Browse By

Messengers para Linux

imHoje todo mundo usa messenger. Seja para lazer ou para trabalho, sempre estamos conectados. No Windows o mais conhecido e usado é o Windows Live Messenger, mas quem usa outras plataformas, faz o que?No Linux temos alguns aplicativos de mensagens instantâneas. Alguns melhores, outros piores, mas cada um com suas características. Abordarei alguns deles neste texto, apontando pontos positivos e negativos de cada um.

Emesene

O Emesene conecta somente a rede do MSN Messenger, e é bastante simples. Apesar de ser escrito originalmente pra interfaces GTK ele rodou muito bem no KDE. A interface é limpa, tanto na janela principal, como na janela de conversa. Apesar da simplicidade, ele dá suporte a emoticons personalizados, moda no IM da Microsoft, mas ausente em algumas alternativas livres. Entretanto, tanta simplicidade tem um preço: o Emesene não dá suporte a mensagens de voz e vídeo.

Emesene Principal Emesene Conversa

Download aqui

Pidgin

O Pidgin já é famoso. É um IM bastante conhecido tanto pelos usuários Linux quanto usuários Windows. Com ele é possível se conectar a várias redes: MSN, ICQ, Gtalk, Irc, Aim, Yahoo… Assim como o Emesene, o Pidgin é bastante simples. Ele também não dá suporte a vídeo e mensagens de voz, e ainda não permite adicionar emoticons personalizados, embora possa vê-los.

Pidgin Principal Pidgin Conversa

Download aqui

Kmess

Dos IMs testados o Kmess era o único que eu ainda não conhecia, e embora eu tenha optado por não continuar utilizando, ele tem algumas características interessantes. A janela principal é bem organizada e lembra de certa forma a do WLM. Ele também não dá suporte a voz e vídeo, mas, ao contrário do Pidgin, no Kmess é possível adicionar emoticons personalizados.

Kmess PrincipalKmess Conversa

Download aqui

aMSN

o aMSN é o messenger para Linux que reproduz com maior fidelidade as funções (e até a aparência) do WLM. Ele tem tudo o que o IM da Microsoft possui: Winks, Emoticons personalizados, suporte a webcam, mensagens de voz, suporte a celular… enfim, toda a parafernalha que existe no Live Messenger. Pra quem gosta é um prato cheio, apesar de eu achar que ele ainda é muito mal acabado, lento e bugado.

amsn principalamsn conversa

Download aqui

Kopete

O Kopete é o messenger padrão do KDE, e também se conecta a várias redes diferentes. O Kopete é bastante personalizável, sendo possível baixar temas para a janela de contatos e emoticons. É bastante leve e oferece suporte a webcam, mas assim como o Pidgin, não permite adicionar emoticons personalizados, apenas os vê.

Kopete principalKopete conversa

Download aqui

Veredicto

É complicado chegar a uma conclusão sobre qual é melhor por um motivo bastante simples. Embora tenham a mesma função, eles tem características específicas que podem não agradar gregos e troianos. Para o usuário acostumado com o Windows Live Messenger, o aMSN é o que contém o maior número de recursos, e é certamente o que requer o menor tempo de adaptação. Fora isso, podemos destacar também o Emesene, que apesar de bastante simples cumpre com bastante competência o que se propõe a fazer. Mas, na minha opinião, o melhor mesmo é o Kopete. Ele, assim como o Pidgin, não tenta se parecer com nenhum outro, além de ter integração total com o KDE. O Kmess não fede e nem cheira. Não é nem melhor, nem pior… é só mais um.

E você, qual IM prefere?

  • Certamente o Kopete é o meu preferido. Além de ser o padrão do KDE (meu ambiente gráfico preferido), ele é interessante porque não é nem muito simples, nem cheio de firulas desnecessárias. Ele tem o essencial e algumas coisas a mais. O que me irrita nele é um bug chato que faz com que ele não avise (nem tocando som, nem piscando na barra de tarefas) ao chegarem novas mensagens em conversas em grupo. 🙁

    Pidgin eu já não gosto muito por ser simples demais e o aMSN só conecta em uma conta de cada vez. Os outros dois eu nunca tinha ouvido falar.

    Abraços!

  • Nuno

    Por aqui usa-se emesene a tempo inteiro.
    Tem tudo o que é preciso para ligar à rede MSN, excepto as chamadas de vídeo/voz, mas isso eu não costumo usar.

  • Faltou citar o Mercury 🙂

  • Beco

    O KMess tenta também ter uma cara de WLM, como o aMSN, com vantagem de usar QT, o que garante um visual mais "nativo" no KDE.

