Notícias

O que aconteceu com o Guia do PC

Você deve ter feito esta pergunta alguma vez na última semana. Desde a noite da última terça-feira, o nosso querido Guia do PC apresentava o seguinte erro ao ser acessado:

erro_403_forbidden

Por pouco mais de 3 dias, nós ficamos impossibilitados de postar novas notícias, análises, dicas e tutoriais. E os leitores, por sua vez, também tiveram o acesso vetado. Explicarei nos próximos parágrafos o que se sucedeu.

O Erro

Era noite de terça-feira (06/11), eu estava exausto, devido a minha mudança que acontecera nos dias anteriores. Se você já mudou de casa alguma vez, sabe como é estressante e exaustivo trocar de residência. Assim, eu estava só a casca quando fui tentar acessar o Guia do PC pelo celular, usando a rede 3G, já que a minha banda larga ainda não havia sido transferida. Então, imaginem a minha decepção quando me deparo com o erro acima. Sem energia, sem disposição e, principalmente, sem banda larga, não havia muita coisa que eu pudesse fazer naquela hora. Mesmo assim, o Abel Alves, chefão do GdPC abriu um ticket no suporte da nossa empresa de hospedagem, a JaguarPC. Lembro que a última coisa que eu fiz antes de capotar na cama foi tentar acessar o GdPC e ver o maldito erro. Me confortei pensando que durante a madrugada a nossa hospedagem resolveria o problema.

A Peleja

sheldon_cooper
Foi mais ou menos assim.

Ledo engano. Na manhã seguinte, a mesma coisa. Assim que o técnico da GVT terminou a transferência da banda larga, a primeira coisa que fiz foi tentar descobrir o que estava acontecendo. Segundo a nossa companhia de hospedagem, eles haviam removido o acesso global ao Guia do PC porque ele estava consumindo muitos recursos da máquina virtual onde estava instalado. Então, enquanto não resolvêssemos o problema de consumo excessivo de memória e processamento, o GdPC continuaria fora do ar. O problema, porém, não foi nem isso. Foi a falta de informação relevante da empresa de hosting. Eles não informavam quais arquivos e serviços estavam causando a sobrecarga, dando apenas respostas vagas. Isso nos obrigou a tentar todas as formas de otimizações possíveis, às cegas. Atualizamos plugins, removemos outros desnecessários, otimizamos o cache, alteramos configurações do servidor e nada da JaguarPC liberar o acesso global do Guia do PC.

Outra coisa que dificultou bastante a nossa vida foi a lentidão do setor de suporte da empresa de hospedagem. Sempre que dávamos um retorno de nossas ações ou fazíamos alguma pergunta, eles demoravam de 3 a 4 horas para responderem, isso no melhor dos casos. Na minha opinião, essa foi a principal fonte de atraso e o real motivo da gente ter ficado tanto tempo fora do ar. Na sexta-feira (09/11), após pouco mais de dois dias sem obter nenhum resultado positivo, perdemos a paciência e resolvemos partir para uma empresa mais séria. Foi quando contatei a PortoFácil.

A Solução

portofácil

Eu já conhecia a empresa fazia um tempo. E paquerava seus planos de hospedagem também há vários meses. Porém, eu achava o preço um tanto quanto alto. E até então, a JaguarPC estava nos atendendo muito bem. Em outras palavras, não havia reais motivos para efetuar uma migração de servidor, ainda mais para uma empresa que praticava preços mais altos. Porém, agora era diferente. Na manhã de sexta-feira, conversei com o Jânio Sarmento, dono da PortoFácil, a respeito sobre a melhor VPS que poderia hospedar o Guia do PC. Com um atendimento mais do que rápido, nós conversamos e logo uma VPS estava montada apenas esperando os nossos arquivos.

Não passou muito tempo, logo eu percebi que todo o dinheiro que eu depositaria na PortoFácil seria legitimamente um investimento. O excelente atendimento, a atenção e a forma que o Jânio nos tratou foram fundamentais para que não pensássemos duas vezes e escolhêssemos o seu serviço. Eu não precisei fazer absolutamente nada, apenas fornecer algumas informações de login e pronto. O Jânio cuidou de tudo para que o Guia do PC voltasse exatamente da mesma maneira como estava antes do problema com a JaguarPC. Na sexta-feira ainda, o blog já estava no ar com o novo DNS sendo propagado aos poucos. O mais curioso disso tudo, é que no mesmo dia a nossa antiga empresa de hospedagem liberou o acesso global para o Guia do PC. Too late, comrades… too late… O que posso concluir disso é que eles queriam que a gente migrasse para um plano mais parrudo e, consequentemente, mais caro. Sim, migramos para um plano novo, mas dessa vez numa empresa decente. O Guia do PC está de casa nova! E esperamos ficar nela por vários e vários anos!

Então, foi isso o que aconteceu com o Guia do PC nesses últimos dias. Pedimos desculpas a todos os leitores por esse imprevisto, mas espero que entendam que todo esse problema não foi culpa nossa. E, se por ventura você estiver procurando alguma empresa de hosting para hospedar seus sites e serviços, nós indicamos sem hesitar a PortoFácil. Vale cada centavo. E não, isso não é um publieditorial. Agora, voltaremos à nossa programação normal.

Tags: Destaques, Guia do PC

Você também vai gostar

Leia também!