisa e testes),pode ser em qualquer unix like afina pesquisei e o W3M com base em emacs,tem base nessas plataformas

        Usando Firefox 4.0b13pre Firefox 4.0b13pre em GNU/Linux GNU/Linux
  • frd

    Linux é diferente do Windows, alguns demoram a perceber…por isso todas as comparações irão aparecer diferenças. Cada um tem a liberdade de escolher aquele que julgar melhor. Nenhuma pesquisa vai me fazer mudar de ideia por estar falando que meu OS isso ou meu OS aquilo, vou usar aquele que julgo fazer tudo que espero dele. Ja usei linux e hj uso MS, pq? Pq a MS supre a tudo que preciso e o linux deixa um pouco a desejar, isso no meu caso, pode não ser para vc, mas para mim é.

    Reforçando, não é possivel fazer comparações, Linux é diferente de Windows. Como vão comparar uma coisa que não é igual em quase nada?? Só se comparam coisas que são pelo menos parecidas. Nem o modelo de OS é igual, as propostas são diferentes e os objetivos com cada um são diferentes, portanto, parem de comparar. Por Favor!!

    Usando Google Chrome 0.2.149.29 Google Chrome 0.2.149.29 em Windows Vista Windows Vista
  • Renato

    Eu até que estava empolgado em utilizar o Linux, pois até fiz um DUAL-BOOT em minha máquina á qual deixei o XP e instalei o UBUNTU a qual iria utilizar como forma de estudos e quem sabe em adoção á sistema, mas fiquei muito decepcionado pelo fato de eu ter que fazer uma "gambiarra" para poder utilizar o meu Claro3G e depois que fui instalar o sistema, parece-me que ele atualizou o KERNEL e o mesmo agora não funciona, entrei em vários fóruns e me disseram que era conflito entre IRQs, mas como consertar isso, até agora eu não sei… só sei que depois de uma atualização do próprio sistema ele "ferra" com o mesmo… infelizmente tive e estou tendo uma experiência ruim com o Linux, espero que as próximas versões sejam melhores em questão de hardwares!

    Usando Firefox 3.0.1 Firefox 3.0.1 em Windows XP Windows XP
    • Bill

      Realmente, Linux não é pra qualquer um.

      Usando Firefox 3.0.1 Firefox 3.0.1 em Windows XP Windows XP
      • Renato

        Realmente não meu amigo, e olha que para fazer funcionar este Claro3G tive que fazer um script de conexão… acredito eu que muitos usuários acostumados com o XP jamais pensariam em ter que desenvolver um script para determinadas ações em periféricos e funcionamento! Eu acho que é um ponto positivo para o XP estas tecnologia Plug&Play, mas se pensarmos direito á culpa toda é de quem desenvolve o periférico, ou seja, sempre esquecem dos drives do Linux :(

        Usando Firefox 3.0.1 Firefox 3.0.1 em Windows XP Windows XP
        • http://www.inf.ufsc.br/~guii Guilherme Mac

          Sim, o caso da Claro é o típico caso da empresa (q fabricou o periférico) q não pensa nos outros sistemas e somente no dominante, esquecem do Linux e do Mac.

          Usando W3M 0.1.9 W3M 0.1.9 em Unknown Unknown
        • http://lucasmesty.site50.net Lucas Mesty

          Só complementando, modens 3G, tem instalação automatica e nativa no MAC , ;) [Ubuntu 8.10 suporte nativo à modens 3G]

          Usando Internet Explorer 7.0 Internet Explorer 7.0 em Windows Vista Windows Vista
  • Joaquim

    Eu prefiro usar esta camiseta do que usar Windows novamente:

    http://www.redbug.com.br/images/_product/232/2315

    Deus me livre de windows, muita falha de segurança. O Windows XP por exemplo, numa instalação fria, você já é o administrador do sistema! A menos que você crieu um novo usuário comum, você terá os privilégis do fazer "tudo" no sistema.

    Usando Firefox 3.0.1 Firefox 3.0.1 em Windows XP Windows XP
    • http://www.guiadopc.com.br Mário Zunino

      Mudou o agent? :P

      Usando Firefox 3.0.1 Firefox 3.0.1 em Windows Vista Windows Vista
      • Joaquim

        @Mário Zunino

        Não mudei o agent não, é que, linux só no meu notebook pessoal. Nos pcs da Lan House, quando instalei o Firefox eles gritaram: “Cade o ezinho da internet?”.
        Na Lan, não entra linux de jeito nenhum. O meu notebook, eu estava tentando colocar dual head nele, estava no init 3, sem Xorg, por isso não respondi dele.

        Usando Firefox 3.0.1 Firefox 3.0.1 em Windows XP Windows XP
  • Pingback: 10 principais diferenças entre Windows e Linux by GuiadoPC « VemqueTem

  • Irssaum

    Discutir S.O. ta como discutir “politica”. cada um ja definiu seu partido, ou candidato, mas tem sempre alguem imparcial que antes de votar decidi analisar os candidatos ou partido para fazer sua escolha.

    Entre window e linux não é diferente tem quem prefere um quem prefere o outro e quem usa os dois pra decidir com qual pretene ficar, muitos ficam assim(dual boot) por muito tempo, ou nao consegue abandonar um ou outro por ter ferramentas ou sistemas que em um é melhor que outro.

    Dizer que nao da pra compara um com outro por ser uma coisa diferente eu acho no minimo desnecessarios. Pois diferentes são, mas sao sistemas operacionais o que os enquadram na mesma categoria, porem tem sim que comparar, ja pensou se tudo que se for comparar ter que ser igual? nao vao sobrar comparacoes porque tudo é igual!

    Eu uso linux e windows! nao consigo abandonar um ou outro! por enquanto!
    Em linux a unica coisa que me descepciona é JOGO, e suporte a algums dispositivos que ainda nao tive sucesso e nao posso ficar sem.

    Para um usuario comum, que so vai usar o sistema nao vai ter muita diferença, linux esta cada vez mais simples, instalar e remover e programas, mas ainda nao é tao facil assim pra quem so sabe clicar.

    Mas gostei do artigo, logo podemos esperar um replica de algum Fanboy Windows!

    Usando Firefox 3.0.1 Firefox 3.0.1 em Windows XP Windows XP
  • flash

    No minimo a maioria dos usuarios usam windows piratinha pq um sistema q custa em media de r$300 a versao home, mais um office da vida q custa 5x mais, reclamam de um sistema q foi feito gratuitamente e q esta num nivel igual ou superior ao pago eh pq nao sente no bolso.
    pra gastar esse valor a cada versao do windows q eh lancada cheia de falhas, eu prefiro esperar 2hrs baixando uma imagem de um linux.
    se nao tivesse nenhuma versao linux iriam reclamar pq nao tem nenhuma versao gratis, e se algum dia (hehe) o windows nao seja mais pirateado ai vao recorer ao linux, aquele mesmo sistema q era criticado.
    eu sou usuario linux e windows, soh uso o win pq o 3dmax nao funciona no mac e nem no linux embora tenha programas alternativos como maya.
    sinto grande diferenca nos dois, o linux a internet navegacao eh mais rapida e nao tenho problemas com os spywares, da ateh pra ver as meninas hehehe.
    ja com o windows a praticidade do q vc precisar tem algum programa na net q faz.

    cada um usa oq acha melhor ninguem ta obrigando a usar o linux, varias materias sobre o tal windows 7 com “novos recursos” ninguem critica mesmo sabendo q vai sair cheio de falhas e services packs.

    Usando Firefox 3.0.1 Firefox 3.0.1 em Windows 2000 Windows 2000
    • Bill

      Exatamente, concordo.

      Usando Firefox 3.0.1 Firefox 3.0.1 em Windows XP Windows XP
    • Davi

      "…soh uso o win pq o 3dmax nao funciona no mac e nem no linux embora tenha programas alternativos como maya…"

      Se mesmo tendo o Maya disponivel e tu prefere o 3DMax, é porque contigo acontece o mesmo que comigo, Linux até tem programas similares, com a mesma finalidade em alguns casos, mas não com todas as ferramentas que os programas windows dispoem.

      Usando Firefox 3.0.5 Firefox 3.0.5 em Windows Vista Windows Vista
    • Ronni

      É verdade ! Eu lembro que eu queria usar um Windows original no meu pc, pois eu não gosto de coisas pirata e os meus amigos acharam um absurdo eu pagar quase R$ 600,00 pelo mesmo. Estranho, pode ser que eu esteja enganado, mas parece que a galera prefere pagar menos por um pirata entretanto isto no fundo cheira desonestidade. Roni

      Usando Internet Explorer 6.0 Internet Explorer 6.0 em Windows XP Windows XP
  • DO Cpntra!!!

    Dane-se todo mundo, o melhor sistema eh o MAC-OS!
    huahahahhahahahahhahahahah

    Mas eu uso o linuxx pq sou pobre e gosto de viver na legalidade!!!

    Usando Firefox 3.0.1 Firefox 3.0.1 em Windows XP Windows XP
    • http://www.guiadopc.com.br/ Helito Bijora

      Segundo você mesmo disse, o Mac é o melhor, mas usa Linux. Porém aqui está Windows XP. Vai entender. :P

      Usando Firefox 3.0.1 Firefox 3.0.1 em Windows Vista Windows Vista
  • C.Branco

    Se o LInux é tão melhor que o Windows (segundo o texto) porque a maioria (usuários e programas) usa o Windows ???

    Usando Internet Explorer 7.0 Internet Explorer 7.0 em Windows XP Windows XP
    • http://www.inf.ufsc.br/~guii Guilherme Mac

      Ninguém disse q é melhor ou pior, é só uma comparação com o sistema dominate, como qualquer análise faz, é obrigado a ter um ponto de referência pra pessoas terem "um norte".

      E por favor, não veja ingênuo. O Windows não domina o mercado doméstico (PC) por ser melhor. São centenas de fatores que faz do Windows o mais utilizado domésticamente e quase todos relacionado com o mundo dos negócios.

      Usando W3M 0.1.9 W3M 0.1.9 em Unknown Unknown
    • http://www.inf.ufsc.br/~guii Guilherme Mac

      (*) "seja" e não "veja"

      Usando W3M 0.1.9 W3M 0.1.9 em Unknown Unknown
      • http://www.guiadopc.com.br Mário Zunino

        Tem que ter coragem pra usar W3M hein? :P

        Tá usando mesmo ou mudou o agent?

        Usando Firefox 3.0.1 Firefox 3.0.1 em Windows Vista Windows Vista
        • http://www.inf.ufsc.br/~guii Guilherme Mac

          hahaha tinha mudado o agent pra testar umas coisas e tava com preguiça de mudar :-P já tentei usar ele pra escrever aqui mas ele não consegue acessar o javascript do "responder" :-(

          Olha só, aparece uma msg na parte de baixo: http://www.inf.ufsc.br/~guii/outras_imagens/w3m.p

          Usando Firefox 3.0.1 Firefox 3.0.1 em GNU/Linux x64 GNU/Linux x64
    • http://www.guiadopc.com.br Felipe Bruni

      Se isso fosse um argumento a ser levado em consideração, um Gol seria um carro muito melhor que uma Ferrari, já que é muito mais vendido. Certo? Vendas e valor nem sempre justificam a qualidade.

      Usando Opera 9.52 Opera 9.52 em Windows XP Windows XP
      • Renato

        Boa resposta amigo :)

        Usando Firefox 3.0.1 Firefox 3.0.1 em Windows XP Windows XP
      • frd

        só para saber…vc tem um Gol ou uma Ferrari??
        Acho que não tem nada a ver…sorry!

        Usando Google Chrome 0.2.149.29 Google Chrome 0.2.149.29 em Windows Vista Windows Vista
        • http://www.inf.ufsc.br/~guii Guilherme Mac

          ele fez uma analogia. pense como analogia q faz todo sentido no contexto.

          Usando Firefox 3.0.1 Firefox 3.0.1 em GNU/Linux x64 GNU/Linux x64
        • http://www.guiadopc.com.br Felipe Bruni

          Repetindo. Valor de produto e número de vendas nem sempre justificam sua qualidade. Foi o que eu quis dizer ao comparar um Gol a uma Ferrari. Poderia ter usado qualquer outro exemplo que significasse a mesma coisa. :)

          Usando Opera 9.52 Opera 9.52 em Windows XP Windows XP
        • Nelson

          frd, pare de usar drogas, o Felipe fez apenas uma analogia.

          Usando Internet Explorer 8.0 Internet Explorer 8.0 em Windows XP Windows XP
      • Marcos

        Acontece que tem menos Ferraris por aí porque elas são caras. Se o Gol fosse pago e a Ferrari fosse grátis, teria mais Ferraris, com certeza.
        Agora, troque Ferrari por Brasília e a analogia funciona: muita gente preferiria pagar para ter o Gol em vez de uma Brasília velha de graça.

        Usando Firefox 4.0.1 Firefox 4.0.1 em Windows 7 x64 Edition Windows 7 x64 Edition
    • Paulo

      Aonde está escrito no texto que o Linux é melhor que o Windows? Essa parece ser apenas tua (controversa) opinião. :)

      PS: Conhece a pirataria?

      Usando Minefield 3.1b1pre Minefield 3.1b1pre em GNU/Linux GNU/Linux
  • Irsaum

    como ja disse antes em outros forums: Linux pode nao ser soberano hoje! mas tem uma comunidade grande e aumenta a cada dia, graças a algums usuarios avançadinhos que acabam conhecendo o sistema e parte para apresenta-lo à outros usuarios. essa é forma que eu acredito que seja a melhor pra disseminar o linux o no planeta.

    Conheci linux a 3 anos e sou muito satisfeito ja apanhei muito pra conseguir fazer algumas coisas(servidor de internet, instalar placa wireless sem driver nativo, servidor de arquivos e etc…) mas graças a comunidade consegui resolver TODOS os problems(na verdade duvidas).

    Linux é linux e Windows é Windows!!! so falta dizer que nao se pode comparar gol com palio por ser montadoras diferentes!!!

    Cada Sistema tem um Ponto forte! o windows por ser popular(padrão pc), e o linux por estabilidade, flexibilidade, portabilidade, segurança, entre outros…

    a comparação nao besta!!! serve pra ajudar aquem ta curioso a da um passo para experimentar um novo sistema.

    Usando Firefox 3.0.1 Firefox 3.0.1 em Windows XP Windows XP
  • Jonatan S Silva

    Prefiro jogar meu jogos como COD, Crysis, assasins creed no linux! k

    Usando Firefox 3.0.1 Firefox 3.0.1 em Windows Vista Windows Vista
    • http://www.inf.ufsc.br/~guii Guilherme Mac

      q sorte! não consigo jogar nem no Windows hahaha acho q Crysis ainda ninguém viu rodando com requisitos recomendados hahaha

      Usando Firefox 3.0.1 Firefox 3.0.1 em GNU/Linux x64 GNU/Linux x64
    • Davi

      Se tu provar que consegue rodar Crysis em 1680 x 1050 x 32 bits no Linux, a mais de 60 FPS, eu me "Converto" a Linux!

