Artigos

Quantas vezes você pode formatar um HD ou um SSD?

Essa pergunta paira na cabeça de muitos usuários. Até mesmo aqueles que começaram a trabalhar com hardware há pouco tempo, não se sentem a vontade para responder essa pergunta com segurança. De forma que iremos ajudar-lhes a chegar a uma conclusão.

O que é a formatação?

De acordo com a Wikipedia, formatação é: preparação de um meio magnético para que possa receber dados. Existem dois tipos de formatação: a física e a lógica.

A formatação física é feita na fábrica, ao final do processo de fabricação do HD. Essa formatação consiste em dividir o disco rígido em virgem em trilhas, setores, cilindros e isola os bad blocks. A formatação física ocorre apenas uma vez em toda a vida do HD e não pode ser desfeita ou refeita por meio de software.

Já a formatação lógica é necessária para que o HD possa ser reconhecido pelo sistema operacional. Ao contrário da formatação física, essa não altera a estrutura física do disco. É sobre esse tipo de formatação que iremos tratar neste texto!

Observação: as mesmas informações podem ser aplicadas ao SSD.

Quantas vezes posso formatar o meu HD ou SSD?

western-digital-caviar-green-2TB-WD20EADS

A formatação lógica não é uma ação especial que acontece dentro do HD ou SSD. É uma ação simples de exclusão e adição de informações. A formatação pode ser comparada a excluir uma pasta de arquivos e depois copiar uma pasta com novos arquivos para o mesmo lugar. A única diferença é a proporção que, no caso, é muito maior se tratando da formatação.

Mas será que existe algum tipo de desgaste causado pelas formatações? Sim, existe. A quantidade de desgaste no SSD e no HD é proporcional a quantidade de informações lidas, copiadas e excluídas do mesmo. Em alguns casos, o desgaste pode ser notado nas partes mecânicas do HD, no entanto, esse desgaste específico é quase insignificante.

Falarmos da resistência de um disco, ou de como a frequência de leitura e escrita afeta o mesmo, já é outro assunto. Aliás, esse tema é bastante complexo.

Formatar um HD ou um SSD é basicamente a mesma coisa de você copiar vários gigabytes de filmes, músicas e fotos para o mesmo. Apenas ao ligar o seu computador, o disco e o sistema operacional já estão trabalhando em ler e escrever informações no HD.

idseid120gb

Podemos ilustrar essa situação do seguinte modo: imagine que você dirigi normalmente 6 km por dia para chegar ao seu trabalho. Mas, depois de um tempo, chegou o seu período de férias e você vai viajar. Agora você terá que dirigir 200 km até o seu destino. Nas duas situações o carro fez a mesma coisa: se locomoveu. A diferença foi que, normalmente ele se locomove apenas 6 km por dia, no entanto, em um dia especial ele teve que se locomover 200 km, o que gerou, com certeza, um desgaste maior do motor, pneus e etc.

Assim, podemos concluir que não existe um número exato de quantas vezes você poderá formatar o seu HD ou SSD. O que podemos afirmar é que a formatação causa, de fato, um maior desgaste nos dispositivos, assim como um carro sofre maior desgaste em viagens longas.

 

Você também vai gostar

Leia também!