Artigos

O que é OCR e como ele funciona

De acordo com a Wikipedia OCR é definido como: acrônimo para o inglês Optical Character Recognition, é uma tecnologia para reconhecer caracteres a partir de um arquivo de imagem ou mapa de bits sejam eles escaneados, escritos a mão, datilografados ou impressos. Dessa forma, através da OCR é possível obter um arquivo de texto editável por um computador.

A tecnologia OCR é uma mão na roda quando você precisa editar um texto que está em uma imagem ou arquivo PDF por exemplo. Existem muitos softwares com a tecnologia OCR, neste artigo lhe apresentaremos um dos melhores o Wondershare PDFelement. Mas antes, vamos entender como a OCR funciona.

Como a OCR funciona?

the-best-ocr-software_8zay-640

Para entender como o OCR funciona, é necessário primeiro saber o que é TIFF. TIFF é um formato de arquivo raster para imagens digitais. Quando você usa o seu scanner para obter uma imagem de um texto impresso, por exemplo, é criado uma imagem .TIFF, é possível distinguir essa imagem e ler na tela do computador. Para o computador, no entanto, o arquivo .TIFF não passa de pontos brancos e pretos – o texto é todo igual para o computador. Daí basta o OCR fazer um rastreamento e determinar que letra combina com aquela sequencia especifica de pontos! Dessa forma o computador consegue interpretar cada letra.

Vantagens do OCR

As vantagens do OCR são muitas, mas vamos listar as principais:

  1. A digitalização de documentos o que reduz em muito a quantidade de papel utilizada numa empresa.
  2. As informações podem ser facilmente atualizadas, visto que agora são arquivos digitais.
  3. Com todas as informações em formato digital é possível fazer pesquisas por palavras-chave e obter melhores resultados de forma mais rápida do que uma varredura com o olho no documento físico
  4. Pode ser facilmente compartilhado.
  5. Diminuição das perdas ou extravios de documentos, como também a diminuição do transito dos mesmos.

Utilizando a tecnologia OCR

Para essa parte iremos usar o Wondershare PDFelement. Este software além de trazer a tecnologia OCR, o PDFelement também integra a criação, edição e conversão do PDF, tudo num só lugar. Você pode editar textos, imagens e páginas em PDF, anotar e comentar, além de converter o PDF para vários outros formatos, ou vice-versa, e muito mais. Depois de fazer o download e instalar o programa, clique em abrir.

o-que-ecr-como-funciona

Agora escolha o arquivo que deseja transformar em arquivo de texto. Escolhemos aqui um arquivo PDF. Lembrando que você pode usar arquivo de imagem também.

o-que-ecr-como-funciona-2

Agora basta apertar no botão OCR.o-que-ecr-como-funciona-3

Após isso, uma caixa aparecerá e você poderá configurar o idioma em que o seu arquivo original está. Depois, basta apertar o botão OK.

o-que-ecr-como-funciona-4

Em pouco tempo você terá um arquivo completamente editável!

o-que-ecr-como-funciona-6

Você também vai gostar

Leia também!