      Usando Firefox 3.0.5 Firefox 3.0.5 em Windows Vista Windows Vista
  • http://www.inf.ufsc.br/~guii Guilherme Mac

    o q vc quis dizer com "um fim em si mesmo"? O_o

    Usando Firefox 3.0.1 Firefox 3.0.1 em GNU/Linux x64 GNU/Linux x64
  • http://www.inf.ufsc.br/~guii Guilherme Mac

    só uma coisa, pq qdo falam q Linux não é amigável e se pergunta o pq, respondem "pq usa linha de comando". O estranho é q o Mac OS X é UNIX e usa linha de comando tbm e é ponto de referência como sistema amigável (e é amigável mesmo). Mas daí alguém pergunta "ah! mas nem se usa tanto o terminal no Mac" e eu respondo "pois é, distribuições amigáveis não se usa quase nada de terminal mas já é suficiente pra alguém achar q não é um sistema amigável".

    Será q muitos q opinam realmente usaram ou usaram com boa vontade algum Linux?

    Usando Firefox 3.0.1 Firefox 3.0.1 em GNU/Linux x64 GNU/Linux x64
    • http://www.guiadopc.com.br Felipe Bruni

      Exato. Tem gente que vê o Linux como uma tela preta cheia de letrinhas brancas. E ainda chama de "DOS". Interfaces gráficas intuitivas como KDE e Gnome eles não vêem, e quando vêem dizem que é cópia do Windows. ESSES comentários a gente já sabe que são de pessoas que nunca nem usaram Linux na vida :P

      Usando Opera 9.52 Opera 9.52 em Windows XP Windows XP
  • Felipe

    Linux é Linux, Windows é Windows. Discussão besta e disperdício de espaço em disco do servidor web.

    Usando Firefox 3.0.1 Firefox 3.0.1 em Windows XP Windows XP
    • http://www.guiadopc.com.br Felipe Bruni

      A gente tem bastante :)

      Usando Opera 9.52 Opera 9.52 em Windows XP Windows XP
  • http://wcotrim.wordpress.com/ Weskley Cotrim

    Tá, e daí que o Linux oferece toda essa liberdade? Eu não tenho a menor idéia de como utilizar isso. Ou seja, ainda que considerado péssimo por muitos, o velho (novo? Windows Vista) SO da Microsoft ainda é mais amigável aos usuários que utilizam o computador como ferramenta de trabalho e não como um fim em si mesmo.
    Que bom que o Linux oferece tantas vantagens. Assim quem realmente entende do assunto pode fazer uso delas. Mas para todos os outros sempre existirá a Microsoft.
    Viva o Windows… hehehehehe

    Usando Internet Explorer 7.0 Internet Explorer 7.0 em Windows Vista Windows Vista
    • http://www.guiadopc.com.br Mário Zunino

      Você aprendeu a usar Windows. O que você tem na realidade é preguiça de aprender o Linux, é a mesma coisa para aprender, só que um assunto diferente.

      Usando Firefox 3.0.1 Firefox 3.0.1 em Windows Vista Windows Vista
    • http://www.guiadopc.com.br Felipe Bruni

      Liberdade não é uma coisa que você usa, é uma coisa que você tem. As pessoas não dão a mínima pra isso porque normalmente tem um sistema pirata em casa com a mesma “liberdade”. Se a fiscalização em cima da pirataria fosse grande, as pessoas dariam mais valor ao Software Livre.

      Usando Opera 9.52 Opera 9.52 em Windows XP Windows XP
  • Jonatan S Silva

    Eu falei de modo ironico sobre jogar no Linux huauhau
    Posso estar muito mal informado, mas até agora nunca vi ninguem relacionar o linux para jogos.
    Como deve ser será?
    Por isto ainda Windows vence.

    Usando Firefox 3.0.1 Firefox 3.0.1 em Windows Vista Windows Vista
    • http://www.inf.ufsc.br/~guii Guilherme Mac

      é q muita gente usa o Cedega pra jogar. O Cedega roda bem muitos jogos. Eu instalei Silent Hill 3 e rodou como se fosse nativo do Linux. Mas prefiro usar o Windows.

      Usando Firefox 3.0.1 Firefox 3.0.1 em GNU/Linux x64 GNU/Linux x64
  • Irsaum

    Eu uso wine pra jogar, e em algums casos com desempenho melhor que do proprio xp! porem algums jogos(aoeIII), rainbown six vegas 2, batlefield 2 nao obtive muito sucesso. e no trampo tambem tenho que usar xp!

    Quanta a dizer de nada adiante tanta liberdade se nao sabe usar? usar o que? a unica complicação que eu tenho com linux hoje é quanto a driver de um impressora laser que tenho! e quanto a jogos pois os que eu mais gosto nao rodam bem no linux ou nao rodam nem emulando! alias nem tentei atualizar para o cedega.

    Onde existe dificuldade? o que voce usou em linux que achou dificil? instalar programas? dependendo da distro nao é so um next next e finish. pode ser uma conbinação dessas palavrinhas no console: configure, make, make instal. pronto simples.

    Dizer que linux nao é amigavel eu acho sacanagem de quem nunca usou pra cima dos que tem curiosidade e experimentar o sistema.

    Usando Firefox 3.0.1 Firefox 3.0.1 em Windows XP Windows XP
  • Do Contra!

    Como diria o grande escritor:

    “O melhor sistema é o menos ruim.”

    Por isso MAC neles!!!

    PS: está como usuário de Win XP no meu post pq estou no trabalho, em casa uso o OPENSUSE e agora vo testar o debian. mas eu adoro o Windows. Se não tivesemos um sistema pra dar defeito, como eu iria ganhar dinheiro??? huahahahahhahahaha

    Winxiitas about Linux: “God damn’it!”

    Usando Firefox 3.0.1 Firefox 3.0.1 em Windows Server 2003 Windows Server 2003
  • imparcial

    Veja o nome do artigo que você mesmo nomeou: As 10 principais diferenças entre o Windows e o Linux.

    Você deveria ter chamado de: As 10 coisas que eu escolhi para falar mal do Windows.

    A sua imparcialidade foi a mesma do governo Chinês nas últimas olimpíeadas.
    Obrigado por nada!

    Usando Internet Explorer 7.0 Internet Explorer 7.0 em Windows Server 2003 Windows Server 2003
    • http://www.inf.ufsc.br/~guii Guilherme Mac

      Vc com certeza não leu os as argumentações aqui exposta nos comentários pois o 'ad nauseam' de vários leitores do Guia do PC continua constante.

      Mostre a imparcialidade. Já falei aqui e repito (pois com esse "argumento" por repetição sou obrigado a faze o mesmo), o que se faz é uma comparação com o sistema dominante, pra se ter noção, um ponto de referência. Assim como qualquer análise de produto novo e com conceito novo… ah! é, o Linux não é novo, mas é novo pra muita gente no mercado doméstico e por isso a comparação tem q ser feita.

      Usando Firefox 3.0.1 Firefox 3.0.1 em GNU/Linux x64 GNU/Linux x64
      • http://www.guiadopc.com.br Felipe Bruni

        Ele não leu nada além do título. Se tivesse lido, teria visto que nós apenas traduzimos um artigo de outro site, e por conseqüência teria reclamado da imparcialidade lá.

