Calculando a potência da fonte de alimentação

43 Comentários

Todos os micros precisam de uma fonte de alimentação para funcionar. A fonte de alimentação do PC transforma a corrente elétrica alternada (fornecida pela tomada) em corrente contínua usada pelos circuitos eletro/eletrônicos do micro. As fontes podem trabalhar ligadas à 110 ou 220 volts, mas normalmente o usuário precisa mudar uma pequena chave situada na parte de trás da fonte para escolher com que tensão vai trabalhar. Aliás, um dos erros mais comuns cometidos pelos usuários iniciantes é esquecer de mudar a chave da fonte para posição adequada.

As fontes são fornecidas em várias capacidades de potência. A medida da potência elétrica da fonte é feita utilizando-se o WATT. Quanto maior for o número de Watts de uma fonte, maior será a sua potência e mais equipamentos poderão ser alimentados por esta fonte. Quase todos os micros do mercado possuem fontes de alimentação de 300 Watts ou mais. Esta potência é mais que adequada para a maioria dos equipamentos que compõe o micro. Mas, em certos casos é preciso usar uma fonte com maior potência.

Calcular a potência mínima necessária para uma fonte de alimentação não é tão simples. Mas se você possui um sistema realmente poderoso e está desconfiado que sua fonte não “agüenta o tranco”, existem calculadoras de potência em sites da Internet que podem ajudar a descobrir se a fonte atende a capacidade de seu sistema. Essas “calculadoras” mostram a potência máxima consumida pelos principais dispositivos presentes no interior do gabinete. Como exemplos, posso citar: eXtreme Power Supply Calculator Lite v2.5 e a Power Supply Calculator.

No nosso último artigo falamos de equipamentos de proteção para a rede elétrica. Mas não adianta proteger a rede se a fonte de alimentação do micro é de baixa qualidade. Infelizmente, as fontes de alimentação que acompanham a maioria dos micros disponíveis no mercado nacional é de baixa qualidade. Quase sempre os fabricantes dessas fontes “mentem” no que diz respeito à potência. Eles dizem que a fonte é de 400 watts, quando na verdade nem chega a 200W. E a conseqüência disso é que a fonte pode queimar, levando junto processador, memória, HD etc.

Fabricantes de renome como Dell, HP etc. sempre equipam seus micros com fontes de boa qualidade e potência adequada. Mas quem vai comprar um micro “montado” ou de um fabricante desconhecido deve exigir uma fonte com potência “real” e de boa qualidade. Essas fontes encarecem o preço do micro, mas dificilmente queimam, protegendo o investimento feito no PC.

Outra item importante relacionado à fonte de alimentação é o seu padrão. Antigamente os PCs usavam fontes num padrão chamado AT. Hoje praticamente todas as fontes seguem o padrão ATX. As fontes ATX fornecem energia para a placa mãe, mesmo quando o micro está desligado. Por isso, recomenda-se desconectar o micro da tomada quando for necessária a instalação de alguma placa de expansão em uma placa mãe no padrão ATX. Atualmente o padrão ATX, também chamado de ATX12V, está na especificação 2.2. Assim, se alguém está pensando adquirir uma fonte de alimentação nova para o micro, procure por uma que seja do padrão ATX versão 2.2.

sobre o autor
"Engenheiro Eletrônico e Mestre em Ciências pelo Instituto Militar de Engenharia (IME). Em 1994 começou a escrever a coluna Solucionática no Jornal do Brasil e colaborar também com outras publicações. Foi consultor e comentarista do programa de TV Hipermídia (GNT-Net). Ex-professor do IME e da PUC-RJ, hoje é professor da UEM (Universidade Estadual de Maringá) onde está cursando Doutorado em Engenharia. Na Internet, além de fundador do Guia do PC (www.guiadopc.com.br), foi colunista do TCInet (Editora Abril), ForumPCs e do portal Terra. Atualmente é editor chefe do Guia do PC e colunista dos jornais O Globo (RJ) e Hoje em Dia (MG)."
  • Giulio

    Já conhecia esse site. É extremamente útil, ainda mais na hora de comprar aquela VGA que tem dois conectores de energia. uahauhauhauah

    Muito boa dica.

