Como não deixar o Windows mais rápido

174 Comentários

Uma das coisas mais procuradas na internet são dicas e tutoriais milagrosos que aumentam incrivelmente a velocidade do Windows. Usuários insatisfeitos com a performance do sistema operacional da Microsoft sempre encontram dicas que prometem aumentar a velocidade do boot e agilizar a inicialização dos programas e do próprio Windows, em troca de algumas alterações no registro e nas configurações do sistema.

Conta-giros

O que nem todos sabem é que muitas dessas mesmas dicas que prometem deixar o Windows mais rápido, ou não fazem efeito algum, ou deixam o sistema operacional mais lento. Alguns dizem que a tal da dica funcionou e blá blá blá, mas tudo não passa do famoso efeito placebo. Não existem provas concretas além do “la garantia soy yo”. Então, para contrariar todas essas dicas inúteis que fazem você perder tempo, que tal fazermos uma lista das dicas que não funcionam e explicar o motivo do não funcionamento?

1. Limpe a pasta C:\Windows\Prefetch

Uma das dicas mais antigas e conhecidas para melhorar a velocidade do boot é limpar a pasta Prefetch do Windows. Em alguns casos, a dica realmente funciona, e a melhora no tempo de boot é bastante perceptível. Mas, em todos os casos, a abertura de programas no Windows fica mais lenta. Isso acontece porque, obviamente, a pasta Prefetch tem sua função, que é a de armazenar certos dados de pré-carregamento dos aplicativos. Ao deletar o conteúdo da pasta, você fará com que seus programas iniciem mais lentamente.

2. Adicione /Prefetch:1 em atalhos de programas para abrí-los rapidamente

Outra dica estupenda para abrir programas mais rapidamente é adicionar /Prefetch:1 no destino de um atalho para um determinado software. Isso não piora, muito menos melhora a velocidade de abertura de softwares. Simplesmente não tem efeito algum. O /Prefetch:1 apenas irá alterar o hash – uma espécie de identificador – do Prefetch criado.

3. Desabilite o QoS e aumente a velocidade da sua conexão em 20%

Com certeza, uma das dicas fabulosas mais publicadas e divulgadas, até mesmo em revistas de informática e tecnologia de circulação nacional. Geralmente é dito que o QoS – ou Quality of Service – do Windows, reserva o tempo todo 20% da sua preciosa conexão para… nada. Como tudo o que existe no mundo, o QoS não está ali só para enfeitar e tem sua própria função. Se houver, por exemplo, um programa cliente e um programa servidor, ambos com suporte ao QoS, o Windows irá garantir 20% da sua conexão caso hajam, por exemplo, falhas de comunicação. Pela lógica, se você definisse 100% de garantia para o QoS, não conseguiria nem navegar na internet, o que, obviamente, não ocorre.

4. Utilize desfragmentadores e otimizadores para liberar memória RAM

Os otimizadores de memória que encontramos para download em qualquer site “especializado” não têm efeitos positivos no sistema. Na maioria dos casos, os otimizadores degradam a performance do Windows, pois forçam a utilização do arquivo de paginação, que é muito mais lento do que a RAM. Esses desfragmentadores e otimizadores são recomendados somente se há uma real necessidade de liberar memória no Windows, o que nunca irá ocorrer, já que, ao executar um programa que necessite de mais memória, o Windows automaticamente libera esse espaço. Além disso, memória livre é memória mal usada. A memória utilizada está guardando dados importantes temporários dos programas em execução. E a memória livre? Qual a função dela?

5. Habilite o Superfetch no Windows XP

Receita de bolo: abra o regedit.exe, navegue até HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Control\SessionManager\MemoryManagement\PrefetchParameters e adicione o valor EnableSuperfetch. O problema é que o Superfetch é um recurso exclusivo do Windows Vista. O Windows XP simplesmente não reconhece a chave EnableSuperfetch, visto que ela não existe no kernel. Assim, como o Windows não é algo de outro mundo, ele não pode executar coisas que não existem. Se você colar uma inscrição 4.8 V6 e um logotipo da BMW na traseira de um Fiat Uno, ele não vai chegar aos 250 KM/h porque o motor de 65 jumentos não consegue chegar a isso. A não ser que você jogue-o em queda livre do cume do Monte Everest.

Windows Vista? Para quê? Eu posso ter o Superfetch no Windows XP!

Windows Vista? Para quê? Eu posso ter o Superfetch no Windows XP!

6. Desabilite a restauração do sistema

Ao desabilitar a restauração do sistema, você não terá nenhum impacto positivo na performance. Criar um ponto de restauração é rápido e leva apenas alguns segundos. O Windows geralmente cria pontos de restauração diários automaticamente, mas isso só ocorre em períodos ociosos, ou seja, quando o sistema não está sendo muito utilizado. O único benefício de desativar a restauração do sistema é liberar alguns megabytes ou gigantes de espaço em disco, dependendo do caso (o que, claro, não aumenta a velocidade do Windows).

7. Desative serviços e elimine programas da inicialização

Muitos dizem que desativar alguns serviços do Windows e eliminar programas da inicialização do sistema pelo msconfig.exe ou por um software especializado pode melhorar a velocidade da inicialização do sistema operacional. Se os serviços corretos forem desativados, você terá um aumento mínimo na performance. Mas, se você desativar algum serviço errado, terá problemas com alguns softwares e sites que necessitam de determinado recurso. Também não é nem um pouco recomendável eliminar certos tipos de softwares da inicialização, como os aplicativos relacionados aos drivers do computador. Dependendo, isso pode deixar o computador mais lento.

8. Utilize o sistema de arquivos FAT32 ao invés do NTFS

O sistema de arquivos NTFS é claramente superior aos baseados em FAT, como o FAT16 e o FAT32. Além de não causar diferença perceptível tecnicamente, ao utilizar o FAT32 para “deixar o Windows mais rápido”, você não terá recursos como compressão de arquivos, encriptação, cotas de disco, tolerância maior a falhas (ao desligar o computador incorretamente, por exemplo) e maior economia de espaço em disco. Uma tabela comparativa entre NTFS x FAT pode ser vista no NTFS.com (em inglês).

9. Delete arquivos temporários

Excluir arquivos temporários do Windows e dos navegadores não melhora em nada a performance do sistema de arquivos. No caso dos navegadores, isso só piora a velocidade, pois o browser precisará baixar todos os arquivos (aqueles que foram deletados) novamente. Os únicos benefícios serão, claro, liberar espaço em disco e eliminar aqueles arquivos perigosos da internet, baixados em certos tipos de sites. Nesse caso, seria mais recomendável utilizar o modo privado do navegador. O Google Chrome e outros diversos navegadores já suportam essa função.

10. Livre o registro do Windows de entradas desnecessárias

Uma solução tabajara para agilizar o Windows é limpar o registro de entradas inválidas e inúteis, utilizando softwares específicos. Muitos desses softwares danificam o sistema por deletarem chaves erradas e, de quebra, ainda não aumentam o desempenho do sistema. Os limpadores apenas eliminam alguns bytes ou kilobytes de espaço em disco e podem, eventualmente, corrigir erros em aplicativos, mas nunca melhorar a velocidade. Portanto, nada de vício em limpar o registro.

11. Faça com que o Windows desligue mais rápido

Outra receita de bolo: abra o regedit.exe (sempre ele), navegue até HKEY_USERS/.DEFAULT/Control Panel/Desktop e diminua os valores padrão de HungAppTimeOut (5000 ms) e WaitToKillAppTimeOut (20000 ms). Em muitos casos, a dica realmente funciona. Mas, assim como nas outras dicas, a Microsoft não deixou esses valores somente para enfeitar o Windows e deixar um bobão esperando “inutilmente” o Windows desligar. Os valores representam o tempo que o sistema operacional espera os programas salvarem seus dados antes de fecharem. Se o tempo é diminuído drasticamente, os programas não têm tempo para salvar nada e podem corromper arquivos ou perder dados. Se você fechar de maneira forçada o Windows Live Messenger, finalizando o processo pelo Gerenciador de tarefas, por exemplo, ele não terá tempo para salvar o seu histórico de conversas. Usando esta dica, a mesma coisa ocorre.

12. Não utilize o arquivo de paginação ou memória virtual do Windows

Aí uma pessoa me diz: “Paulo, você disse que o arquivo de paginação é muito mais lento do que a memória física, então vamos desativar essa porcaria para usar a memória mais rápida!“. O arquivo de paginação também tem sua utilidade. Ao iniciar o Windows e os aplicativos, alguns dados que “não valem a pena” serem salvos na memória física são armazenados na memória virtual. Sem essa memória virtual, uma estupenda quantidade de dados será armazenada na memória física. Como não existe para onde mover esses dados, o Windows poderá dar erros de falta de memória. Além disso, softwares como o Adobe Photoshop podem se recusar a abrir.

13. Habilite ou minta o cache L2 do seu processador

Terceira receita de bolo: abra o regedit (de novo ele), navegue até HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Control\SessionManager\MemoryManagement e ajuste o SecondLevelDataCache de acordo com o cache L2 do seu processador. Se você tem um processador muito antigo, então minta com um valor alto, como 2 ou 4 MB. Antes de tudo: não se habilita cache L2 de processador no Windows, e sim no BIOS. Além disso, o Windows não é burro: ele consegue identificar automaticamente a quantidade de cache Level 2 do seu processador. A não ser que você tenha um Pentium 100 com muita memória, aí a performance pode até aumentar, em torno de 2%, de acordo com a Microsoft. Caso contrário, não perca seu precioso tempo.