        Usando Opera 9.52 Opera 9.52 em Windows XP Windows XP
    • Paulo

      O interessante que podemos notar com comentários desses é que, por mais "entendido" que queiram se transparecer, sequer têm a mesma cara-de-pau para se identificar. ;)

      Só rindo, né? :)

      Usando Minefield 3.1b1pre Minefield 3.1b1pre em GNU/Linux GNU/Linux
      • http://www.guiadopc.com.br/ Paulo Seikishi Higa

        É a vida. :)

        Usando Google Chrome 0.2.149.29 Google Chrome 0.2.149.29 em Windows XP Windows XP
        • Nelson

          Pessoas com mentes pequenas e um único ponto de vista.

          Eu as odeio =P

          Parece que elas usam cabresto de cavalo XD

          Mas é como o Higa disse: é a vida.

          Usando Internet Explorer 8.0 Internet Explorer 8.0 em Windows XP Windows XP
  • chrystoffer

    legal seria um sistema com a facilidade do windows, a seguranca do linux e a beleza do mac :D eu gosto do linux, mas nao uso pq so uso o pc la em ksa pra jogos, ficar emulando nao fik 100%, entao fico com o windows mesmo.. no trabalho ja tentei roda um programa q sou obrigado a usar pelo wine, mas nao roda.. entao fico com o xp mesmo.. as vezes rola um ubuntu la em casa.. se um dia os jogos fossem feitos pra linux, seria otimo! rodar age3, warcraft… nativos pra linux com certeza muita gente iria mudar pra linux

    Usando Firefox 3.0.1 Firefox 3.0.1 em Windows XP Windows XP
    • http://grandeabobora.com/ marcus

      legal seria um sistema com a facilidade do windows, a seguranca do linux e a beleza do mac

      Este sistema já existe e se chama Mac OS. É bonito, seguro e fácil de usar.

      Não esquecendo, claro, que muito da estabilidade e da segurança dele vem do Unix.

      Usando Firefox 3.0.1 Firefox 3.0.1 em Mac OS X 10.5 Mac OS X 10.5
      • Guilherme

        Estou testando MAC também gostei tem seus beneficios.

        Usando Firefox 4.0b13pre Firefox 4.0b13pre em GNU/Linux GNU/Linux
  • Irsaum

    estou com voce chrystoffer!

    Mas linux que windows pelo desinteresse das empresas em devenvolver pra linux, tanto drivers quanto programas, jogos e etc… isso pra min é a maior dificuldade!

    E o pior é que as grandes empresas continuaram a nao desenvolver para linux porque todo mundo que quer usar o software deles tem que usar no windows e pronto, o caso photoshop, autocad, e etc… existem programas que obedecem ao que usuario linux nescecita mas muitos preferem esses e por isso acabam tendo que reiniciar a maquina e entrar no windows ou entao emular a aplicação ou virtualizar!

    Mas esta mudando mercado! a evolução de S.O. ta rapida windows 7 ja vai vim com menos de 3 anos de vista! por que os usuarios pediram! a maior empresa de software nao poderia deixar de atender pois muitos preferiram continuar com velho XP, ou os mais curioso migrar para outro S.O.

    Torço muito para que surja alguma desenvolvedora de jogos de qualidade que desenvolva um titulo exclusivo para linux! ai teremos uma propaganda grande do pinguim! porque quem visse o jogo rodando perfeitamente iria perceber que o problema não é o linux! são as companias que nao desenvolvem para linux por ele ser menos popular! porque quem ja viu quake e Americas Armys rodando nativamente em linux sabe o quanto o linux roda bem!!!

    Usando Firefox 3.0.1 Firefox 3.0.1 em Windows XP Windows XP
  • Pingback: Cópias descaradas: Maldito copiar e colar! | Blog da equipe

  • Alan Cardoso

    O artigo é imparcial, o problema é que não há coisas boas para se destacar unicamente no windows… talvez apenas a maioria de games.

    Usando Firefox 3.0.1 Firefox 3.0.1 em GNU/Linux GNU/Linux
    • http://www.inf.ufsc.br/~guii Guilherme Mac

      ad nauseam

      Usando Firefox 3.0.1 Firefox 3.0.1 em GNU/Linux x64 GNU/Linux x64
  • Paulo

    Típico usuário do Windows: não paga pelo sistema que usa, tem zelo excessivo pelo mesmo e qualquer sistema que não este não presta – e pior: julgam sem conhecimento de causa.

    Claro que não são todos (eu não era assim!), mas é a triste maioria…

    Usando Minefield 3.1b1pre Minefield 3.1b1pre em GNU/Linux GNU/Linux
    • Paulo

      Droga, era pra ter respondido na resposta #54. >.<

      Usando Minefield 3.1b1pre Minefield 3.1b1pre em GNU/Linux GNU/Linux
  • Felipe

    Só falam bem do Linux neste artigo. aff -.-”

    Tô super feliz com meu Windows XP e troco ele só pelo visto… [só falta eu atualizar meus hardwares] ^^

    Eu quero mais que o Linux se lasque pra lá!

    Em quanto eu usar meu Windows sem pagar nada tô feliz ^^

    Usando Firefox 3.0.1 Firefox 3.0.1 em Windows XP Windows XP
    • http://www.inf.ufsc.br/~guii Guilherme Mac

      ad nauseam (2)

      Usando Firefox 3.0.1 Firefox 3.0.1 em GNU/Linux x64 GNU/Linux x64
      • Nelson

        Crianças ¬¬

        Usando Internet Explorer 8.0 Internet Explorer 8.0 em Windows XP Windows XP
  • http://www.roba.blogger.com.br Spirandeli

    bom o texmo, mesmo assim acho que ele poderia ter sito escrito como “vantagens de se usar linux ao windows” e não diferenças. tb uso os dois e só vi puxarem para o linux.

    Usando Firefox 3.0.1 Firefox 3.0.1 em Windows XP Windows XP
    • http://www.inf.ufsc.br/~guii Guilherme Mac

      ad nauseam (3)

      Usando Firefox 3.0.1 Firefox 3.0.1 em GNU/Linux x64 GNU/Linux x64
  • Rui

    Tem Flash para Linux? e Corel Draw X3? E Photoshop?

    De resto, quem é mais revolucionário: o cara que usa Linux ou o cara que usa Windows pirata?

    Usando Google Chrome 0.2.149.29 Google Chrome 0.2.149.29 em Windows XP Windows XP
    • http://www.inf.ufsc.br/~guii Guilherme Mac

      Isso é uma das coisas q fazem mais faltas, os pacotes de Design e Web da Adobe. Eles dizem q em algum momento lançarão, mas sempre dão a desculpa q dá pra se virar com o WINE (o único jeito de rodar as soluções de produtividade e criação Adobe).

      Agora sobre o Corel acho q pouca sabe q existiu uma distribuição Linux da Corel e um projeto do CorelDRAW. Só q a Microsoft deu ajuda financeira pra Corel qdo eles estavam com problemas financeiros (ajuda de 135 milhões de dólares) e a divisão Linux da Corel (q era uma das mais lucrativas) foi vendida e se passou a chamar Xandros. Então CorelDRAW pra Linux acho q deu pra perceber q nunca virá, não é?
      http://www.forbes.com/2000/10/03/1003corel.html http://archives.cnn.com/2000/TECH/computing/10/16http://www.washingtonpost.com/ac2/wp-dyn?pagename

      Usando Firefox 3.0.1 Firefox 3.0.1 em GNU/Linux x64 GNU/Linux x64
    • Nelson

      Rui você nem tem informações direito e está falando besteira aí.

      Vá estudar !

      Usando Internet Explorer 8.0 Internet Explorer 8.0 em Windows XP Windows XP
  • Pingback: Hudson Hebert

  • Oppenheimer

    1 – “A menos que você faça parte de um seleto grupo de pessoas, você nunca irá botar os olhos no código do Windows.” E pra que DIABOS eu vou querer fazer isso se tem um bando de nerds que escrevem os drivers que eu preciso? Go WINDOWS!!! Linux é pra servidores, hehehe…

    3 – “suporte online comunitário”???? E alguém aqui acha que algum dia paguei pra ter suporte para resolver alguma dúvida ou problema com windows? Sempre achei tudo de graça e SEMPRE resolvi, em fóruns gratuitos, inclusive da própria MS.

    4 – Certamente que o suporte à hardware do Windows é infinitamente mais completo que Linux, SEM precisar mexer nas entranhas do OS pra fazer algo funcionar, como é com Linux.

    5 – Windows evoluiu a partir da linha de comando para uma interface gráfica. Não é questão de esconder, é questão de tornar a GUI amigável. Bota um desktop Linux de 10 anos atrás na frente de um usuário e vê o que ele conseguiria fazer com o Linux….aí está a origem do “preconceito” que tem muito pouco de preconceito na verdade. Hoje estão melhores as UIs linux mas o estrago já foi feito.

    6 – “Instalar aplicativos no Linux é simples, indolor e centralizado.” Só se AGORA é pq sempre existiu uma PROFUSÃO dessas por.r.as de gerenciadores de software. RPM, Synaptic e outros que não me lembro. To hell with them. Uma coisa a menos pra se preocupar, no windows.

    8 – Agora vcs tocaram num ponto chave. O que afasta mais gente do Linux é o bando de babacas que o defendem pq “não gostam da Microsoft” ou porque “Linux é melhor”. Graças a estes babacas o Linux vai continuar no ostracismo perante o usuário final por algum tempo. E depois, qualquer empresa que resolver trocar seus desktop por Linux vai ter que pôr a mão no bolso de qualquer jeito, isto não significa que vai economizar, ainda mais porque mudanças geram traumas e ainda por cima ficam “diferentes” do padrão de mercado. Sorry, é a realidade.

    Já usei muito Linux, já trabalhei com Linux, já usei Solaris, HP-UX, Aix, Windows 32 desde o Windows 3.1 até o Vista e hoje uso Windows XP na máquina de casa.

    Linux é ume excelente sistema operacional, mas não dá para falar isto para o usuário doméstico. Ainda. Talvez.

    Usando Google Chrome 0.2.149.29 Google Chrome 0.2.149.29 em Windows XP Windows XP
    • http://www.inf.ufsc.br/~guii Guilherme Mac

      Oppenheimer,

      1 – vc falou falou e não falou nada, só disse o q queria dizer com "go Windows, linux é pra server";

      3 – e…?

      4 – Mentira sua q tem q mexer "nas entranhas do sistema". Suporte é muito bom, com detecção automática, etc. Mas claro q não se compara com o Windows pois é o sistema q domina domesticamente.

      5 – Verdade, muitos tem preconceito por causa de distribuições de décadas atrás, só falta de informação em conjunto com os usuários "radicais Windows" q espalham mentiras a torto e a direita. Agora não tem pq ter isso e nem vc citar, os ambientes gráficos Linux estão amigáveis, precisa entrar no terminal tanto qto seu primo Mac OS X.

      6 – Não entendi, se não tivesse os gerenciadores de software estariam reclamando, mas como tem e faz tudo automático de forma simples (procura, baixa, instala e configura automaticamente) então tbm tá reclamando?

      8 – Vc disse certo, os "radicais Linux" atrapalham tanto qto os "radicais Windows" q tentam espantar usuários do sistema do pingüim, criar mitos e dizem coisas sem bom senso.

      E mais, o mercado já está mudando em vários setores, o mundo corporativo tá dando atenção sim pro Linux pois é mais econômico vc querendo ou não, não pense q econômico é não gastar um centavo de dinheiro, isso é ser ingênuo, mas é gastar menos sim, veja o exemplo do TSE q está mudando as urnas pra Linux, economizará mais de 45 milhões ao ano. Vá tbm em nas repartições públicas e verá q o processo migratório já começou.

      Não entendo esse maniqueísmo todo de muita gente.

      Usando Firefox 3.0.1 Firefox 3.0.1 em GNU/Linux x64 GNU/Linux x64
      • Paulo

        8 – Vc disse certo, os “radicais Linux” atrapalham tanto qto os “radicais Windows” q tentam espantar usuários do sistema do pingüim, criar mitos e dizem coisas sem bom senso.

        Golaço. Já usou Linux, Solaris, HP-UX, AIX, Windows e… não deixou de ser parcial. Afinal, “go Windows, linux é pra server”. Nós somos loucos, Linux não foi feito para seres humanos! ;)

        Ad nauseum. Again.

        Usando Minefield 3.1b1pre Minefield 3.1b1pre em GNU/Linux GNU/Linux
        • Guilherme

          Somos malucos mesmo,estamos usando um navegador minefield também para piorar,também já testei e ainda acho que estou imparcial.Sempre aprendo,como um pedalar para nção cair na vala na ignorancia.

          Usando Firefox 4.0b13pre Firefox 4.0b13pre em GNU/Linux GNU/Linux
        • lauro starium

          Tenho Linux (Ubuntu 10.10) há um mês e já sei me virar bastante…Essa que é difícil não cola…Odeio essas pessoas que estão com a mente tão fechada que nem sequer têm curiosidade suficiente para ao menos se sentar por alguns minutos e conhecer um novo S.O.
          Estou no trabalho…ignorem o que estiver aqui embaixo…eu uso UBUNTU.

          Usando Internet Explorer 8.0 Internet Explorer 8.0 em Windows XP Windows XP
      • lauro starium

        É verdade. Trabalho na prefeitura de Limeira, e por aqui o processo migratório para o Linux é questão de tempo

        Usando Internet Explorer 8.0 Internet Explorer 8.0 em Windows XP Windows XP
        • Lauro Starium

          Só para provar que uso Linux…

          Usando Firefox 3.6.10 Firefox 3.6.10 em Ubuntu 10.10 Ubuntu 10.10
    • Flávio

      Exatamente, o Linux assusta devido a essa fama de “nós somos contra o Windows”, “detestamos a Microsoft” ou “Bill Gates é o antiCristo”. :P

      E não venham me dizer que não é assim, porque é. Talvez hoje em dia seja menos, mas continua.

      Quanto ao artigo, realmente não é uma comparação. É um texto mostrando a evolução do Linux e alguns pontos bons dele perante o Windows.

      Já usei Linux e não atendeu minhas necessidades. A maioria dos programas que uso não rodam 100% nele, e os “similares” são pífios. A culpa não é do Linux, claro, mas acredito que também as empresas desenvolvedoras de software não devam mudar todo o padrão de desenvolvimento de programas por causa de um sistema operacional diferente. Se o Linux quer se tornar cada vez mais amigável, como está acontecendo, ele também deve se adequar a certos “padrões”, definidos por tantos anos de uso do velho Windows.

      Aconselho começarem por algo parecido com o fantástico Plug & Play. E fazer rodar uns joguinhos, também. ;D

      Usando Internet Explorer 6.0 Internet Explorer 6.0 em Windows XP Windows XP
  • Rui

    outra coisa… “Sempre tem quem goste de editar o arquivo /etc/fstab”…
    é esse tipo de coisa que afasta usuários do windows do Linux….

    meu deus, que tipo de gente gosta de editar o arquivo /etc/fstab?? O que diabos é o arquivo /etc/fstab?? Não acho que exista um jeito mais simples de fazer a coisa do que simplesmente “abre a gaveta, poe o CD, fecha a gaveta, vê o que tem no CD”.