    Usando Firefox 3.0.4 Firefox 3.0.4 em Windows Vista Windows Vista
  • http://infows.wordpress.com Wapapper

    Quando fui montar o meu, pedi a ajuda de um vendedor e ele me explicou que quando se pede uma de 500 não chega nem a metade, então fui procurar uma de 500 real =D

    Usando Firefox 3.0.4 Firefox 3.0.4 em Windows XP Windows XP
  • Bruno Alisson (bruno

    Muito interessante um artigo que tem na Revista PC & CIA Nº78 (Janeiro de 2008), que fala sobre fontes de alimentação.

    Se não me engano já falei um pouco no fórum sobre fontes de alimentação, infelizmente não estou conseguindo ver todos os meus posts, mas vou dar uma procurada.

    Abraços.

    PS.: A revista PC & CIA é muito boa, vale apena comprá-la.

    Usando Firefox 3.0.4 Firefox 3.0.4 em Windows XP Windows XP
  • Chijedo

    A primeira calculadora é bem melhor, a da newwgg é muito simples, e o resultado ficou bem diferente dos dois.

    Qual será mais confiável?

    Deve ser o primeiro site neh?

    Usando Firefox 3.0.4 Firefox 3.0.4 em Windows XP Windows XP
    • http://www.guiadopc.com.br Abel Alves

      Sim. A primeira calculadora é melhor.

      []'s

      Abel

      Usando Firefox 3.0.4 Firefox 3.0.4 em Windows Vista Windows Vista
  • andre

    Um otimo artigo!

    Agora Existe uma grande fabricante nacional que vende bastante nas casas nordeste (bahia) que costuma colocar fontes de 250watts nos equipamento deles esses equipamento deles em qualquer tarefa que exige um pouco mais do hardware pc congela… isso tarefas treviais que exigem pouco mais de video ou um pouco mais do hdd… tem que enviar essa calculadora pra eles kkk

    O Mais engrassado é nivel tecnico deles olha que um tecnico dessa empresa na comunidade oficial deles no orkut diz, olha a pérola!

    "250W são suficiente para usar uma VGA 8600GT, já fizemos este teste"

    Pode ate ocorrer o milagre de ligar mais vai ser totalmente instável kkk pois essa placa de vídeo pra rodar estável precisa de uma fonte no mínimo 400watts.

    Usando Firefox 3.0.4 Firefox 3.0.4 em Windows XP Windows XP
  • Bill

    Este artigo foi muito esclarecedor, agora todos sabem calcular a potencia da fonte de alimentação.

    Usando Firefox 2.0.0.18 Firefox 2.0.0.18 em Windows XP Windows XP
  • Chijedo

    andre

    400w pra rodar a 8600GT é exagero, eu tenho uma fonte de 350w reais e a 8600GT roda legal, na própria calculadora, se você fizer o teste, vai ver que não precisa de tanto.

    Usando Firefox 3.0.4 Firefox 3.0.4 em Windows XP Windows XP
    • Ricardo

      No site da nvidia a fonte minima pra 8600GT é 350w reais.. mais se utilizar tipo windows vista que exige mais do hardware talves vc precisara de uma de 400w reais senão as provabilidades de ter congelamentos e telas azuis misteriosas serão grandes…

      Agora fonte 250w pra um pc com essa placa instabilidade na certa.

      Usando Firefox 3.0.4 Firefox 3.0.4 em Windows XP Windows XP
  • Victor

    Quando eu compro uma fonte que só diz a potência nominal, como que eu faço para descobrir a potência real??

    Usando Firefox 3.0.4 Firefox 3.0.4 em Windows XP Windows XP
    • http://www.guiadopc.com.br Abel Alves

      Realmente, só com um testador de fontes. Mas em fontes de qualidade e de fabricantes conhecidos como Antec, Enermax, Corsair, e Huntkey (porque não?) pode confiar na potência.

      []'s

      Abel

      Usando Firefox 3.0.4 Firefox 3.0.4 em Windows Vista Windows Vista
  • Chijedo

    Victor

    Creio que seja só com algum aparelho de eletrônica específico.

    Pelo menos eu ACHO, não sei se tem uma jeito mais fácil.

