Artigos

O seu Windows não é original? Entenda quais são as limitações disso

“Você pode ter sido vítima de falsificação de software.” Se você sempre usou cópias não originais do Windows, deve conhecer de cor e salteado essa frase. Essa mensagem foi criada para importunar os usuários de cópias do Windows não licenciadas pela Microsoft.

Com o passar do tempo e com o lançamento das novas versões do Windows, o nó da garganta dos usuários de cópias não originais do Windows foi afrouxado. E para a alegria dos mesmos, a Microsoft anunciou recentemente que atualizará gratuitamente para o Windows 10, computadores que não possuem uma cópia genuína do mesmo. No entanto, mesmo estando com o Windows atualizado, esses usuários ainda terão uma cópia não genuína do Windows 10.

Como a Microsoft sabe que estou usando uma versão pirata do Windows?

No Windows está incluso um processo conhecido como “ativação do Windows”. Esse processo ativa a sua cópia do sistema operacional com a Microsoft. Essa, por sua vez, verifica a sua chave e analisa se você está usando uma cópia original ou não. Esse processo garante que você esteja usando a sua chave em apenas um computador e, ao mesmo tempo, que milhares de computadores em todo o mundo não estão usando a sua chave. A Microsoft também verifica periodicamente se a sua chave não está classificada como pirata. Ela faz isso por meio de atualizações opcionais, algo que normalmente está ativado como processo padrão do Windows Update.

Se os servidores da Microsoft o identificarem como usando uma cópia não original, você receberá uma mensagem dizendo que a sua cópia não é genuína.

Caso você compre um computador novo com Windows, não precisará se preocupar com isso. No momento da compra, você também já adquiriu uma licença válida do Windows. No entanto, caso você tenha montado o seu próprio PC ou tenha comprado o computador de outra pessoa (que muitas vezes vendem o computador dizendo que já vem com o Windows ativado, no entanto, com uma cópia pirata), é necessário obter uma licença do Windows.

windows-pirata-entenda-limitacoes-1Como a versão pirata afeta exatamente o seu computador

A cópia não genuína do Windows possui recursos projetados para lhe alertar regulamente sobre isso. O objetivo é lhe irritar a tal ponto, que você deixe o mundo obscuro da pirataria e compre uma chave genuína do Windows.

O Windows XP e o Vista, por exemplo, possuíam limitações duras! No caso do XP, o Windows Genuine Advantage foi empurrado como uma atualização que poderia bloquear os usuários do computador. A partir daí, as limitações começaram a ficar mais brandas. O Windows Vista relaxou mais as coisas e ofereceu um modo de funcionalidade reduzida. Esse modo permitia que você fizesse login em computador por uma hora de cada vez.

Com a chegada do Windows 7 as limitações ficaram ainda mais suaves. As coisas ficaram completamente amolecidas com o Windows 8 e 8.1. No caso desses últimos, você verá uma notificação a cada hora informando que a sua versão não é original. Também existirá um aviso permanente no canto inferior direito da tela. Algumas opções de personalização estarão limitadas, dentre outras coisas.

Essas limitações, embora sejam um pouco desagradáveis, são muito brandas. De fato, você ainda poderá continuar usando o seu computador normalmente. Todos os seus aplicativos irão funcionar. Você nunca será impedido de acessar o seu PC. Você receberá normalmente atualizações de segurança importantes do Windows Update. É verdade, as mensagens são chatas, mas você poderá continuar usando o seu computador.

windows-pirata-entenda-limitacoes-2Obtendo uma versão original do Windows

Infelizmente, as mensagens atuais de alerta de software não original do Windows não oferecem uma maneira fácil de se obter uma chave genuína. Em vez disso, você é encorajado a comprar um PC novo com uma cópia licenciada do Windows ou comprar a mídia com o sistema em alguma loja e instalá-lo. Nada prático!

Se você possui a chave de ativação original, poderá inseri-la e as limitações serão removidas. Mas, até agora, não é possível comprá-la facilmente pelo computador.

Isso é algo que a Microsoft está trabalhando para o Windows 10. De fato, eles querem tornar mais fácil o processo de legalização do Windows. Futuramente, com o lançamento da nova versão, será possível comprar uma licença original do Windows com apenas alguns cliques.

Conclusão

É óbvio que existem, e sempre vão existir, meios de burlar os alertas do Windows não original. Esses truques piratas têm sido combatidos pela Microsoft por muitos anos! Na verdade, desde a sua existência.

Nós não incentivamos nenhum tipo de pirataria. Mas, ao mesmo tempo, reconhecemos que o valor de mais ou menos R$800 é muito alto para a imensa maioria de brasileiros assalariados. Felizmente, sabemos que a Microsoft pretende reduzir o valor de suas chaves de licença para que, todos os bem intencionados, tenham condições de pagar por uma.

Você também vai gostar

Leia também!