Notícias

Orkut com os dias contados?

Provavelmente todos aqui (para não falar todos os brasileiros) conhecem aquele site de relacionamentos chamado Orkut. O serviço mantido pela Google está no ar desde o início do ano de 2004, parece que tem data para morrer: 17 de outubro de 2008. Não entendeu? Continuaremos…

Lápide do Orkut

Não é novidade para ninguém que o site enfrentou vários processos por pedofilia, discriminação, entre outras coisas ilegais. O crime reina em zonas obscuras do site de relacionamento.

Segundo o blog Teletube, a Google só estaria tendo prejuízos ou pouco lucro, comparado a mão-de-obra que administrar um site dessas proporções dá.

Segundo Dr. Eric Schmidt, Presidente do Conselho Executivo e Diretor Executivo da Google: “Estamos cansados de ter que trocar toda hora o servidor ou aumentar o espaço. Não estamos conseguindo dar conta de tanto lixo em um lugar só. O Orkut prejudica a ferramenta de pesquisa do Google, que é o centro das atenções de nossa empresa”.

Um dos fatos mais relevantes é a queda na audiência, perdendo cada dia mais usuário para o concorrente Facebook. Um gráfico do Alexa comprova isso:

O aumento do número de acessos do FaceBook e a queda do Orkut
O aumento do número de acessos do FaceBook e a queda do Orkut

Ainda segundo a fonte, há outros fatos que foram noticiados nos últimos meses, porém com uma visão um pouco mais a fundo:

Segundo um contato do site Teletube, ao jogar o abacaxi para o Brasil, a Google não tinha intenções de cooperar com as investigações por parte da justiça brasileira, como pareceu – e foi noticiado. O objetivo era “esconder” o serviço que não deu certo do rol de produtos da gigante da internet. Assim, o site ficaria “oculto”, porém disponível aos brasileiros e indianos, principais usuários do serviço.

O CEO da Google Brasil desde sua fundação, Alex Hohagen, dias após a Google Brasil assumir o controle do Orkut, é transferido para o departamento responsável pela Google na América Latina. Segundo o contato misterioso, a jogada foi a seguinte: A Google se livraria do Orkut e “salvava” Hohagen, que não responderia legalmente pelo site.

Porém há controvérsias: o Orkut recebeu várias melhorias nos últimos meses. Se a Google tivesse mesmo interessada em abandonar o site, porque continuaria investindo? De onde, afinal, veio tudo isso? Como tanta informação foi vazada, incluindo a suposta data de encerramento?

De qualquer forma, entrei em contato com a equipe do Orkut, através de um e-mail disponibilizado na página do blog do Orkut, porém até agora não obtive resposta.

Verdade ou só mais um boato de um blog que quer chamar atenção? Verídico ou não, resta esperar até a próxima sexta-feira (17), suposto dia em que o Orkut sairá do ar.

Tags: Internet, Microsoft

Você também vai gostar

Leia também!