Artigos

O que é um arquivo .CRDOWNLOAD? É possível excluí-lo?

Se você usa o Google Chrome, existe uma boa chance de você já ter-se deparado com um arquivo desses. O Google Chrome cria um arquivo .crdownload toda vez que você inicia um download.

Esses arquivos são renomeados automaticamente quando o download termina. No entanto, se acontecer algum problema com o download, ele poderá ficar no seu computador.

Quando e porque o Google Chrome cria esses arquivos?

o-que-arquivo-cddownloadO Google Chrome cria o arquivo .crdownload para cada download que você iniciar. Por exemplo, digamos que você comesse a baixar um arquivo chamado “LeitorPDF.exe”. Na lista de downloads do Chrome (atalho CTRL + J) você verá o andamento do download do “LeitorPDF.exe”, e na pasta onde o arquivo está sendo salvo verá notará que existe um arquivo “LeitorPDF.crdownload”. As vezes o arquivo pode ficar com o nome “Não confimado.crdownload“.

A extenção .crdownload pode indicar várias coisas a respeito ao download. Pode indicar, por exemplo, que o download ainda não foi concluído. Se você ver um arquivo .crdownload em seu computador, procure em sua lista de downloads no Google Chrome para verificar se existe algum download que ainda não foi concluído. Caso exista, você pode iniciar o download novamente. Mas não exclua o arquivo .crdownload, se não você terá que começar a baixar o arquivo do zero.

Claro, caso você não queira mais baixar o arquivo, exclua-o da sua lista de downloads do Chrome. Não se preocupe, o arquivo .crdownload será excluído automaticamente.

o-que-arquivo-cddownload-1O Google Chrome pode retomar os download com esse arquivo

Caso você esteja fazendo um download de um arquivo muito grande, pode ser que seja necessário mais de um dia para concluí-lo. Pode ser que, nesse ínterim, sua conexão com a internet caia ou etc. Se você ainda possuir o arquivo .crdownload, o seu download continuará de onde parou.

Você ainda tem a opção de pausar e continuar o download, sem precisar baixar o arquivo do zero! Dependendo do servidor que você está baixando seus arquivos, pode ser que a opção de retomar não funcione. Mas com o arquivo .crdownload você poderá pelo menos iniciar o download novamente, sem precisar procurar o endereço do download.

Posso excluí-lo quando eu quiser?

A resposta é sim! Você é livre para apagar esse arquivo a qualquer momento. Mas lembre-se, ele é o seu download incompleto. Excluí-lo elimina todos os benefícios desse arquivo citado acima.

Assim, podemos concluir: o arquivo .crdownload é um download parcial, ou seja, é um download que, ou está em andamento, ou que falhou, ou foi pausado pelo usuário.

Você também vai gostar

Leia também!