Notícias

Guia do PC em novo servidor!

Depois de vários problemas com lentidão no Guia do PC, resolvemos optar por um servidor dedicado. Mas não pensem que a migração foi fácil: vários problemas impediram a migração rápida do site. Se você não entende ou não está interessado em assuntos técnicos sobre servidores, não perderá nada se não ler este post. Ou talvez. Ah, sei lá.

Nomear servidores é uma arte, e como não tínhamos idéia melhor, nomeamos como hidrogênio. Hidrogênio é o elemento químico de número atômico 1 na tabela periódica. Certamente teremos problemas quando tivermos mais de 110 servidores, mas, enfim… O novo servidor é um 1s¹ Dell PowerEdge 860, com Intel Xeon 3040 1.86 GHz (Conroe), 1 GB de memória RAM DDR2 667 MHz com ECC e HD Western Digital SATA2 com capacidade de 250 GB. É um servidor mid-end, mas espero que resolva os problemas freqüentes do Guia. O sistema operacional é o RedHat Enterprise Linux 5.2 de 64 bits, já que, segundo um atendente da The Planet, onde está o nosso servidor, o RedHat 64 bits poderia ser usado sem problemas em servidores de produção (a dúvida foi por conta das utilizações de distribuições Linux 64 bits em desktops, que geralmente trazem muitos problemas de compatibilidade). Até agora, nenhum problema, afinal, assinamos o servidor depois de ocorrida a explosão no datacenter, que um cara foi tentar filmar e a polícia não deixou.

Já na hora de migrar os arquivos, tivemos um pequeno probleminha: a porcaria da HostNet, antiga hospedagem onde estava o Guia do PC até então, possuía bloqueio de downloads de arquivos grandes por HTTP. Isso significava que downloads de backups eram impossíveis via HTTP. Logo, a solução foi utilizar o zip para juntar todos os arquivos do Guia do PC no próprio servidor (a HostNet oferece acesso via SSH) e baixar por FTP o arquivo no novo servidor. Bem melhor que a tarefa convencional: baixar todos os arquivos manualmente e enviar todos os arquivos para o novo servidor. O problema é que o link da HostNet parecia lento, o download ficava em 1,5 mbps. Ou seja, demoramos mais de 30 minutos para baixar um mísero backup de 400 MB (ok, parece que estou exagerando, mas para um servidor isso é praticamente inaceitável).

A restauração dos arquivos foi bem, obrigado. O problema ocorreu quando tentamos restaurar o banco de dados: os problemas com caracteres acentuados, bem comuns em backups de bases MySQL, aconteciam. O phpMyAdmin da HostNet possuía limitações ridículas, então não era possível fazer backup do banco de dados do fórum por ele, logo, tivemos que apelar para um software externo. Tentamos o DBManager, o MySQL-Front, até o script BigDump, e estranhamente esses davam problemas também. A salvação foi o MySQL Administrator, programa oficial da MySQL, que importou os posts maravilhosamente bem. E sim, eu tentei o mysqldump via linha de comando, e ele parava no meio da importação. Não me pergunte o motivo.

A compilação do Apache 2.2 estranhamente dava algum problema não identificado, que fazia congelar o servidor, então tentei o 2.0, sem problemas. Vinte minutos e estava tudo pronto.

E, bom, se você está lendo este post, significa que está acessando o site do novo servidor (óóó!). Queremos que os problemas de lentidão e principalmente de quedas sejam resolvidos. A meta é conseguir 100 dias de uptime. Com este novo servidor, novos recursos estão por vir. Aguardem!

PS: O Guia do PC é um site tão importante que coincidentemente, hoje, a The Planet mudou o visual do site dela. Incrível, não?

Tags: Internet

Você também vai gostar

Leia também!