    Usando Firefox 3.0.4 Firefox 3.0.4 em Windows XP Windows XP
  • Octávio

    Andre,

    250W são sim suficientes se o sistema não consumir muito

    Veja:

    Processador A64 X2 65nm – 65w

    Placa mãe + memorias + disquete + coolers (básicos) – 40w

    HD SATA2 – 15w

    DVD/RW 25W

    8600gt – 60w

    Usando Firefox 3.0.4 Firefox 3.0.4 em Windows Vista Windows Vista
  • Octávio

    Andre,

    Também gostaria de resstaltar que eu uso uma X1600PRO que consome quase igual, em overclock, com uma fonte de 250W reais da Mtek sem problemas ja faz 02 anos.

    Usando Firefox 3.0.4 Firefox 3.0.4 em Windows Vista Windows Vista
  • ricardo

    350W reais minimo recomendado pela nvidia pra uma 8600gt, não palavra minha sim da fabricante.

    Com fontes mais fracas que ocorrem instabilidades, ja vi isso na pratica, em vários clientes.

    Usando Firefox 3.0.4 Firefox 3.0.4 em Windows XP Windows XP
  • Gilberto

    Meu PC veio com uma fonte d 230W Reais…

    Usando Firefox 3.0.4 Firefox 3.0.4 em Windows XP Windows XP
  • Francisco Técnico

    ARTIGO INUTIL NAO INSINA A CALCULAR A POTENCIA DA FONTE E SIM A POTENCIA DO COMPUTADOR!!!!!!!!!!!! QUERO SABER A POTENCIA DA FONTE MUDE ESSE TITULO!!!!!!!! A POTENCIA DO PC NAO ME INTERESSA E SIM A DA MINHA FONTE DE ALIMENTACAO DO LAPTOP PRA SABER SE POSSO LIGAR NO ESTABILIZADOR!!!! FALA SERIO!

    Usando Internet Explorer 8.0 Internet Explorer 8.0 em Windows 7 x64 Edition Windows 7 x64 Edition
  • fabricia

    mais tu ta loko :shock:

    Usando Firefox 3.6 Firefox 3.6 em Windows XP Windows XP
  • Valnes

    Montei a seguinte configuração: ASUS P6TSE, intel i7 930, 12 Gb/DDR3 Corsair 1866 Mhz, HD SATA 1,5 Tb, Monitor 24´´ Sansung, Drive CD-w/DVD-w, Gabinete Big Foot c/ 3 coolers sendo um grandão. Pra isso Peguei uma fonte Corsair 750 W reais Professional. Deve dar né?
    Obs. não ptem placa de vídeo pois a Radeon HD 5970 x2 tava muito cara.

    Usando Firefox 3.6.8 Firefox 3.6.8 em Windows XP Windows XP
  • Naldo

    Bom artigo, mas cadê o calculo da potência da fonte?

    Os sites indicados são pra calcular a potência exigida pela configuração. ¬¬

    Usando Firefox 3.6.13 Firefox 3.6.13 em Windows 7 Windows 7
  • DUNHA

    MUDA ESSE TITULO,ISSO E DESRESPEITO AOS QUE PROCURAM CONHECIMENTO NA NET,POR ISSO Q DIZEM / PARA ESCONDER-SE DO MUNDO E SO MORAR NO GOOGLE.

    Usando Internet Explorer 7.0 Internet Explorer 7.0 em Windows XP Windows XP
  • Armold

    O ,mais engraçado na minha opiniao e um cara que se diz professor sei la das quantas nao sabe calcular na mao quero ve no dia q tiver sem pc filho =/

    Usando Internet Explorer 7.0 Internet Explorer 7.0 em Windows XP Windows XP
  • daniel

    O que acontece se eu tiver uma fonte que fornece 700W mas meu sistema consome somente 600w ??? Pode estragar a fonte de alguma forma ou só estarei com “um Porsche 911GT3 sendo usado para ir fazer compras no mercado” ???

