Notícias

Problemas com a atualização do WordPress resolvidos!

Quem acessou o site entre a madrugada e ontem e agora pouco, viu que havia vários erros em alguns lugares, todos relacionados ao banco de dados.

Ontem, iniciei a atualização do WordPress (versão 2.3), sistema sobre o qual o Guia do PC funciona. Tudo corria bem, até chegar o momento de atualizar o banco de dados propriamente dito. Isso é feito através de um script, e é mais fácil que tirar doce de criança: basta executar, no navegador, o arquivo upgrade.php. Tentei executá-lo, mas nada… Apenas a tela em branco, só isso. Tentei novamente, e nada ainda. Outra vez, sem sucesso. Desisti de bater a cabeça.

Entrei em contato com o suporte do nosso servidor, mas não obtive sucesso lá. Pediram para que eu abrisse um ticket no (lerdo) HelpDesk, e assim o fiz. Antes, porém, descobri o culpado da falha na execução do upgrade.php: o limite de memória (memory_limit) do PHP, que estava definido em 8 MB, quando o mínimo recomendável para que ele funcione é 16 MB. Voltei ao chat, pedi para que fizessem a alteração no php.ini, mas nada: teria que ser via HelpDesk.

Fiquei o dia inteiro monitorando isso, e nada deles retornarem. No meio da tarde, liguei para o suporte, e me prometeram uma solução até o começo da noite. Lá pelas seis da tarde, aparentemente aumentaram o limite de memória, mas junto, desabilitaram o PHP :P. Liguei novamente, e pediram mais prazo. (É difícil manter a calma numa situação dessas, acreditem). Fiquei esperando, e quando o PHP voltou, voltou com o limite de 8 MB.

Mas aí, eis que o Franco Matteelli aparece com uma solução milagrosa, que consiste em inserir um código no .htaccess e, pasmém, por aí mudar a configuração padrão do servidor. Dito e feito: após enviar o arquivo modificado, tudo funcionou, inclusive alguns plugins com os quais estava tendo dificuldade em fazê-los funcionar – e agora sei o porquê.

O engraçado é que, após solucionar o problema, fui conversar com o suporte, para perguntar se tinha problema deixar essa configuração via .htaccess funcionando. O cara teimou que o limite não havia sido alterado, que continuava em 8 MB, e ponto final. Por mim, ótimo.

Problema resolvido, agora está tudo ok. Voltemos à nossa programação normal…

Tags: Internet

Você também vai gostar

Leia também!