Artigos

Conheça e entenda 22 termos usados em redes de computadores – parte 1

Quando o assunto é redes de computadores, podemos começar a descrever inúmeros termos que são usados entre os técnicos e aspirantes da área. A fraseologia é bem peculiar e com certeza, quem não está familiarizado com ela, fica sem entender nada! Então, vamos ajudar você a entender os 22 termos mais usados em redes de computadores.

Leia também: Conheça e entenda 22 termos usados em redes de computadores – parte 2

Por essa ser a primeira parte, iremos analisar os 11 primeiros termos, vamos começar com o ISP:

ISP

ISP (Internet Service Provider) é o seu fornecedor de Internet. Ou seja, a empresa que lhe provê acesso a Internet. Por exemplo, o seu ISP pode ser a Oi Veloz, GVT, NET e etc. Toda empresa que se paga mensalmente pelo serviço de acesso a Internet pode ser o seu ISP.

LAN

LAN
LAN

LAN ( Local Area Network) se refere a uma rede local. É uma pequena rede que está confinada a uma área local. Por exemplo, se você tem três computadores em casa e eles estão interligados por uma rede local, essa rede é uma LAN. Agora você entende porque o poruqe do nome LAN House.

WAN

A WAN (Wide Area Network) é uma rede muito maior que a LAN. Ela é mais ampla. Por exemplo, o seu ISP, ou provedor de Internet, tem sua própria WAN, ou seja, todos os clientes da empresa. Para entender melhor, imagine que você é cliente da GVT. Todos os clientes da GVT fazem parte da WAN dela.

WAN
WAN

 

Uma LAN está dentro de uma WAN.

Endereço IP

O Internet Protocol address ou endereço IP é um endereço numérico que corresponde ao seu computador em uma rede. Quando um computador quer se conectar a outro por meio de uma rede, ele se conecta ao endereço IP desse computador.

  • Para saber o seu IP na WAN acesse: http://www.meuip.com.br/.
  • Para saber seu IP na LAN, aperte as teclas Ctrl + R. Depois digite “cmd”. No prompt de comando digite “ipconfig”.

IPv4 e IPv6

Existem dois tipos de endereço IP de uso comun. O antigo IPv4 é o mais comum, seguido do mais recente IPv6. O IPv6 é necessário porque a quantidade de ips (4×10 elevado a 9) ou endereços IPv4 não foram suficientes para o número de dispositivos conectados no mundo.

Roteador

O roteador é um dispositivo que passa o tráfego da rede de ida e volta. Você provavelmente tem um em casa. Ele faz com que a transmissão de sua Internet pela casa seja possível.

Gateway

O Gateway é uma porta de entrada. Ele gerencia a rota dos tráfegos entre as redes. Por exemplo, o  seu roteador é um gateway. Ele fornece uma porta de entrada entre sua LAN e WAN.

NAT

O Network Address Translation é usado pelos roteadores para compartilhar um endereço IP único entre muitos dispositivos. Por exemplo, se você tem um roteador sem fio em sua casa, ele cria uma rede sem fio entre os computadores, notebooks e dispositivos portáteis. O ISP, seu provedor de Internet, fornece um único endereço IP, chamado de IP público (WAN).

O roteador cria uma rede local e atribui um endereço IP Privado (LAN) para todos os aparelhos conectador na LAN. Assim ele funciona também como gateway. Para os dispositivos que não estão conectados na sua rede local, sua rede aparecerá como um só dispositivo (seu roteador), utilizando um único endereço IP, o público.

DHCP

O Dynamic Host Configuration Protocol ou DHCP permite que os computadores solicitem e atribuam automaticamente endereços IP e outras configurações de rede nos computadores e dispositivos. Por exemplo, sempre que você conecta um notebook ou smartphone numa rede sem fio ou outra, o dispositivo pede um endereço IP ao roteador. O roteador por sua vez atribui automaticamente o endereço IP ao seu dispositivo por meio do DHCP. Isso é muito bom pois, sem isso, teríamos que definir os endereços IP manualmente, o que daria um certo trabalho e demandaria um conhecimento considerável.

Hostnames

O Hostname é um rótulo legível de cada dispositivo conectado na rede. Por exemplo, na sua rede local o nome do seu computador pode ser PC-SeuNome, ou Empresa-RH. Assim, quando você acessar esse computador, você estará sendo apontado para o endereço IP do mesmo.

Nome de Domínio

O nome de domínio é um tipo de Hostname. Digamos que o Hostname é usado na LAN (rede local) e o Nome de Domínio é usado na WAN (Internet). Por exemplo, o nome de domínio do Guia do PC é guiadopc.com.br. Quando acessamos guiadopc.com.br, estamos na verdade sendo apontados para o DNS do Guia.

O que é DNS? Isso nós iremos considerar no próximo post!

Tags: computadores, Destaque, Destaques, rede

Você também vai gostar

Leia também!