  • Luiz Vitor

    É isso mesmo redpill, faltou o Mercury.

  • Eu nunca cheguei a usar o Mercury, mas já ouvi falar bastante sobre ele.

    @Augusto

    Com exceção do Pidgin todos os outros tem suporte a essa função. Alguém me corrija se eu estiver errado

    []'s

  • Veg

    Eu ainda acho que o aMsn é o melhor 😉

  • A única coisa q sinto falta no messengers pra linux, é a “mensagem pessoal” (ou sub-nick ou como vc quiser chamar).
    Alguém sabe me dizer se esse emesene tem isso? Ou algum outro messenger com esse recurso OU então… algum plugin q faça isso em algum deles…

  • Beco

    O KMess tem.

  • Oak

    Concerteza faltou o mercury, que sem duvida é um dos melhores estabilidade velocidade.. na epoca que eu usava n era taum bonito mas era o melhor

  • Hum, interessante… a tempos venho procurando alternativas pro WLM…

    Esses IM´s são compatíveis com Windows?

  • chrystoffer

    eu gosto do pidgin 😀

  • Augusto,
    O emesene suporta a mensagem pessoal (ou sub-nick).

    Aliás, ele é meu messenger pessoal, já que nao uso webcam nem converso com voz, além dele evitar aqueles chatos winks.

  • Catito, Pidgin e aMSN tem versões para Windows. Os outros, se não me engano, não tem. Mas existem outras alternativas pro Windows. No próprio Windows XP dá pra usar o Windows Messenger, que é bem mais simples e leve que o WLM.

    []’s

    • edj

      Felipe, O usuário esquece que no XP tem W. Messenger versão 4.7 (pronto) podendo usar normalmente… Ele e simples mais funcional
      Agora se colegas estão tendo problemas com VLM 2009, a boa alternativa e usar aMSN, pois está tendo boa aceitação em seus sistema operacional.
      Vale apena instalar e usar, fazer teste ou caso não gostar só desistalar procurando outras alternativa.
      Tudo de bom/Abraço.

  • Pingback: rafaelnink.com » Blog Archive » Messengers para Linux()

  • zzz

    Catito com excessão do Kopete e do Kmess os outros tem sim versão para Windows

  • Fruggerr

    O IM q utilizo é o aMSN. Ele é suficiente para conversar cm alguém, + gostaria de algo com mais recursos e até agora ñ achei nenhum q possa satisfazer as minhas necessidades em IMs.

  • Nuss, tinha até me esquecido desse post que eu comentei…
    É, eu tinha imaginado que o emessene tem o recurso pela imagem… Valeu responder pessoal! ^^

  • Pingback: Guia do PC » Aplicativos Linux para usuários domésticos()

  • Marcio

    Olá,

    Como faço pra instalar o amsn? Preciso de um passo a passo bem detalhado, já que não domino o uso do linux.
    grato pela atenção.

  • Pingback: Lista de messenger o Linux « LiveNotices()

  • Utilizo o Pidgin aqui, mas confesso ter um carinho especial pelo Kopete!
    Em todas as vezes que instalei meu desk com o KDE usei ele e pude perceber como é completo!

  • Cadê o Mercury? Na minha opinião, apesar do consumo de recursos do sistema, ele é o melhor.

  • Devo dizer que me adaptei muito bem ao emesene, embora não goste muito de “messengers” em geral. xD

  • Pingback: Emesene: Bom cliente Live Messenger para Linux » Guia do PC()

  • Vinicius

    Eu estou usei o amsn só que achei muito lerdo, principalmente no kde..

    Pra mim o melhot é o emesene… sem duvida

  • Pingback: jhony()

  • Sandro Sans

    Bom eu uso o Ubuntu, usei por um tempo o Amsn, que com a skin do live fica um clone do WLM, mas atualmente (faz tempinho) uso o Emesene, gosto bastante porque é leve e bonito e bem integrado no Gnome, por exemplo o Kopete e o Kmess acredito que é mais para quem usa o KDE.
    Pidgin nao curto porque no tem webcam.

  • PS: o #PIDGIN tem como colocar emoticon personalizado sim !

  • Roniclei

    Emesene !!

    Tamo ai….

  • Prefiro o emesene mesmo.
    O pidgin é até bonitinho, mais peca pela falta de recursos(digamos que recursos extras) como compartilhamento de arquivos e uso de ecomotions personalizados.

    Apesar de rodar muito bem no KDE ou no Gnome 5(Que achei muito mais bonito que o KDE(Que para mim é uma caixa de sotwares feito por pessoas com boas intenções, + que são muito bugados)).