    Usando Firefox 6.0.2 Firefox 6.0.2 em Windows XP Windows XP
  • http://xxxxxxxxxxx Jacks sp.

    ficou meio confuso a colocação das palavras sobre calculando a potência da fonte de alimentação, mais foi muito válido a proposta do Abel Alves. percebi as expectativas dos participantes acreditado que as explicações seriam como saber da potência da fonte de alimentação. no caso da CPU, fazendo as somas das potências de todos os componentes da placa mãe e periféricos internos da CPU, é só multiplicar a potência pelo dobro do valor encontrado e comprar uma fonte de boa qualidade desse valor. por exemplo: se a CPU extrai da fonte 250 watts e só comprar uma FONTE de BOA QUALIDADE de 500 watts e o computador vai trabalhar com uma boa margem de sobra de potência. para saber se a potência rotulada na fonte é realmente o que está indicada, temos pelo menos duas alternativas tecnicamente conhecidas. 1º- conhecer a qualidade do circuito da fonte e conhecer as especificações dos Retificadores de saídas do secundário da fonte e testa-los para saber se realmente as saídas fornecem as Correntes que estão rotuladas. 2º- testar a fonte acoplado a um Carregador controlado de Bateria e forçar carregar uma bateria para saber em qual corrente o fonte aguenta (desliga). esse segundo teste o participante pode ver em um tutorial no YOUTUBE. esse teste vai mostrar ao participante por mais leigo que seja, terá uma visão do teste mais simples. entre no Youtube em tutorial sobre fontes- partes 1,2,3. para o assunto entre em Parte 3. seria bom que outros participantes com conhecimento da matéria ajudassem outras formas de testes simples para as pessoas leigos no assunto. saudações.

    Usando Google Chrome 14.0.835.186 Google Chrome 14.0.835.186 em Windows XP Windows XP
  • http://x Ana Maria

    jacks. agora você entrou no tema que eu achava o que pagina sujeria. verifiquei no youtube como saber se a fonte sustenta a corrente que está na sua rotulação. esse deveria ser o tema que a pagina deveria ter sugerido. ai eu pergunto? e quando você compra um computador e a fonte de alimentação tiraram a sua rotulação que foi o meu caso. será que não tem uma forma mais simples de conhecer a corrente que a fonte anuncia na sua rotulação como no meu caso. agradeço as dicas e vou me informar mais. saudações.

    Usando Internet Explorer 8.0 Internet Explorer 8.0 em Windows XP Windows XP
  • Mauricio

    poxa eu fiz um pc +- e deu 35w???
    ou sera 350w??

    Usando Google Chrome 14.0.835.202 Google Chrome 14.0.835.202 em Windows Server 2003 Windows Server 2003
  • http://xxxxxxxxxxx Jacks sp.

    Ana Maria. se todos tivesse a mesma preocupação sua, evitaria grandes transtornos com o computador. um dos maiores motivos de travamento de CPU e danos no HD é motivado por fonte de alimentação de mâ qualidade, instalação elétrica fora de norma técnica, e falta de aterramento elétrico. realmente não se encontra oficinas de eletrônica que fazem testes em fontes de PC pelo menos Tensão e Corrente Elétrico para consumidores eventuais. 1º- para fazer os principais testes, verificação se a fonte tem os principais circuitos de proteção, é necessário abrir e retirar a placa eletrônica da fonte. 2º- as fontes de boa qualidade não pode ter o seu Selo de Lacre violado porque perde a garantia. 3º- os técnicos não querem investir em equipamentos para testar fontes genéricas. realmente conforme indica Abel Alves e os participantes, existem marcas de fontes que podemos confiar. o Abel Alves está de parabéns pelo tema a os participantes. abraço.

    Usando Google Chrome 14.0.835.202 Google Chrome 14.0.835.202 em Windows XP Windows XP
  • http://bigmatematica shofye

    nao sei o q serve esa bosta so sei q nao deveria existir matematica.caraio

    Usando Internet Explorer 7.0 Internet Explorer 7.0 em Windows XP Windows XP
  • Rodrigo

    Muito útil essa postagem, pois estou pensando em colocar uma placa de vídeo no meu PC e a parte da fonte é de extrema importância porque ambos são interligados.

    Usando Internet Explorer 9.0 Internet Explorer 9.0 em Windows 7 Windows 7
  • Rodrigo Islar

    Esse post faz pate de um dos cursos do Portal Educação, alguém copiou de alguém. tsc tsc
    Provavelmente o curso copiou daqui já que esse poste é de 2008 e o curso me parece ter sido “montado” em 2011. Que coisa feia….