    Usando Google Chrome 0.2.149.29 Google Chrome 0.2.149.29 em Windows XP Windows XP
    • http://www.guiadopc.com.br Felipe Bruni

      ESTA é a grande diferença entre os dois. No Linux você não é obrigado a editar o arquivo /etc/fstab, PORÉM, ENTRETANTO, CONTUDO, TODAVIA, caso você queria, tem essa liberdade. No Windows você fica limitado a um jeito e pronto. Claro que pra grande maioria das pessoas, não interessa se você faz assim ou assado, contanto que funcione. Mas é um diferencial do pingüim.

      Usando Firefox 3.0.1 Firefox 3.0.1 em Windows XP Windows XP
      • Nelson

        Eu admiro a sua paciência em responder esses leigos Felipe.

        Usando Internet Explorer 8.0 Internet Explorer 8.0 em Windows XP Windows XP
    • Paulo

      Que tal ler o Guia Foca? http://focalinux.cipsga.org.br/

      Usando Minefield 3.1b1pre Minefield 3.1b1pre em GNU/Linux GNU/Linux
    • Guilherme

      mas o fstab e para discos que vão iniciar junto com o sistema e ainda pesquise na internet editor do fstab gráfico.(y)

      Usando Google Chrome 10.0.648.204 Google Chrome 10.0.648.204 em GNU/Linux GNU/Linux
  • http://grandeabobora.com/ marcus

    A melhor parte da thread são os comentários de quem defende Mac OS sem nunca ter visto um Mac ao vivo =)

    Usando Firefox 3.0.1 Firefox 3.0.1 em Mac OS X 10.5 Mac OS X 10.5
  • Davi

    1. Para uns 95% dos usuários, isso não importa, eles querem um sistema pronto pra usar. Isto se aplica principalmente a empresas.

    3. Definitivamente isto É UM EMPECILHO para que empresas usem Linux, já pensou você passar 1 mês ou dois sem poder usar os computadores da empresa porque o carinha que te ajuda lá no forum está demorando pra responder tua dúvida?

    4. Linux é uma boa opção para quem tem hardware comum, ou pelo menos não TOP de linha (leia-se: hardware novo), já quem precisa conectar além de uma impressora jato de tinta ao computador pode esquecer… Mesas digitalizadoras, Plotters, e até mesmo algumas webcams, jamais irão funcionar… Você comprou o ultimo lançamento da Nvidia ou ATI, provavelmente só irá funcionar daqui a uns 2-3 meses, quando muita gente já tiver o mesmo problema, e ainda assim, com compatibilidade reduzida… Rodar jogos em DirectX 10? Nem pensar….

    6. o Synaptic coloca todos os softwares lado a lado, sem organizar os mais utilizados, os mais conceituados da categoria… O que leva usuários leigos a instalar um monte de lixo no computador até descobrir por tentativa e erro qual programa faz o que ele quer… Já em sites de downloads pra windows, você tem pelo menos a opção de ver os comentários de outros usuários do programa e a avaliação que eles fizeram.

    7. O Windows tem opções de modificação da área de trabalho, e você nem precisa “escrever” elas, basta baixar de um site e instalar… E ultimamente isto está tão fácil que qualquer mocinha faz isso com a mesma facilidade que muda o template do blog.

    8. Todo software, S.O. ou produto tem seus fanboys, anos atrás quando falei sobre Linux pra um amigo meu, ele quase me bateu defendendo o Windows.

    9. Windows ganha do Linux neste ponto. Além da montagem automática de volumes, o gerenciamento de permissões de arquivos impede que aqueles que não tem credenciais para tal apaguem o arquivo, e em qualquer versão para servidor do windows isto é facilimo de configurar, no win XP Pro também. Falo sobre versões para servidor porque unicamente neste ambiente mais de um usuário na prática teria acesso aos arquivos em um mesmo momento.

    10. Neste tópico o autor deliberadamente puxou a brasa pra sardinha do Linux. Após o SP2 do XP, a tela azul é coisa rara de se ver, e mesmo a partir do Win 2000, as ferramentas de recuperação do sistema conseguem resolver a maioria dos casos, principalmente instalação sem sucesso de drivers de dispositivo. Ahh sim, Linux tem Pontos de Restauração do Sistema???

    Conforme autor 01: “Com o Windows você terá sorte de usar a linha de comando em modo seguro – e então você pode (ou não) ter as ferramentas necessárias para resolver o problema. No Linux, mesmo no run level 3, você pode obter e instalar uma ferramenta para ajudá-lo.”

    Da mesma forma que no linux, em linha de comando, você pode ou não ter as ferramentas necessárias para resolver o problema.

    Conforme autor 02: “Entretanto, em certos momentos você precisará da interface gráfica para administrar o sistema (embora isso também seja possível por linha de comando). Graças ao comando startx a partir da linha de comando no run level 3, você terá acesso a interface gráfica também.”

    Ora, e se o problema em questão estiver na inicialização do ambiente gráfico? Vai dizer que linux não apresenta esses problemas também?

    Uma questão que o autor não colocou, provavelmente por preferir Linux (nada contra) é que programas específicos e jogos, existem quase que somente para windows.

    Já usei Linux, e nem eram as versões amigaveis de atualmente, mas deixei de usar por um motivo simples: Ele não tem os programas de que eu preciso pra trabalhar, então não me é conveniente utilizar dual-boot só pra diversão.

    Quando lançarem: Corel Draw, PhotoShop, AutoCAD, ArchiCAD, 3D Studio Max, Topograph, Compo90, Volare, Iberic, Hidros, Lumina, Strap Metal, eu serei um dos primeiros a querer migrar pra linux, mas por enquanto ele só é bom pra quem utiliza unicamente ferramentas office, e internet.

    Jogos são outro fator a se levar em conta pra utilizar ou não um S.O., e Linux, não rola, a não ser que você se contente com joguinhos simples com gráficos acanhados….

    Pras grandes empresas de software, não é desejável lançar seus produtos pra plataforma Linux, porque não haveria qualquer controle contra a pirataria ou distribuição gratuita, logo elas não tem nenhum interesse em fazer isso.

    Não sou contra o Liunx, até gosto dele, mas não acho que tão cedo ele vá substituir o Windows. A menos que a Microsoft e a polícia federal endureçam contra a pirataria, windows ainda vai reinar muito. Mas é sempre boa qualquer concorrência, isto melhora tanto as distros Linux, quanto o Widows, e MAC também…

    Começei no DOS, Windows 3.11, 95, 98, 98SE, pulei o windows ME-rda, 2000, xp, e uso vista atualmente. No Linux já usei SlackWare, Susie, Mandrake, Conectiva, Red Hat, Ubuntu.

    Usando Google Chrome 0.2.149.29 Google Chrome 0.2.149.29 em Windows Vista Windows Vista
    • http://www.inf.ufsc.br/~guii Guilherme Mac

      Davi,

      1 – realmente, e por isso q o Linux vem pronto pra usar, de modo completo com praticamente todos os programas necessários pra usuário comum e empresas.

      3 – Em empresa ou é obrigado a ter um helpdesk ou contrata suporte, é assim q se faz no mundo corporativo.

      4 – vc não sabe do q está falando. Linux tem muitas hardwares q não possuem suporte mas há uma grande gama de alternativas. Essa coisas de hardware novo tbm é uma bobagem. Ainda vc citou ATI e NVIDIA, 2 empresas q dão suporte total ao Linux (ATI/AMD está preste a abrir parcialmete o código dos drivers de placas) e ainda a comunidade livre tbm desenvolve drivers alternativos q até muitas vezes são melhores q os das empresas fabricantes.

      6 – Não faz sentido isso q vc falou. Se vc vai pesquisar softwares de Windows pq vc naum pode pesquisar do Linux? É proibido? Eu sempre faço isso, é rápido e prático.

      7 – Modificação da área de trabalho q vc precise “escrever”? Outro mito Linux. Ou vc baixa dos sites especializados (ex.: http://www.gnome-look.org/ ) e instala em 1 clique ou baixa aplicativos q centralizam tudo com o synaptic (por exemplo o gnome art)
      Ainda no Synaptic vc pode instalar outros gerenciadores de janelas como o emerald (eu uso no lugar do metacity).
      Tudo simples e sem complicações.

      8 – realmente. não precisa ser maniqueísta. Ver os prós e contras, o q é verdade e mentira é necessário.

      9 – Faço isso tudo num só clique com interface gráfica numa distribuição pra uso doméstico e de escritório. Distribuições específicas pra servidores (grande porte) realmente tem q usar linha de comando mas quem em sã conciencia iria contratar algum aventureiro pra mexer em servidor? O_O

      10- Vc não leu os comentários.
      E realmente não existe ponto de restauração pois o sistema trabalha com outro conceito de gerenciamento de arquivos e arvores de diretórios. É meio estranho pensar em “ponto de restauração” mas é possível fazer eu acho, e se for realmente espero q façam logo. Alguém sabe me dizer se o Mac OS X (q é um sistema UNIX) possui isso? (não tenho um mac em mão no momento).

      – “Quando lançarem: Corel Draw, PhotoShop, AutoCAD, ArchiCAD, 3D Studio Max, Topograph, Compo90, Volare, Iberic, Hidros, Lumina, Strap Metal, eu serei um dos primeiros a querer migrar pra linux, mas por enquanto ele só é bom pra quem utiliza unicamente ferramentas office, e internet.”
      > Se vc falasse q Linux ainda não possui muitos softwares eu concordaria, mas dizer q é só pra escritório e internet é ridículo! Vc desconsiderou muitos softwares famosos de design e animação, softwares matemáticos e esqueceu dos outros softwares de engenharia. Se só fosse bom pra internet e escritório a NASA não estaria usando, assim como Google, nos projetos da Petrobrás, nas empresas de análise de clima, na bolsa de NY, nos projetos nucleares dos EUA, no CERN eles usam tbm. Alias, esqueceu q o Linux domina o setor de supercomputadores? Então, o q eu quero dizer com isso é q há casos e casos de utilização.

      – “Ele não tem os programas de que eu preciso pra trabalhar, então não me é conveniente utilizar dual-boot só pra diversão.”
      > Um SO é pra suprir as necessidades. Se ele não supri as suas não use.

      Jogos o problema é simples, as desenvolvedoras usam o DirectX da Microsoft. E isso deixa tudo dependente da Microsoft. Fazem um jogo totalmente em OpenGL por exemplo seria muito custoso. DirectX é perfeito pra criar jogos de maneira rápida e relativamente barata pois o OpenGL usa bibliotecas esparsas.

      Eu não recomendaria Linux pra Design, Animadores, etc, a não ser q ele seja especialistas ou trabalhe em empresas q usem algum programa alternativo q o Linux possui. Assim digo o mesmo de qualquer profissão. Se sua empresa não sabe ou não quer trabalhar com softwares q o Linux possui, tipo, maya, inkscape, gimp, blender, matlab, maple ou sei lá, qualquer outro programa, não use!

      Há casos e casos pra usar sistemas operacionais. Mas desconsiderar algum SO por aplicações específicas é ridículo! Até pq é um ciclo vicioso, muitas pessoas não usam Linux pq não tem alguns programas e não tem alguns programas pq muitas pessoas não usam Linux.
      E mas, o Mac OS q é um sistema com certas limitação de software (de hardware nem se fala) ninguém fala nada, muito pelo contrário, o sistema é venerado como nenhum outro.

      Linux é concorrente a alta do Windows querendo ou não.

      Usando Firefox 3.0.1 Firefox 3.0.1 em GNU/Linux GNU/Linux
      • http://grandeabobora.com/ marcus

        “É meio estranho pensar em “ponto de restauração” mas é possível fazer eu acho, e se for realmente espero q façam logo. Alguém sabe me dizer se o Mac OS X (q é um sistema UNIX) possui isso? (não tenho um mac em mão no momento).”

        Possui. É a Time Machine, mas precisa comprar um hardware separado (Time Capsule) para usar.

        Usando Firefox 3.0.1 Firefox 3.0.1 em Mac OS X 10.5 Mac OS X 10.5
        • lauro starium

          Que grande lixo é o Mac…
          E esqueçam o qua tah aki embaixo. Eu sou mais Ubuntu 10.10 e Win7.

          Usando Internet Explorer 8.0 Internet Explorer 8.0 em Windows XP Windows XP
      • Paulo

        Ad nauseum denovo. E ainda vem dizer que já “usou” Linux… Só pode estar brincando. :)

        Falando em sites de downloads, em distribuições que usam o Apt, existe o protocolo apt://, onde qualquer página que disponibilize um link com ele, ao clicar, você já está instalando o software. É muito difícil! ;)

        Usando Minefield 3.1b1pre Minefield 3.1b1pre em GNU/Linux GNU/Linux
  • http:infoxp.wordpress.com Info XP

    Realmente, essa discussão é ridícula e sem fim. Como já disseram, Windows é Windows, Linux é Linux.

    Usando Firefox 3.0.1 Firefox 3.0.1 em Windows XP Windows XP
    • Irsaum

      Cara, windows e linux são concorretes! pois ambos são sistemas operaionais!

      Ja viu fazer comparação de coisa igual?

      Outra coisa, tu sabe o que é linux?

      Usando Firefox 3.0.1 Firefox 3.0.1 em Windows XP Windows XP
    • http://www.guiadopc.com.br Felipe Bruni

      Sim. Homem é homem, mulher é mulher, macaco é macaco, viado é viado, uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa… e por aí vai.
      Se não pudermos comparar coisas com a mesma finalidade, vamos comparar o que? A comparação entre Windows e Linux é totalmente válida.

      Usando Firefox 3.0.1 Firefox 3.0.1 em Windows XP Windows XP
  • Irsaum

    Quando disse comparar com coisa igual quis dizer: window xp com windows xp, e linux com linux!

    Porque segindo a ideia do INFO XP windows so poderia ser comparado com windows, e linux com linux, mac com mac…. ou seja 6 por meia duzia!

    “Comparação tem que ser com coisas para mesma finalidade!” concordo plenamente.

    Usando Firefox 3.0.1 Firefox 3.0.1 em Windows XP Windows XP
  • http:infoxp.wordpress.com Info XP

    Hahahaha… não, eu não sei o que é linux!

    aff…

    Usando Firefox 3.0.1 Firefox 3.0.1 em Windows XP Windows XP
    • http://www.guiadopc.com.br Felipe Bruni

      Então você sabe que ele é um sistema operacional, assim como o Windows. Portanto, a comparação entre os dois é totalmente válida.

      Usando Firefox 3.0.1 Firefox 3.0.1 em Windows XP Windows XP
  • Rodrigo

    O artigo é 100% válido, para mim não há imparciabilidade mesmo por que o que se está descrito acima é fato acontece de verdade, e como muitos dizem nos comentários que não há programas e drivers para linux estão completamente enganados, pois se tem muitas alternativas para linux existentes como o gimp no lugar do photoshop, drivers? a maioria já são compilados no kernel tirando os drivers que tem código fechado como a nvidia. daí o Ubuntu por exemplo ajuda na instalação dos drivers! mais amigável que Windows não?
    O usuário do windows tem tudo na mão, por isso saem reclamando do linux, pois de lá há alguns obstáculos mas podem ser vencidos sem problemas. eu acho muito mais fácil ter o kernel do linux compiladinho para drivers que é bem melhor do que você procurar os drivers para windows. achar pode ser até fácil mas você terá a certeza de que ele vai funcionar, e em linux? a parte do hardware o kernel resolve pra você, só há alguns casos em que certos dispositivos muito novos ou muito antigos não funcionará, e se linux não funciona é por que geralmente falta driver ou há uma falha de hardware. Eu já usei Windows, Linux e Mac OS (Hackintosh) e nunca reclamei de nenhum deles. Apenas tem os prós e contras!
    Acho o Windows um sistema fácil, intuitivo e bonito (no caso do windows vista), mas o grande problema dele são as portas abertas para malwares, nada como bons antivírus não resolvam. Já o linux acho um ambiente mais seguro e com menos falhas, já que quando preciso fazeer algumas manutenções eu uso ele. Já usei distros como Fedora, Kurumin, Ubuntu, Mandriva, Conectiva e Open Suse e também nunca reclamei. Hoje estou com um Hackintosh (Um Mac OS X Hackeado), é contra a licença da apple mas uso para matar a curiosidade e ele roda tão bem aqui que hoje estou usando ele, mais fácil e intuitivo que windows e linux juntos e ainda é muito bonito. Pena ter muitas limitações de hardware e ser muito caro!
    Achei os comentários desse artigo muito inúteis por parte dos leitores, já que os autores estão falando a verdade! é isso que tenho pra dizer, primeira vez comentando por aqui, ótimo site!!

    Se caso eu errei aqui me avisem, hehe…

    Usando Safari 3.1 Safari 3.1 em Mac OS X 10.5.2 Mac OS X 10.5.2
  • Daniel

    Não dá pra deixar a aparência do Windows igual ao do Linux não, no windows se você movimenta uma janela num PC com um monte de coisas abertas, o pedaço da tela que tava a janela antes fica sendo apagado aos poucos (parece até apagador de lousa), já no Linux com gerenciador de janelas compiz-fusion, ao movimentar a janela, a janela até “dança” no desktop.

    Usando Firefox 3.0.3 Firefox 3.0.3 em Mandriva 2009.0 Mandriva 2009.0
    • Davi

      "…no windows se você movimenta uma janela num PC com um monte de coisas abertas, o pedaço da tela que tava a janela antes fica sendo apagado aos poucos (parece até apagador de lousa)…"

      Só se for no teu 486 com 8 MB de RAM, aqui no meu eu rodo o Aero do Vista, o DreamScene ligado (usar vídeos como papel de parede) e rodo o que eu bem quiser que não usa nem 80% da mem ram, e não trava nada…

      Usando Firefox 3.0.5 Firefox 3.0.5 em Windows Vista Windows Vista
  • Luiz Paulo

    Cara, esses empasses sempre averam de existir, pois são dois sistemas querendo ser melhor do que o outro, smpre averá vantagens e desvantagens entre ambos.

    Usando Internet Explorer 7.0 Internet Explorer 7.0 em Windows XP Windows XP
  • Lucas

    Mais tipo se eu for baixar no Linux um Counter ou Battlefield eu vou jogar normal com os outros caras??

    Valeus, Abraços!!

    Usando Internet Explorer 6.0 Internet Explorer 6.0 em Windows XP Windows XP
    • Davi

      Não, Counter-Strike, Battlefield, Call of Duty, Need for Speed e qualquer outro jogo atual, somente no Windows, nem mesmo o Mac roda…

      Posso estar enganado mas pra linux até hoje só vi jogo de tabuleiro e um único jogo em 3D com o Tux, algum jogo no estilo Mario World.

      Usando Firefox 3.0.5 Firefox 3.0.5 em Windows Vista Windows Vista
      • http://www.guiadopc.com.br Felipe Bruni

        Dependendo do jogo o Wine consegue rodar tão bem quanto ele roda no Windows. Só não sei quais porque não dou a mínima para games.

        Usando Firefox 3.0.5 Firefox 3.0.5 em Windows Vista Windows Vista
      • http://www.guiadopc.com.br/ Helito Bijora

        Já consegui rodar Conuter-Strike 1.6 no Wine. Confesso que a experiência não foi das melhores. Não sei se era por falta do DirectX ou algum outro componente do Windows, mas os gráficos do CS 1.6, que já são horríveis, ficaram pior ainda. Não consegui jogar online. O jogo também ficou mais lento, mas isso eu até compreendo.

        Usando Firefox 3.0.5 Firefox 3.0.5 em Windows 7 Windows 7
      • Paulo Ricardo

        Já joguei Delta Force 2 com máxima perfeição. Logo, Wine roda algo melhor que tabuleiros… :P

        Usando Minefield 3.2a1pre Minefield 3.2a1pre em GNU/Linux GNU/Linux
  • luiz carlos

    Caros , o linux é um excelente sistema , para servidores , para profissionais da WEB , mas ainda leva uma surra do Windows quando se fala em facilidade de uso , ou até por questões culturais , concordo quando dizem que talves seja por que estamos viciados em windows , no modo microsoft de pensar , no modo microsoft de usar um computador , mas segundo estatisticas confiáveis , aproximadamente 90% das máquinas com linux pré instalado , são convertidas para XP pirata , creio ser muito interessante aos fanboys se querem realmente ver o linux como uma alternativa em desktop , para o leigo , pesquisar a fundo as razoes que levam a esta migração . Outra coisa a de se fazer um esforço das comunidades linuxistas para se portar os principais programas e sobretudo jogos para PC , afinal jogar é uma das aplicações mais legais de um PC , e ninguem é de ferro , e as grandes distribuidoras de jogos ainda não tem versão linux , não nao sou funcionario da microsoft , mas a história nos mostra que não basta um produto ser tecnicamente melhor ou pior , ele tem que ser aceito pelo mercado , e o linux tem que olhar para o mercado e entender o que o usuário comum quer , coisa que a microsoft faz muito bem , eu como usuário comum não quero nem saber que o SO existe , quero usar o computador da maneira mais rápida , confortavel e segura , jogar os meus jóguinhos e só , é como um carro , quero dar a partida e sair andando sem me preocupar com o mapeamento da ignição eletronica

    Usando Internet Explorer 6.0 Internet Explorer 6.0 em Windows XP Windows XP
    • Paulo Ricardo

      "[...] mas ainda leva uma surra do Windows quando se fala em facilidade de uso [...]"

      Pode parar por aí… Já usou GNOME, filho?

      Usando Minefield 3.2a1pre Minefield 3.2a1pre em GNU/Linux GNU/Linux
      • http://www.guiadopc.com.br Felipe Bruni

        Ele usa IE6. Você realmente acha que ele sabe o que é Gnome? :P

        Usando Firefox 3.0.5 Firefox 3.0.5 em Windows XP Windows XP
        • Paulo Ricardo

          Escreve o que quer, lê o que não quer. :P

          Usando Minefield 3.2a1pre Minefield 3.2a1pre em GNU/Linux GNU/Linux
        • ‘Gustavo.

          asuhasuhasuhasuhsauhsauhaushasuhashu!! :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

          tava vendo isso msm, ta no ie6, e ta querendo falar..
          que nem o Paulo Ricardo disse acima, o Gnome deixou o Ubuntu (que é onde principalmente vê ele) com um aspecto muito melhor que o do Windows!
          Acredito que o Windows é bom ,mas querer falar que dá uma surra no Linux é demais..

          Usando Firefox 3.6 Firefox 3.6 em Windows XP Windows XP