14. Desative a hibernação do sistema

HibernaçãoMuita gente nem sabe que a função existe, mas a hibernação é útil quando, por exemplo, você está fazendo algo importante ou várias coisas simultaneamente e precisa desligar o computador, mas não tem paciência suficiente para salvar todos os arquivos abertos. Ao hibernar, o Windows salva todo o conteúdo da RAM no hiberfil.sys. Se você tem 2 GB de memória, o hiberfil.sys terá 2 GB. Quando o computador for ligado novamente, o Windows restaura o conteúdo do arquivo e tudo continua como estava, mesmo se você desligou o computador da tomada. A não ser que você esteja desesperado por espaço em disco livre, não vale a pena desativar a hibernação.

15. Desabilite o registro de data de último acesso a um arquivo em sistemas de arquivos NTFS

Quarta receita de bolo: abra novamente a droga do regedit.exe, navegue até HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Control\FileSystem e sete o dado de NtfsDisableLastAccessUpdate para 0. Além de não causar aumento de performance perceptível tecnicamente na máquina, você irá fazer com que desfragmentadores que utilizam esses dados não funcionem corretamente e, ao invés de melhorarem a performance, piorarem. Outro problema é que o “Acessado em” das propriedades do arquivo não funcionará mais. Sendo assim, não é bom seguir esta dica.

Conclusão

Realmente, o que não falta hoje é guia para “otimizar” o Windows. Algumas dicas que vêm nesses guias podem até funcionar, mas muitas delas que prometem mundos e fundos simplesmente não melhoram em nada a performance do Windows. Em alguns casos, até pioram. Outros mitos de otimização do Windows podem ser lidos aqui (em inglês).

Antes de “otimizar” alguma coisa, lembre-se que você nunca terá uma performance estupenda num computador com configuração obsoleta. Otimização não é milagre! Desconfie de dicas e programas que prometem resolver todos os seus problemas! A mesma coisa acontece com automóveis, por exemplo. Se você comprar um Ford Ka com motor 1.0 e tunar ao máximo, ele nunca terá a potência de um Bugatti Veyron, simplesmente porque um Ka não é um Veyron, assim como foi dito na dica 4: “se você colar uma inscrição 4.8 V6 e um logotipo da BMW na traseira de um Fiat Uno, ele não vai chegar aos 250 KM/h porque o motor de 65 jumentos não consegue chegar a isso“.

Se o seu Windows estiver realmente lento, é recomendável fazer um upgrade caso seu computador seja realmente obsoleto, ou tenha pouca memória e capacidade de processamento. Lentidões podem acontecer por vários motivos, seja por software, seja por hardware. Geralmente a desinstalação de programas desnecessários ou a substituição por softwares mais leves resolvem em partes o problema. Por exemplo, se você tem o Adobe Reader, que tal substituí-lo pelo Foxit Reader? E, se você usa o Nero, por que não substituí-lo pelo CDBurnerXP?

Já executou alguma dica furada apresentada aqui? Qual? Conhece mais algum truque que não melhora em nada o Windows? Compartilhe! Este artigo será atualizado quando novidades surgirem.

sobre o autor
""
  • http://myopera.com/tandder/blog Tandder

    Realmente, muita gente reclama de barriga cheia! ;)

    Usando Opera 10.00 Opera 10.00 em Windows 7 Windows 7
    • http://www.orkut.com.br/Profile.aspx?uid=15928961493799727266Bill, Joao Pedro

      só quem é moderador de um site de ajuda sabe como é ;)

      Usando Firefox 3.0.6 Firefox 3.0.6 em Windows XP Windows XP
  • Bruno Bottazzini

    Bem estou cursando engenharia de computação e quando programamos um software sempre ele será otmizado ao maximo para o usuário

    creio que a MS fez o mesmo né!

    Por que eles iriam fazer uma coisa ficar mais lenta inutilmente?

    Traduzindo se o windows foi feito para ser aquilo é por que é o melhor para o usuário num tem que fica matraquiando em coias inuteis e prejudiciais

    concordei plenamente no que foi dito!

    Usando Opera 9.61 Opera 9.61 em Windows Vista Windows Vista
  • http://www.orkut.com.br/Profile.aspx?uid=15928961493799727266Bill, Joao Pedro

    Maravilha, eu nunca confiei nesses metodos tabajara pra liberar o espaço

    é que nem aqueles spans doidos do orkut :P

    Usando Firefox 3.0.6 Firefox 3.0.6 em Windows XP Windows XP
  • http://www.meadiciona.com/garrucho Augusto M. Garrucho

    Post perfeito, sempre tive o mesmo pensamento do que diz aí…

    Mas fiquei confuso com uma pequena coisa: mexer com o QoS é bom ou ruim?

    Usando Firefox 3.0.6 Firefox 3.0.6 em Windows Vista Windows Vista
    • http://www.guiadopc.com.br/ Paulo Seikishi Higa

      Depende. Se você souber o que está fazendo, é bom. As configurações estão ali para serem alteradas. :D

      Usando Firefox 3.0.6 Firefox 3.0.6 em Windows XP Windows XP
      • http://www.meadiciona.com/garrucho Augusto M. Garrucho

        Sim, sim! Mas tipo… Vale a pena mudar o QoS de 20% pra ZERO?

        Eu nunca lembro de alterar quando formato, e não sinto uma diferença direta quando mudo. xD

        Ah, e uma boa idéia era algum post com dicas que realmente funcionam! Não necesariamente no quesito performance, mas até mesmo em praticidade. :D

        Usando Firefox 3.0.6 Firefox 3.0.6 em Windows Vista Windows Vista
        • http://www.meadiciona.com/garrucho Augusto M. Garrucho

          Ok, acabei de reler a parte do QoS… UAhuahuAHUAHUHUA

          Ignore minha pergunta. Eu não verei diferença se não tiver algo que use o QoS; sem contar que ele vai garantir conexão pro meu programa (ou seja lá o que for). :D

          Usando Firefox 3.0.6 Firefox 3.0.6 em Windows Vista Windows Vista
  • Eduardo

    Viva a informação simples e direto.

    Usando Firefox 3.0.6 Firefox 3.0.6 em Windows XP Windows XP
    • Magnun

      Informação é sempre bem-vinda! agora não vou precisar passar aquele tempo mexendo no regedit, depois que formato o PC. XD

      Usando Firefox 3.0.6 Firefox 3.0.6 em Windows XP Windows XP
  • Rogério

    Boa garoto!

    Usando Internet Explorer 8.0 Internet Explorer 8.0 em Windows Vista Windows Vista
  • http://www.guiadopc.com.br/ Helito Bijora

    Mesmo não tendo muito haver com o contexto, tem mais duas coisas que tenho conhecimento e que mais atrapalha do que ajuda:

    Instalar dois antivírus com proteção em tempo real – Um antivírus já deixa o PC lento, imagine dois. Além disso, corre o risco deles conflitarem e um atrapalhar o outro, acabando que o PC fica desprotegido ou com a proteção defasada.

    Usar pacotes de transformação – O Windows XP com aquele Vista Transformation Pack e esse novo Seven Remix Pack ("transforma" os Windows XP e Vista no 7), arrisco a dizer que fica mais pesado que o próprio Windows Vista e 7, respectivamente. Se seu PC tem os requerimentos mínimos para o Vista/7, teste eles. Além disso, esses pacotes instalam um monte de porcarias e modificam arquivos importantes do sistema. Numa dessa, ele pode corromper aquele arquivo essencial. E problemas como esse não são raros. Dêem uma googlada e vejam os milhares de resultados.

    Quer personalizar o Windows XP? Use temas. No máximo altere a tela de logon e boot.

    Usando Firefox 3.0.6 Firefox 3.0.6 em Windows 7 Windows 7
    • Joao

      Pra mim, até os temas originais pesa. O Ideal é ficar com o velho visual do Win 98.

      Usando Google Chrome 1.0.154.48 Google Chrome 1.0.154.48 em Windows XP Windows XP
      • http://www.guiadopc.com.br/ Paulo Seikishi Higa

        Olha o exagero… :P

        Usando Firefox 3.0.6 Firefox 3.0.6 em Windows XP Windows XP
        • Joao

          Não, é verdade. No meu TuneUp Utilities 2009 (No Windows, claro) ele me avisa que mudar o tema pro tema clássico ajuda no consumo de memória.

          Usando Firefox 3.0.3 Firefox 3.0.3 em Ubuntu 8.10 Ubuntu 8.10
        • http://www.guiadopc.com.br/ Helito Bijora

          Ah, acho que isso o TuneUp recomenda para todos os PCs. No meu PC velho e nesse que considero bom ele recomenda desativar todas as opções visuais. :P

          Usando Firefox 3.0.6 Firefox 3.0.6 em Windows 7 Windows 7
        • Joao

          Eu notei uma boa melhora usando o Tema Clássico (Eu usava o Royale).

          Usando Google Chrome 1.0.154.48 Google Chrome 1.0.154.48 em Windows XP Windows XP
        • http://www.inf.ufsc.br/~guii Guilherme Mac

          Eu sempre uso tema clássico =P

          Usando Firefox 3.0.6 Firefox 3.0.6 em Ubuntu 8.10 x64 Ubuntu 8.10 x64
      • Vitor

        A menos que você tenha menos que 256MB de RAM eu duvido que você vá notar qualquer diferença ao usar o tema clássico…

        Puro exagero mesmo (a não ser que você goste da aparência do tema clássico… tem doido pra tudo né =P ).

        Usando Firefox 3.0.6 Firefox 3.0.6 em Windows XP Windows XP
        • Joao

          Ainda assim, ajuda na performance pra quem tem muitos programas rodando ao mesmo tempo, seja lá qual for a memória do sistema. No meu XP, eu só uso tema clássico. Além disso, não é exagero nenhum. Lembre de que tem gente usando Windows 98 ou Windows 2000 ainda, e elas são obrigadas a usar o tem clássico. :P

          Usando Internet Explorer 7.0 Internet Explorer 7.0 em Windows XP Windows XP
        • Felipe Alencar

          João, eu tenho de discordar de você. Sim, existe ganho de performance, mas ele não é tão perceptível assim. Somente pra quem tem menos de 256MB de RAM mesmo, que nota alguma diferença. Posso dizer isso pois tenho um amigo com 1 módulo de RAM de 256MB, de onde ainda são tirados 32MB para a placa de vídeo, aí o aconselhei a trocar para o tema clássico, houve ganho de perfomance, mas mesmo assim não foi tão grande. Ou seja, não há lá grandes vantagens em se trocar o tema.

          E a parcela de gente que usa Win98 ou 2000 é muito pequena…

          Usando Firefox 3.0.6 Firefox 3.0.6 em Windows XP Windows XP
        • Joao

          Ok, você pode pensar do seu jeito, mas eu tenho o meu, e notei uma bela menhora quando usei o tema clássico, e olha que tenho 1GB de RAM.

          Usando Safari 4.0 Safari 4.0 em Windows XP Windows XP
        • Felipe Alencar

          É, cada usuário tem um jeito de lidar com a sua máquina, e é incrível como os hardwares se comportam de maneiras diferentes, mas ainda bem que você consegue ganhar perfomance. ^^

          Usando Firefox 3.0.6 Firefox 3.0.6 em Windows XP Windows XP
        • Joao

          Valeu pela compreensão. :D

          Usando Google Chrome 1.0.154.48 Google Chrome 1.0.154.48 em Windows XP Windows XP
      • Matthaeus

        Eu nunca uso 98. O visual do XP não pesa nada aqui. Isso é frescura. Igual a essas dicas milagrosas. “Coloque tema do 98 que fica rápido.” Não vi tanto aumento de desempenho assim.

        Usando Opera 10.00 Opera 10.00 em Windows XP Windows XP
        • PCB

          AMigo, lembrando que a propria microsoft nas configurações do sistema, Quando escolhemos
          “Ajustar para melhor desempenho” umas das principais mudanças sao a do visuao do XP para o Visual clássico do windows.
          OBS: “Recomendação da propria microsoft”…. rsrsrs

          Usando Google Chrome 4.1.249.1064 Google Chrome 4.1.249.1064 em Windows XP Windows XP
    • EekTheCat

      Sobre deichar o XP como o Vista:

      Bem pelo menos na interface isso pode ser conseguido, mas claro com um sacrificio de performance, ISSO NAO E DEICHAR O PC MAIS LENTO, somente vc usando programas pra fazelo mais bonito(no caso para simular um AERO no XP), todo programa usa processamento, logicamente vc ira perder um pouco de performance (nada de fato notavel a olho nu, se vc tiver um Athon64 3500), mas ira deichar se OS visualmente mais agradavel (se vc nao tem $$$ pra comprar o vista).

      Funciona, e funciona bem, mas logicamenta nao para PC velhinhos(esses nem com Vista iriao conseguir), mas se vc tem um PC moderno e tem o windows xp, caso nao queira comprar o Vista, usar alguns programas pra deichalo mais "bonito" nao ira fazer sua Ferrari virar um Fusca.

      De nada sever vc tem 99% dos recursos livres e ter uma interface do windows 98, antes ter 95% com uma do Vista :)

      Usando Internet Explorer 8.0 Internet Explorer 8.0 em Windows Vista Windows Vista
      • http://www.orkut.com.br/Profile.aspx?uid=15928961493799727266Bill, Joao Pedro

        deiCHar

        aiii meu riim! Jesus turn off the light !:o

        Usando Firefox 3.0.6 Firefox 3.0.6 em Windows XP Windows XP
        • Joao

          deiCHar

          aiii meu riim! Jesus turn off the light !:o [2]

          Eek, você onhece uma coisa chamada Escola, e outra chamada Dicionário ? :P

          Usando Internet Explorer 7.0 Internet Explorer 7.0 em Windows XP Windows XP
      • Felipe Alencar

        É, mas tem que saber a "procedência" do tema, senão você vai acabar instalando algo que pode prejudicar o sistema.

        OFF: "DEICHAR" foi ótima! kkkkkkkk

        Usando Firefox 3.0.6 Firefox 3.0.6 em Windows XP Windows XP
  • Alex

    Tenho o Vista x64 e uso o Glary Utilities pra limpeza de registro e arquivos temporários, bem como rastros dos navegadores. A minha verdadeira dúvida e se é necessário isso, tipo a limpeza de registro, sempre fiquei na dúvida da eficácia. Quanto a rastros dos navegadores, ate acho válido por segurança, mais dai vc perde os cookies e cache. E os arquivos temporários, sera bom apaga-los ? Do resto semre soube a eficácia tabajara.

    Usando Firefox 3.0.6 Firefox 3.0.6 em Windows Vista Windows Vista
  • http://www.holostech.com Marcus

    O meu windows xp anda um pouco lento mas encontrei a solução: instalei o openSUSE 11.1 64 bits e agora está um foguete. No mesmo hardware uma diferença fenomenal.

    Usando Firefox 3.0.6 Firefox 3.0.6 em openSUSE x64 openSUSE x64
  • Guilherme Navarro

    Usar esses packs de tranformação pesa no sistema, disso todos sabem, aqui mesmo eu notei uma queda no desempenho, nada drástico mas para pcs antigos isso pode causar muita lentidão

    Usando Firefox 3.0.6 Firefox 3.0.6 em Windows Server 2003 Windows Server 2003
  • Rod

    Esse itens:

    7. Desative serviços e elimine programas da inicialização

    12. Não utilize o arquivo de paginação ou memória virtual do Windows

    Não são justificáveis dessa forma, por exemplo tem alguns programas que insistem em aparecer no systray, alguns softwares drivers de audio, video alguns compactadores, alguns gerenciadores de atualizações, e isso custa na hora da inicialização. Se alguém como eu não usa essas porcarias que são meros enfeites, eu desativo mesmo, veja o driver da nVidia, depois de configurar a resolução e outros detalhes não quero ver mais aquele programa pentelho iniciando no meu systray, se você não ficar atento dependendo da quantidade de programas instalados na sua máquina, você terá no mínimo uns 15 ícones comendo espaço visual na barra e recursos do seu sistema.

    No meu vista tem relutantes 9 ícones e já acho muito, são eles:

    1 – Tradutor instantâneo;

    2 – SlideBar (by SO);

    3 – Firewall;

    4 – Gerenciador de banda Up/Down;

    5 – Gerenciador de password;

    6 – Antivirus;

    7 – LogMeIn;

    8 – Network Manager (by SO)

    9 – Volume Mixer (by SO).

    Sobre o item 12, depende muito da quantidade de memória que você possui, eu com 3GB o Photoshop funciona normalmente (eu desativo o Switching do SO).

    Usando Firefox 3.0.3 Firefox 3.0.3 em Windows Vista Windows Vista
    • Douglas

      Fiquei curioso com as mesmas questões, você teria disposição de fazer o teste e postar aqui?

      Cronometrar a inicialização com os icones no tray e depois arrancar eles pelo msconfig e cronometrar denovo e fazer o mesmo com o Switching.

      Gostaria de ver os números comparados ;)

      Usando Firefox 3.0.6 Firefox 3.0.6 em Windows 7 Windows 7
      • Shyko

        No caso não é a iniciçlização em si que fica mais rapida, mas o tempo pro windows ficar "funcional" que diminui, ele vai ate abrit o windows (depois da tela de "Bem vindo") mas leva um tempo ate responder prontamente aos comandos, esse é o tempo que diminui.

        Usando Firefox 3.0.6 Firefox 3.0.6 em Windows XP Windows XP
        • Felipe Alencar

          É exatamente isso que o Shyko disse, evitando que programas em demasia iniciem junto com o S.O, o tempo para ele ficar FUNCIONAL, ou seja, responder perfeitamente aos seus comandos é que diminui.

          Ótima explicação Shyko.

          Usando Firefox 3.0.6 Firefox 3.0.6 em Windows XP Windows XP
        • Joao

          Eu era cheio de programas iniciando junto com o PC. Desde que tirei eles todos, notei uma boa melhora.

          Usando Google Chrome 1.0.154.48 Google Chrome 1.0.154.48 em Windows XP Windows XP
        • Felipe Alencar

          É, realmente dá uma melhorada grande, esta dica é muito boa!

          Usando Firefox 3.0.6 Firefox 3.0.6 em Windows XP Windows XP
    • Shyko

      Verdade essas duas ficou estranho mesmo, principalmente a de desabilitar os programas do MSconfig, e olha que eu tambem tenho 3gb de memoria e mesmo assim não gosto de NADA que inicie com o windows, por exemplo pra que eu vou querer que o MSN inicie junto com o windows se nem sempre eu quero me conectar, e pelo menos aqui o 8.5 ocupa 45mb de ram, se eu não uso o programa é memoria desperdiçada, mesma coisa com driver de som e video da inicilização (os proprios programas geralmente permitem então não é de suma inportancia) somente configuro e ja tiro da inicilização, e assim vai com um monte de programas, que só ocupam memoria e vc nunca usa. E o arquivo de paginação da diferença sim se desativado mas tem um porem tem que ter mais de 1gb de memoria senão vai dar problema.

      Usando Firefox 3.0.6 Firefox 3.0.6 em Windows XP Windows XP
  • http://www.infows.net Denny

    Gostei do post! Muito interessante!

    Usando Firefox 3.0.6 Firefox 3.0.6 em Windows Vista Windows Vista
  • Fabio

    Um ótimo artigo, seria interessante, como o próprio autor afirma que muitas dicas são úteis, fazer um outro artigo com elas. Que tal?

    Usando Maxthon 2.0 Maxthon 2.0 em Windows XP Windows XP
    • Joao

      É, seria uma excelente idéia criar um outro artigo com as dicas que funcionam. Mas vale ressaltar: Há melhorias que realmente dão uma melhorada no seu PC, mas no PC de outras pessoas não pode funcionar.

      Usando Internet Explorer 7.0 Internet Explorer 7.0 em Windows XP Windows XP
      • Felipe Alencar

        Cada hardware é um hardware, cada sistema é um sistema, cada caso é um caso.

        Usando Firefox 3.0.6 Firefox 3.0.6 em Windows XP Windows XP
        • Joao

          Isso é verdade :D

          Usando Safari 4.0 Safari 4.0 em Windows XP Windows XP
  • Pingback: Paulo Seikishi Higa

  • Pingback: Helito Bijora

  • Fabiano Matheus

    Mas há muitas coisas ai que não é para performance e sim para espaço, como restauração do sistema, e eu nunca ouvi falar em qualquer site mudar do NTFS para FAT32 e sim ao contrário :)

    Usando Firefox 3.0.6 Firefox 3.0.6 em Windows XP Windows XP
  • Joao

    Legal, não sabia que essas “Dicas Gloriosas” não poderiam passar apenas de enganação.

    Usando Firefox 3.0.3 Firefox 3.0.3 em Ubuntu 8.10 Ubuntu 8.10
    • Jolimar

      Quando formato um PC, costumo alterar o registro mais pra remover aquelas setas de atalhos(isso no meu PC) nos dos outros, deixo como estão.

      Usando Internet Explorer 7.0 Internet Explorer 7.0 em Windows XP Windows XP
      • Wagnon Sousa

        eu também faço isso, o desktop fica muito mais bonito!

        Usando Firefox 3.0.6 Firefox 3.0.6 em Windows XP Windows XP
        • Wagnon Sousa

          é igual acelerador de conexão e gerenciador de download prometem acelerar até 600% como o free download manager e nada fazem a não ser continuar o down, coisa que até os navegadores já fazem

          Usando Firefox 3.0.6 Firefox 3.0.6 em Windows XP Windows XP
  • http://www.euaqui.com.br Eu

    Otimizar pra que? :D

    Usando AOL 4.0 AOL 4.0 em Microsoft Windows 3.1 Microsoft Windows 3.1
    • Joao

      Pra melhorar o sistema, ué. Mas, como foi mostrado, muitas dessas milagosas melhorias apenas pioram, não fazem nada ou podem até melhorar o PC.

      Usando Internet Explorer 7.0 Internet Explorer 7.0 em Windows XP Windows XP
      • http://www.orkut.com.br/Profile.aspx?uid=15928961493799727266Bill, Joao Pedro

        eiii, vc não percebeu uma ironia nisso dai não ?

        Usando Firefox 3.0.6 Firefox 3.0.6 em Windows XP Windows XP
  • Fábio

    O Eu usa IE3?

    uhauhauahuaha

    Eu já tinha usado muitas dessas dicas, e ás vezes ainda uso

    Usando Firefox 3.0.6 Firefox 3.0.6 em Windows XP Windows XP
    • http://www.guiadopc.com.br/ Helito Bijora

      Eu prefiro acreditar que ele mudou o user agent. :P

      Usando Firefox 3.0.6 Firefox 3.0.6 em Windows 7 Windows 7
      • http://www.orkut.com.br/Profile.aspx?uid=15928961493799727266Bill, Joao Pedro

        Isso ai é so pra não ficarem xeretando pc dele

        vcs acham mesmo que eu uso windows os tempo todo 8D

        Usando Firefox 3.0.6 Firefox 3.0.6 em Windows XP Windows XP
  • Pingback: Guia do PC

  • DeathCrawler

    Depende, eu tenho um programinha aqui, que desfragmenta o boot do Windows XP e sinto uma melhora MUITO significativa no tempo de ligamento e desligamento.

    Usando Firefox 3.0.6 Firefox 3.0.6 em GNU/Linux GNU/Linux
    • DeathCrawler

      Putz, ainda bem que não uso o Windows para quase nada, só jogar.

      Usando Firefox 3.0.6 Firefox 3.0.6 em GNU/Linux GNU/Linux
      • http://www.orkut.com.br/Profile.aspx?uid=15928961493799727266Bill, Joao Pedro

        Putz, ainda bem que não uso o Windows para quase nada, só jogar.[2]

        alias, to baixando Age of Mythology e expansao nesse momento, esse jogo é o classico da serie age of empires.

        ps: não me venham com essa de AOE 2, eu prefiro o AOM

        Usando Firefox 3.0.6 Firefox 3.0.6 em Windows XP Windows XP
        • Joao

          Putz, ainda bem que não uso o Windows para quase nada, só jogar.[3]

          No meu PC tou baixando de novo o FIFA 09, apaguei sem querer.

          Antes que me ataquem devido a eu estar usando o IE, a razão para esse "suicídio" é que tou no trabalho do meu pai, e os PC's daui só tem IE :P

          Usando Internet Explorer 7.0 Internet Explorer 7.0 em Windows XP Windows XP
        • http://www.orkut.com.br/Profile.aspx?uid=15928961493799727266Bill, Joao Pedro

          instala o firefox ú_u

          Usando Firefox 3.0.6 Firefox 3.0.6 em Windows XP Windows XP
        • Joao

          Não posso, esse PC não é do meu pai, é duma amiga dele. E mesmo se fosse do meu pai ele não deixaria instalar.

          Usando Internet Explorer 7.0 Internet Explorer 7.0 em Windows XP Windows XP
        • Lucas Mesty

          Realmente o Mythology é clássico, um dos melhores já feitos !

          Usando Internet Explorer 7.0 Internet Explorer 7.0 em Windows XP Windows XP
        • DeathCrawler

          AOE2 é melhor que AOM, na minha opinião. A franquia de AOE é diferente de AOM.

          1. Não gosto muito da história da Grécia Antiga e suas mitologias. AOE2 é melhor nesse quesito, pois trata de fatos históricos.

          2. AOE2 é mais jogado que AOM, ainda existem campeonatos, mesmo o jogo sendo de 1998.

          Usando Firefox 3.0.6 Firefox 3.0.6 em GNU/Linux GNU/Linux
        • Joao

          AOE2 é muito bom,mas isso não quer dizer que AOM seja ruim.

          Ah, alguém que esteja lendo esse comentário e joga AOE3, poderia dizer se ele é bom ou ruim? Tava pensando em baixar ele :P :D

          Usando Internet Explorer 7.0 Internet Explorer 7.0 em Windows XP Windows XP
        • http://www.orkut.com.br/Profile.aspx?uid=15928961493799727266Bill, Joao Pedro

          AOE 3 é bom sim, eu ja joguei, é muito legal, fica melhor ainda com as expansões
          só que o jogo perdeu um pouco da “aventura” a campanha tem 3 atos, da familia black, bem elaboradas. pode baixar fikdik

          Usando Firefox 3.0.6 Firefox 3.0.6 em Windows XP Windows XP
  • Felipe Alencar

    Ótimo artigo mesmo, quem é cuidadoso sempre procura uma segunda opinião, é só dá uma pesquisada mais a fundo que logo descobre-se que essas dicas não são eficazes. A única coisa que tentei das listadas aí foi mudar o valor do QoS, e de fato não senti a mínima diferença. E quanto ao lance de mudar para o tema clássico realmente ajuda um pouco, mas só se você estiver precisando MUUUUUUUITO de memória RAM. A única coisa que confesso que sou meio viciado é em limpar o registro do windows e o cache do navegador rssrsrsrsrsrs.

    Usando Firefox 3.0.6 Firefox 3.0.6 em Windows XP Windows XP
    • marquin

      kkkkkkkk'

      nossa eu tbm sou viciado em limpar navegador, arquivos temporários, e regitros e vivo apagando a lixeiraa

      isso e vicio?

      Usando Firefox 3.0.8 Firefox 3.0.8 em Windows XP Windows XP
  • jardel

    Sou Prova viva desse post meu PC está uma porcaria desde que peguei um vírus que quase formato ele (tive que reinstala o sistema operacional mas por pouco ñ apago tudo pq me dei conta a tempo do problema). Também descobri ontem que economizei um bom dinheiro ao testar pela 2ªx o Nitro PC, descobri que ñ serve para nada. Tambem ja usei o CCleaner só libera espaço no HD e melhora em quase nada, isso quando ele ñ piora.

    Só me resta uma alternativa formata o PC.

    NOTA: Ñ vão culpar a Microsoft. Ele ñ tem nada a ver com o meu problema.

    Usando Google Chrome 1.0.154.48 Google Chrome 1.0.154.48 em Windows XP Windows XP
    • http://www.orkut.com.br/Profile.aspx?uid=15928961493799727266Bill, Joao Pedro

      meu pc tb é uma gambiarra rs

      eu ja tive que instalar outro windows pra repor a DLL corrompida do outro :P

      Usando Firefox 3.0.6 Firefox 3.0.6 em Windows XP Windows XP
  • Carlos

    O engraçado é que não vejo diferença nessas dicas das coisas citadas, não são citadas fontes que comprovem ou desaprovem.

    Usando Firefox 3.0.6 Firefox 3.0.6 em Windows XP Windows XP
  • Renan

    Muito bom post. Da última vez que usei essas dicas(no meu antigo pc) meu computador ficou uma droga. Inclusive por culpa do ccleaner que fez eu perder meu Windows

    Usando Opera 9.63 Opera 9.63 em Windows XP Windows XP
    • Felipe Alencar

      Como assim o CCleaner fez você perder o seu Windows? Eu o acho um ótimo programa, e periodicamente o uso aqui no meu pc. Que tipo de problema você teve com ele?

      Usando Firefox 3.0.6 Firefox 3.0.6 em Windows XP Windows XP
      • Renan

        Eu mandei ele limpar o registro e após a "limpeza" desliguei o pc. ai quando fui ligar o pc mais tarde ele não iniciava mais o Windows e dizia alguma coisa sobre um arquivo que eu não lembro o nome.

        E olha que não foi vírus, porque na época eu nem tinha internet e não colocava cd's e pendrives no meu pc

        Usando Opera 9.63 Opera 9.63 em Windows XP Windows XP
        • Felipe Alencar

          Cara, muito estranho viu isso, por que eu sempre usei esse programa e nunca aconteceu nada de ruim com meu sistema, talvez ele tenha excluído algum arquivo imprescíndivel pro sistema, mas por padrão ele não faz isso, vai ver você mexeu nas configurações dele e tal…alguma coisa.

          Usando Firefox 3.0.6 Firefox 3.0.6 em Windows XP Windows XP
        • Renan

          Não alterei nenhuma configuração.Estava tudo no padrão do programa.

          Depois disso não chego nem perto do CCleaner e de nehum limpador de registros

          Usando Opera 9.63 Opera 9.63 em Windows XP Windows XP
        • Felipe Alencar

          kkkkkkkkkkkk É acontece, ainda bem que ele me serve muito bem!

          Usando Firefox 3.0.6 Firefox 3.0.6 em Windows XP Windows XP
        • Joao

          Eu, hoje em dia, só uso o CCleaner ´pra apagar coisas desnecessárias. NADA de limpar o Registro.

          Usando Google Chrome 1.0.154.48 Google Chrome 1.0.154.48 em Windows XP Windows XP
        • http://www.twitter.com/robertmetalhead Robert

          o CCleaner é um ótimo programa, mas só quando está atualizado, o mesmo que aconteceu com vc, tbm aconteceu comigo, quando eu tbm não tinha internet, e usava uma versão bem desatualizada do CCleaner.

          PS: Tbm sou viciado em limpar registro, cookies, etc. E não tive nenhum problema, pois agora mantenho tudo atualizado. :)

          Usando Firefox 3.5 Firefox 3.5 em Windows XP Windows XP
  • Kevin

    Nossa, realmente muito bom, encontrei esse site no google em busca de opinião sobre o Safari 4 e acabei descobrindo algo que vem me enganando há tempos, sempre quando preciso formatar o computador, assim que acabo a formatação e a instalação do windows, a primeira coisa que eu fazia era entrar na internet e buscar por dicas de otimização, meu computador não está nem perto de ser lerdo ainda, rsrs, mas eu gosto de prevenir, rsrs… Mas as dicas foram valiosas, e com certeza agora vocês têm um novo leitor… Obrigado e abraços.

    Usando Safari 4.0 Safari 4.0 em Windows XP Windows XP
    • http://www.orkut.com.br/Profile.aspx?uid=15928961493799727266Bill, Joao Pedro

      Bem vindo ao time de comentaristas do Guia do PC :P

      Usando Firefox 3.0.6 Firefox 3.0.6 em Windows XP Windows XP
    • Felipe Alencar

      Também encontrei o Guia do PC no Google hauahahaaua. Em busca de um tutorial para o KeePass, inclusive escrito pelo próprio Paulo Seikishi, que escreveu este post também, entrei no Guia do PC e desde então o visito com bastante frequência. Acho este site excelente!

      Usando Firefox 3.0.6 Firefox 3.0.6 em Windows XP Windows XP
      • Joao

        Bem vindo ao time de comentaristas do Guia do PC [2]

        Eu achei o GdPC, quando eu tava procurando no Google como ganhar um ano de domínio grátis no GoDaddy.com, e esbarrei num tutorial daqui do Guia mesmo, inclusive lembro que foi escrito pelo próprio Paulo, e no im comecei a acessar o site. Até o ponto de ficar antenado nele a cada vez que ligo o PC.

        Usando Internet Explorer 7.0 Internet Explorer 7.0 em Windows XP Windows XP
        • http://www.orkut.com.br/Profile.aspx?uid=15928961493799727266Bill, Joao Pedro

          eu achei quando vi um tutorial sobre alguma coisa aki, tinha visto no orkut, o GDP ainda usava o outro tema

          Usando Firefox 3.0.6 Firefox 3.0.6 em Windows XP Windows XP
        • Joao

          Quando eu achei, o Guia usava o tema anterior a esse que estamos vendo agora.

          Usando Internet Explorer 7.0 Internet Explorer 7.0 em Windows XP Windows XP
        • Felipe Alencar

          Quando eu tive contato com o GdPC pela primeira vez ele ainda usava o tema anterior também.

          Usando Firefox 3.0.6 Firefox 3.0.6 em Windows XP Windows XP
        • DeathCrawler

          Eu já via o GdPC a algum tempo, mas eu não comentava.

          Usando Firefox 3.0.6 Firefox 3.0.6 em Windows XP Windows XP
        • Sinister

          É galera! O GDP é um site muito instrutivo mesmo!!! Confesso que estou aqui tb com bastante frequência, olhando os posts novos e tal. Sou maluco por Tecnologia, vidrado MESMO!!! E o GDP é uma fonte e tanto, pra acompanhar as novidades! Um viva ao GDP! rsrs

          Usando Firefox 2.0.0.1 Firefox 2.0.0.1 em Windows XP Windows XP
      • Renan

        Bem vindo ao time de comentaristas do Guia do pc[3]

        Eu não lembro de como eu achei o Guia, acho que estava pesquisando sobre placas de vídeo, e achei o post "o pequeno grande mosntro da Ati", depois disso continuei visitando o Guia, mas só uns 2 meses depois fiz meu primeiro comentário

        Usando Opera 9.63 Opera 9.63 em Windows XP Windows XP
        • Felipe Alencar

          E desde então não parou mais. kkkkkkkkkkkkk

          Usando Firefox 3.0.6 Firefox 3.0.6 em Windows XP Windows XP
        • Renan

          Nunca mais parei…

          Quando ligo o pc a primeira coisa que faço é ver o Guia.

          Usando Opera 9.63 Opera 9.63 em Windows XP Windows XP
        • Felipe Alencar

          Os comentários viciam hauhahuhuhuhaauhau

          Usando Firefox 3.0.6 Firefox 3.0.6 em Windows XP Windows XP
        • Joao

          Quando ligo o PC a primeira coisa que faço é ver o Guia [2]

          Usando Internet Explorer 7.0 Internet Explorer 7.0 em Windows XP Windows XP
  • Rodrigo

    Concordo plenamente com o que dizem acima… Eu so uso algumas dessas dicas, para liberar espaco em disco. Meu HD de 160 GB ja esta lotado demais… Num tem nem 5 GB de espaco livre… E realmente a dica de desativar servicos, so serve para casos especificos. Como eu, nao uso dispositivos sem fio, estao desativo o servico de conexao zero sem fio, etc… isso so eh bom pra quem sabe o que faz. pra quem nao sabe, so piora.

    Lendo esse artigo no links, ate gostei desse navegador em modo texto, kkkk… Usando o Arch Linux.

    Abracos.

    Usando Links Links em Arch Linux Arch Linux
    • http://www.orkut.com.br/Profile.aspx?uid=15928961493799727266Bill, Joao Pedro

      Mavegador modo texto O.o

      sempre quis saber como esse treco funfa

      e as imagens o.o

      Usando Firefox 3.0.6 Firefox 3.0.6 em Windows XP Windows XP
      • http://www.orkut.com.br/Profile.aspx?uid=15928961493799727266Bill, Joao Pedro

        *navegador

        Usando Firefox 3.0.6 Firefox 3.0.6 em Windows XP Windows XP
        • Joao

          NAVEGADOR EM MODO TEXTO ?!? Só seno louco pra usar navegadores como o Links no modo texto do Arch. Meu coração até saltou do lugar quando li modo texto.