    Usando Google Chrome 16.0.912.77 Google Chrome 16.0.912.77 em Windows Vista Windows Vista
    • http://sinapseslivres.com.br Guilherme Macedo

      Isso é algo muito grave :O

      Usando Firefox 9.0.1 Firefox 9.0.1 em Windows XP Windows XP
    • http://www.guiadopc.com.br/ Helito Bijora

      Rodrigo,

      De acordo com os termos de uso do Guia do PC, é permitido a utilização dos textos para fins didáticos.

      Usando Google Chrome 16.0.912.77 Google Chrome 16.0.912.77 em Windows 7 x64 Edition Windows 7 x64 Edition
      • http://sinapseslivres.com.br Guilherme Macedo

        Portal Educação são cursos pagos. Só fico na dúvidas é se são todos.

        Usando Google Chrome 16.0.912.77 Google Chrome 16.0.912.77 em GNU/Linux x64 GNU/Linux x64
  • http://orkut amalia

    Neem intendii naada maas Deexa pra laah

    Usando Internet Explorer 9.0 Internet Explorer 9.0 em Windows 7 Windows 7
  • http://orkut amalia

    Explika Aii porq neem intendi naada ????

    Usando Internet Explorer 9.0 Internet Explorer 9.0 em Windows 7 Windows 7
  • Sergio

    vejam este site, muito interessante sobre a avaliação de fontes de alimentação
    http://fantastico.globo.com/Jornalismo/Fantastico/download/0,,6624-1,00.pdf

    Usando Google Chrome 19.0.1084.46 Google Chrome 19.0.1084.46 em Windows 7 Windows 7
    • http://sinapseslivres.com.br Guilherme Macedo

      Muito bom esse documento. Vou até salvar :)

      Usando Firefox 12.0 Firefox 12.0 em Windows 7 x64 Edition Windows 7 x64 Edition
  • Alderi

    como posso saber a potencia do meu notebook? W52 CCE info. voltagem 100-240v, amperagem 1,5A.

    não sei como calcular. estou precisando comprar uma tomada inversora para carro mas não sei qual comprar.

    Usando Firefox 12.0 Firefox 12.0 em Windows XP Windows XP
  • vinicius

    tudo bom
    quero saber como faz para calcular a potencia de um modulo de carro,pra eu ligar numa fonte de pc..para saber de quanto e a fonte que devo compra(watts)
    ex o modulo tem 1500w rms qual e apotencia da fonte para esse modulo.

    Usando Firefox 12.0 Firefox 12.0 em Windows 7 x64 Edition Windows 7 x64 Edition
  • Rafael

    Muito legal, sempre quis fazer um calculo da potencia utilizada dessa forma, pois as vezes um PC pode estar com uma fonte que nao atende ao mesmo e a maioria sequer lembra disso!

    Usando Firefox 12.0 Firefox 12.0 em Windows Vista Windows Vista
  • leonardo

    keria q existice um programa para isso.. pq o saite me deu um calculo incorreto…
    so minha placa de video vem no manual pedindo 350… ele colokeo como c eu precisace de 280 apenas ¬¬

    Usando Firefox 15.0.1 Firefox 15.0.1 em Windows 7 x64 Edition Windows 7 x64 Edition
  • Talisson

    olá Abel, olha eu não entendo nada de computadores, no entanto eu estou tetando montar um e já estou começando a comprar as peças, quero usar ele para jogos e também para navegar na net.
    mas agora me veio uma grande duvida sobre a fonte eu devia usar.
    então gostaria que você me falace uma fonte com a voltagem adequada e que seja confiável.

    Usando Google Chrome 24.0.1312.52 Google Chrome 24.0.1312.52 em Windows XP Windows XP
  • Talisson

    as configurações são: processador Intel® Core™ i3-2120 3.3GHz – Cache L3: 3 MB
    memória: 8GB DDR3 1333Mhz
    HD:1TB SATA II 5400RPM
    drives: Gravador CD/DVD + Leitor de cartão de memória 21 em 1
    placa de vídeo: Placa de Vídeo GeForce 210 1GB DDR3 PCI Express 2.0 ASUS (EN210 SILENT/DI/1GD3/V2 LP)

    gostaria muito que me ajudasse.

    Usando Google Chrome 24.0.1312.52 Google Chrome 24.0.1312.52 em Windows XP Windows XP