Artigos

Qual é a diferença entre FAT32, exFAT, e NTFS?

Quando você vai formatar um disco rígido, pendrive, cartão SD e etc., o Windows lhe perguntará qual o sistema de arquivos a unidade irá usar, isto é, NTFS, FAT32 e exFat. Não sabe a diferença entre esses sistemas de arquivos? Nós mostramos para você!

diferenca-fat32-ntfs-exfat-1FAT32

O FAT32 é o sistema de arquivos mais antigo dessa lista. Foi introduzido no Windows 95 para substituir o FAT16, ainda mais antigo.

O fato de ele ser o mais velho lhe algumas vantagens e desvantagens. Por exemplo, por ser o mais velho, é o sistema de arquivos padrão. Isso faz com ele seja compatível com computadores mais antigos e com quase todos os dispositivos que tenham uma porta USB. A maioria dos Drivers Flash, como um pendrive, por exemplo, vem formatado com FAT32.

diferenca-fat32-ntfs-exfat-2

No entanto, há limitações quem vem com a idade. Ele não suporta arquivos individuais com mais de 4GB de tamanho – isso é o máximo. Também, uma partição com FAT32 não pode ser maior que 8TB. Portanto, você não vai querer usar esse sistema de arquivos em uma unidade interna.

Conclusão

Compatibilidade: Funciona em todas as versões do Windows, MAC, Linux, consoles de games e com praticamente qualquer dispositivo que tenha uma porta USB.

Limites: 4GB de tamanho máximo de um arquivo e 8TB de tamanho máximo para uma partição.

Uso ideal: É ideal para drivers removíveis por causa da sua alta compatibilidade.

NTFS

O NTFS é o sistema de arquivos que o Windows moderno gosta de usar. Quando você faz uma instalação do Windows, o mesmo formata a unidade com o NTFS. Esse sistema de arquivos possui limites enormes para tamanho de arquivos e partições. Ele surgiu pela primeira vez em versões domésticas do Windows com o Windows XP.

O NTFS ainda possui muitos outros recursos modernos como permissões de arquivos para segurança, recuperação rápida de erros caso o sistema trave, criptografia e etc. A sua partição do Windows provavelmente está usando o NTFS. Caso você possua outro HD ou pretende criar uma nova partição no seu disco rígido, deve usar o sistema de arquivos NTFS para estes.

diferenca-fat32-ntfs-exfat-3No entanto, esse sistema de arquivos também possui uma limitação. Ele não é compatível com outros sistemas operacionais. O NTFS irá trabalhar perfeitamente com as versões mais recentes do Windows, pelo menos até o XP, mas tem compatibilidade limitada com as versões anteriores a esta. Por padrão, o MAC pode apenas ler as unidades com NTFS, escrever não é possível. Algumas distribuições Linux podem escrever, mas outras não. Com relação aos consoles, o PlayStation da Sony não suporta o NTFS. Até mesmo o Xbox 360 da Microsoft não pode ler unidades NTFS.

Compatibilidade: Funciona com todas as versões do Windows. O MAC apenas ler as unidades NTFS. Algumas distribuições do Linux pode escrever nesse sistema de arquivos, outras podem apenas ler. Com exceção do Xbox One, outros consoles provavelmente não irão suportar o NTFS.

Limites: Sem limites de tamanho de arquivos e partições.

Uso ideal: É ideal para ser usando no sistema operacional Windows.

exFat

O exFat foi introduzido em 2006 e foi adicionado em versões mais antigas do Windows como o Windows XP e Vista.

diferenca-fat32-ntfs-exfat-4

Se trata de um sistema de arquivos otimizado para drivers flash. Foi projetado para ser uma espécie de FAT32, sem os limites de tamanho e sem a sobrecarga extra de recursos do NTFS. Como o NTFS, o exFat tem limites enormes de tamanho de arquivos individuais e tamanho de partição. Isso significa que você pode armazenar arquivos maiores que 4GB em um pendrive ou cartão SD. O exFat é uma atualização do FAT32 e com certeza é a melhor opção para unidade flash externas.

Outra vantagem do exFat é que ele é mais compatível que o NTFS. Enquanto você pode apenas ler unidades NTFS em um MAC, o mesmo oferece suporte de leitura e escrita completa para o exFat. No caso do Linux, é possível ter acesso a unidades exFat instalando softwares apropriados para isso.

Embora o exFat seja compatível com MAC e alguns outros dispositivos, esse sistema ainda não é compatível com quase tudo como o FAT32. O Xbox 360 não é compatível, já o Xbox One sim! O PlayStation 3 não suporta o exFat, mas o PlayStation 4 sim!

Compatibilidade: Funciona com todas as versões do Windows e com versões mais modernas no MAC OS X, no entanto, requer um software adicional para Linux.

Limites: Sem limites de tamanho de arquivos e partições

Uso ideal: É ideal para unidades flash USB e outras unidades externas, especialmente se você precisa de arquivos maiores que 4GB.

Encontre pendrives e produtos de informática no nosso parceiro Encontre Barato!

Você também vai gostar

Leia também!