          Usando Internet Explorer 7.0 Internet Explorer 7.0 em Windows XP Windows XP
        • Felipe Alencar

          Como é que é esse navegador no modo texto? Nunca tinha ouvido falar…

          Usando Firefox 3.0.6 Firefox 3.0.6 em Windows XP Windows XP
        • Fabrício

          É um navegador que funciona em qualquer terminal de modo texto. O navegador não exibe imagens, somente texto. Daí o nome.

          Usando Google Chrome 1.0.154.36 Google Chrome 1.0.154.36 em Windows XP Windows XP
        • Joao

          Mas ainda assim, continuo com dúvidas de como ele consegue conectar com a Internet no Modo Texto.

          Usando Safari 4.0 Safari 4.0 em Windows XP Windows XP
        • http://www.guiadopc.com.br/ Paulo Seikishi Higa

          Servidores web geralmente não tem ambientes ou interfaces gráficas instalados. A rede não tem nada a ver com os gráficos. ;)

          Usando Firefox 3.0.6 Firefox 3.0.6 em Windows XP Windows XP
        • Scott

          Se o Joao não estivesse usando o Safari, eu diria que pra ele a Internet é aquele rídiculo ícone azul do Internet Explorer.

          Usando Firefox 3.0.6 Firefox 3.0.6 em Ubuntu 8.10 Ubuntu 8.10
  • http://www.caiofs.com.br caiofs

    Clap clap clap… fazia tempo que alguem precisava dizer algumas verdades. rsrs… Realmente muito bom, só gostaria de acrescentar algumas informações se me der a devida permissão, sobre o item nº 13. Este item na verdade é meio que uma compatibilidade com motherboards antigas, eu digo antigas de 92… 94… ou até antes, não me recordo direito, aquelas que ainda vinham com a memória cache (L2) externa, tal qual um pente hoje em dia, você instalava o cache externamente, era interessante, mas tal procedimento precisava ser feito em conjunto com a configuração de jumper na placa mãe indicando a quantidade de KB tinha o pente, não era como hoje que a BIOS faz a conexão com o sistema operacional e envia os dados dinamicamente….

    ah saudade…. rs…

    Abraços.

    Usando Firefox 3.0.6 Firefox 3.0.6 em Windows Vista Windows Vista
  • Hugo

    E eu que pensava que estava otimizando o meu sistema com essas dicas. Já testei todas elas achando que estava ganhando alguma performance.

    Agora quanto a inicialização do sistema é verdadeira a dica, quanto menos programas iniciarem junto com o Windows, menor será o tempo de boot. Mas é claro que tem que saber o que desativar pra não fazer besteira.

    Usando Firefox 3.0.6 Firefox 3.0.6 em Windows XP Windows XP
    • Felipe Alencar

      Ei Hugo, mas você sentia alguma diferença quando aplicava essas dicas? kkkkkkkkkkk

      Usando Firefox 3.0.6 Firefox 3.0.6 em Windows XP Windows XP
      • Hugo

        Quase nunca. Mas mesmo assim insistia em ficar editando o registro pra nada.

        kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

        Usando Firefox 3.0.6 Firefox 3.0.6 em Windows XP Windows XP
        • Felipe Alencar

          kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

          Eu tenho vício é em limpar o registro. kkkkkkkkkkk

          Usando Firefox 3.0.6 Firefox 3.0.6 em Windows XP Windows XP
  • carlos araujo

    kkkkkkkkkk viva os tabajaras…… kakakakakakakakakakak

    Usando Internet Explorer 7.0 Internet Explorer 7.0 em Windows XP Windows XP
  • http://www.explorando.com.br Marcos Elias

    Não li todos os comentários, desculpe se já tiverem comentado :)

    Recomendo altamente desativar o QoS e IPv6 nas conexões ADSL criadas com o Windows. No Vista, 7 e superiores, eles ficam "um tempão" na tela "registrando computador na rede". Com esses dois componentes desativados na aba de protocolos, a conexão é feita e refeita em poucos segundos (aqui geralmente de menos de 1 a 2).

    E sobre usar FAT em vez de NTFS, o ganho de desempenho é bem pouca coisa, quase nada, perceptível mais em sistemas muito antigos – Pentium II, I, etc (com XP ou 2000).

    Usando Google Chrome 2.0.166.1 Google Chrome 2.0.166.1 em Windows Vista Windows Vista
    • Joao

      A vantagem do FAT em cima do NTFS é que o NTFS fragmenta feito louco, já o FAT não.

      Usando Internet Explorer 7.0 Internet Explorer 7.0 em Windows XP Windows XP
      • http://www.orkut.com.br/Profile.aspx?uid=15928961493799727266Bill, Joao Pedro

        sistemas de arquivos compativeis com linux>ntfs, fat

        Usando Firefox 3.0.6 Firefox 3.0.6 em Windows XP Windows XP
  • Shyko

    O post é bom, realmente algumas dicas não mudam nada, mas outras pricipalmente em computadores antigos fazem uma diferença enorme. Hoje em dia temos acesso a computadores melhores nas lojas, dual cores, com muita memoria, com hds mais rapidos, enfim computadores que "aguentam o tranco" no windows XP, e acaba que essas "dicas" não surtem tanto efeito visivel, afinal se o computador ja é rapido vc não vai notar tanta diferença, seria algo como se vcs estivesse a 200Km/h num carro e passasse a andar a 210 (não façam isso!!!) vc não nota muita diferença.

    Mas pra quem ja teve ou ja usou PC's "modestos", tem dicas ai que valem ouro, isso quando usadas em conjunto, cada uma ajuda um pouco.

    Contrariando um pouco o post deixo aqui uma dica pra quem tem pastas com muitas fotos, baixem no site da microsoft o Tweakui, instalem e dentro do menu "Explorer" vá até "Tumbnails" e coloque em "low" agora vá para suas pastas de fotos em modo de vizualização de miniaturas e sinta a diferença.

    E antes que me crucifiquem o Tweakui é uma ferrementa da propria MS, e faz diferença, alias tenho ele sempre o pendrive.

    Usando Firefox 3.0.6 Firefox 3.0.6 em Windows XP Windows XP
  • http://www.umavisaodomundo.com/ Duduziuz

    Acho que ainda tem isso aqui válido:

    1-) usar o Winamp Lite ao invés do Full

    2-) usar o Flashblock no Firefox (em casa não uso, mas no trabalho sim)

    3-) usar o Firefox :-)

    4-) deixar o mínimo de programas residentes (antivirus já é o suficiente)

    5-) para cópia de arquivos, usar o TeraCopy

    6-) manter sempre os programas atualizados, uma vez que muitas atualizações incluem na melhoria da performance

    Usando Firefox 3.0.6 Firefox 3.0.6 em Windows XP Windows XP
    • http://www.umavisaodomundo.com/ Duduziuz

      Ah sim! E outra coisa importante: REMOVA a indexação dos discos! Pelo menos até onde deu para observar, há um ganho de performance.

      Usando Firefox 3.0.6 Firefox 3.0.6 em Windows XP Windows XP
      • http://www.orkut.com.br/Profile.aspx?uid=15928961493799727266Bill, Joao Pedro

        aki *coof* não muda nda *cof**cof*

        HD IDE Maxtor 80Gb(miseros, eu sei)

        Usando Firefox 3.0.6 Firefox 3.0.6 em Windows XP Windows XP
        • Joao

          No meu HD de 160GB de lá de casa, tirei a indexação e não houve melhora alguma, na verdade, lerdou mais do que já era lerdo.

          Usando Internet Explorer 7.0 Internet Explorer 7.0 em Windows XP Windows XP
        • http://www.meadiciona.com/garrucho Augusto M. Garrucho

          Indexação sempre me deixou em dúvida… A busca com ela fica mó rapidona, mas nunca senti algo diretamente quando desativo! :S

          Alguém tem experiências pra contar com isso? UHAhuAhuAHUAHU

          Usando Firefox 3.0.6 Firefox 3.0.6 em Windows Vista Windows Vista
        • Felipe Alencar

          Eu acho que esse lanca de desativar a indexação dos discos também é furada! =p

          Usando Firefox 3.0.6 Firefox 3.0.6 em Windows XP Windows XP
        • Felipe Alencar

          João Pedro, tem gente pior do que você, os meus dois HDs aqui somam 60GB kkkkkkkkkkkkkkk. Pouquíssimo!!!

          Usando Firefox 3.0.6 Firefox 3.0.6 em Windows XP Windows XP
        • Joao

          Hoje eu poderia estar com 240GB de HD, pena que minha irmã vendeuo PC quebrado dela( Problemas na placa-mãe ).

          Usando Internet Explorer 7.0 Internet Explorer 7.0 em Windows XP Windows XP
        • Felipe Alencar

          Só uma curiosidade, qual a capacidade do seu HD?

          Usando Firefox 3.0.6 Firefox 3.0.6 em Windows XP Windows XP
        • Joao

          160GB.

          Usando Safari 4.0 Safari 4.0 em Windows XP Windows XP
  • http://flaviomgomes.blogspot.com Flávio

    O que realmente mais pesa no Windows são os programas que inicializam junto com ele e rodam em segundo plano.

    Fora isso só um bom hardware mesmo.

    Usando Internet Explorer 8.0 Internet Explorer 8.0 em Windows XP Windows XP
  • Carlos Henrique

    Exatamente, basta saber mexer no msconfig, e fazer uma desfragmentação periodicamente, fora isso n existe milagre.

    Usando Internet Explorer 7.0 Internet Explorer 7.0 em Windows Vista Windows Vista
  • Pingback: Guia de atualização no Windows » Guia do PC

  • Fabrício

    Todo FS fragmenta, a questão é não perder performance gritante ou erros por causa disso.

    O NT e depois o Windows 2000 era recomendado não desfragmentar, o motivo era simples, o próprio NTFS trata de deixar espaços entre os blocos para que no eventual crescimento do arquivo ele continuasse contiguo, mas ao desfragmentar junta-se todos os pedaços e qualquer modificação obriga o FS a continuar o arquivo em outra parte do disco. Mas vai dizer para um usuário de Windows que não precisa desfragmentar, tú leva um tiro.

    Desfragmentar só ajuda ao tirar imagens de disco, ou mover/copiar/redimensionar partições, só.

    Usando Google Chrome 1.0.154.36 Google Chrome 1.0.154.36 em Windows XP Windows XP
  • Fabrício

    Colocar o arquivo contiguamente é necessário em qualquer SO.

    Quando o servidor recebe uma requisição de um arquivo, faz diferença se a cabeça de leitura do hd percorre um unico trecho ou terá de ler o trecho em setores separados do disco para o mesmo arquivo. Não importa o quanto o arquivo esteja separado do centro do disco, o que importa é que chegando lá, ele possa ler o arquivo contiguamente. Se um arquivo não cabe mais num bloco e tiver que ser separado também não há problemas desde que a continuação vá para outra área do disco, mas que tal pedaço também seja contiguo.

    Todo filesystem tem estatisticas e algoritimo apropriado para diminuir o custo de operação duma gravação e ser performático.

    Assim esses filesystems não precisam de desfragmentação, mas se o fizer juntando todas as partes para o centro do disco como windows faz, saberá que qualquer arquivo de dados alí vai fragmentar-se muito mais rápido dalí em diante.

    Tem que saber o tipo de informação que você está "desfragmentando" e saber se isso compensa ou não, por exemplo, ter particoes separadas quando voce espera que uma será mais estatica onde poderá desfragmentar sempre que quiser, mas a partição de dados mante-la sem fragmentação o maximo possivel.

    Desfragmentar um FS onde há um banco de dados que utiliza algoritimo diferenciado do FS para organizar seus dados é estultícia, a coisa mais burra a se fazer e não duvido que muitos já fizeram porque alguem disse que desfragmentar é sempre bom.

    Usando Google Chrome 1.0.154.36 Google Chrome 1.0.154.36 em Windows XP Windows XP
  • rodrigo

    eu to usando umxp aqui 'player edition'' demora 5 segundo pra inicia depois de carrega aquela barrinha e meu pc é fraco mais roda até o vista lizinho

    Celeron 2,66Ghz

    1BG ddr2

    video GF 8500Gt 512Mb 128 Bits

    mais eu recomendo usar oa dvanced windowsCare pra garanti o sistema limpo

    Usando Firefox 3.0.6 Firefox 3.0.6 em Windows XP Windows XP
  • Sidnei

    Coisas distintas foram colocadas no mesmo balaio nesse texto….remover arquivos temporários, entradas inválidas do registro, desfragmentação de HD, de registro etc… são procedimentos mais do que recomendados pra se manter uma boa performance do computador e não tem nenhuma relação com os "milagrosos" tutoriais que existem pela net.

    Usando Opera 9.63 Opera 9.63 em Windows Vista Windows Vista
    • Scott

      Recomendar é uma coisa. Agora a coisa funcionar realmente é outra.

      Que uma recomendação pra ficar mais rápido? Instala o Windows 2000. Você seguiria? Claro que não.

      Usando Firefox 3.0.6 Firefox 3.0.6 em Ubuntu 8.10 Ubuntu 8.10
      • Sidnei

        Digo por experiência própria que essas recomendações funcionam porque nos tempos que não utiliza nenhum tipo de software pra desfragmentação, remoção de entradas inválidas e de limpeza de arquivos temporários, a inicialização e o desligamento do computador consumia até 5 vezes o tempo que hoje.

        No meu caso, a diferença foi muito clara entre as duas situações, por isso acho que a pura e simples recomendação de esquecer "toneladas" de lixo no computador, não fazer nenhum tipo de desfragmentação, porque isso não traz resultados "visíveis" é um grande equívoco.

        Usando Opera 9.63 Opera 9.63 em Windows Vista Windows Vista
  • marcos

    Uma coisa que você disse errada é sobre o registro. Existem inúmeras entradas inúteis que só servem para sobrecarregar o registro do Windows, já é provado que quanto mais entradas de registro, menor a performace do Windows.

    E sobre os programas, é só você saber qual utilizar né! Tem uns tonto que quer usar o NitroPC, aí é pedir pra ferrar com o PC!

    Usando Firefox 3.0.6 Firefox 3.0.6 em Windows XP Windows XP
  • isaac

    A única forma de deixar o Windows mais rápido é instalar o Linux no lugar dele.

    Heh, heh, heh…

    Usando Internet Explorer 7.0 Internet Explorer 7.0 em Windows XP Windows XP
    • Renan

      "Linux é difícil". É somente isso que as pessoas sabem dizer,sem menos ter experimentado.

      Esses dias falei para um amigo que o Mandriva era uma "interface gráfica para o Windows que vinha com diversos programas", e que com essa "interface" ele poderia assistir vídeos "divertidos" sem a mãe dele saber.Instalei no pc dele, configurei a net pra ele e ele ta usando e achando super fácil a "interface para Windows".

      Usando Opera 9.63 Opera 9.63 em Windows XP Windows XP
    • rodpaulo

      Essa é a grande e única dica que realmente funciona:D

      Usando Firefox 3.0.6 Firefox 3.0.6 em Ubuntu 8.04 Ubuntu 8.04
  • ze roberto

    Caro Paulo Higa, seu artigo é bom, mas ele, ao pior estilo revista Veja (claro que o "estilo" Veja dá mais audiência), coloca tudo no mesmo balaio (o da ruindade), e as coisas não são bem assim…

    As "dicas" podem ser classificadas em:

    1) ruins de todo jeito;

    2) ruins porque algum detalhe ou cuidado foi emitido, mas que são boas na essência;

    3) boas, mas não se aplicam a todas as situações, e;

    4) tem uma que é muito boa, mas você a classificou como ruim por pura teorização.

    Apagar o conteúdo da pasta prefetch realmente causa o que você disse, mas apagar os arquivos "*.PF" de programas que foram desinstalados há algum tempo é uma boa especialmente se forem muitos.

    A dica 4 é uma faca de 2 "legumes". O que você falou lá é verdade, mas também é verdade que DLLs e outros módulos órfãos na memória podem deixá-la pesada, espcialmente se elas fizerem determinadas operações "sem perceber" que seus callers já "morreram".

    Desativar programas na inicialização é ruim? Se você desativar o serviço errado, é claro que sim. Mas não acredito que você escreveu esse texto tão monolítico, tão parcial. E aquele famoso driver da HP com algumas centenas de megabytes? E o GBPlugin de alguns bancos online? As moedas tem 2 lados meu caro e você só mostrou um.

    Por fim vamos a dica que se encaixa na classificação 2 e 4. Desabilitar a restauração do sistema É RUIM, porque ela tem um benefício muito necessário. Mas a contra-dica se classifica na categoria "não acredito em você tão monolítico". Criar um ponto de restauração leva poucos segundos SE FOREM os primeiros criados. A medida que há muitos, o computador como um todo fica lento. Não acredita? Vá no applicativo "Limpeza de Disco", e escolha "Excluir todos os pontos de restauração exceto o mais recente". Isto vai livrar alguns mega ou mesmo gigbytes E deixa o sistema mais responsivo, visivelmente.

    Usando Internet Explorer 7.0 Internet Explorer 7.0 em Windows XP Windows XP
  • Pingback: Deixe o seu Windows mais rápido, sem mudar nada « Blog do Daleffe

  • Pingback: Como NÃO deixar o Windows mais rápido « WinTips BR

  • Érico

    Paulo, em http://www.guiadopc.com.br/artigos-e-dicas/2675/a… você informa ser válido a limpeza de registro. Afinal, é ou não é?

    Usando Firefox 3.0.8 Firefox 3.0.8 em Ubuntu 8.10 Ubuntu 8.10
  • Douglas

    Boas dicas cara, porém na maioria das vezes sempre tem que piorar alguma coisa..

