Antes de começar…
O Guia do PC teve a oportunidade de testar uma placa da série HD 4870. A placa em questão era a PowerColor HD 4870. Recebemos a placa em sua caixa original com acessórios e apenas um CD com drivers.

A placa em si é bastante grande e, devido ao cooler feito de cobre, pesa bastante. O cooler “parrudo” faz com que essa placa ocupe o espaço de duas placas no gabinete, como podemos ver nas figuras a seguir.


Outro detalhe muito importante é que a placa possui dois conectores de alimentação de 6 vias. Ela consome, sozinha, 160 W. Ou seja, se você tem uma daquelas fontes 500 Watts PMPO (Potência Máxima Para Otários), esqueça. Se quiser usar uma Powercolor HD 4870 tem que ter, no mínimo, uma fonte de 450 Watts REAIS!

Pessoal, eu não sou costumo jogar muito no micro. E quando jogo, quase sempre são jogos que não usam 3D. Assim, a maioria dos testes que realizei usou apenas programas chamados “sintéticos”, ou seja: 3DMark 2003, Cinebench, Passmark, etc.
Para temos uma idéia do ganho de desempenho eu fiz uma comparação com a placa que está instalada em meu micro, uma ATI/AMD Radeon HD 2600 XT. As características de cada placa mostradas pelo GPU-Z são:

