ArtigosDicas e tutoriais

Organizando os dados no computador – Parte 1

EASEUS

Eu trabalho com microcomputadores há muitos anos. Comecei com um TK-82, um micro pré-histórico que existiu antes dos PCs e que usava uma TV como “monitor”. Depois apareceram o PC-XT e o PC-AT, máquinas muito potentes para a época de seu lançamento. Nesses primeiros PCs, HD era um artigo de luxo! Eu organizava meus programas e arquivos de dados usando disquetes.

Com o avanço da tecnologia, os HDs passaram a fazer parte de todas os micros. No início, os sistemas operacionais e os programas eram poucos e não ocupavam muito espaço no HD. Gerenciar os arquivos de dados no computador ainda era bastante fácil. Programas como o XTreeGold fizeram história e funcionavam muito bem criando diretórios (pastas) e organizando os nossos dados.

Atualmente estamos vivendo uma época de explosão de conteúdo. Filmes, músicas, textos etc. “entopem” nossos micros. Os sistemas operacionais tentam organizar nossos arquivos de dados criando pastas como “Meus Documentos”, etc. Porém sistemas operacionais como Windows XP, Vista, etc. concentram toda a informação um uma única partição no disco rígido. Pode parecer mais simples para o usuário, mas com certeza não é a melhor solução.

Em minha opinião, um usuário organizado deve ter, pelo menos, duas partições no disco rígido: uma para programas e sistema operacional e outra para os arquivos de dados. Se tiver dois HDs separados, melhor ainda! E a explicação é simples: se tudo estiver em uma só partição, quando houver algum tipo de problema na máquina, os famosos “técnicos formatadores” vão formatar a partição única e, muitas vezes, os arquivos de dados serão perdidos. Se houver uma partição separada só para os dados, o usuário terá maior facilidade de guardar suas informações (backup) se protegendo dos “técnicos formatadores”.

Assim, para organizar melhor os nossos arquivos de dados devemos executar pelo menos dois passos: 1) Criar uma nova partição no HD para receber os arquivos de dados (“Meus Documentos” e outros) e 2) Mover os arquivos de dados para esta partição, além de configurar os programas (Office, e-mail, etc.) para gravar os arquivos de dados nesta partição.

Mas como criar uma nova partição no HD se o mesmo possuir apenas uma partição única (C:)? Bem para isto vamos precisar de um programa que manipule partições. Existem vários programas comerciais que executam operações com partições. Mas eu selecionei um programa “freeware” que atende perfeitamente às necessidades da maioria dos usuários. Trata-se do EASEUS Partition Manager Home que pode ser baixado aqui.

EASEUS
EASEUS Partition Manager Home

Na primeira parte desse artigo vou ensinar como usar o EASEUS para criar uma partição de dados em um HD que tem apenas uma partição. Se você já tem mais de uma partição exclusiva de dados no seu micro, aguarde o artigo da semana que vem, onde vou ensinar como mover seus dados para essa partição. Senão, vai precisar do EASEUS Partition Manager Home. A instalação do programa (que está em inglês) é bastante simples do tipo: next > next > finish. Depois de instalado e executado deve aparecer uma tela, que mostra a única partição do disco. Um detalhe: o Windows Vista permite o redimensionamento da partição através da opção “Gerenciamento do Disco”, mas o Windows XP não tem essa função e por isso usamos o EASEUS.

Para podermos organizar o disco rígido criando uma nova partição e movendo os arquivos de dados para ela, é preciso que exista um espaço razoável para a partição. E esse espaço depende muito do tamanho de seu HD e dos seus dados. Eu sugiro que se use pelo menos 1/3 da capacidade de um HD para sua partição de dados, mas esse valor pode variar de usuário para usuário.

Na tela inicial do EASUS, para criarmos uma nova partição devemos obedecer a sequencia:

  • Clicar com o botão direito do mouse na partição única (C:) e escolher a opção “Resize/Move”.
  • Na janela que aparecer, em “Partition Size” digitamos o tamanho (em Megabytes) da partição que desejamos criar e clicar OK. O EASUS vai mostrar uma tela onde existe uma área cinza designada por “Unallocated”.
  • Clicar com o botão direito do mouse na área cinza (Unallocated) e escolher “Create” para criar a nova partição. Na janela que se abrir, clicamos em OK e finalmente no botão “Apply” da barra de menu do EASUS para aplicar as modificações.
  • Confirmar a aplicação das modificações. (o EASEUS deverá reinicializar o micro)

Após o boot deveremos ter duas partições no HD, que receberão letras distintas (normalmente C: e E: se a letra D: estiver sendo usada pelo gravador de CD/DVD). A nova partição será utilizada para os dados. Uma boa idéia para identificação é chamar a partição de programas de SISTEMA e a partição para os arquivos de dados de DADOS.

Por hoje é só! Na semana que vem vou ensinar como mover os arquivos de dados para a nova partição. Espero que tenham gostado da primeira parte. Um abraço e até semana que vem!

Tags: Segurança, Windows

Você também vai gostar

Leia também!