    Usando Internet Explorer 8.0 Internet Explorer 8.0 em Windows XP Windows XP
  • Pingback: Inicie o Windows Vista e 7 mais rapidamente » Guia do PC

  • Sebatiao

    sensacional estes comentarios

    Usando Internet Explorer 8.0 (Compatibility Mode) Internet Explorer 8.0 (Compatibility Mode) em Windows Vista Windows Vista
  • Sebastiao

    sensacional estes comentarios sobre aumento de velocidade do windows

    assim vc conseguem acabar com as mentiras, de atravessadores, que querem fazer milagres , com o computador.parabens abraço a toda a equipe do GUIADOPC

    Usando Internet Explorer 8.0 (Compatibility Mode) Internet Explorer 8.0 (Compatibility Mode) em Windows Vista Windows Vista
  • Elfo

    Realmente, muitas destas dicas eu segui, e nunhuma delas resolveu de fato o problema de lentidão do meu windows. Mas uma coisa, é bom dizer e reconhecer, estes tutoriais podem não fazer com que a gente, resolva o problema, mas nos mostra o caminho. Basta a pessoa ficar atenta , e prestar muito atenção, no que esta fazendo, que ela acaba descobrindo o problema sozinha. Posso dizer isso, porque acontece comigo, uma vez no caminho, eu consegui resolver o problema e deixa o meu windows bem ligeiro. rs.Aí vai: executar;"msconfig", sem aspas, inicialização.descarregar intes de inicialização. Prontinho, o danado fica ligeiro. rs

    Usando Internet Explorer 7.0 Internet Explorer 7.0 em Windows XP Windows XP
  • http://juninho-silva.blogspot.com/ Juninho

    Muito boom esse post, eu ja seqgui quase todas essas dicas.. algumas até melhoravam o desempenho, como a da memoria virtual do windows, mas depois que meu pai fez uma reforma no meu pc, colocando 1gb de RAM e 250bg de HD não preciso mmais seguir essas dicas.

    Usando Firefox 3.0.10 Firefox 3.0.10 em Windows XP Windows XP
  • Matthaeus

    Discordo. Só porque o computador está lento tenho que aumentar o hardware?
    Nada a ver. Isso aumenta gastos.
    Tenho 7 anos na informática e a limpeza de registro faz diferença sim e muita, como já vi computadores com 500 e 300 registros inválidos. A desfragmentação é importante e o scandisk também (o XP também). Reduzir o atraso de menus é um aumento visual, mas que o os usuários gostam.

    Sempre procurei soluções para evitar formatações desnecessárias ao contrário de outros técnicas preguiçosos que acham que tudo se resolve em formatar para ganhar mais dinheiro. Quebrei esse tabu muitas vezes na minha cidade.

    Do resto, concordo com você.
    Para quem tem internet lenta, use o opera 10 que tem a função turbo que reduz a qualidade de imagens para navegar mais rápido.

    Usando Opera 10.00 Opera 10.00 em Windows XP Windows XP
  • Pingback: Inicie o Windows Vista e 7 mais rapidamente « Tipps und Tricks

  • Manoel

    Fiz algumas alterações no funcionamento do XP seguindo “100 dicas para otimizar windows XP”, percebi que após as alterações o funcionamento de minha máquina piorou… gostaria de saber o que faço para restaurar a configuração anterior, lembrando que já tentei usar a “restauração do sistema”, mas como em uma das dicas esse item foi desabilitado, só possuo data de restauração recente, após as alterações feitas.
    obs: referências das alterações: http://www.guiadohardware.net/comunidade/showthread.php?t=83150&highlight=100+dicas+windows
    Valeu pela atenção!

    Usando Internet Explorer 7.0 Internet Explorer 7.0 em Windows XP Windows XP
  • http://idonthave.com Mizokami

    Olá Seikishi.

    Agora pouco (cerca de 15 minutos atrás), acabei ‘trocando de novo’ o tema do windows XP para o Clássico (dispensa maiores detalhes..), pois no momento estou baixando 9 arquivos torrent (cada um com cerca de 1,0 Gb a 2,0 Gb), e rodando em vídeo alguns episódios de Harvey Birdman (excelente desenho, by the way), e enviando alguns e-mails através do Microsoft Outlook 2007, e com 3 msn’s abertos (contas diferentes, claro…) enfim, o PC neste momento tá que nem ‘uma van (lotação), passando no último horário de um ponto, cheio de pessoas esperando tentar um lugar’, cabendo ou não (meio chula a exemplificação, mas enfim), resolvi, logo após esta mudança (brusca, por que não dizer já que..convenhamos, o modo Clássico não é atraente…ainda mais pela cor cinzenta que ecoa pela escuridão quando se fica no PC durante as madrugadas…parece que o Windows tá na fase de acabamento (como se fosse um prédio) e ainda só fica a mostra as partes de concreto, sem a pintura e acabamento…(respectivamente exemplificando com uma obra), mas obviamente o desempenho (os preciosos milisegundos na abertura/fechamento de cada operação) se tornou maior (pelo menos na minha opinião), eu como sou um buscador de ‘verdades e mitos’ gostaria de saber…(ainda mais por que você não mencionou neste post), mas, deixar o XP no modo Clássico, isso é uma prática verdadeira de ganho de desempenho, não é? (A pergunta é simples e acabei escrevendo um livro…mas é por que gosto de me expressar claramente, seja pelo meio de comunicação que for…para evitar possíveis especulações, ou mal-entendimentos por qualquer parte que seja.) Só para constar…aguardo ansiosamente resposta…pois este ‘issue’ do ‘troca-troca’ de temas é algo que sempre me perseguiu, vira e mexe…e não troco o XP por outro Windows tão cedo, só se eu comprar uma máquina de literal última geração, aí sim…Windows 7, welcome.

    Usando Firefox 3.5.3 Firefox 3.5.3 em Windows XP Windows XP
  • Pingback: Guia de atualização no Windows « .Info – windows, linux, software e mais.

  • Pingback: Dicas para piorar o Windows Vista | blogplus

  • ReaperX

    Caro Paulo Higa;

    Vc acertou em algumas e foi infeliz em muitas…

    Suas consideracoes foram fracas e baseadas em pontos obvios como: “se vc nao sabe alterar o registro fara bobagem” ou “se vc usar programas nao confiaveis para limpar registro podera danifica-lo”.

    E claro que para usar a maioria das ditas avancadas vc deve ser um usuario avancado caso contrario o risto de fazer merda e muito alto.

    Esse e um bom guia de usuarios noobs que acham que o rendimento de seu windows ira triplicar depois de alteracoes pequenas, ou para aqueles que nao sabem nem ou menos quais os programas que sao iniciados junto com o windows (alterar o regedit entao….).

    Aconselho a usar o PC mais modesto e testar a maioria das dicas e ver se elas melhoram ou nao o desempenho. Ou vc realmente realmente ira notar os pequenos ganhos de desempenho em um Quad Core Extreme com 4Gb de RAM????

    Resumindo: Guia N00b para usuarios n00bs!

    Usando Google Chrome 4.0.295.0 Google Chrome 4.0.295.0 em Windows 7 Windows 7
  • Edgard

    ufa..!
    ainda bem q ñ fudeu com o meu PC

    Usando Internet Explorer 8.0 (Compatibility Mode) Internet Explorer 8.0 (Compatibility Mode) em Windows XP Windows XP
  • BETORGJ

    UM BOM SITE……..VALEUUUUUUUU

    Usando Opera 10.10 Opera 10.10 em Windows Vista Windows Vista
  • BETORGJ

    COMO FAÇO PRA ABRIR O BLOCO DE NOTAS DO WINDOWS VISTA.

    Usando Opera 10.10 Opera 10.10 em Windows Vista Windows Vista
  • André

    :???:

    Usando Firefox 3.5.7 Firefox 3.5.7 em Windows XP Windows XP
  • LucianoRR

    Deu errado…
    Troquei o Adobe Acrobat Reader pelo FOXIT e agora os arquivos não são apresentados no “explorer” com a opção painel de visualização, o que é muito ruim, pois a facilidade de pre-visualizar e até mesmo ver por completo um arquivo .pdf no painel de visulaizacão era muito útil…
    Como manter o Foxit e corrigir o problema?
    Grato,
    LucianoRR
    lrribeiro@gmail.com

    Usando Internet Explorer 8.0 Internet Explorer 8.0 em Windows 7 x64 Edition Windows 7 x64 Edition
  • Mael

    só ter uma boa memória e um bOM processadOr………

    Usando Firefox 3.6.8 Firefox 3.6.8 em Windows 7 Windows 7
  • Pingback: Yoann Wozniak

  • Victor

    Aquela dica para deixar a tela de Bem-Vindo do XP mais rápida, é totalmente furada, não melhora em nada.

    Usando Google Chrome 6.0.472.53 Google Chrome 6.0.472.53 em Windows XP Windows XP
  • http://www.blogdoarthur6.blogspot.com Arthur Guimarães

    poxa vida não imaginava que limpar os registros piorava tudo :(

    Usando Firefox 3.6.16 Firefox 3.6.16 em Windows 7 Windows 7
  • Flavio Alves

    Discordo de 2 itens, sou tec de informática a 16 anos e normalmente quando o Windows está muito lento eu limpo temporários, configuro no msconfig os programas que podem iniciar automaticamente com o micro, desinstá-lo aqueles programas inuteis que os clientes sempre instalam nas opções padrões (como barra google. bing, ask, etc..) e a melhora é significativa. A pasta de temporários ( no Win7 são duas ) quando muito cheia deixa o micro uma carroça, mesmo o mais velox deles, sem falar no espaço recuperado.

    Usando Firefox 3.6.16 Firefox 3.6.16 em Windows 7 Windows 7
  • http://vaisefude naotenhonome

    pioro tudo ake lek , pqp manda uma coisa boa ae !

    Usando Google Chrome 10.0.648.204 Google Chrome 10.0.648.204 em Windows XP Windows XP